As novas funcionalidades Android apresentadas no Google I/O

Durante o seu segmento Android, o Google revelou que pensam no sistema operativo em termos de três grandes temas: “Phone at the Center”, “Extending Beyond the Phone”, e “Better Together”. Vamos rever estes três temas abaixo, e o que foi especificamente anunciado em cada categoria.

O Google subiu ao palco no evento I/O deste ano durante cerca de duas horas, anunciando novos e excitantes produtos como Pixel 6a, Pixel 7, e o Pixel Watch. Enquanto que o hardware tende a roubar o espetáculo nestes eventos, a equipa certamente não se vangloriou do Android: entre as novas funcionalidades do Android 13 e as actualizações gerais do Android, o Google teve muito que falar sobre o software.

Durante o seu segmento Android, o Google revelou que pensam no sistema operativo em termos de três grandes temas: “Phone at the Center”, “Extending Beyond the Phone”, e “Better Together”. Vamos rever estes três temas abaixo, e o que foi especificamente anunciado em cada categoria.

As novas funcionalidades Android apresentadas no Google I/O 1

O Google está a implementar o RCS e o Digital ID

O Google repetiu-se um pouco no “Phone at the Center”, começando aqui, passando por cima de algumas das novas funcionalidades do Android 13 que já vimos desde a primeira versão beta. Foram-nos mostradas características tais como ícones de aplicação, a possibilidade de mudar as vossas cores para corresponder ao vosso papel de parede usando o Material You; o novo painel de controlo de media com uma divertida barra de reprodução “groovy”; e a capacidade de personalizar diferentes idiomas por aplicação.

 

As novas funcionalidades Android apresentadas no Google I/O 2

A empresa anunciou também que o Android 13 apresenta uma tonelada de novas funcionalidades de segurança e privacidade, mas não entrou em muitos detalhes sobre pormenores específicos. Também destacaram os seus esforços para trabalhar com operadoras para implementar o RCS, o protocolo de mensagens de texto de próxima geração que traz características ricas de mensagens como encriptação de ponta a ponta, mensagens wifi, e leitura de recibos para substituir os SMS. A empresa aproveitou um momento para dar uma forte indicação de que espera que a Apple adopte o RCS para os seus iPhones, que se fique ao SMS apenas para todas as mensagens não iMessage.

A primeira grande novidade lançada no Google I/O este ano, no entanto, foi uma boa novidade: A empresa está a renovar a Google Wallet para incluir a identificação digital, especificamente as cartas de condução digitais. Esta funcionalidade espelha o programa de ID digital da Apple para a sua aplicação Wallet, que em breve será lançada. Quando as funcionalidades de ambas as plataformas estiverem ativas, poderão usar o telefone para “mostrar” o seu ID. Também não é apenas uma fotografia do seu ID: pois ela Autentica o ID através de NFC ou de um código QR, para provar que o ID está ativo e é o seu.

O Google também anunciou que o SOS de emergência está a chegar ao Wear OS, permitindo-lhe ligar facilmente serviços de emergência a partir do seu smartwatch alimentado por Android, em caso de emergência. A empresa está também a expandir o sistema de aviso de terramotos do Android, utilizando o acelerómetro do seu telefone para o avisar do avanço de um terramoto antes de este acontecer.

Aplicações Android serão otimizadas para ecrãs maiores

Seguindo a partir dos smartphones, o Google “Extended Beyond the Phone”, como prometido, virou a sua atenção para o Android em tablets. A empresa anunciou que pretende otimizar as aplicações Android para ecrãs do tamanho de tablets, e começará com mais de 20 aplicações populares a serem atualizadas iminentemente. Estas aplicações incluem grandes nomes como o TikTok, Facebook, Canva, e Google Messages. Notarão alterações na interface de utilizador destas aplicações para melhor acomodar o maior tamanho de ecrã: TikTok, por exemplo, utilizará parte do ecrã para vídeos, e outra para comentários, para que possam ver ambos confortavelmente ao mesmo tempo.

As novas funcionalidades Android apresentadas no Google I/O 3

O Google também mostrou um sistema de gestão de janelas do tipo iPadOS: Pode arrastar e largar aplicações da barra inferior ou da lista de aplicações para ecrã dividido instantâneo.

Dispositivos Android devem agora funcionar melhor juntos

Finalmente, o Google levou algum tempo a falar sobre como quer que os seus vários dispositivos Android funcionem em conjunto – ou que sejam “Better Together”. Anunciou o casting será expandido para novos dispositivos, tais como os Chromebooks e os carros. O Phone Hub também será expandido, para que possa transmitir a aplicação de mensagens do telefone para o Chromebook.

Um das novas características para nós favorita, é a capacidade de copiar algo do telefone e colá-lo diretamente no tablet. Isto funciona muito bem em todo o ecossistema da Apple, quer estejam a usar um iPhone, iPad, ou Mac, por isso estamos entusiasmados por ver esta opção chegar finalmente ao Android.

As novas funcionalidades Android apresentadas no Google I/O 4

O Google também destacou uma expansão Fair Pair que permitirá que outros dispositivos como TVs possam ser emparelhados com os auscultadores e dispositivos inteligentes de forma tão perfeita como seria de esperar do Fast Pair. Por falar em emparelhar, o Google anunciou “Matter”, uma solução que liga o Google Nest a variadas marcas e produtos para um emparelhamento fácil, que chegará neste Outono.

Para encerrar os anúncios do Android, o Google lançou um novo Android 13 beta para dispositivos Pixel. Este beta será o segundo para o Android 13, e provavelmente inclui as novas funcionalidades discutidas.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!