Android Geek
O maior site de Android em Português

Huawei Mate 30 Pro o mais incrivel smartphone chegou (mais ou menos)

Assim como todos os anos, quando uma nova série importante está prestes a ser lançada, muitas fugas de informação e rumores surgem, que revelam todas as principais especificações e recursos dos próximos dispositivos.

A nova série da gigante chinesa já foi apresentada e inclui quatro variantes: Huawei Mate 30, Mate 30 Pro, Mate 30 RS Porsche Design e Mate 30 Lite. Assim como todos os anos, quando uma nova série importante está prestes a ser lançada, muitas fugas de informação e rumores foram divulgados nos meses que antecederam a apresentação oficial e chega agora a altura de tirar a limpo se todas as principais especificações e recursos dos próximos dispositivos. são aquilo que esperavamos.

EM ACTUALIZAÇÃO

Huawei Mate 30 Pro o mais incrivel smartphone chegou (mais ou menos) 1

Pensávamos que sabíamos tudo quase tudo sobre a série Huawei Mate 30, venham descobrir se tínhamos razão.

Huawei Mate 30 Pro o mais incrivel smartphone chegou (mais ou menos) 2 Dado que o Mate 30 Lite é na verdade um Nova 5i Pro renomeado para o mercado global, iremos focar-nos nese artigo nos Mate 30 e Mate 30 Pro.

Line Mate 30 por evleaks
Mate 30 por evleaks

Design Huawei Mate 3 e Mate 30 Pro

O Huawei Mate 30 e o Mate 30 Pro têm um design totalmente diferente da linha P30, e mesmo do seu antecessor Mate 20. A sua traseira apresenta um módulo circular de câmara, onde se incluem vários sensores, o painel frontal é diferente mas dependende da variante.

Huawei Mate 30 Pro o mais incrivel smartphone chegou (mais ou menos) 3

O Mate 30 tem um ecrã plano clássico com um pequeno entalhe, o Mate 30 Pro vem com um novo display em Horizon que oferece controlos laterais, para o volume por exemplo. É um ecrã com as laterais extremamente curvas e inclui um entalhe mais amplo com sensores adicionais para desbloqueio facial 3D e outros "truques" dos quais falaremos em detalhe mais á frente.

Huawei Mate 30 Pro o mais incrivel smartphone chegou (mais ou menos) 4

O Design do Mate 30 Pro é uma mistura de mais do mesmo com sérias novidades que fazem toda a diferença quando olhamos para o dispositivo, as margens curvas do ecrã estendem-se nas laterais permitindo uma experiência imersiva sem paralelo no mercado de smartphones actual, a curvatura das margens vai quase até à base traseira, isto significa que quando olhamos para o smartphone não vemos quaisquer margens.

Huawei Mate 30 Pro o mais incrivel smartphone chegou (mais ou menos) 5

Huawei Mate 30 Pro o mais incrivel smartphone chegou (mais ou menos) 6

Huawei Mate 30 Pro o mais incrivel smartphone chegou (mais ou menos) 7

Há quatro opções de cores no lançamento: azul, preto, roxo e verde. O Huawei Mate 30 RS Porsche Design não irá ter a mesma configuração circular das câmaras, e contará com uma faixa preta estreita que vai do topo para o fundo. O Mate 30 Pro, também vai incluir um sensor IR e uma barra touch de controlo deslizante de volume. Não há entrada de fones de ouvido de 3,5 mm no Mate 30 Pro, mas o telefone vem com certificação IP68 para resistência à água e poeira.

Huawei Mate 30 Pro o mais incrivel smartphone chegou (mais ou menos) 8

Ecrã Huawei Mate 30 e Mate  30 Pro

Normalmente, a série Mate vem com ecrãs melhores que a série P. O Huawei Mate 30 tem uma resolução do ecrã Full HD + mais baixa, enquanto que o Mate 30 Pro apresenta ter um Quad HD + com uma taxa de actualização de 90 Hz (nada confirmado até agora). Como mencionado acima, o Mate 30 Pro terá um ecrã chamado de Horizon em que as laterais chegam a um ângulo de 90º, com um entalhe mais amplo e incluirá controlos laterais. Os ecrãs obviamente incluirão leitores de impressão digital no ecrã. Diz-se que a LG vai fornecer painéis OLED à Huawei para o Mate 30 Pro.

Huawei Mate 30 Pro o mais incrivel smartphone chegou (mais ou menos) 9
Huawei Mate 30 Pro

Especificações e software Huawei Mate 30 e Mate 30 pro

O Huawei Mate 30 e Mate 30 Pro são os primeiros telefones da Huawei a serem equipados pelo novo Chipset Kirin 990. É o primeiro SoC do mundo que apresenta um modem 5G integrado e também virá numa versão mais barata apenas com 4G. A plataforma móvel é construída com um processo de produção de 7 nm + da TSMC.

Huawei Mate 30 Pro o mais incrivel smartphone chegou (mais ou menos) 10

Juntamente com o Kirin 990, no Mate 30 Pro, haverá 8 ou 12 GB de RAM, dependendo da variante e até 512 GB de armazenamento interno expansível com um microSD. Devido aos problemas originados pela proibição e licença do Google, a série Huawei Mate 30 será enviada sem a Play Store e as aplicações do Google, mas há formas de contrariar isso como já mostrámos.

Huawei Mate 30 Pro o mais incrivel smartphone chegou (mais ou menos) 11

A folha de especificações revela que o Huawei Mate 30 Pro possui um ecrã AMOLED 'Horizon' com margens extremamente curvas e um leitor de impressão digital no ecrã.

A saída de audio para chamadas do telefone também está alojada sob o ecrã, através da tecnologia conhecida como Screen Sound Technology . O Huawei Face ID 2.0 aprimorado no Mate 30 Pro será mais rápido e seguro, e também será usado para rastrear a frequência cardíaca e a respiração, conforme já aqui tínhamos falado.

O chipset HiSilicon Kirin 990 5G SoC estará no interior do Mate 30 Pro com 8 GB de RAM e até 512 GB de armazenamento. O telefone terá uma grande bateria de capacidade de 4.500mAh que suporta carregamento 40W SuperCharge e 27W SuperWireless Charge. O sistema operativo Android 10 virá instalado no dispositivo sem aplicações do Google. Além disso, apresentará a última interface EMUI 10.

Câmara Huawei Mate 30 e Mate 30 pro

Assim como a maioria dos flagships da Huawei lançados nos últimos anos, mesmo na nova linha Mate, o departamento de câmaras será um recurso muito importante. Dentro da configuração de câmara redonda do Huawei Mate 30 Pro, haverá quatro sensores com suporte para super câmara lenta: dois deles virão com uma resolução de 40 MP.

O revolucionário sistema de quatro câmaras integrada inclui a SuperSensing Cine Camera – um
sistema de câmara dupla principal projetado para incríveis resultados fotográficos e
videográficos, enquanto o HUAWEI SuperCharge e o EMUI10 disponibilizam a bateria de longa
duração para utilizadores móveis que têm uma utilização intensa e querem uma experiência
aprimorada.

A configuração de cãmara traseira apresenta um sensor de 40MP Super Wide Angle Movie Camera (f/1.8 aperture) + 40MP Wide Angle (f/ 1.6 aperture, supports OIS) + 8MP Telephoto (f/ 2.4 aperture, supports OIS) + 3D Depth Sensor 32MP (f/2.0 aperture).

Huawei Mate 30 Pro o mais incrivel smartphone chegou (mais ou menos) 12

Relativamente á gravação de vídeo temos á nossa disposição na câmara traseira gravação de vídeo a 4K (3840 x 2160) com suporte a AIS para estabilização com AI.

A câmara frontal apresenta uns confortáveis 32MP (f/2.0 aperture)  que deve ser o suficiente para tirarem selfies incríveis.

Super Slow Mo líder de mercado a 7680fps

A gravação de vídeo com 7.680fps, que é incrível e traduz-se em ser oito vezes mais lenta do que a gravação 960fps em câmara lenta atualmente vista nos equipamentos Sony e Samsung .

Os vídeos que a Huawei divulgou através dos seus canais oficiais já deixavam em aberto que podemos esperar grandes coisas da série Mate 30. O slogan de "Rethink Possibilities" poderia ser considerado arrogante vindo de outras marcas, mas quando se trata da Huawei interpretamos como uma garantia de inovação.

Os vídeos actuais de 960fps já são fantásticos quando as condições são ideais, e revelam movimento invisível numa variedade de cenários. Mas ir ainda mais devagar até [email protected] numa proporção tão significativa é absolutamente incrível.

Como é que a Huawei conseguiu?

O Samsung Galaxy S9 Plus é um dos poucos telefones com gravação nativa de 960fps. A tecnologia nativa de 960fps exige memória dedicada super rápida (DRAM) no próprio sensor da câmara para capturar todos esses frames. Mas empresas como Xiaomi, Realme e Huawei usam a interpolação para conseguir essa framerate, inserindo essencialmente frames duplicados num vídeo com framerate menor. O resultado líquido dessa prática é que tecnicamente temos um videoclipe de 960fps, embora metade ou mais dos quadros sejam duplicados. Isso geralmente resulta em baixa qualidade em super câmara lenta em comparação com um clipe nativo de 960 fps, devido a desfocagem e artefatos. Falta fazermos provas reais para aferirmos a qualidade desta funcionalidade.

 

Huawei Mate 30 Pro o mais incrivel smartphone chegou (mais ou menos) 13

 

O primeiro sensor será um Sony IMX600 com abertura f / 1.6 e estabilização óptica, o sensor secundário será uma câmara cinematográfica de 40 MP grande angular, o terceiro será uma lente telefoto de 8 MP com abertura focal f / 2.4, e o quarto será um sensor ToF chamada pela Huawei de 3D Depth Sensor. Havia rumores de que o telefone poderia apresentar um flash Xenon e apesar de isto não se ter verificado, segundo estas estas especificações, poderá vir a ser a melhor câmara de smartphone disponível no mercado.

Huawei Mate 30 Pro o mais incrivel smartphone chegou (mais ou menos) 14

 

Bateria Huawei Mate 30 e Mate 30 pro

O Huawei Mate 30 vai receber uma bateria de 4200 mAh, o Mate 30 Pro contará com uma unidade maior de 4500 mAh. Ambos suportam carregamento rápido de 40W, juntamente com uma tecnologia de carregamento sem fios, a chegar com uma potência máxima de 27W. Incluem o carregamento sem fios reverso, assim como a série P30 mas 3x mais rápido.

Huawei Mate 30 Pro o mais incrivel smartphone chegou (mais ou menos) 15

 

Huawei Mate 30 Pro o mais incrivel smartphone chegou (mais ou menos) 16

O mais poderoso chipset de sempre: Kirin 990

A Huawei tornou-se recentemente o segundo maior cliente da TSMC e é, com o Kirin 990,  a primeira empresa a adotar o fabrico de nós de processo ultravioleta extremo (EUV) de fundição pura.

Huawei Mate 30 Pro o mais incrivel smartphone chegou (mais ou menos) 17

Os processadores Kirin da Huawei sempre tiveram uma mãozinha da TSMC nos últimos anos. Os chipsets de 16nm, 10nm e 7nm tiveram os seus primeiros lançamentos através dos Chipsets Kirin, como o Kirin 960, o Kirin 970 e o Kirin 980, respectivamente.

Para além da tecnologia N7 Plus, o chipset Kirin 990 integra pela primeira vezna indústrIa o seu próprio modem 5G. Isto significa que o modem Balong 500 que permitia a ligação 5G do Mate 20 X, foi melhorado e incluído num Sistema de camadas no Kirin 990.

Huawei Mate 30 Pro o mais incrivel smartphone chegou (mais ou menos) 18

Todos os concorrentes, que suportam tecnologia 5G , necessitam de recorrer a um modem externo para isto. O Kirin 990 é o primeiro a ter o modem 5G integrado, o que permite ganhos em performance e eficiencia.

O Kirin 990 é 36% mais pequeno que os concorrentes, e apresenta 10 mil milhões de transistores, permite velocidades de conexão de 2.3GB NR Downlink e NRUplink de 1.25GB. O que é um marco na indústria.

Estamos a falar de 6x melhor performance e 8x mais eficiência energética.

 

Destaques Huawei Mate 30 Pro

• Sistema operativo EMUI10 com um layout contemporâneo inspirado numa revista, Always-On-Display
(AOD), em que a cor do ecrã de bloqueio muda ao longo do dia;
• O Modo Escuro traz legibilidade aprimorada, tornando o ecrã mais suave e confortável quando a noite
cai;
• Interação intuitiva com toque lateral para personalizar teclas virtuais invisíveis para ajuste de volume,
configuração de jogos e câmara, além de ser ideal para utilizadores destros e canhotos;
• Controle de gestos através de IA para interação do ecrã sem contacto, enquanto o AI Auto-Rotate e o
AI Private View foram projetados para melhorar a experiência do utilizador;
• Experiência inteligente HiCar para conectividade avançada e contínua entre o dispositivo e o sistema
de comunicação e entretenimento de um carro;
• Reprodução em vários ecrãs permite que os utilizadores transfiram dados e controlem vários ecrãs
entre dispositivos Huawei.
• Desbloqueio facial do HUAWEI 3D e impressão digital no ecrã para fornecer segurança avançada de
dados e proteção de privacidade (apenas no HUAWEI Mate 30 Pro);

 

Preço e disponibilidade Huawei Mate 30 e Mate 30 pro

EM ACTUALIZAÇÃO os preços abaixo podem ser diferentes em Portugal

A disponibilidade está prevista para data a definir até ao final do ano.

Huawei Mate 30 Pro o mais incrivel smartphone chegou (mais ou menos) 19 Huawei Mate 30 Pro o mais incrivel smartphone chegou (mais ou menos) 20 Huawei Mate 30 Pro o mais incrivel smartphone chegou (mais ou menos) 21 Huawei Mate 30 Pro o mais incrivel smartphone chegou (mais ou menos) 22

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais