Android Geek
O maior site de Android em Português

O que é um Pixel nas câmeras dos nossos smartphones?

Em imagem digital, um pixel é um ponto físico numa imagem, ou o elemento endereçável mais pequeno num dispositivo de exibição endereçável a todos os pontos; ou seja é o menor elemento controlável de uma imagem representada no ecrã. O endereço de um pixel corresponde às suas coordenadas físicas. Os pixeis LCD são fabricados numa grade bidimensional, e muitas vezes são representados usando pontos ou quadrados, mas os pixeis CRT correspondem aos seus mecanismos de temporização.

 

(abaixo: Este exemplo mostra uma imagem com uma porção muito ampliada, na qual os pixels individuais são renderizados como pequenos quadrados e podem ser facilmente vistos.)

O que é um Pixel nas câmeras dos nossos smartphones? image

Cada pixel é uma amostra de uma imagem original; Mais amostras geralmente fornecem representações mais precisas do original. A intensidade de cada pixel é variável. Nos sistemas de imagem a cores, uma cor é tipicamente representada por três ou quatro intensidades de componentes, como vermelho, verde e azul, ou ciano, magenta, amarelo e preto.

O que é um Pixel nas câmeras dos nossos smartphones? image

Em alguns contextos (como descrições de sensores de câmara), o termo pixel é usado para se referir a um único elemento escalar de uma representação de vários componentes, enquanto em outros contextos o termo pode ser usado para se referir ao conjunto de intensidades de componente para uma posição espacial. Fazer uma distinção entre pixeis, fotosites e amostras pode reduzir a confusão ao descrever sistemas de cores que usam subamostras cromáticas ou câmaras que usam o filtro Bayer para produzir componentes de cores por meio de upsampling.

A palavra pixel é baseada em uma contração de pix (de “imagens” de palavras, onde é encurtado para “pics”, e “cs” em “pics” soa como “x”) e el (para “elemento”); Formações semelhantes com ‘el’ incluem as palavras voxel e texel.

O que é um Pixel nas câmeras dos nossos smartphones? image

Um pixel geralmente é considerado o menor componente único de uma imagem digital. No entanto, a definição é altamente sensível ao contexto. Por exemplo, pode haver “pixeis impressos” numa página, ou pixeis transportados por sinais eletrónicos, ou representados por valores digitais, ou pixeis num dispositivo de exibição, ou pixeis numa câmara digital (elementos de fotosensor). Esta lista não é exaustiva e, dependendo do contexto, os sinónimos incluem pel, amostra, byte, bit e ponto. Os pixeis podem ser usados como uma unidade de medida, como: 2400 pixeis por polegada, 640 pixeis por linha, ou espaços de 10 pixeis.

As medidas de pontos por polegada (dpi) e pixeis por polegada (ppi) são às vezes usadas de forma intercambiável, mas têm significados distintos, especialmente para dispositivos de impressora, onde dpi é uma medida da colocação da densidade de ponto (por exemplo, gota de tinta) da impressora. Por exemplo, uma imagem fotográfica de alta qualidade pode ser impressa com 600 ppi numa impressora a jato de tinta de 1200 dpi. Números de dpi ainda maiores, como os 4800 dpi citados pelos fabricantes de impressoras desde 2002, não significam muito em termos de resolução viável.

(abaixo:Geometria de elementosde cores de vários monitores CRT e LCD; Pontos de fósforo na exibição de CRT de cores (linha superior) não têm relação com pixeis ou subpixeis)

O que é um Pixel nas câmeras dos nossos smartphones? image

 

Quanto mais pixeis usados para representar uma imagem, mais próximo o resultado pode parecer do original. O número de pixeis numa imagem às vezes é chamado de resolução, embora a resolução tenha uma definição mais específica. As contagens de pixeis podem ser expressas como um único número, como em uma câmara digital de “três megapixeis”, que tem um nominal de três milhões de pixeis, ou como um par de números, como em um “display 640 por 480”, que possui 640 pixeis de lado a lado e 480 de cima para baixo (como num ecrã VGA) e, portanto, tem um número total de 640 × 480 = 307.200 pixeis ou 0,3 megapixeis.

Os pixeis ou amostras de cores, que formam uma imagem digitalizada (como um arquivo JPEG usado numa página Web) podem ou não estar em correspondência um a um com os pixeis de ecrã, dependendo de como um computador exibe uma imagem. Na computação, uma imagem composta de pixeis é conhecida como uma imagem bitmap ou uma imagem raster. A palavra raster tem origem em padrões de varredura de televisão e tem sido amplamente utilizada para descrever técnicas de impressão e meio-tom semelhantes.

Fique atento à nossa página do Facebook e Twitter para obter as notícias em primeira mão.

Comentários estão fechados.