Android Geek
O maior site de Android em Português

Análise Honor 8: Amor à primeira vista

Poucos serão aqueles que ainda não leram ou ouviram falar do novo Honor 8. A Honor é uma submarca da gigante Huawei que foi criada em 2013 tendo como objectivo o mercado mais jovem e como característica diferenciadora a venda dos seus equipamentos exclusivamente online.

Poucos serão aqueles que ainda não leram ou ouviram falar do novo Honor 8. A Honor é uma submarca da gigante Huawei que foi criada em 2013 tendo como objectivo o mercado mais jovem e como característica diferenciadora a venda dos seus equipamentos exclusivamente online. O mais recente flagship da Honor é o Honor 8, dispositivo que arrancou elogios como "perfeito" e frases como "o smartphone mais bonito que já vi", entre outras, por parte dos meios dedicados à tecnologia móvel.

Unboxing Honor 8

A verdade é que tínhamos as expectativas em alta antes de recebermos o Honor 8 para análise e a as mesmas não foram de todo defraudadas.

Análise Honor 8: Amor à primeira vista 1

Honor 8  - Características gerais

O Honor 8 está equipado com um ecrã de 5,2″ Full HD acompanhado por um processador Hisilicone Kirin 950 octa-core, GPU Mali-T880 MP4, tem 4 GB de memória RAM e está disponível nas versões de 32 e 64 GB de armazenamento interno, expansível por cartão microSD. As câmaras do terminal são compostas por uma dupla traseira de 12 MP com foco automático a laser e duplo flash LED e uma câmara secundária de 8 MP. A autonomia do equipamento mantém a fasquia bem alta ao apresentar uma bateria de 3000 mAh. Podemos contar ainda com um sensor de impressões digitais traseiro, Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac, Bluetooth 4.2, USB Tipo-C, GPS com A-GPS e GLONASS e Android 6.0.1 personalizado com Emotion UI 4.1.

Análise Honor 8: Amor à primeira vista 2

Honor 8  - Ecrã

O Honor 8 tem um ecrã de 5.2 polegadas com uma resolução Full HD de 1.920 x 1.080. No papel não é particularmente excitante mas com 423ppi garantimos que os resultados práticos deste ecrã são muito competentes. Para além do óbvio, o Honor 8 traz ainda algumas surpresas a nível de software como por exemplo um modo de filtro azul chamado "Comfort Eye". Este modo altera a temperatura da cor para a tornar mais suave em condições de fraca luminosidade exterior. Há ainda outros ajustes de temperatura de cor permitindo torna-la mais quente ou fria. O brilho máximo é brilhante o suficiente para o uso ao ar livre e os ângulos de visão são excelentes, a ser possível visualizar de forma confortável o conteúdo do ecrã de quase todos os ângulos.

Análise Honor 8: Amor à primeira vista 3

Honor 8  - Design

O Honor 8 herda muito de outro equipamento emblemático da Huawei, o P9, e em tamanho, ao olharmos para os equipamentos, as dimensões são quase idênticas. O Honor 8 apresenta 7,9 milímetros de espessura contra 7mm e é apenas um pouco mais pesado com 153g contra 144g. Os cantos são ligeiramente mais arredondados mas em quase tudo o resto os equipamentos são semelhantes, nomeadamente em termos de posicionamento de botões em sensores.

Análise Honor 8: Amor à primeira vista 4

Tal como no Huawei P9 a moldura extremamente fina dá ao Honor 8 um look premium "out of the box".

A parte traseira do telefone é construída a partir de 15 camadas de vidro. Isto permite que as linhas de prisma reflictam e dispersem a luz de uma forma única. É difícil capturar isto em fotos mas posso garantir que a reacção da maior parte das pessoas ao ver um Honor 8 ao vivo é: Wow!

Análise Honor 8: Amor à primeira vista 5

Na parte de baixo deste bonito terminal encontramos a porta USB Tipo-C, o jack de áudio de 3,5mm e o altifalante. No topo está situado um microfone e um sensor infravermelho para controlo remoto. Sim, leram bem. Este Honor 8 traz um sensor de infravermelhos, algo que é cada vez mais raro nos smartphones actuais e que é extremamente útil para que possam controlar quase todos os vossos equipamentos em casa sem recorrer a comandos remotos que por vezes parecem ter vida própria.

No lado esquerdo encontramos a entrada para os slots de cartões Nano-SIM e MicroSD e do lado direito posicionam-se os botões de bloqueio/desbloqueio e de controlo de som.

Na parte traseira, no topo, temos a câmara dupla com estabilizador de imagem por laser e duplo flash LED assim como o sensor de impressões digitais que é também um botão físico clicável e programável.

Análise Honor 8: Amor à primeira vista 28

Honor 8 - Hardware e Performance

O Honor 8 é o flagship da marca chinesa Honor mas, como já falámos, a marca mãe é a Huawei. Assim a ser, não é de todo surpreendente que o Honor 8 venha equipado com um processador octa-core Kirin 950 com co-processador i5 que, não a ser o topo de gama da Huawei, consegue resultados de alta performance. Este potente CPU, aliado aos 4GB de RAM, permite uma utilização sem soluços e um Multitasking a uma velocidade impressionante. Tenho a dizer-vos que tive que guardar o meu S7 Edge na gaveta durante as duas semanas que usei o Honor 8 e não vos minto quando digo que a performance entre os dois é muito similar, e considerando que um custa o dobro do outro... Tirem as vossas conclusões.

Análise Honor 8: Amor à primeira vista 1

 

A unidade que recebemos conseguiu cerca de 92.000 pontos na aplicação AnTuTu Benchmark, o que é sensivelmente o mesmo que conseguimos com o Huawei P9. Estes benchmarks servem apenas de indicador sobre a performance dos equipamentos e os resultados deste Honor 8 colocam-no lado a lado com o que de melhor se fez em 2016.

Na aplicação Geekbench o Honor 8 conseguiu 1.718 no teste single-core e 4.833 no teste multi-core. O P9 faz 1.776 e 4.618, respectivamente.

Se há algo a concluir destes dados é que o Honor 8 por baixo do look cuidado e Design Premium esconde a musculatura de um verdadeiro topo de gama.

Huawei Honor 8  - Controlo remoto por infravermelhos

Consegui com sucesso controlar a Box da MEO assim como televisões de várias marcas mas é possível configurar uma panóplia de equipamentos desde sistemas de som e ar condicionado.

Análise Honor 8: Amor à primeira vista 30

Honor 8 - Câmara dupla

A Huawei foi pioneira na apresentação de equipamentos com câmara dupla. Os primeiros desta linhagem foram o Honor 6+ e mais recentemente o Huawei P9. Não é de estranhar que a Huawei use o Know-How que adquiriu em virtude da colaboração com a famosa marca de lentes Leica para equipar os seus novos equipamentos com esta tecnologia. O felizardo, desta feita, foi o Honor 8. Este terminal está equipado com uma câmara dupla de 12 MP com sensor IMX286 Sony em que uma lente é RGB e outra monocromática, permitindo aumentar a luz e o contraste das fotografias.

Análise Honor 8: Amor à primeira vista 31

Para além do Hardware, a aplicação câmara deste Honor 8 permite uma considerável escolha de efeitos e modos para que consigamos tira partido de todas as capacidades desta fantástica camara dupla.

  • Fotografia profissional – Modo para utilizadores avançados que permite controlar cada aspecto da captura de imagem
  • Vídeo profissional – Modo para utilizadores avançados que permite controlar cada aspecto da captura de vídeo.
  • Gourmet – Modo com algoritmo específico para imagens de comida.
  • Supernoite – Modo dedicado a tirar fotografias em baixas condições de luminosidade.
  • Pintura de luz – Modo que permite tornar simples a criação de uma fotografia com a técnica de pintura de luz.
  • Documentos – Modo para digitalizar documentos.
  • Marca de água – Modo para adicionar á imagem diversos elementos como hora, dia, local, meteorologia ou outras informações.

Honor 8 - Sensor de impressões digitais

Desde o lançamento do Huawei Mate 7 que a gigante chinesa fabrica os sensores de impressão digital mais rápidos e fiáveis disponíveis no mercado. Para além disto, a Huawei tem vindo a incorporar funções extra a este sensor, de forma a que sirva para mais do que apenas desbloquear os equipamentos.

No Honor 8 (assim como em outros equipamentos da marca) é possível usar o sensor para tirar fotografias, atender chamadas, interromper alarmes, mostrar o painel de notificações e passar as fotografias na galeria.

 

Mas, as novidades sobre este sensor não ficam por aqui. O sensor biométrico do Honor 8 inclui um botão físico por baixo. Este botão pode ser personalizado pelo utilizador para abrir uma aplicação, ligar a lanterna, entre outras opções.

Honor 8 - Software

O Honor 8 vem equipado com o Android 6.0 Marshmallow de fábrica customizado com a interface Emotion UI 4.1 desenvolvida pela Huawei. A EMUI é a Skin personalizada que a Huawei aplica nos seus equipamentos, à semelhança do Touchwiz da Samsung e outros.

O EMUI é o interface de utilizador próprio da HUAWEI que leva o Android para um novo nível. A última versão do EMUI conta com várias características que foram desenhadas para melhorar o dia-a-dia dos utilizadores.

Resposta rápida

Os utilizadores estão habituados a ver os pop up banners na parte superior do ecrã, como notificações de novas mensagens. Mas agora há algo novo: ao tocar nesses banners é possível responder direta e rapidamente sem que o utilizador tenha que deixar o que estava a fazer nesse momento.

Caixa de texto em ecrã completo:

Nem todas as mensagens têm exatamente apenas 140 letras, o que leva a existir mais texto do que aquele que pode caber na sua caixa de texto. O EMUI expande a caixa de edição: ao tocar no ícone de ecrã cheio, a caixa de texto expande para que tudo seja visível no ecrã.

Email em ecrã integral:

De alguma forma os ecrãs dos telemóveis são sempre demasiado pequenos independentemente do quão grande sejam. Para usufruir ao máximo do espaço existente, a barra de ferramentas na aplicação de email vai agora ficar escondida quando o utilizador fizer scroll para baixo. Exatamente como na aplicação do browser. Deslizando de baixo para cima a barra volta a tornar-se visível. Agora é possível desfrutar do espaço do ecrã ao máximo.

Leitor de cartões de visita:

Especialmente durante feiras e eventos, os participantes tendem a trocar vários cartões-de-visita. Mas de volta ao escritório ninguém quer realmente inserir todos os dados manualmente nos seus telefones. Posto isto, a HUAWEI equipou o seu EMUI com um scanner de cartões-de-visita que torna a troca de contactos muito mais fácil. Os utilizadores apenas precisam de abrir o seu contacto, pressionar sobre o ícone "scan" e tirar uma foto do cartão - os detalhes de contacto são automaticamente convertidos para a lista de contactos.

QR Code compartilhamento de contatos:

Alguns cartões de visita já possuem códigos de QR. Com o mais recente EMUI os códigos QR são facilmente convertidos em contactos apenas com uma foto tirada com a câmara do telemóvel ao respetivo código. Para além disto, o utilizador pode também facilmente partilhar qualquer contato específico do seu livro de contactos, deixando que leiam o código QR do seu ecrã criado automaticamente na aplicação de contactos HUAWEI.

 

Ainda que muitos dos utilizadores Android sejam fãs do Android dito "puro", a verdade é que cada vez mais as marcas apostam nestas skins que são colocadas sobre o sistema operativo de forma a acrescentar recursos, e proporcionar aos seus terminais uma identidade única.

Honor 8 - Bateria

A Huawei incluiu três perfis de bateria para a escolha do utilizador:

  • Desempenho
  • Inteligente
  • Ultra

O modo inteligente parece melhorar de forma significativa a vida da bateria. No entanto, é preciso ter noção de que estamos a limitar as funções do equipamento. No meu caso apercebi-me que algumas aplicações não estavam a receber notificações pois estariam "hibernadas". Na utilização que faço do equipamento (extremamente intensiva) os 3000mAh de bateria chegaram à justa para um dia de utilização.

Felizmente, o Honor 8 suporta carregamento rápido a 9V / 2A  com o carregador fornecido de fábrica. Permite carregar o telefone de 0 a cerca de 42% em 30 minutos.

Veredicto

O Honor 8 é um equipamento de características de topo, mostrou-se competente em todos os desafios propostos. O equipamento usava como Daily Driver antes de começar a testar o Honor 8 era um Flagship que custa 2x mais que o Honor 8 e em verdade vos digo que as diferenças em termos de experiência de utilização são poucas ou nenhumas.

O Honor 8 é um equipamento extraordinário

A Huawei tem usado a experiência que adquire com o lançamento de cada telefone para aperfeiçoar significativamente o equipamento seguinte e este Honor 8 proporciona uma das melhores experiências de utilização que já tivemos com um Smartphone.

 

Pontos fortes

  • Design de topo
  • Construção Premium
  • Performance de alto rendimento

 

Pontos Fracos

  • Ergonómico mas escorregadio
  • Ecrã "apenas" FHD

 

O Honor 8 está disponível por 399€ na loja oficial VMALL: Aqui

Temos Vouchers de desconto até 15/11/2016

 

 

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais