Android Geek
O maior site de Android em Português

Análise Honor 9 : Um monstro de desempenho com beleza de sobra por um preço surpreendente

É absolutamente incrível a evolução que a marca HONOR evidenciou nos últimos anos, mas na verdade, tendo em conta que é uma subsidiária da Huawei não ficamos assim tão surpreendidos. Estes rapazes sabem fazer smartphones, disso não há qualquer dúvida. E este Honor 9 é a prova disso mesmo (caso alguém ainda duvidasse).

Honor 9
Honor 9

A Honor é uma sub-marca do Grupo Huawei, foi concebida no final de 2011 e oficializada em 2013. Desde a sua criação, a linha de smartphones Honor ajudou a Huawei a competir no segmento on-line na China e mais recentemente noutros mercados

Quem quiser saber um pouco mais sobre o percurso desta jovem marca, pode consultar o artigo abaixo:

Honor 9 a evolução de um sonho

Honor 9 características gerais

A Honor sempre apresentou equipamentos elegantes e com boas especificações, e este novo Honor 9 é exactamente isso. Poderoso, elegante e  a um preço imbatível.

O novo Huawei Honor 9 vem equipamento com um ecrã  de 5.15 polegadas com uma resolução 1080p, com espaço de cores DCI-P3 (usado igualmente no iPhone 7 e no Galaxy S8), e as suas dimensões são 147.3 × 70.9 × 7.45mm com cerca de 155 gramas.

Honor 9
Honor 9

Este equipamento vem com um chipset Kirin 960 (o mesmo do Mate 9 e P10)  , com o seu processador octa core a 2,4 GHz, com uns espantosos 4GB/6GB de RAM e estará disponível nas opções de armazenamento interno de 64 GB e 128 GB. O Honor 9 vem de origem com o  Android 7.0 Nougat, e com o EMUI 5.1 que é a ultima versão do EMUI da Huawei.

Para fotografia, traz um sistema de câmara dupla, com sensores de 12 e 20 MP, que permite um zoom híbrido até 2x. A câmara frontal é de 8 MP, com abertura f/2.0.

Honor 9
Honor 9

Vem ainda equipado com uma bateria de 3200 mAh, com carregamento rápido, entrada USB tipo-C, 4G Volte,  Bluetooth 4.2, GPS com Glonass, Huawei Pay e jack 3,5mm.

Especificações técnicas do Honor 9

  • Ecrã de 5.2 polegadas, 1.920×1.080 FHD, 428 ppp, frente de vidro 2.5D
  • Processador Kirin 960 octa-core (4x 2,4 GHz + 4x 1,8 GHz)
  • Memória RAM 4 GB, ROM de 64 GB + cartão microSD de até 256 GB
  • Sistema operativo Android 7 (Nougat)
  • Interface EMUI 5.1
  • Câmara de dupla lente monocromática de 12 MP RGB + 20 MP
  • Bateria de 3.200 mAh com tecnologia de carga rápida
  • Bluetooth 4.2
  • USB Type-C que suporta USB OTG
  • Dual Nano SIM ou Nano SIM + microSD
  • 155 gramas

Design

Na parte traseira, o Honor 9 apresenta-se com diferenciais de qualquer outro telefone no mercado, e de forma geral é uma aposta que agrada a quase todos os utilizadores

Honor 9
Honor 9

O Honor 9 tem um corpo de vidro com um acabamento brilhante. É reflexivo, mas não como um espelho; Em vez disso, dispersa a luz em vários ângulos para criar um efeito “Aurora” que capta a atenção imediatamente.

Numa altura em que os telefones parecem todos iguais, este Honor 9 é uma lufada de ar fresco.

A frente do telefone é menos empolgante, mas não deixa de ser atraente,  há um sensor de impressão digital na parte inferior do ecrã que funciona de forma perfeita Essa é uma mudança importante para a marca Honor, que geralmente inclui o sensor nas costas, sobre o posicionamento ideal do sensor biométrico, temos a certeza que muitos vão dizer que é à frente e outros dirão que é na traseira. Gostos à parte, funciona bem, muito bem mesmo.

Honor 9
Honor 9

No corpo do telefone em ambos os lados do sensor de impressão digital temas as teclas de navegação, estas teclas podem ser definidas conforme o gosto do utilizador ou até mesmo desativadas e podem usar o botão Home como multifunções.

Este é um telefone fácil de segurar; não é um dispositivo grande, e tem as laterais curvas na traseira que permitem que se posicione confortavelmente na palma da mão. É semelhante ao Samsung Galaxy S7 Edge na parte traseira, a sensação é que foi moldado com a forma da mão.

Honor 9
Honor 9

O Honor 9 tem 147.3 x 70.9 x 7.45mm e pesa apenas 155g, o que significa que é muito fino leve e elegante.

Os sensores da câmera na parte traseira do telefone ficam nivelados com o corpo, então não há qualquer saliência da câmera, que é algo que muitas pessoas não gostam em alguns smartphones modernos.

Honor 9
Honor 9

As escolhas de cores são lindas mas limitadas, temos o Glacier Grey (a unidade neste análise), Midnight Black ou Sapphire Blue.

O design do Honor 9 dá uma sensação mais premium do que os anteriores flagships da marca. Não é um dispositivo de metal unibody,mas oferece algo que é inegável – um design arrojado inequivocamente bonito. Mas não há bela sem senão. A traseira lindíssima do Honor 9 é um incrível iman de impressões digitais, é praticamente impossível ter o equipamento limpo mais do que alguns minutos,

Destaques Design Honor 9

  • Design de vidro atraente e brilhante que se destaca
  • Sensor de impressão digital na frente do telefone, abaixo do ecrã
  • Três opções de cores disponíveis Glacier Grey, Midnight Black ou Sapphire Blue.

Câmara dupla

Com a mais recente tecnologia da câmara de lente dupla, o Honor 9 eleva a fotografia do smartphone para um novo nível, pois fornece uma lente monocromática de 20MP e uma lente RGB de 12MP com zoom híbrido que confere às fotografias uma claridade incrível. As duas lentes trabalham em conjunto para conseguir uma fotografia profissional: a lente monocromática captura uma imagem em preto e branco com incrível profundidade de detalhes, enquanto a lente RGB consegue uma reprodução de cores vivas. No fundo, é um software sofisticado que traz o melhor dos dois mundos.

Honor 9
Honor 9

Na parte de trás do Honor 9, é onde encontramos a câmera de duas lentes, que possui um sensor de 20MP que trabalha em conjunto com um de 12MP.

O sensor de 20MP é monocromático – o que significa que ele só captura imagens a preto e branco – enquanto o sensor de 12MP é RGB, portanto, trata das imagens coloridas. O telefone pode tirar fotos usando ambos os sensores e combinar as imagens.

Honor 9
Honor 9

O sensor preto e branco de 20MP é usado para capturar mais detalhes nas imagens, e este é um sistema que a Honor usou no Honor 8 e está presente em vários outros telefones Huawei também.

Durante o nosso tempo com a Honor 9, descobrimos que é possível tirar algumas fotos fantásticas. As imagens saem brilhantes e nítidas. Também podem tirar fotos a preto e branco usando as configurações, mas você terão as vantagens das duas lentes quando fizerem isso.

Apesar de usar duas câmeras em conjunto, o Honor 9 ainda consegue tirar fotos com rapidez e precisão e com um foco fácil e quase instantâneo.

A configuração de lente dupla também permite uma variedade de outros modos, como o modo de abertura ampla, que permite que se desfoque o fundo das imagens captadas.

Honor 9
Honor 9

Este recurso não é útil em todos os cenários, mas há algumas fotos em que queremos o foco num pormenor específico, e quando o usarem vão ver que funciona de forma perfeita.

Pode ser particularmente útil em fotos de retratos, sejam eles Selfies ou não, permite que nos concentremos no assunto em primeiro plano. Um grande benefício do modo de abertura ampla é que podemos fotografar e depois editar as fotos, o que muitos outros equipamentos que oferecem recursos semelhantes não permitem que se faça.

Ao contrário do Huawei P10, no entanto, o Honor 9 não vem com estabilização óptica da imagem.

IMAGENS CAMERA HONOR 9

No que ao vídeo diz respeito, podemos gravar até 4K, mas achamos que isso pode ser algo inútil, pois como já referimos o terminal não tem OIS , portanto os videos vão sair tremidos. Acreditem.

Além de todos os modos extras que esperariamos de uma marca com tradição na captura de imagem, a Honor incluiu uma secção chamada 3D Creator, que permite que criem versões emoticon dos vossos amigos capturando o rosto de vários ângulos,

Podem depois vesti-los, fazê-los dançar e brincar com uma variedade de opções diferentes. Não é útil, mas é giro.

Outro recurso interessante é o modo Panorama 3D, que permite tirar uma foto que podemos ver de forma tridimensional no nosso telefone.

Honor 9
Honor 9

Fotografar com pouca luz: através de uma tecnologia especial de pixel binning, o Honor 9 oferece recursos de disparo de pouca luz em até 200% mais brilhantes do que as gerações de câmaras anteriores. Essa tecnologia dispara automaticamente quando as lentes identificam cenários com luz reduzida.

Destaques Câmeras Honor 9

  • Os retratos expressivos são capturados com a câmara principal e frontal – com ou sem efeito bokeh.
  • Com o modo Moving Pictures, os consumidores podem capturar momentos de imersão, dando um vislumbre do que aconteceu 1 segundo antes e 1 segundo após a foto ter sido tirada.
  • A câmara dupla oferece zoom híbrido de 1x e até 2x e ainda obtém uma boa qualidade de imagem.
  • As fotos panorâmicas são mais impressionantes através da função de Panorama 3D do Honor 9, permitindo capturar objetos, imagens e cenários em panorama 3D.

 

Benchmarks e Desempenho

 

Lags atrasos ou qualquer tipo de engasgo é algo que não experienciámos no Honor 9. Muito por causa do chipset HiSilicon Kirin 960 que é só um dos melhores processadores da atualidade. Para por isto em perspectiva, é este o chipset usado pela Huawei nos seus topo de gama P10 ,P10 Plus e Mate 9.

Honor 9 AnTuTu Benchmark
Honor 9 AnTuTu Benchmark

O Honor 9 alcançou um resultado médio de 6446 nos testes do Geekbench 4, o que o coloca logo atrás do OnePlus 5, que marcou 6716, e muito próximo do Galaxy S8, que consegue uma pontuação média de 6630.

Honor 9 Benchmark GeekBench
Honor 9 Benchmark GeekBench

Esse é um salto impressionante no desempenho, considerando que o Honor 8 marcava apenas 5207 e mostra o que o novo chipset da Huawei é capaz de alcançar.

O Honor 9 não é o equipamento mais rápido no mercado, mas é garantido que não vos vai deixar ficar mal, seja qual for o desafio. Palavra de honra.

Destaques Performance Honor 9

  • Último chipset HiSilicon Kirin 960 da Huawei
  •  4 GB de RAM e excelentes resultados de BenchmarkK
  • Consegue acompanhar o OnePlus 5 e o Samsung Galaxy S8
  • O desempenho no Honor 9 está no topo, sendo que a única competição vem do Samsung Galaxy S8, Galaxy S8 Plus e OnePlus 5.

Ecrã

Um ecrã de 5,1 polegadas significa que o telefone cabe facilmente na mão. Este é outro dos pontos em que o Honor 9 se diferencia da concorrência principal, o seu ecrã é menor. Enquanto a maioria dos rivais aumenta o tamanho do ecrã de ano para ano o Honor 9 apresenta-se com um ecrã de 5.15 polegadas com uma resolução de 1080p.

Honor 9
Honor 9

Essa é uma das razões pelas quais o Honor 9 é tão confortável de usar.  Alguns ficarão desapontados por não ter uma resolução QHD, mas não podemos esquecer que a decisão de manter o Full HD contribui para melhorar a vida da bateria.

O ecrã é muito mais brilhante do que o painel que foi incluído no Honor 8. Também é muito melhor na reprodução de cores,onde vão notar diferenças efectivas se colocarem os equipamentos lado a lado é que as cores e tonalidade do ecrã do Honor 9 é muito mais “quente” e  natural do que a tonalidade azul do dispositivo mais antigo.

Honor 9
Honor 9

Se uma resolução gigante vos parece desnecessária, têm no Honor 9 uma excelente alternativa com resultados muito positivos.

Software e Interface

O Honor 9 corre Android 7 Nougat, com o próprio Emotion UI 5.1 da Huawei, há quem goste da skin EMUI da Huawei e há quem não aprecie. Eu valorizo os inúmeros recursos que esta UI traz que complementam a experiência Android e a elevam para outro nível. No entanto para os mais críticos, podem sempre instalar um Launcher mais “stock” como o Google Now Launcher ou Pixel Launcher.

A EMUI possui diversos temas para que possam experimentar visuais diferentes, e como já referi oferece alguns recursos que não vemos noutros equipamentos. Por exemplo, o Honor incluiu uma lista detalhada de configurações com muitas opções para personalizar o telefone. O menu suspenso na ecrã inicial exibe uma variedade de opções, e podem mesmo desligar os que não querem.

Existe um modo de conforto dos olhos, que escurece a luz azul emitida pelo ecrã para permitir uma experiência de leitura mais confortável. Isto deve ajudar com a tensão ocular, e essa opção é de fácil acesso, é fácil ligar e desligar, conforme necessário.

Bloatware- Sim há. Não é crítico pois pode ser removido, mas há uma variedade de aplicações que o utilizador pode não querer no seu telefone e já vêm instalados – entre eles TripAdvisor, Booking.com e eBay, entre outros, para além de sete jogos.

Esses jogos são todos da Gameloft, e não tive vontade de jogar qualquer um deles durante o tempo que usei o telefone. Conforme já referi, podem remover todas estas aplicações e jogos da forma habitual.

 

O Honor 9 não oferece o melhor áudio que já experimentámos num telefone Android, mas faz o suficiente, e serve de forma eficaz para ouvir música ou podcasts.

A Honor incluiu apenas uma coluna no telefone, e na margem inferior, é provável que inadevrtidamente tapem a saída de som quando estiverem a ver um filme ou a jogar. Mas é uma questão de hábito de onde colocamos os dedos.

Em termos de armazenamento temos 64 GB ou 128 GB de armazenamento a bordo (a nossa unidade tem 64GB), dependendo da versão do telefone que comprarem (a versão para o mercado nacional é de 4GB RAM/64GB ROM).

Destaques Software Honor 9

  • Execute o software Android 7 com o Emotion UI 5.1 no topo
  • Muitas opções de personalização disponíveis em todo o software Honor

Autonomia

O Honor 9 possui uma bateria ligeiramente maior que o Honor 8, com uma célula de 3.200mAh comparada com célula de 3.000mAh no dispositivo do ano passado.

Combinado com um chipset mais eficiente em termos de energia, a conclusão é que a duração da bateria no Honor 9 é melhor que a média dos equipamentos nesta gama.

Honor 9
Honor 9

Não é revolucionário, mas vai durar um dia inteiro com facilidade, e geralmente chego a casa com 10% restante.

Um ponto que é digno de reparo é que usar o ecrã com o brilho máximo vai ter um impacto negativo no consumo de energia, portanto fica a sugestão de usarem o brilho automático ou a 75% para resultados de autonomia satisfatórios.

Durante o nosso teste de bateria executámos um video de 90 minutos com brilho máximo, o Honor 9 gastou 17% de bateria.

Não há nenhuma tecnologia de carregamento inovadora, mas há carga rápida da Honor o que significa que podem carregar o telefone de zero a 100% em cerca de duas horas.

Destaques Autonomia Honor 9

  • Bateria ligeiramente maior do que a Honra 8 com uma célula de 3,200 mAh
  • Drena a bateria bastante rápido se você estiver usando isso com brilho total

Veredicto

O Honor 9 oferece muito, muito mais do que se poderia esperar tendo em conta o seu preço. Este equipamento enfrenta Flagships que custam quase 2x o seu preço com bravura e eficiência.

Honor 9
Honor 9

Temos um equipamento com um design excelente, uma performance fantástica e muitos pormenores agradáveis que tornam este Honor 9 um telefone impressionante e acessível. O Honor 9 será comercializado nas cores Sapphire Blue e Glacier Gray com um preço recomendado de venda ao público de 459€ no mercado nacional.

Prós

Design atraente
Preço acessível
Grande performance

Contras

Apenas uma coluna de saída de som
Sem estabilização óptica de imagem
Bezels pronunciados

Partilhar é importante, mostra este artigo aos teus amigos!

Obrigado, ficamos a dever-te uma 😉

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais

Partilhar é importante, mostra este artigo aos teus amigos!

Obrigado, ficamos a dever-te uma ;)
close-link