Android Geek
O maior site de Android em Português

Análise Huawei Mate 30 Pro. O mais esperado FlagShip, chegou!

Nesta análise vamos analisar o equipamento sem os serviços Google, posteriormente falaremos de como se pode instalar os GMS, se depois de lerem isto ainda acharem necessário. Um equipamento com estas especificações e pressão de vendas sair sem os serviços da Google pode ser um grande problema fora da China – de facto, a Huawei não o disponibilizou em massa na Europa, na verdade só agora o vemos chegar a Portugal.

O Huawei Mate 30 Pro da Huawei foi apresentado em setembro - a oficialização deste smartphone chegou num período de incerteza à volta do software de futuros telefones Huawei como resultado da inclusão da empresa chinesa na Lista negra de comércio dos EUA.

Análise Huawei Mate 30 Pro. O mais esperado FlagShip, chegou! 1

O maior desafio sobre o lançamento deste smartphone é que  embora seja um telefone impressionante, com uma folha de especificações incrível e recursos FlagShip, ele não traz as aplicações do Google instaladas de fabrica. Nesta análise vamos esmiuçar o equipamento sem os serviços Google, posteriormente falaremos de como se pode instalar os GMS, se depois de lerem isto ainda acharem necessário.

Um equipamento com estas especificações e pressão de vendas sem os serviços da Google podia ser um grande problema fora da China - de facto, a Huawei não o disponibilizou em massa na Europa, na verdade só agora o vemos chegar a Portugal. No entanto não se deixem enganar, a série Huawei Mate 30 tem sido um estrondoso sucesso pelo mundo todo e no decorrer desta análise vão ficar a perceber porquê!

Os equipamentos da série Mate da Huawei foram historicamente sempre apresentados em setembro e chegaram aos mercados cerca de duas semanas depois. Este Huawei Mate 30 apesar de tudo não está assim tão "atrasado", chega cerca de um mês e meio depois da data habitual.

Análise Huawei Mate 30 Pro. O mais esperado FlagShip, chegou! 2

Como se irá portar o Mate 30 Pro nos mercados europeus ainda é uma incógnita, mas hoje já vos posso dizer como se comporta em desempenho e utilização.

Por um lado, possui todas as características usuais que esperamos num equipamento da Huawei: um belo design de vidro e metal, enorme display OLED, à prova de água e poeira, excelente hardware na câmara Leica e carregamento super-rápido (com carregamento reverso, é claro).

Mesmo não tendo aplicações Google (de origem) é uma boa aposta? Vamos descobrir!

Huawei Phone Clone é o primeiro passo para uma experiência de qualidade com o Huawei Mate 30 Pro

Devido ás particularidades ao nível de software do Huawei Mate 30 Pro, o primeiro passo para termos a maior parte das aplicações que precisamos para uma boa experiência é usar a funcionalidade Phone Clone da Huawei para copiarmos a maior parte das configurações e aplicações do nosso equipamento antigo.

Após tirar o Huawei Mate 30 Pro da caixa, começa o processo de instalar apps, transferir fotografias e mensagens. Com a app Phone Clone da Huawei, fazer a troca de telefones é um processo bem mais fácil. O HUAWEI Phone Clone transfere toda a informação importante para o novo Huawei Mate 30 Pro sem precisarem de utilizar cabos, fazer backups ou até mesmo sem estar ligado á internet. Apenas é necessário que os dois equipamentos tenham Wi-Fi ligado e a app Phone Clone instalada.

Phone Clone
Phone Clone
Price: Free
  • Phone Clone Screenshot
  • Phone Clone Screenshot
  • Phone Clone Screenshot
  • Phone Clone Screenshot

Software e aplicações Huawei Mate 30 Pro

  • EMUI 10 baseado no Android 10
  • Não vem com aplicações Google, como Gmail e Maps
  •  AppGallery da Huawei é ainda algo limitada
  • Todas as novidades do Android 10

O software que alimentaria o Mate 30 Pro foi alvo de constante especulação antes do lançamento do dispositivo. Felizmente, o Mate 30 Pro é baseado em Android 10 com a interface de utilizador EMUI 10 da Huawei, mas , como mencionámos, não há aplicações ou serviços do Google pré instalados.

Análise Huawei Mate 30 Pro. O mais esperado FlagShip, chegou! 3

De forma não oficial existem formas de instalar os GMS no Huawei Mate 30 Pro, optámos por não  detalhar este procedimento nesta análise. 

A Huawei tem a sua própria loja App Gallery com algumas aplicações de renome e está a trabalhar afincadamente para atrair mais programadores, mas este é ainda um caminho a percorrer. Ainda que a App Gallery esteja bem e cada vez melhor, poderão ter que recorrer a fontes externas para instalar aplicações como por exemplo a Netflix.

Análise Huawei Mate 30 Pro. O mais esperado FlagShip, chegou! 4

A implementação deste tipo de estratégia relativa a uma loja própria leva tempo, mesmo que haja incentivo monetário aos programadores. De momento a Huawei já possui as suas próprias aplicações para correio e calendário e há obviamente excelentes alternativas ao Google Maps como o Waze.

Análise Huawei Mate 30 Pro. O mais esperado FlagShip, chegou! 5

Sendo que a EMUI 10 é baseada no sistema operativo Android 10 do Google, muitos dos novos recursos do Mate 30 Pro são os mesmos de todos os telefones Android que usufruam da versão 10 do sistema operativo móvel da Google. Há um modo escuro para todo o sistema, e agora podem controlar melhor as permissões de localização para cada aplicação.

Análise Huawei Mate 30 Pro. O mais esperado FlagShip, chegou! 6

Os gestos que começaram a aparecer como opção no Android 9 Pie são agora a sugestão padrão no Android 10 e EMUI 10 - basta pressionar levemente para cima para voltar ao ecrã inicial ou pressionar e segurar para alternar entre aplicações, para Voltar basta deslizar  da esquerda para a direita. Podem voltar para o layout antigo e ativar a opção de três botões do Android, se desejarem. Mas depois de experimentarem os gestos, não vão querer outra coisa!

Ao usar os gestos do Android 10 fica evidente que o Google analisou o quão bem os gestos do iPhone X foram recebidos em 2017 antes de apresentar a sua solução. Alguns gestos - como bater duas vezes no ecrã para fazer uma captura do ecrã - são absolutamente essenciais num Smartphone que possui apenas um botão , como o Mate 30 Pro.

Análise Huawei Mate 30 Pro. O mais esperado FlagShip, chegou! 12

Design Mate 30 Pro

  • Cores: Emerald Green, Cosmic Purple, Black e Space Silver (em Portugal tanto quanto sabemos só a última estará disponível)
  • Dimensões: 158,1 x 73,1 x 8,8 mm / Peso: 198g
  • Metal e Gorilla Glass 6 na frente e atrás
  • IP68 á prova de água e poeira
  • Sem entrada fone de ouvido de 3,5 mm

O Mate 30 Pro está disponível em quatro cores e nosso modelo de análise é o Cosmic Purple, é lindo  (embora prefira o Emerald Green).

O Design do Mate 30 Pro é uma mistura de mais do mesmo com sérias novidades que fazem toda a diferença quando olhamos para o dispositivo, as margens curvas do ecrã estendem-se nas laterais permitindo uma experiência imersiva sem paralelo no mercado de smartphones actual, a curvatura das margens vai quase até á base traseira, isto significa que quando olhamos para o smartphone não vemos quaisquer margens.

Análise Huawei Mate 30 Pro. O mais esperado FlagShip, chegou! 13

Desta vez, não há acabamento gradiente ao estilo Twilight, embora o telefone esteja disponível numa edição especial de couro vegan verde ou laranja, pessoalmente gosto da sobriedade das cores disponíveis.

Existem dois elementos que destacam este telefone. O 'display em cascata' de 6,53 polegadas - chamado Horizon Display segundo a Huawei - que se curva a 88º, o que significa que não há molduras nas margens. Já vimos esse tipo de ecrã antes, é claro, nos telefones mais antigos Samsung Galaxy Edge e mais recentemente no Vivo NEX 3.

Temos uma configuração de uma câmara circular na parte traseira, com quatro lentes. Esta é uma alteração de design comparativamente á configuração  quadrada do ano passado no Mate 20 Pro e porque agora temos quatro lentes, o flash foi deslocado - e agora está no lado esquerdo da parte traseira do telefone.

O design é certamente distinto e divide opiniões, eu pessoalmente acho muito apelativo. Quando comparado como Design do Apple iPhone 11 Pro o Mate 30 Pro é muito mais atraente.

Análise Huawei Mate 30 Pro. O mais esperado FlagShip, chegou! 14

A frente e a traseira do Mate 30 Pro são revestidas com Gorilla Glass 6 e a Huawei afirma que também tem protecção de gordura. Na minha experiência, o equipamento suja-se muito, mas não é surpreendente dado que se trata de uma superfície de vidro.

Análise Huawei Mate 30 Pro. O mais esperado FlagShip, chegou! 15

Como seria de esperar, o telefone possui classificação IP68 para impermeabilização e resistência ao pó (sim, até as versões em couro). Pesa 198g , o que se explica pela sua incrível bateria de 4.500 mAh.

O Mate 30 Pro também possui um entalhe semelhante ao antecessor, mas em vez do entalhe em forma de lágrima encontrado em muitos outros telefones Android, o encontrado aqui é muito mais amplo. Isso é explicado principalmente pela tecnologia 3D Face Unlock, também há um sensor de gestos, e esses sensores precisam estar alojados em algum sítio.

Compreendemos se alguns leitores não gostem do entalhe no Mate 30 Pro, o que podemos dizer é que dado aquilo que oferece (navegação sem tocar no telefone, reconhecimento facial 3D) está mais que justificado.
Compreendemos que alguns leitores não gostem do entalhe no Mate 30 Pro, o que podemos dizer é que dado aquilo que oferece (navegação sem tocar no telefone, reconhecimento facial 3D) está mais que justificado.

 

Ecrã Huawei Mate 30

  • 'Horizon Display' de 6,53 polegadas, margem a margem com lados curvos em cascata
  • Resolução de 2.400 x 1.176 (409ppi), proporção de 18,5: 9, suporte HDR10
  • Leitor de impressão digital ótico sob o ecrã

O Mate 30 Pro possui um ecrã OLED de 6,53 polegadas e, como mencionamos, é curvo nas margens - é um elemento de design impressionante, mas não o vemos como uma revolução. O resultado é que temos uma experiência imersiva inigualável.

Análise Huawei Mate 30 Pro. O mais esperado FlagShip, chegou! 16

Normalmente, a série Mate vem com ecrãs melhores que a série P. O Huawei Mate 30  Mate 30 Pro apresenta ter um Quad HD +. Como mencionado acima, o Mate 30 Pro terá um ecrã chamado de Horizon em que as laterais chegam a um ângulo de 88º, com um entalhe mais amplo.

Não vos vou mentir, quando vi o tamanho do notch fiquei algo desanimado, pensei que a Huawei fosse apostar em uma solução alternativa para este Design que já vimos em anos anteriores. Mas á medida que fui explorando todos os segredos do Huawei Mate 30 Pro percebi que o notch não está lá por acaso.

Na verdade os sensores incluídos neste notch permitem controlar o telefone sem lhe tocar e permitem que o equipamento reconheça a direcção do nosso olhar para adaptar a orientação do ecrã assim como perceber se há mais alguém a olhar para o ecrá e quando assim for bloquear conteúdo sensível.

Fiz-me entender? Se houver alguém a olhar indevidamente para o vosso ecrã o telefone vai esconder conteúdo sensivel (como novas mensagens recebidas). Se o preço para ter estes desenvolvimentos for manter o notch. Pois seja muito bem vindo de volta.

Análise Huawei Mate 30 Pro. O mais esperado FlagShip, chegou! 34

Assim como no P30 Pro, o ecrã do Mate 30 Pro é usado como alto-falante, com a tecnologia de ecrã acústico da Huawei. Essa é uma novidade comparativamente ao Mate 20 Pro, que tem uma coluna no entalhe. Uma desvantagem desse sistema é que não é tão bom para ouvir música pois só tem a coluna inferior.

Relacionado:  Huawei pode retomar a produção de smartphones 4G

Análise Huawei Mate 30 Pro. O mais esperado FlagShip, chegou! 35

Podem controlar o volume tocando duas vezes na margem do ecrã, porque não há botões de volume (existe apenas um botão de energia). O controlo deslizante de volume do Android aparece no ecrã para controlarem o volume ao vosso gosto.

Análise Huawei Mate 30 Pro. O mais esperado FlagShip, chegou! 36

Veremos mais desse tipo de implementação em aparelhos futuros, pois é algo que o Vivo NEX 3 também incorpora num formato diferente.

Câmaras Huawei Mate 30

  • Principal: sensor SuperSensing de 40MP 1 / 1.7in (RYYB), f / 1.6, equivalente a 26mm, OIS
  • 'Cine' ultra wide: sensor de 40MP 1 / 1.54in (RGGB), f / 1.8, equivalente a 18mm
  • Telefoto: 8MP 3x óptico (80mm equiv.), F / 2.4, OIS
  • Lente com detecção de profundidade 3D (tempo de voo)

A configuração de cãmara traseira apresenta um sensor de 40MP Super Wide Angle Movie Camera (f/1.8 aperture) + 40MP Wide Angle (f/ 1.6 aperture, supports OIS) + 8MP Telephoto (f/ 2.4 aperture, supports OIS) + 3D Depth Sensor 32MP (f/2.0 aperture).

Análise Huawei Mate 30 Pro. O mais esperado FlagShip, chegou! 37

Relativamente á gravação de vídeo temos á nossa disposição na câmara traseira gravação de vídeo a 4K (3840 x 2160) com suporte a AIS para estabilização com AI.

A câmara frontal apresenta uns confortáveis 32MP (f/2.0 aperture)  que deve ser o suficiente para tirarem selfies incríveis.

Super Slow Mo líder de mercado a 7680fps! Isto é 8x o que qualquer outro FlagShip consegue fazer!

A gravação de vídeo com 7.680fps, que é incrível e traduz-se em ser oito vezes mais lenta do que a gravação 960fps em câmara lenta atualmente vista nos equipamentos Sony e Samsung , Apple ou qualquer outra marca.

Os vídeos que a Huawei divulgou através dos seus canais oficiais já deixavam em aberto que poderíamos esperar grandes coisas da série Mate 30. O slogan de "Rethink Possibilities" poderia ser considerado arrogante vindo de outras marcas, mas quando se trata da Huawei interpretamos como uma garantia de inovação.

Os vídeos actuais de 960fps já são fantásticos quando as condições são ideais, e revelam movimento invisível numa variedade de cenários. Mas ir ainda mais devagar até [email protected] numa proporção tão significativa é absolutamente incrível.

Como dissemos na nossa análise do P30 Pro, este dispositivo tinha uma câmara quad líder de mercado. Há uma configuração semelhante no Mate 30 Pro, com a parceria da Leica , apesar de algumas mudanças. A configuração circular da câmara traseira é um elemento de destaque e é realmente impressionante.

Análise Huawei Mate 30 Pro. O mais esperado FlagShip, chegou! 38

 

Em resumo, o Mate 30 Pro reúne um sensor SuperSensing de 40 megapixels e uma novíssima câmara Cine de 40 megapixels, além de um zoom óptico de 3x de 8 megapixels. Há também uma lente Time of Flight, que é essencialmente um sensor de profundidade para permitir o desfoque de fundo (o efeito bokeh), o que perfaz quatro lentes no total.

Galeria de fotos tiradas com o Mate 30 Pro

A câmara é capaz de detectar que tipo de cena estamos a tentar registar e ajustar-se em conformidade - a IA é extremamente boa nisso e é muito útil, especialmente ao fotografar retratos. Embora, como dissemos anteriormente, alguns dos ajustes sejam um pouco "agressivos" ​​e "carreguem em demasia nos "azuis" e "verdes". Podem sempre desativar esta opção se o vosso grau de confiança nas vossas capacidades fotográficas for Like a Boss.

Quais são as diferenças para a configuração de câmara do P30 Pro?

O zoom óptico foi reduzido no Mate - agora é de 3x em vez de 5x. O zoom digital é muito bom, mas são necessárias boas condições de luz, devido ao sensor usado. É melhor do que muitos no mercado, mas neste aspecto é batido pelo Huawei P30 Pro.

A lente grande angular também é um pouco menos larga, provavelmente para diminuir o efeito das margens mais esbatidas. No entanto, tem um sensor significativamente maior de 1 / 1,54 polegadas, excelente para qualidade, mesmo com resolução ultra-alta.

Em termos de vídeo, o telefone pode gravar 4K a 60fps e ultra câmara lenta a 7680 fps (256x).

 

View this post on Instagram

7680fps Mate 30 Pro

A post shared by androidgeek.pt (@androidgeek.pt) on

 

O modo noturno do Mate 30 Pro é muito mais útil que o de câmara lenta e tornou-se uma imagem de marca da Huawei nos últimos tempos. as imagens captadas pelo P30 Pro eram excelentes e as desta câmara são igualmente eficazes.

Pela nossa experiência a Huawei continua a ser a melhor na categoria de fotos noturnas. O Mate 30 ainda tem muitos argumentos quanto á captura de imagens e isso é revelado ao ocupar as primeiras posições no conceituado DxOmark.

Desempenho e duração da bateria Huawei Mate 30

  • Processador HiSilicon Kirin 990, 8 GB de RAM
  • Carregamento com fio USB-C, 40W
  • Carregamento sem fio de 27W
  • Carregamento sem fio reverso
  • Sem fone de ouvido de 3,5 mm
  • 256 GB de armazenamento, slot para cartão NM
  • Opções de aparelhos 4G e 5G

O Kirin 990 é a nova plataforma da divisão HiSilicon da Huawei. Ele mantém uma CPU de núcleo octacore e usa o mais recente design ARM Cortex-A76 e o ​​processador gráfico Mali G76, além de algumas impressionantes capacidades de inteligência artificial. Tal como o Kirin 980, é baseado no processo de produção de última geração em 7nm.

Análise Huawei Mate 30 Pro. O mais esperado FlagShip, chegou! 54

 

O Huawei Mate 30 e Mate 30 Pro são os primeiros telefones da Huawei a serem equipados pelo novo Chipset Kirin 990. A plataforma móvel é construída com um processo de produção de 7 nm + da TSMC.

Análise Huawei Mate 30 Pro. O mais esperado FlagShip, chegou! 63

O carregamento sem fio foi aumentado para 27W e o USB-C SuperCharge com fio corresponde aos 40W do P30 Pro e o do ano passado Mate 20 Pro.

O carregamento sem fio de 27W do Mate 30 Pro é mais rápido que o carregamento com fio de 18W dos novos iPhone.

O carregamento reverso também recebeu uma melhoria de 3x em termos de velocidade. A melhoria do carregamento sem fio é bem-vinda, mas, como sempre, não é comparável com o carregamento com fio, se o utilizador precisar de velocidade.

Em termos de vida útil da bateria é realmente estupendo. Este telefone é uma verdadeira melhoria quando comparado com o modelo do ano passado - é um telefone para verdadeiramente mais de 24 horas - Podem facilmente fazer com que dure bem até ao segundo dia, com uso diário normal, onde se incluem e-mail , aplicações sociais, um pouco de streaming de vídeo, muita fotografia e muito mais. Com menos uso, como num fim de semana mais tranquilo, Podem chegar á manhã seguinte com 20 a 30% de bateria restante.

O Mate 30 Pro conta com carregamento sem fios reverso, assim como a série P30 mas 3x mais rápido.

Análise Huawei Mate 30 Pro. O mais esperado FlagShip, chegou! 64

 

Huawei Mate 30 Pro Conclusão

O Huawei Mate 30 Pro é sem dúvida dos equipamentos mais impressionantes no que a especificações diz respeito. O Huawei Mate 30 Pro tem um Design apelativo e moderno a par de uma construção sólida e de qualidade, tem as melhores câmaras existentes num smartphone, apresenta uma autonomia extraordinária. Tudo isto faz dele um equipamento no limiar da perfeição. A grande dúvida para os nossos leitores deverá ser se vale a pena investir num equipamento com todas estas qualidades, mas que se apresenta sem os GMS (serviços da Google) instalados. Na verdade é possível fazer de origem todas as acções que podemos desejar num smartphone Android, mas se quiserem usar as aplicações Google terão que se esforçar mais um pouco (abordaremos esta questão num artigo posterior).

Como comprar o Mate 30 Pro em Portugal com 300€ de oferta?

O Huawei Mate30 Pro está a chegar a Portugal e se quer ser um dos primeiros a ter este que é o melhor smartphone 4G de fotografia do Mundo basta seguir o link e registar-se! A venda é exclusiva e as unidades limitadas por isso aconselho a que sejam rápidos. E outra coisa, até 31 de Janeiro a quem comprar o Huawei Mate30 Pro, a Huawei está a oferecer um vale de desconto de 300€ em equipamentos Huawei!

Análise Huawei Mate 30 Pro. O mais esperado FlagShip, chegou! 65

Link para registo de Compra Huawei Mate 30 Pro em Portugal: AQUI

Huawei Mate 30 Pro especificações completas

  • Corpo: Gorilla Glass 6 duplo com armação de metal; Classificação IP68 para resistência a poeira e água
  • Ecrã: AMOLED de 6,53 ", resolução de 1.176 x 2.400 px (409ppi); suporte a HDR10, gesto e M-Pen
  • Chipset: Chipset Kirin 990 5G, processador octa-core (2xA76 a 2,86GHz + 2xA76 a 2,36GHz + 4xA55 a 1,95GHz), GPU Mali-G76 MP16, NPU de 3 núcleos
  • Memória: 8 GB de RAM, 128/256 GB de armazenamento UFS3.0 (expansível via Nano Memory - slot híbrido)
  • OS: Android 10 com EMUI 10;
  • Câmara: 40MP 27mm f / 1.6 OIS (filtro RYYB) + ​​lente 8MP 80mm f / 2.4 OIS (zoom óptico de 3x) + 40MP 18mm f / 1.8 (filtro RGGB) ultra-amplo + câmara ToF; Captura de vídeo em 4K a 60fps, câmara lenta em 720 a 7680fps, marca Leica
  • Recursos da câmara: Sensor de 1 / 1,7 "40MP, até ISO 204.800, zoom óptico de 3x, zoom híbrido de 5x, modo Super Macro, OIS + EIS, abertura variável, modo retrato, modo noturno. Vídeo HDR, vídeo ISO até 52.000.
  • Câmara selfie: Lente Leica de 32 MP, f / 2.0 + câmara 3D TOF; Modo Retrato com efeitos bokeh ao vivo
  • Bateria: 4.500mAh; Super carga 40W; Carregamento sem fio de 27W; carregamento sem fio reverso (40W / 27W)
  • Segurança: Leitor de impressão digital (sob ecrã, óptico)
  • Conectividade: 5G (somente modelo 5G) / 4G / 3G / GSM; Dual SIM, Wi-Fi a / b / g / n / ac, GPS de banda dupla; Bluetooth 5.1 + LE, NFC, USB tipo C
  • Outros: Blaster IR, Ecrã acústico atua como coluna de som para chamadas

Nota: esta análise é baseada numa unidade não final com diferenças para com as unidades que serão comercializadas. Como tal, não atribuiremos uma pontuação ao Mate 30 Pro.

 

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!