Apple está a desenvolver vários Macs com variantes do Apple Silicon M2

Para quem desconhece, o chip M2 é o sucessor do M1, que foi o primeiro processador proprietário da fabricante de iPhones que se baseou na arquitetura ARM. E agora, parece que a marca está a desenvolver um chip M2, o M2 Pro, o M2 Max, e possivelmente até um sucessor do M1 Ultra também.

Um novo relatório acaba de revelar informações interessantes sobre os futuros planos para PCs da Apple. Aparentemente, a empresa encontra-se a testar uma série de novos modelos Mac, que serão equipados por diferentes variantes do seu próximo chipset Apple Silicon M2.

De acordo com um relatório da Bloomberg, os registos de desenvolvimento mostraram que o gigante sediado em Cupertino está neste momento a trabalhar em pelo menos nove novos Macs que serão equipados com quatro novas variantes do chipset M2. Para quem desconhece, o chip M2 é o sucessor do M1, que foi o primeiro processador proprietário da fabricante de iPhones que se baseou na arquitetura ARM. E agora, parece que a marca está a desenvolver um chip M2, o M2 Pro, o M2 Max, e possivelmente até um sucessor do M1 Ultra também.

Apple está a desenvolver vários Macs com variantes do Apple Silicon M2 1

Dos nove próximos Macs, a Apple poderá estar a trabalhar num MacBook Air com um chip M2 que conta com um CPU de 8 núcleos e uma GPU de 10 núcleos. Além disso, um novo Mac Mini também está em desenvolvimento que irá ser equipado com uma variante do próximo chipset M2 Pro. Além disso, a empresa também está a testar internamente um novo MacBook Pro de 13 polegadas com chip M2, juntamente com os modelos MacBook Pro de 14 e 16 polegadas que contam com chips M2 Pro e M2 Max. O M2 Max CPU é composto por um GPU de 12 núcleos e 38 GPU core emparelhado com 64GB de memória.

O relatório acrescenta que há também um Mac Pro no fundo do túnel, que irá ser o sucessor do M1 Ultra que se estreou no Mac Studio. Nomeadamente, a Bloomberg afirmou que a fase de testes internos é um “passo fundamental” no processo de desenvolvimento, pelo que os novos PCs poderão ser lançados nos próximos meses. A Apple deverá atualizar alguns dos seus modelos Mac, por isso mantenham-se atentos a mais atualizações sobre este assunto.

Vai gostar de saber:  Ferramenta de transferência direta do Google Fotos para o iCloud da Apple chega na próxima semana

Apple está a desenvolver vários Macs com variantes do Apple Silicon M2 2

Apple substitui Samsung nas suas lentes periscópio

Em notícias relacionadas com a marca, a Apple já decidiu não comprar componentes de lentes de periscópio à Samsung, e tem procurado um substituto. Alega-se que as patentes da Samsung sobre a tecnologia fizeram a Apple procurar um fornecedor alternativo, e agora pode ter encontrado uma alternativa.

De acordo com a Elec, a Sul-Coreana Jahwa Electronics anunciou que está a investir 191 mil milhões de won (155,7 milhões de dólares) na construção de instalações. Não foram divulgados mais pormenores, para além do anúncio de que o plano estará concluído em março de 2023.

Jahwa faz os atuadores de estabilização de imagem ótica (OIS) usados no Samsung Galaxy S22. O Elec acredita que o investimento significa que a Jahwa assegurou um novo cliente, e diz que fontes não especificadas reportam que fornecerá atuadores OIS a esse cliente a partir de 2023.

Apple encontrou novo fornecedor de lentes periscópio, substituindo a Samsung 2

Se o novo cliente for a Apple, então os planos de expansão significarão que a Jahwa está a construir instalações exclusivamente para a empresa de Cupertino. A Apple alegadamente tende a insistir em instalações exclusivas, e também vai inspecionar a fábrica antes de aprovar a produção.

O Elec informa que este processo, do anúncio à aprovação, levará pelo menos um ano para ser concluído. As suas fontes acreditam que Jahwa começará a produção no segundo trimestre de 2023. Os actuadores OIS serão um componente chave do sistema de lentes de câmara periscópio que a Apple alegadamente pretende dar aos futuros iPhones uma maior funcionalidade de zoom.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!