Android Geek
O maior site de Android em Português

Câmaras Série Huawei P40: Tudo o que precisam saber

A mais recente série FlagShip da Huawei promete uma evolução na qualidade da imagem, além de melhorias no processamento da IA ​​e na simplicidade do software, para que baste apontar e disparar. Há uma quantidade incrível de tecnologia de imagem incluída nesta série Huawei P40.

Não é de hoje que a série P da Huawei é sinónimo de grandes avanços em tecnologia de câmara e invariavelmente todos os últimos modelos da série P da Huawei chegaram ao topo dos rankings dos especialistas.

Câmaras Série Huawei P40: Tudo o que precisam saber 1

A mais recente série FlagShip da Huawei promete uma evolução na qualidade da imagem, além de melhorias no processamento da IA ​​e na simplicidade do software, para que baste apontar e disparar.

Câmaras Série Huawei P40: Tudo o que precisam saber 2

 

Há uma quantidade incrível de tecnologia de imagem incluída nesta série Huawei P40. Abaixo vão encontrar tudo o que precisam saber sobre a configuração da câmara da série Huawei P40.

Configurações de câmara série Huawei P40

Existem três modelos na série deste ano: Huawei P40, P40 Pro e P40 Plus. Cada um oferece recursos de câmara ligeiramente diferentes, começamos com três câmaras no Huawei P40 até uma configuração de câmara penta no Huawei P40 Pro Plus. Embora os três partilhem vários recursos comuns, existem algumas diferenças dignas de nota. Vejam como cada configuração se apresenta em especificações brutas de câmara (vejam o resto das Especificações da série Huawei P40 aqui):

Huawei P40 Pro Plus Huawei P40 Pro Huawei P40
Câmara principal 50 megapixels (RYYB)
Sensor de 1/28 pol.
abertura f / 1.9
Distância focal de 23mm
OIS
50 megapixels
Sensor RYYB de 1/28 pol.
abertura f / 1.9
Distância focal de 23mm
OIS
50 megapixels
Sensor RYYB de 1/28 pol.
abertura f / 1.9
Distância focal de 23mm
OIS
Câmara secundária 40 megapixels
lente grande angular
Abertura f / 1.8
Distância focal de 18mm
40 megapixels
lente grande angular
Abertura f / 1.8
Distância focal de 18mm
16 megapixels
lente grande angular
abertura f / 2.2
Distância focal de 17mm
Terceira Câmara 8 megapixels
lente periscópio 10x
Abertura f / 4.4
Distância focal de 240mm
OIS
12 megapixels (RYYB)
Lente teleobjetiva 5x
Abertura f / 3.4
Distância focal de 125mm
OIS
8 megapixels
Teleobjetiva 3x
abertura f / 2.4
Distância focal de 125mm
OIS
Quarta Câmara 8 megapixels (RYYB)
Teleobjetiva 3x
abertura f / 2.4
Distância focal de 125mm
OIS
Sensor TOF sim sim Não

Sensores de imagem maiores e mais competentes

No núcleo da câmara Huawei P40 está uma nova câmara de 50 megapixels com um sensor principal RYYB. Sem surpresa, conta com mais megapixels do que o sensor de 40MP da geração anterior. A câmara produz imagens de 12,5MP pixel-binned , em comparação com as de 10MP dos modelos dos últimos dois anos.

Câmaras Série Huawei P40: Tudo o que precisam saber 3

É necessário ativar o modo de 50MP na aplicação da câmara para conseguir estas fotos em alta resolução.

Sensores grandes resultam em maior faixa dinâmica e imagens mais detalhadas

O layout de sub-pixel RYYB (em vez de RGGB) é uma presença habitual após ter surgido primeiramente na série P30 da Huawei. O RYYB usa pixels amarelos para capturar 40% mais luz do que os sensores RGGB tradicionais, resultando em melhores detalhes e melhor desempenho com pouca luz. Desta vez, a Huawei usa a sua tecnologia RYYB também em algumas das suas lentes de zoom telefoto. Em teoria, isso deve ajudar a reduzir o ruído e melhorar os detalhes, mesmo quando o zoom é feito com pouca luz.

Câmaras Série Huawei P40: Tudo o que precisam saber 4

Mas o principal destaque do Huawei P40 é o incrível tamanho do sensor de 1/28 pol. Como sabemos quanto maior for o sensor , mais luz consegue captar , e assim produzir imagens mais nítidas com faixa dinâmica superior. Para comparação, o P30 Pro e Samsung Galaxy S20  oferecem cada um, um sensor de 1 / 1,7 polegadas. Outros FlagShips incluem normalmente sensores de 1 / 2,55 polegadas, onde se incluem o Galaxy Note 10 Plus e iPhone 11 Pro Max. Maior é definitivamente melhor , especialmente com pouca luz.

Só o Galaxy S20 Ultra consegue competir com a série P40 e mesmo assim...

O concorrente mais próximo da Huawei quanto ao tamanho de sensor é o Samsung Galaxy S20 Ultra com um tamanho de 1/3 de polegada ligeiramente menor. No entanto, esse sensor é dividido em 108 megapixels para tamanhos de pixel individuais de 0,8 µm ou 2,4 µm quando binados. A Samsung usa o Pixel binning 9: 1  para produzir imagens de 12MP, o P40 usa o Pixel binning  4: 1 para ter resultados de 12,5MP.

Câmaras Série Huawei P40: Tudo o que precisam saber 5

O Huawei P40 possui tamanhos de Pixel binning de 2,44 µm cada vez maiores. Estão próximos, mas o da Huawei é maior. O tamanho importa quando falamos de sensores.

Câmaras Série Huawei P40: Tudo o que precisam saber 6

Obviamente, o tamanho do sensor e do pixel é apenas uma parte da equação. A qualidade da lente e o processamento de imagem também desempenham um papel importante no resultado final.

Zoom óptico de 10x no Huawei P40 Pro Plus

Se pensavam que a câmara periscópio com zoom óptico de 5x no ano passado era impressionante, o modelo Huawei P40 Pro Plus está de volta com uma câmara com zoom óptico de 10x melhorada, graças a uma distância focal de 240 mm. O telefone é capaz de aumentar ainda mais o zoom, através do uso de aumento de zoom de “Super Resolution”, embora haja alguma perda na qualidade, quando arriscamos além de 10x.

Câmaras Série Huawei P40: Tudo o que precisam saber 7

O segredo para alcançar comprimentos de zoom óptico e focal tão longos é o uso de um design de câmara com periscópio. Uma distância focal mais longa significa essencialmente uma maior distância entre a lente e o sensor. Isso exigiria uma câmara demasiado grande para um smartphone, e é por isso que a Huawei aposta no design de periscópio. O sensor e a lente da câmara ficam a 90 graus ao longo do interior do telefone e a luz é refletida por espelhos. É um design compacto que simplesmente não seria possível com recurso a uma configuração de lente telefoto.


Zoom do periscópio Huawei 10x

A Huawei alcança o zoom 10x ao reinventar a sua tecnologia de zoom 5x da geração anterior. A distância focal da câmara é a distância entre a lente e o sensor. Aumentar essa distância aumenta a distância focal, e consegue criar um zoom mais longo. Para conseguir isso, a Huawei usa prismas refletores de luz para aumentar a distância que a luz precisa percorrer entre a lente e o sensor. Inclinar a luz em ângulos retos ocupa menos espaço do que simplesmente aumentar a distância linearmente, desta forma poupam no espaço ocupado dentro do smartphone e mantêm a caixa da câmara o menor possível. Belo trabalho de engenharia.

Câmaras Série Huawei P40: Tudo o que precisam saber 8

Saber mais: O que é um pixel?

Para garantir que o Huawei P40 Pro Plus ainda tira fotos de qualidade entre os níveis de zoom máximo e mínimo, o aparelho também possui uma lente telefoto 3x com sensor RYYB. O telefone alterna entre esses sensores automaticamente quando o utilizador aumenta ou diminui o zoom.

Câmaras Série Huawei P40: Tudo o que precisam saber 9

Foco automático com detecção de fase octa

Capturar a foto perfeita é uma arte, e ajuda se tivermos uma solução de foco automático super rápida dentro da câmara. Felizmente, o sensor principal da série Huawei P40 possui a tecnologia de foco automático com detecção "fase octa".

Cada pixel no sensor de imagem inclui um fotodiodo de detecção de fase para acompanhar a captura de luz. Isso significa que todos os 50 megapixels dentro da câmara são usados ​​para ajudar a focar a câmara. O resultado final é um foco automático muito mais rápido do que nunca.

Câmaras Série Huawei P40: Tudo o que precisam saber 10

A Huawei possui velocidades de focagem de milissegundos, para que não tenham problemas em conseguir uma boa foto quando sacam rapidamente do telefone para um rápido clique. Esse recurso também garante que o foco automático funciona corretamente ao tirar fotos com pouca luz e à noite.

Redução de ruído BM3D

O Kirin 990 5G e o processador de sinal de imagem integrado (ISP) são os responsáveis pelo processamento das fotos do Huawei P40. O mais recente pipeline de processamento de imagem da Huawei inclui a primeira solução de redução de ruído de correspondência de bloco e filtragem 3D (BM3D) da indústria móvel. Esta técnica está normalmente associada a câmaras DSLR e é um poderoso algoritmo de denoise que pode ser executado quase em tempo real.

O BM3D , em poucas palavras, permite suavizar cores semelhantes para reduzir o ruído, mantendo detalhes finos.

Este não é estritamente um novo recurso para dispositivos Huawei. O Kirin 990 e a tecnologia de redução de ruído BM3D apareceram pela primeira vez no Huawei Mate 30 Pro.

XD Fusion Engine

O processamento de IA foi uma parte essencial dos dois lançamentos anteriores da Huawei e a câmara do Huawei P40 brilha em fotografia inteligente. Muitas das mais recentes melhorias da empresa têm como responsável o XD Fusion Engine. Este é o mecanismo de IA para fotografia de terceira geração da empresa.

O XD Fusion Engine usa o poder combinado do ISP do Kirin 990 e da unidade de processamento neural (NPU) para executar os seus vários algoritmos de aprimoramento de imagem. O XD Fusion Engine tira vários imagens de várias câmaras simultaneamente, com recurso a análise semântica para calcular e identificar pontos de referência, plano de fundo e muito mais. O mecanismo adapta os seus algoritmos de imagem à cena para extrair detalhes, realizando denoise, bem como aplicar melhorias de cores e faixa dinâmica.


Mecanismo de imagem de fusão Huawei P40 XD

A Huawei também usa a tecnologia de IA para melhorar imagens em cenários específicos. Por exemplo, para melhorar as texturas da pele, o tom e a iluminação facial para fotos em retrato, além de proporcionar o efeito de bokeh sem exageros. A tecnologia de zoom híbrido de super resolução multi-frame do aparelho também faz parte desse mecanismo, permitindo qualidade superior em comparação com o zoom digital padrão.

O Huawei P40 possui um sensor de temperatura de cores de espectro múltiplo, alimentado por um novo algoritmo de balanço de branco automático da AI. Além disso, a NPU do telefone possui o recurso Golden Snap da Huawei, que sugere a melhor imagem e combina vários frames para sugerir a foto perfeita, esta espantosa tecnologia consegue , entre outras coisas, eliminar os reflexos de vidro e até consegue remover os transeuntes que fiquem no backgroud das vossas fotos. Parte da missão da Huawei nesta geração Huawei P40 é tornar a fotografia mais simples, e parece que a IA é o principal ingrediente da empresa para conseguir isso.


Com uma combinação de hardware FlagShip e recursos de aprendizagem de máquina, a câmara da série Huawei P40 está mais potente do que nunca.

Podem ler aqui as nossas primeiras impressões sobre o Huawei P40 Pro.

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais