Android Geek
O maior site de Android em Português

Análise Huawei P40 Pro: O Rei da Fotografia voltou

O P40 Pro é o primeiro smartphone da Huawei com um ecrã de alta taxa de atualização – vem com um ecrã OLED curvado de 6,58 “com alta resolução de 1200p e 90Hz. Mas há mais, muito mais para saber.

Existe um novo rei da fotografia móvel. O Huawei P40 Pro tinha como mote abrir novos caminhos e confirmar o estatuto de glória da série P da Huawei. Vamos descobrir se cumpre!

Não tem sido fácil para a Huawei viver sem o suporte do Google, mas isso não é nada comparativamente à árdua tarefa de conseguir vender Smartphones num mercado estagnado devido à pandemia COVID-19.

A série P40 foi lançada apesar da crise global da saúde, e o P40 Pro parece estar pronto para qualquer desafio.

O P40 Pro oferece uma experiência de câmara premium com sensores líderes na indústria com foco no zoom óptico, além de possuir um novo ecrã OLED de 90Hz 1200p.

Análise Huawei P40 Pro: O Rei da Fotografia voltou 1

Existe um outro dispositivo ainda mais premium que o Pro - o novo P40 Pro + com corpo em cerâmica e um zoom óptico de 10x mas esse vai ter que esperar a sua vez.

O P40 Pro é um equipamento que muito promete e que vamos detalhar como merece nesta análise.

Huawei P40 Pro o que o distingue?

O P40 Pro é o primeiro smartphone da Huawei com um ecrã de alta taxa de atualização - vem com um ecrã OLED curvado de 6,58 "com alta resolução de 1200p e 90Hz. A perfuração no ecrã para as câmaras é sensores frontais não é do agrado de todos, mas traz uma novidade. A câmara selfie de 32MP vem com foco automático (finalmente!) E um sensor ToF. Esta é a tecnologia necessária para contarmos com  desbloqueio facial 3D.

Análise Huawei P40 Pro: O Rei da Fotografia voltou 2

A câmara principal na traseira apresenta um novo sensor de 50MP com um filtro RYYB que consegue fotos de 12MP. Em seguida, temos o sensor ultra-wide exactamente igual ao do Mate 30 Pro - um sensor de 40MP com filtro RGGB e foco automático. A câmara de zoom conta com uma lente periscópio para o zoom óptico de 5x, como visto nos P30 Pro - mas tem um novo sensor de 12 MP com filtro RYYB que permitirá captar mais luz durante a noite. E, finalmente, temos outra câmara ToF para retratos e assistência ao foco automático.

Análise Huawei P40 Pro: O Rei da Fotografia voltou 3

O novo Kirin 990 5G está a cargo das operações do P40 Pro. Temos 4.200 mAh de capacidade de bateria que permaneceu inalterada desde o P30 Pro, mas o carregamento deve é mais rápido.

Unboxing Huawei P40 Pro

Não há surpresas na caixa de venda do P40 Pro - o conteúdo é digno de um FlagShip. Dentro, vão encontrar o carregador de 40W e o cabo USB-C, assim como um par de fones de ouvido com fio USB-C.

Alguns mercados podem receber uma capa de silicone com o P40 Pro, a nossa caixa trazia uma.

 

O Huawei P40 Pro tem semelhanças físicas com outros equipamentos, de outra marca e para isso muito contribui o módulo de câmara que é um simbolo daquilo que a Huawei faz tão bem, câmaras de smartphones. A Huawei prometeu uma revelação Visionária e é isso que encontramos ao abrir a caixa.

Análise Huawei P40 Pro: O Rei da Fotografia voltou 4

Análise Huawei P40 Pro: O Rei da Fotografia voltou 5

Software Huawei P40 Pro

100% Android mas com menos Google

O P40 Pro corre Android 10 de código aberto com a interface EMUI 10.1 da Huawei na camada superior.

Demorámos cerca de 10 minutos a mover todas as informações do Mate 30 Pro para o novo P40 Pro  (onde se incluem Facebook, Instagram, Twitter e similares) através da aplicação Phone Clone da Huawei, podem passar também as fotos e vídeos no dispositivo de origem .

O Phone Clone é talvez o melhor software de reposição que usamos até agora, além de transferir todos os contactos, mensagens, aplicações e configurações, também organiza o ecrã inicial exatamente da maneira que  tínhamos no telefone anterior. A aplicação Phone Clone chega mesmo a mover logins em muitos casos, na maioria dos casos basta fazer login nas aplicações para termos tudo como antes.

Escusado será dizer que não há serviços do Google, pois este Huawei P40 Pro é um puro Android AOSP. Além do Phone Clone, que basicamente transferiu todos as nossas mais de 100 aplicações para o P40 Pro, existe a própria App Gallery da Huawei, que está muito mais rica agora em termos quantidade e qualidade das aplicações, mas ainda não terá tudo o que podem estar à procura, apenas o que mais precisam.

De resto, podem instalar o APKPure, APKMirror ou qualquer agregador de APK similar como alternativa á Play Store. Nós temos no entanto forma de instalar a Play Store no Huawei P40 Pro. Descubram como: aqui.

 

Mesmo sem Play Store vão encontrar alternativas a aplicações do Google Maps, YouTube, Gmail etc. que funcionam muito bem. Podem ainda usar esses serviços através do Browser. O YouTube Vanced, por exemplo, é melhor que o original, o Here WeGo Maps funciona melhor offline, o widget de pesquisa do Google foi rapidamente substituído pelo DuckDuckGo.

Além de termos que dar mais umas voltas para instalar aplicações, sem culpa da Huawei, o EMUI 10.1 surpreendeu com uma experiência suave e fluída e algumas novidades.

Análise Huawei P40 Pro: O Rei da Fotografia voltou 6

A Huawei também equipou o P40 Pro com um ecrã de taxa de atualização de 90Hz que resulta numa maior fluidez de navegação e animações. Há ainda um novo assistente digital chamado Celia que é a resposta da Huawei ao Google Assistant, mas ainda está numa fase muito inicial. Não funciona em português, podem testar colocando o idioma do vosso P40 Pro em inglês.
O telefone funciona com o mais recente chipset Kirin 990 com modem 5G integrado, com 8 GB de RAM, e possui um módulo duplo híbrido de cartão de memória / SIM e um cartão eSIM para maior flexibilidade. Também podem aproveitar o Wi-fi de 6 velocidades e o GPS de dupla frequência incrivelmente rápido.

Design e Ecrã: Quatro margens curvas

  • 158,2 x 72,6 x 9 mm
  • 209g
  • Resistência à água e poeira IP68
  • Ecrã Full HD de 6,58 pol. (2.640 x 1.200), proporção de 19,8: 9
  • AMOLED
  • Taxa de atualização de 90Hz

Adoramos o acabamento Silver Frost da nossa unidade P40 Pro. A Huawei conseguiu um Desing sóbrio e elegante. O Huawei P40 Pro é resistente à água a até três metros de profundidade.

Como o P40 Pro possui um excelente ecrã em cascata de quatro curvas que envolve não apenas os lados, mas também a parte superior e inferior do dispositivo - a Huawei chama este ecrã de Overflow Display - o aparelho tem uma excelente ecrã / corpo e um corpo mais compacto.

Análise Huawei P40 Pro: O Rei da Fotografia voltou 23

Um dos aspectos mais refinados do P40 Pro é o design - embora não da maneira que que possam pensar. vejamos, o P40 Pro tem os cantos com vidro que é curvado nos quatro lados que lhe dá uma aparência fluída. Isso resulta numa estética única que pode não ser do gosto de todos, eu adoro. O Huawei P40 Pro é fantástico nas suas melhorias ergonómicas.

Com o vidro curvo do P40 Pro, deslizar de qualquer direção parece mais suave do que em qualquer outro smartphone, foi feito para ser usado com navegação por gesto, e isso é perfeito.

Os lados de alumínio levemente angulados ajudam o telefone a ser utilizado na mão sem esforço. Isto, combinado com uma distribuição de peso  quase perfeita, traduz-se numa sensação fenomenal na mão. Estou convencido de que este é o telefone com melhor "Grip" do mercado.

O controlo de volume e o botão de energia na margem direita estão bem localizados e são práticos de usar. O Blaster IR e o microfone estão alinhados de maneira satisfatória no topo do equipamento, e o mesmo vale para a bandeja SIM, microfone, porta USB-C e alto-falante. Tudo parece calculado ao pormenor. O telefone conta com classificação IP68 para garantir que o vosso dispositivo de 1000€ sobrevive a algum azar.

As opções de design da Huawei podem, no entanto, não agradar a alguns compradores em potencial do P40 Pro. Os cantos do ecrã excessivamente arredondados, o enorme módulo da câmara, a perfuração no ecrã, e os  cantos arredondados podem divergir do que alguns consideram o Design ideal, no entanto todos estes detalhes são justificados e trazduzem-se numa melhor experiência de utilização. 

A Huawei finalmente adicionou um ecrã de alta taxa de atualização a um dos seus Flagships. O P40 Pro tem um excelente ecrã 90Hz AMOLED que é um regalo para os olhos. Apesar da sua resolução inferior em comparação com a concorrência, este é o melhor ecrã já visto num dispositivo Huawei. Os ângulos de visão são excelentes, não há alterações de cor ao inclinar o dispositivo. Com mais de 440 nits de brilho, não está no topo de nenhum gráfico, mas achei brilhante o suficiente para ser usado sob luz solar direta. 

O painel OLED vem com resolução de 2640x1200 e possui um recorte para a câmara selfie dupla de 32MP que possui foco automático, sensor de profundidade para retratos e pode gravar vídeos em 4K. Este ecrã parece estar um pouco melhor calibrado do que o painel da Samsung no S20 Ultra, com melhor balanço de branco, menos deslocamento em ângulo e cobertura de gama de cores mais credível nas nuances mais frias.

O scanner de impressão digital no ecrã também foi atualizado, conseguindo cobrir 30% mais área do que antes, e parece mais rápido para desbloquear.

Relativamente á taxa de atualização de 90Hz a Huawei acha que é a medida perfeita entre imagens suaves e consumo de bateria. Ao olhar para os ecrãs de 120Hz com alto consumo de energia da série S20, não podemos dizer que a Huawei está errada. Dentro de casa e com brilho automático, o ecrã drena cerca de 12% da bateria a cada hora com a taxa de atualização de 90Hz em uso misto e 10% com a taxa de atualização mais alta desativada, o que é um consumo muito aceitável.

Desempenho e hardware Huawei P40 Pro

  • Chipset HiSilicon Kirin 990 5G de núcleo octa
  • 8GB RAM
  • 256 GB de armazenamento
  • Slot para cartão NM
  • Bateria de 4.200mAh
  • SuperCharge de 40W com fio
  • SuperCharge sem fio de 27W
  • 27W sem fio reverso


O Mate 30 Pro deu-nos uma noção prévia do desempenho do P40 Pro graças à sua configuração idêntica de processador / memória. Em resumo, o Kirin 990 é um SoC (sistema num Chipset) com potência de CPU semelhante ao Snapdragon 855, mas com menor desempenho de GPU.

O P40 Pro tem um excelente desempenho muito  graças ao Kirin 990 5G e 8 GB de RAM. Notámos algumas quedas de quadros em jogos 3D de alta intensidade, particularmente Fortnite e PUBG Mobile. Provavelmente isso deve-se à GPU. Para ajudar o telefone a manter altas taxas de quadros, a Huawei realmente vai precisar de atualizar a GPU na próxima iteração do chipset Kirin.

Os mais fanáticos por especificações podem ficar algo desapontados com 8 GB de RAM quando há telefones com 12 e 16GB de RAM. No entanto, posso dizer com segurança que 8 GB são memória suficiente em 2020. O sistema que faz a gestão de tarefas da Huawei dá uma ajuda brutal e constantemente libert memória, matando aplicações antigas. Por outro lado, isso pode afetar a experiência. 

A série P tem também capacidades 5G graças ao chipset Kirin 990 5G, que suporta Bandas 5G sub-6GHz. 

Desbloquear o telefone é o mais rápido possível num dispositivo de topo. O óptico scanner de impressão digital no display, que a Huawei afirma ser 30% maior e 30% mais rápido que o modelo anterior, é uma melhoria notável.A experiência é manifestamente melhor que no Huawei P30 Pro.

O desbloqueio facial também é super rápido na minha experiência. O P40 Pro conta com a tecnologia de infravermelho para ajudar a detectar o rosto do utilizador, mesmo no escuro. Funciona como previsto.

 

Câmaras Huawei P40 Pro: genuinamente extraordinárias

  • Principal: 50MP RYYB, f/1,9, 23mm
  • Ultra wide: 40MP, f/ 1,8, 18mm
  • Telefoto: 12MP RYYB, f/3.4, 125mm
  • ToF
  • Selfie: 32MP, f/2.2, 26mm
  • Ultra HD / 4K a 60 qps (frontal e traseira)
  • 720p HD a 7680fps
  • 1080p Full HD a 960fps


Especificações da câmara Huawei P40 Pro - Análise do Huawei P40 Pro

Huawei voltou a aposta na sua tecnologia de câmara - o recurso porue é mais conhecida a sua série P - a câmara do Huawei P40 Pro é , na verdade, a melhor câmara de qualquer telefone até ao momento.

Na configurção traseira temos câmara Ultra Wide, Câmara Telefoto e sensor (ToF). Na frente, temos um sensor selfie de 32MP, com foco automático guiado por laser.

A configuração é bastante arrojada, para conseguir competir com outros excelentes Flagships de 2020.

Zoom Huawei P40 Pro

 

A principal câmara RYYB de 50MP possui um gigantesco sensor de 1,28 polegadas, que faz dele o maior de qualquer smartphone no mercado - abafando até mesmo o sensor de 108MP S20 Ultra da Samsung que tem um sensor de 1/1.33 polegadas. As imagens tirada com o Huawei P40 Pro são excelentes. As cores são brilhantes e vibrantes ; Aafaixa dinâmica é fantástica, graças ao HDR; o detalhe é incrível, mesmo no modo pixel-binned e os resultads gerais são simplesmente incríveis. 

Low Light Huawei P40 Pro

 

Galeria de fotos Huawei P40 Pro

Quanto ao Zoom, temos aparentemente a mesma configuração ótica periscópio 5x e híbrida digital 50x do P30 Pro. Desta vez, porém, o sensor foi atualizado com RYYB de 12 MP, o que melhora drasticamente a quantidade de detalhes nas fotos com zoom. Com uma quantidade saudável de luz, os resultados do zoom óptico são excelentes. Quando capturamos imagens abaixo de um certo nível de luz, no entanto, o software muda para a câmara principal e corta digitalmente. Isto resulta em imagens visivelmente mais esbatidas, mas relativamente boas.

Os modos de Retrato e abertura os modos não precisavam de muitos ajustes. A Huawei conseguiu, aind assim, melhorar estes modos e agora estão ainda melhores. Os resultados do modo retrato do P40 Pro não decepcionam. O isolamento do assunto está no ponto, assim como o foco. A Huawei permite alterar o tipo de bokeh, o que abre muitas possibilidades, mesmo depois da foto ter sido registada.

Análise Huawei P40 Pro: O Rei da Fotografia voltou 38

As fotografias em Low Light, tem sido um dos pontos em que os equipamentos da Huawei se destacam quando comparados com a a concorrência. O sensor RYYB parece ajudar muito na captura de detalhes, e o P40 Pro pode , como um gato, ver no escuro com o seu incrível modo noturno. 

O sensor de 40MP Ultra Wide e a câmara cine do Mate 30 Pro etsão presentes no P40 Pro e é uma uma maravilha. É um sensor significativamente maior que o do P30 Pro com quatro vezes a resolução. Isso resulta num desempenho muito melhor com pouca luz no modo ultra wide. A lente ultra grande angular anterior era equivalente a 16 mm, a do P40 Pro é de 18 mm com um campo de visão mais estreito. 

O sensor de 32MP na frente do Huawei P40 Pro é capaz de capturar muitos detalhes e cores em quase todas as condições de iluminação. Fiquei particularmente impressionado com a capacidade de capturar com precisão tons de pele em ambientes variados. Parece estar resolvida aquela situação de modelos anteriores em que pele ficava esbatida como se estívessemos sempre maquilhados.

O layout da câmara traseira do P40 Pro é capaz de gravar vídeo Ultra HD / 4K em até 60 quadros por segundo, bem como em super câmara lenta até 7680 fps, tal como o Mate 30 Pro. Ambos os modos estão disponíveis nas câmaras Wide. 

No departamento de vídeo a Huawei também apresenta melhorias significativas. Como não posso sair de casa como gostaria deixo-vos abaixo o vídeo registado pela DxOmark.

A aplicação de câmara da Huawei é de longe a melhor do mercado. Há um equilíbrio perfeito entre a facilidade de uso e um conjunto generoso de recursos e configurações.

Mais uma vez o Huawei P40 Pro é imbatível no que ás suas câmaras diz respeito e é o melhor que o dinheiro pode comprar no momento. Este só por si pode ser um motivo válido para perder a cabeça e gastar 1000€ neste smartphone.

 

Duração da bateria do Huawei P40 Pro e velocidades de carregamento

Há uma bateria de 4200mAh no P40 Pro que pode ser carregada com velocidades de carregamento sem fio de 40W e 27W sem fio, o que é espectacular para carregamento sem fios. A bateria é um pouco menor do que no Mate 30 Pro, mas a Huawei diz que escolheu a melhor combinação de resolução do ecrã e chipset Kirin 990 5G para manter a autonomia no mesmo nível. Que é o melhor do mercado.

O telefone descarrega a uma velocidade de cerca de 10% (60Hz) ou 12% (90Hz) por hora em ambiente interno com brilho automático, o que mostra podemos esperar resultados muito bons.

Dado que conseguimos carregar o telefone de zero a 100% em menos de uma hora com o carregador na caixa, o carregamento sem fio a uma velocidade de 27w é algo absolutamente incrível.

Velocidades de carregamento da bateria do Huawei P40 Pro:

  • 30% em 10 minutos
  • 50% em 25 minutos
  • 80% em 40 minutos
  • 100% em 59 minutos

Um destes dias, decidi tentar levar a bateria a zero, usei-o sempre em resolução total, taxa de atualização de 90Hz e brilho máximo, e joguei Call Of Duty Mobile e fiz as minhas tarefas normais que são bastante intensivas, porque faço quase tudo no smartphone, inclusive parte deste artigo foi escrito no P40 Pro. O resultado foi algo  notável. (Tenham em mente,que este não é o uso típico de um telefone.) O P40 Pro mesmo nestas condições agrestes conseguiu mais de sete horas de tempo do ecrâ. Isso significa que com um uso normal, conseguimos facilmente ter oito, se não dez, horas de ecrã, se formos mais comedidos nas configurações.

O adaptador SuperCharge de 40W está incluído na caixa para levar a bateria de 4.200mAh a 97% em apenas 60 minutos. 

Conseguimos uma incrível velocidade de 27W no carregamento sem fio reverso. Esta funcionalidade funcionou muito bem para carregar relógios, fones de ouvido e até telefones com Qi.

Série Huawei Huawei P40 Pro: Especificações

Huawei P40 Pro Plus Huawei P40 Pro Huawei P40
Ecrã 6.58"OLED, 2,640 x 1,200 (19.8:9)
90Hz
Sensor de impressão digital no ecrã
6.58" OLED, 2,640 x 1,200 (19.8:9)
90Hz
Sensor de impressão digital no ecrã
6.1"OLED, 2,340 x 1,080 (19.5:9)
60Hz
Sensor de impressão digital no ecrã
Processador HiSilicon Kirin 990
Octa-core CPU (2 Cortex-A76 @ 2.86GHz, 2 Cortex-A76 @ 2.36GHz, 4 Cortex-A55 @ 1.95GHz)
Dual NPUMali-G76 MP16 GPU
HiSilicon Kirin 990
Octa-core CPU (2 Cortex-A76 @ 2.86GHz, 2 Cortex-A76 @ 2.36GHz, 4 Cortex-A55 @ 1.95GHz)
Dual NPUMali-G76 MP16 GPU
HiSilicon Kirin 990
Octa-core CPU (2 Cortex-A76 @ 2.86GHz, 2 Cortex-A76 @ 2.36GHz, 4 Cortex-A55 @ 1.95GHz)
Dual NPUMali-G76 MP16 GPU
RAM 8GB 8GB 8GB
Armazenamento 512GB 256GB 128GB
Camâras Traseira:
50MP f/1.9 (RYYB) com OIS
40MP f/1.8 ultra-wide
8MP f/4.4 10x periscopio com OIS
8MP f/2.4 3x telephoto com OIS
3D ToFFront:
32MP
IR sensor
Traseira:
50MP f/1.9 (RYYB) com OIS
40MP f/1.8 ultra-wide
12MP f/3.4 5x periscope
3D ToFFront:
32MP
IR sensor
Traseira:
50MP f/1.9 (RYYB) com OIS
16MP f/2.2 ultra-wide
8MP f/2.4 3x telephotoFront:
32MP
Bateria 4,200mAh
Non-removable
40W wired charging
40W wireless charging
4,200mAh
Non-removable
40W wired charging
27W wireless charging
3,800mAh
Non-removable
22.5W wired charging
IP Rating IP68 IP68 IP53
Software EMUI 10.1
Android 10
EMUI 10.1
Android 10
EMUI 10.1
Android 10

 

Veredito: Análise Huawei P40 Pro

A série Huawei P40 prometia trazer novidades visionárias e na verdade é isto que encontramos no Huawei P40 Pro. Estamos a falar de um equipamento com entre outras coisas, Audio Zoom para podermos focar a captura de aúdio como faríamos com uma câmara, um incrível ISO 51200, 7680FPS Slow Mo, HDR, 4K Time Lapse , 4K 60FPS.

Análise Huawei P40 Pro: O Rei da Fotografia voltou 39O ecrã é de excelente qualidade, o Huawei P40 Pro tem um painel de 6,58" OLED polegadas (resolução 2640 × 1200) 90Hz. Esta alta taxa de atualização traduz-se numa navegação mais límpida e em conteúdos mais claros e nítidos sem esforço para os olhos de utilizador.

O Huawei P40 Pro está assombrosamente bem equipado, especialmente em termos de câmara,

Com o Huawei P40 Pro a Huawei pretende para além das óbvias capacidades extraordinárias proporcionadas pelo Hardware co-desenhado com a Leica e apoiado pela AI do Kirin 990 proporcionar uma excelente experiência global.

Temos câmara lider de mercado, Design moderno, o melhor ecrã de sempre num smartphone Huawei e uma bateria que faz corar de inveja a concorrência. Não temos no entanto Google Mobile Services, mas isso para nós é uma questão que não tem demasiada relevância pois para além de ser possível instalar GMS a APPGallery está cada vez mais completa e quem optar por um Huawei P40 Pro terá certamente todas as suas necessidades cobertas.

Preço e disponibilidade Huawei P40 Pro em Portugal

PVP: P40 Pro 1049.99€

Selo de recomendação AndroidGeek

Análise Huawei P40 Pro: O Rei da Fotografia voltou 40

Escolha AndroidGeek

O produto / serviço analisado neste artigo mostra-se excelente na relação qualidade preço. Uma análise com a Designação "Escolha AndroidGeek" é a garantia que o produto/serviço em questão tem a melhor relação Valor VS Benefício.  
 

 

 

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!