Android Geek
O maior site de Android em Português

Análise Samsung Galaxy S20 Ultra: O poder dos números

Depois de termos analisado o Galaxy S20, saltamos o irmão do meio e vamos hoje analisar em detalhe o Galaxy S20 Ultra. A parte boa de fazermos esta Análise “atrasada” é que já contamos com todas as melhorias de câmara que a Samsung disponibilizou entretanto e podemos tirar conclusões finais sobre a câmara do Galaxy S20 Ultra, e não só.

A história repete-se e desta vez por boas razões. Sempre que a Samsung lança um novo FlagShip, quer tenha novidades disruptivas ou seja uma melhoria do modelo anterior, a verdade é que costuma apresentar o pacote certo para que valha a pena ponderar comprá-lo.

Depois de termos analisado o Galaxy S20, saltamos o irmão do meio e vamos hoje analisar em detalhe o Galaxy S20 Ultra 5G . A parte boa de fazermos esta Análise "atrasada" é que já contamos com todas as melhorias de câmara que a Samsung disponibilizou entretanto e podemos tirar conclusões finais sobre a câmara do Galaxy S20 Ultra, e não só.

Análise Samsung Galaxy S20 Ultra: O poder dos números 1

O Galaxy S20 Ultra é um autêntico monstro de especificações e envergonha quase todos os smartphones de 2020 quando comparamos folhas de especificações.

Este S20 mais poderoso tem no entanto pelo menos um calcanhar de Aquiles,o preço. 1379€ é um valor justo pelo que oferece? Vamos descobrir.

Especificações Samsung Galaxy S20 Ultra

Galaxy S20 Ultra
Design e dimensões Vidro e metal
166,9 x 76 x 8,8 mm
(10,2 mm na câmara)
Ecrã AMOLED de 6,9 ​​"3200x1440p

Infinity-O

120Hz 

FHD +

Câmaras fotográficas Quad camera

Ultra Wide; 12MP, 1,8 μm, f2.2

Wide Angle: 108MP; 0,8 μm, (12MP 2.4μm )F1.8 OIS

Telephoto 48MP,0,8 μm, (12MP 1.6μm )F3.5 OIS

Depth Vision

Space Zoom

Hybrid Optic Zoom 10x

Super resolution Zoom 100x

Processador (es) Exynos 990
Memória Variantes de 16 GB de RAM (LPDDR5) / 128 GB / 512 GB de armazenamento base

Entrada microSD até 1TB

Bateria 5000mAh
Preço
Data de lançamento Anúncio 11/02

Galaxy S20 Ultra Hardware e design

 

Vamos pôr já as cartas na mesa, sim, o Galaxy S20 Ultra é enorme. Mas isto não é um defeito, é uma característica que vamos no decorrer desta análise compreender melhor, se um telefone destas dimensões não é para vocês e o vosso coração está com a Samsung podem simplesmente comprar um Galaxy S20 ou S20 +. Fica o alerta, não comprem o S20 Ultra pela sua bateria maior e câmaras aprimoradas, a pensar que é do mesmo tamanho que o S20 +, porque não é. É maior em todos os aspectos.

Análise Samsung Galaxy S20 Ultra: O poder dos números 2

 

O S20 Ultra é o telefone maior e mais pesado que já tivemos a oportunidade de testar e isto prejudica a sua ergonomia. É cerca de 18% mais pesado que o S20 +, e o peso combinado com a altura e largura consideráveis fazem dele um telefone difícil de manusear se não tiverem mãos grandes. Eu adorei a experiência, mas eu sempre gostei de telefones grandes e a minha preferência foi sempre para os Galaxy Note e Mates da Huawei.

Análise Samsung Galaxy S20 Ultra: O poder dos números 3

 

O Design do Galaxy S20 Ultra não surpreende, visto de frente ou de lado, não há nada novo ou visualmente marcante. Se não fosse pelo tamanho e pelas dimensões das câmaras na parte traseira,é difícil dizer a qual das últimas cinco gerações Galaxy S este telefone pertence.

Análise Samsung Galaxy S20 Ultra: O poder dos números 4

Temos grandes painéis de vidro - agora com o mais recente Gorilla Glass 6 da Corning - com uma sólida estrutura metálica entre eles. O vidro tem as curvas habituais da Samsung em ambos os lados, embora seja mais pronunciado na traseira.

O vidro frontal não se curva tão drasticamente quanto nos dispositivos anteriores, embora o efeito de  margens "infinitas" seja o mesmo, porque a Samsung reduziu ainda mais os painéis à volta do ecrã. E isso facilita os gestos laterais do Android 10. Isso somado ao novo recorte de câmara frontal centralizado, e no final temos ainda menos interrupções visuais o que nos permite apreciar este maravilhoso ecrã como ele merece.

Só porque o Design não é particularmente emocionante não significa que a execução não seja excelente. Como sempre a qualidade de construção e acabamentos da Samsung são de primeira qualidade, todos os materiais combinam perfeitamente e parecem sólidos - o S20 Ultra mais do que os outros modelos traduz bem uma sensação de qualidade.

Sinto a necessidade de voltar a frisar que o S20 Ultra é enorme em tamanho e espessura, porque tem que ser, para quatro sensores de câmara distintos e uma lente zoom enorme que usa um prisma para conseguir as maravilhas que vamos ver abaixo. Mas, mesmo neste telefone mais grosso que o normal, a câmara é ainda alguns milímetros mais saliente.

Análise Samsung Galaxy S20 Ultra: O poder dos números 5

É tão grande que faz o telefone chocalhar muito alto em qualquer superfície plana quando vibra, podem ter o telefone no silêncio que o vão ouvir perfeitamente quando vibrar. Há sempre a possibilidade de colocarem uma capa, mas preparem-se para que este telefone já de si pouco ergonómico, fique ainda mais volumoso.

O hardware deste telefone é basicamente o melhor que vimos este ano. A Samsung apostou no jogo dos números com este telefone. Todos os números na folha de especificações são incríveis e temos muitos. Temos uma bateria de 5.000 mAh, uma câmara traseira de 108MP, uma câmara frontal de 40MP, zoom 100X, 5G, carregamento de 45W, ecrã de 120Hz, preço de 1379€ e muito mais.

Análise Samsung Galaxy S20 Ultra: O poder dos números 6

É a soma desses números que se traduz na experiência de utilização do equipamento e isso é mais importante que qualquer folha de especificações, como devem certamente concordar.

Já mencionei diversas vezes que o Galaxy S20 Ultra é grande e grosso, isso em números traduz-se nas dimensões de 166,9 x 76,0 x 8,8 mm. Se contarmos com a saliência da câmara, estamos a falar de aproximadamente 10 mm. Também é pesado, pesando 222g.

Galaxy S20 Ultra Ecrã

 

O ecrã do último topo de gama da Samsung, o Galaxy Note 10+, mostrou-nos tudo o que queríamos do ecrã de um telefone. E a Samsung superou-se com o Galaxy S20 Ultra. Não consegui encontrar um único ponto negativo neste ecrã. É excepcional em brilho, cores, ângulos de visão, refletividade e todas as outras partes da experiência com o ecrã que interessam.

 

O ecrã do Galaxy S20 Ultra é maior que o Note 10+, com 6,9 polegadas, o que faz dele o maior ecrã de sempre em smartphones da Samsung. Mas não é apenas o tamanho que faz dele melhor, este equipamento apresenta uma grande vantagem ao dobrar a taxa de atualização para 120Hz, que é das mais altas na indústria aos dias de hoje. Com esta taxa de atualização, todos os movimentos no ecrã são impressionantemente suaves, mas eu não a usei por muito tempo, já explico porquê quando chegarmos à secção da Bateria.

Análise Samsung Galaxy S20 Ultra: O poder dos números 7

 

Ao percorrer feeds e listas a suavidade torna-se evidente, mas os mais atentos vão perceber esta suavidade e conforto em toda a navegação no telefone. É agradável aos olhos, e vão notar a diferença quando voltarem a 60Hz, eu adoro o visual de 120Hz  mas para mim não vale o custo na bateria.

O modo 120Hz está disponível apenas na resolução FHD + padrão - Se desejam aproveitar ao máximo todos os recursos do ecrã em QHD +, reduzam para 60Hz.

Galaxy S20 Ultra Software e desempenho

 

O Samsung Galaxy S20 Ultra é um dos telefones mais rápidos do mercado, graças ao Qualcomm Snapdragon 865. Não há perda de quadros, atraso no carregamento de aplicações, nada disso. É como qualquer outro FlagShip moderno: tão rápido quanto tem que ser. Para ser sincero, não acho necessário estar aqui a publicar benchmarks (até porque já estão em todas as outras análise já publicadas) porque os números são apenas isso, já vi equipamentos brilharem em Benchmark e serem uma desilusão em utilização real e vice versa. Os Benchmarks mostram qual o funcionamento do telefone no pico máximo de performance, não mostram como se porta em utilização real, tenham isso em conta quando lerem que " O XPTO V5 é o telefone mais rápido do mercado", estão a falar de Benchmarks quase de certeza.

Análise Samsung Galaxy S20 Ultra: O poder dos números 8

 

Outra característica do Samsung Galaxy S20 Ultra que o faz brilhar em Benchmarks e também na utilização real é o seu armazenamento UFS 3.0 com velocidades de armazenamento teórico mais rápidas do que a série Galaxy S10.  Outro ponto em que o Galaxy S20 Ultra não deixa créditos por mãos alheias é o desempenho gráfico, segundo o 3DMark, ele supera mais de 99% dos telefones.

O Samsung Galaxy S20 Ultra é um dos telefones mais rápidos que podem comprar. Deve durar dois anos com facilidade, sem grandes desacelerações, ainda mais se a Samsung continuar com a sua política de actualizações de software dos seus Flagships.

Análise Samsung Galaxy S20 Ultra: O poder dos números 9

 

A única parte da experiência diária que não acompanha o restante é o sensor de impressão digital. Este é o mesmo sensor do Galaxy S10, ou seja, não é do melhor. O sensor demora a responder, esteja a aceitar ou a rejeitar uma impressão, e a área de reconhecimento é pequena. Felizmente, o sensor foi colocado um pouco para cima para ser mais fácil de alcançar naturalmente, mas podia ser mais rápido, o S20 Ultra merecia.

Galaxy S20 Ultra Duração da bateria

 

Com a plataforma Snapdragon 865 de última geração e uma enorme bateria de 5000mAh, o S20 Ultra deveria ter uma autonomia excepcional em comparação com o Galaxy S10 +. Mas tudo depende se estão a usar o ecrã no modo 60Hz ou 120Hz.

Como deixei bem claro, eu não sou o maior fâ do modo 120Hz. Mas já percebi por que não está ativado por padrão: ele arrasa a vida útil da bateria deste telefone.

O modo 120Hz é incrível, mas destrói a vida útil da bateria.

Com o 120Hz ligado, eu vi uma redução de 20 a 30% na duração total da bateria ao longo do dia e uma relação muito mais preponderante do consumo e tempo de ecrã ligado. Com apenas 3 horas de "ecrã" num dia, podem usar os 120Hz sem qualquer efeito excessivo na vida útil da bateria e vão chegar facilmente com bateria ao final do dia, mas se aumentarem a utilização para 4 a 5 horas de tempo de ecrã ... não vão terminar o dia sem ter que o carregar. Com 120Hz ativado e mais de 5 horas de ecrã cheguei a 10% da bateria em apenas 12 horas. Isso é muito menos do que esperava de uma bateria tão grande.

Análise Samsung Galaxy S20 Ultra: O poder dos números 10

Depois de alguns dias a usar o modo 120Hz e a "sofrer" com a vida útil da bateria, voltei para 60Hz e vi uma mudança imediata. De repente, a duração da bateria era previsível e longa. 4 ou 5 horas de tempo de ecrã não foram problema e ainda me deixavam com 20% de bateria no final de um longo dia. É uma escolha díficil de ser feita, mas eu vou usar o S20 Ultra no modo 60Hz para poder usá-lo sem pensar na duração da bateria.

 

Análise Samsung Galaxy S20 Ultra: O poder dos números 11

Eu espero que a Samsung tenha uma actualização preparada para incluir uma taxa de actualização "dinâmica" que permita que o telefone aumente e diminua a taxa de actualização conforme necessário para se ajustar ao conteúdo no ecrã. Com esse drástico consumo de energia da mudança para 120Hz, fica claro que o telefone está constantemente a funcionar a 120Hz - o que é totalmente desnecessário, não precisa estar a funcionar a 120Hz para ver uma imagem estática ou ver vídeos a 30 ou 60 fps. Espero que a Samsung consiga arranjar solução, senão fico mesmo pelos 60Hz.

Análise Samsung Galaxy S20 Ultra: O poder dos números 12

O carregador na caixa carrega o telefone de 1% a 60% em apenas 30 minutos e leva apenas mais 35 minutos até chegar ao 100%. Isso é muito, considerando que essa nem é a velocidade máxima de carregamento que o telefone pode suportar - podem acelerar ainda mais com um carregador de 45W. E, é claro, podem carregar mais devagar sem fio, o que por si só já é bastante rápido se usarem um dos carregadores da Samsung.

Análise Samsung Galaxy S20 Ultra: O poder dos números 13

Galaxy S20 Ultra Câmaras

 

O Samsung Galaxy S20 Ultra já conseguiu arrancar opiniões muito dispares, pois consegue ser bom e mau ao mesmo tempo. Às vezes, os resultados da câmara surpreendem e batem a concorrência, enquanto outras vezes ficamos a pensar " o que é que se passou aqui?".

 

Então, vamos começar com o que não é tão bom: objetos em movimento, animais de estimação e pessoas. Os telefones Samsung nunca foram bons com essas três coisas. Os objetos em movimento estão muitas vezes embaçados e as imagens são fracas. Imagens de animais de estimação e pessoas são geralmente demasiado macias e com tons de pele estranhos.

Aplicação de câmara Galaxy S20 Ultra Credits DxOmark
Aplicação de câmara Galaxy S20 Ultra Credits DxOmark

Eu só recebi o S20 Ultra há cerca de duas semanas, por causa da pandemia e tal. Houve muita coisa que ficou parada e esta análise foi uma delas. Tive no entanto a oportunidade de experimentar um Galaxy S20 Ultra na do lançamento e o foco automático estava mau, ao ponto de ser mesmo frustrante de usar. A unidade que estamos a analisar já tem as últimas atualizações da Samsung e as diferenças são da noite para o dia!

Análise Samsung Galaxy S20 Ultra: O poder dos números 14

Abaixo estão algumas imagens tiradas com o Galaxy S20 Ultra. Eu diria que o bokeh com o Live Focus é bom e a detecção de margem é ótima. Onde o telefone se destaca ainda mais é em tudo o resto. Adoro as fotos de paisagens e objectos com este telefone. O bokeh natural é incrível para tirar fotos bonitas de telefones, sim eu sou aquele maluquinho que vêem no parque a tirar fotografias a telefones.

As fotos de paisagem são saturadas e precisas o suficiente para uma excelente precisão das cores. Faz tudo bem e eu gosto. A ultra wide também é muito boa. A ultra grande angular da Samsung é uma das melhores câmaras ultra wide do mercado a par com a ultra wide do Huawei P40 Pro, mas que não é tão ampla. No Galaxy S20 Ultra, as cores são clássicas da Samsung, vibrantes e saturadas. Os detalhes são bons e a distorção é muito limitada.

Por último, mas certamente não menos importante, é a câmara zoom. A Samsung comercializa isso como "100X Space Zoom". Muitos analistas dizem que para a fotografia ser utilizável tem que ser abaixo das 30x de Zoom. Lamento tirar a magia do slogan "Space Zoom" da Samsung mas o zoom de 100x nada mais é do que um artifício de marketing, o resultado que vão ter é desfocado e com zero detalhes. A Samsung deveria ter considerado reduzir para 50x ou 30x e permitir que as pessoas capturem fotos utilizáveis. Até 30x os resultados são impressionantes e temos alguns exemplos mais abaixo.

Exemplo Zoom 1

Análise Samsung Galaxy S20 Ultra: O poder dos números 15 Análise Samsung Galaxy S20 Ultra: O poder dos números 16

 

Exemplo Zoom 2

Análise Samsung Galaxy S20 Ultra: O poder dos números 17 Análise Samsung Galaxy S20 Ultra: O poder dos números 18

 

Exemplo Zoom 3

Análise Samsung Galaxy S20 Ultra: O poder dos números 19 Análise Samsung Galaxy S20 Ultra: O poder dos números 20

A câmara selfie é realmente uma das áreas em que a Samsung superou a concorrência este ano. A câmara selfie de 40MP é uma das melhores câmaras selfie que eu já vi num smartphone, a ser superada apenas, Huawei P40 Pro. De qualquer maneira, há uma suavização mínima da pele e as selfies são muito nítidas.

 

Software: OneUI 2.1

Essencialmente, não há diferenças nas duas versões do One UI. Alguns ajustes na interface do utilizador aqui e ali, mas é isso. a OneUI está boa e foi projetada para aproveitar o aumento no tamanho dos ecrãs dos telefones. Tudo tem bom aspecto e temos alguns dos novos recursos que a Samsung adicionou com a série S20.

Single Take

O primeiro e um dos recursos mais anunciados é o Single Take. O recurso Single Take permite que o utilizador movimente o telefone por cerca de 10 segundos e a câmara grava um vídeo. Depois, ele  edita automaticamente os clipes e as fotos dessa gravação. Ele rastreia o que está no enquadramento e edita coisas específicas. Se estão a pensar em qual a utilidade, imaginem gravar um clipe de 10s com o Single Take de um mergulho para a piscina por exemplo e o resultado será fotos de vários ângulos e mini clips de vídeo prontos para para vos fazer brilhar no Instagram.

Quick Share

O Quick Share é basicamente o AirDrop. Permite enviar arquivos entre dois telefones Galaxy diferentes quase instantaneamente e sem pedir demasiadas permissões ou emparelhamentos. O Quick Share partilha os ficheiros rapidamente e é bastante confiável. Foi lançado como exclusivo do One UI 2.1, e chegiu às séries S10, Note 10 e Galaxy Fold com uma atualização de software e lançada nas séries Z Flip e S20. Os futuros telefones Samsung serão lançados com ele, portanto a utilidade deve aumentar no futuro.

5G? Sim deve ser bom

Aquela excitação inicial com as velocidades 5G está a esmorecer com o atraso das operadoras e entidades competentes em disponibilizar aos consumidores um produto final que permita usar estas velocidades de nova geração em território nacional. Na verdade não conseguimos testar nada relacionado com 5G, vamos confiar nas folha de especificações e assumir que quando o 5G estiver disponível em Portugal o Galaxy S20 Ultra dispõe de todas as ferramentas e componentes internos para fornecer uma experiência FlagShip.

Galaxy S20 Ultra, devem comprá-lo?

 

A Samsung apostou tudo o que tinha no Galaxy S20 Ultra e estabeleceu uma fasquia muito elevado ao fixar o preço do S20 Ultra em 1379€ em Portugal.

O hardware parece valer a pena, e não há dúvida de que as especificações têm o necessário para lidar com tudo e qualquer coisa que queiram fazer num telefone - isto é válido para hoje e provavelmente daqui a dois anos ainda será um telefone espectacular. O Galxy S20 Ultra possui todos os recursos de hardware que poderíamos desejas, um ecrã incrível e vida útil da bateria sem preocupações (a 60Hz!) durante todo o dia. As câmaras também são motivo de orgulho para a Samsung, além de uma boa câmara grande angular e fotos com zoom de alta qualidade.

Análise Samsung Galaxy S20 Ultra: O poder dos números 21

Mas há coisas que não são perfeitas e é difícil perdoar tendo em conta o preço. O S20 Ultra é absolutamente gigante, e isso vai desmotivar imediatamente muitos potenciais compradores. O modo do ecrã de 120Hz é maravilhoso, mas ativá-lo arrasa com a duração da bateria que acabei de elogiar.

E as câmaras, apesar de ser capaz de fotos incríveis, são menos consistentes e ainda resultam em resultados medianos com mais frequência do que eu gostaria. E para um telefone de topo e tão caro, é justo esperar um sensor de impressão digital melhorado e mais do que apenas 128 GB de armazenamento.

A questão do "valor" é sempre volátil, porque cada um de nós tem uma ideia própria de qual o preço adequado para um telefone. Mas, mesmo que tenhamos opiniões diferentes sobre quanto vale um telefone, o facto é que o Galaxy S20 Ultra é caro quando comparado com outras opções.

O Galaxy S20 Ultra é para os entusiastas de tecnologia, aqueles que querem ter tudo, esses vão ficar felizes com o Galaxy S20 Ultra. É o telefone topo de gama da Samsung, e o que é capaz de fazer é impressionante. Como muitos Galaxy Notes anteriores, o S20 Ultra não foi criado para agradar a todos a todos; é o telefone que agrada aos entusiastas que querem a última tecnologia no mercado.

Se o dinheiro não for problema, têm uma opção com armazenamento de 512 GB e 16 GB de RAM.

Conclusão Análise Galaxy S20 Ultra

A Samsung fez tudo o que podia e sabia no Galaxy S20 Ultra, ignorando preocupações com tamanho e preço, a filosofia foi "pôr a carne toda no assador" e oferecer o maior e o melhor em todos os aspectos. Temos absolutamente tudo neste telefone, com um ecrã glorioso e as especificações mais avançadas. O novo sistema de câmara é o melhor da Samsung e a duração da bateria é boa desde que não ativem o modo de ecrã de 120Hz.

O bom

  • Ecrã enorme de alta qualidade
  • Design clássico da Samsung e qualidade de construção
  • Especificações e desempenho incríveis
  • Fotos da câmara principal extremamente nítidas
  • câmara com zoom tem uso real de até 15X

Área de melhoria

  • O sensor de impressão digital no ecrã é lento e geralmente exigente
  • Demasiado grande e pesado para alguns
  • A bateria sofre muito com os 120Hz
  • Extremamente caro

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais