Android Geek
O maior site de Android em Português

Análise ao Wiko Y80, pronto para o verão

Com uma vasta oferta de equipamentos, a Wiko tem produtos com uma boa relação entre qualidade e preço. E o Wiko Y80, é mais um,  numa familia que tem crescido ano após ano.

A Wiko percorreu um longo percurso, desde “aquela marca francesa” que a FNAC vendia, e que tinha que lutar por alguma  contra grandes nomes. Fundada em 2013, hoje, a Wiko, tem a sua identidade bem definida e assente entre a comunidade mais jovem, e em expansão para outros mercados.

Com uma vasta oferta de equipamentos, a Wiko tem produtos com uma boa relação entre qualidade e preço. E o Wiko Y80, é mais um,  numa familia que tem crescido ano após ano.

Wiko Y80 um telefone perfeito para as vossas férias

O Wiko Y80 oferece um ecrã de 5.99 polegadas, uma bateria de 4000 mAh, Android 9.0 e tudo a um preço que ronda os 130 euros. Um telefone com preço acessível, para a média que é praticada no mercado atual, e com especificações muito atrativas.

Aqui ficam as principais especificações técnicas do Wiko Y80:

ModeloWiko Y80
Dimensões160 x 76.5 x 8.55 mm
Peso185 g
EcrãIPS 2.5D - 5.99 polegadas 1440x720 pixels com 269 ppi
ProcessadorUNISOC SC9863A Octa-Core, 1.6Ghz
Memoria RAM2 GB
Memoria interna16 GB ou 32GB, armazenamento interno, que pode ser expandido via Cartão MicroSD de até 128GB
Sistema operativoAndroid 9 Pie
Câmara TraseiraConjunto Duo de 13+2 megapixéis
Câmara Frontal5 megapixéis
Bateria4000 mAh, Li-Polymer
CoresGradient Dark Blue, Gradient Bleen, Gold

 

 

Com estas especificações, já fica difícil enquadrar o Y80. É um telefone de entrada de gama ou média? Bem, verdade seja dita, é uma tendência cada vez mais comum devido à grande oferta, geralmente mais barata vinda da China. Temos equipamentos que começam a ter especificações base muito boas.

E recordemos que estamos a falar de um equipamento de uma marca europeia. E tendo em conta toda a guerra política que a china está a atravessar, há que ter isso em conta. Mas chega de divagar, vamos focar-nos no Y80.

Design e construção

Bem, tendo em conta o seu preço, não esperem uma construção com vidros temperados e alumínios, o Y80 tem uma construção em plástico, mas sólida. Pesando 185 gramas e com 160 x 76.5 x 8.55 mm. Apesar do seu tamanho volumoso, o Y80 oferece um bom grip quando o seguramos, mas têm que ter mãos grandes.

A Wiko apostou num design que já estamos habituados a ver em outros equipamentos mais caros de outras empresas, o que lhe confere uma construção solida, atrativa e que tem sido bem recebida pelo público.

Na parte da frente do Wiko Y80 podem contar, para além do enorme ecrã, com duas margens inferior e superior a condizer com o seu tamanho. Onde na margem superior temos a presença de um flash LED para as vossas selfies no escuro, a câmera frontal e o auscultador das chamadas e ainda um led de notificações.

Ainda na parte superior do telefone, temos uma entrada para auriculares 3.5mm e a entrada USB 2.0 com tecnologia USB-OTG e um microfone para gravação de vídeos. Já na parte inferior, temos outro microfone, este para as chamadas.

Enquanto que na lateral direita temos os culpados do costume, botões de volume e ligar/desligar, a lateral esquerda é limpa.

Na parte traseira do Y80, temos a presença de um conjunto duplo de lentes fotográficas alinhadas verticalmente no canto superior esquerdo, e com flash led logo abaixo.

A Wiko, com o Y80 pretende oferecer um telefone com um design muito simples e funcional sem grandes extras, e conseguiu! Tal como versões anteriores, a traseira do Y80 é removível para dar acesso às entradas dos cartões SIM e Micro SD, bem como à sua enorme bateria. Que desta vez não é removível.

Ecrã

Com um ecrã “enorme” com tecnologia IPS, temos 5.99 polegadas e vidro 2.5D, com um rácio de 18:9. Podem contar uma resolução HD+ (1440x720 pixels) e uma densidade de 269 PPI.

Isto faz do Y80 uma boa aposta para o consumo de videos e multimédia. Apesar de uma resolução maior ser sempre bem-vinda, e sabemos que o processador que vem equipado com o Y80 é capaz disso.

Mas mais uma vez, nesta gama de preço é difícil esperar muito mais. Fora isso temos um ecrã bastante decente e visível, mas com alguma dificuldade sobre luz solar direta. No entando, de todos os ecrãs desta gama de preço de telefones da Wiko, este talvez seja um dos melhores.

Performance

O Y80 vem equipado com um processador UNISOC SC9863A, Octa-core ARM Cortex™-A55, que por usa vez vem com uma gráfica IMG8322 para processos 3D.

Trata-se de um processador com uma performance decente, e um gasto energético mais baixo. Desenhado para uma rápida experiência multimédia, gastando 15% menos energia.  Este novo processador apresenta ainda uma performance melhorada em 18%, comparativamente a versões anteriores.

Segundo as especificações este processador é capaz de suportar resoluções Full HD+ e câmeras até 16 megapixels. Revelando que existe potencial para mais, tendo em conta as especificações base do equipamento.

A Wiko, pretende oferecer uma boa experiência aos seus utilizadores e apesar dos 2 GB de RAM, o Y80 com o Android P instalado e a interface da Wiko, que é praticamente Stock.

Durante a minha utilização no meu dia à dia, fiquei bastante admirado, com a suavidade entre as aplicações abertas. Não esquecendo que o sistema Android evolui bastante no sentido de otimizar os seus recursos.

No entanto, obviamente que vamos ter algumas limitações de performance com este modesto hardware.

Para a maioria dos consumidores de hoje em dia. Os chamados Jovens Milenares, que querem um telefone para navegar nas redes socias, filtros nas selfies, e-mail, chats e muitos videos. Podem ficar descansados, que o Wiko Y80 vai se portar à altura destas exigências.

Durante os testes realizados o Y80 obteve as seguintes pontuações no Antutu e no GeekBench, para aqueles que gostam de números e Rankings.

Software

Aqui não há muito para falar, tal como versões anteriores a Wiko oferece uma experiência praticamente Stock, com algum bloatware de jogos e aplicações patrocinadas e sugestões, que dispensamos honestamente.

Tirando a aplicação da Câmera , Tempo e o Modo Simples, todo o sistema é Android puro. Que desta vez vem com a versão Pie (Android 9.0). Oferecendo uma utilização fluida, e transições suaves entre as aplicações e menus.

Podemos contar com o Face Unlock, cortesia da Wiko, que testes feitos leva 2 segundos a desbloquear o telefone, e uma vez que o Y80 não tem um sensor de impressões digitais. Este método de desbloqueio, pode ser um pouco lento para o que estamos habituados.

Mas nem tudo é mau, podemos contar com um mecanismo de defesa: Sleep Attack, ou seja, não funciona quando temos os olhos fechados, nem no escuro, e só algumas vezes.

Honestamente, nunca senti tanta falta de um sensor de impressões digitais.

Câmaras

No que respeita à fotografia, versão após versão, os  telefones Wiko têm melhorado este departamento.

E com o novo telefone da marca podemos contar uma câmara traseira dupla de 13+2 megapixéis, sendo que este último sensor permite tirar fotografias em profundidade, para o efeito bokeh, e uma câmara frontal de 5 megapixéis – ambas com flash LED.

Mas a novidade, é a câmara inteligente do Y80, que conta com a possibilidade de realizar disparos múltiplos com baixo nível de exposição, redução de ruido e grande qualidade de imagem em situações de pouca luz, e a presença de AI.

Para além dos esperados, modos: Professional, Face Beauty, Modo Noturno, HDR e Live Filter. Enquanto a traseira permite desfocar objetos de fundo ou o primeiro plano graças à opção Live Artistic, com a câmara frontal podes desfocar um retrato com a função especial de Live Portrait.

E tudo isso com o complemento do Modo IA, que deteta o tipo de cena, seja um retrato, comida, texto, plantas entre outras. A câmera do Y80 analisa os objetos e aplica predefinições específicas para garantir o melhor resultado.

Na prática, o que me apercebi, é que uma vez que o AI é ligado. A foto vai ficar com níveis de constraste de cores mais altos, como se o HDR fosse forçado.  E por último, para vídeos mais dinâmicos, o Y80 já conta com o efeito de Time Lapse.

Fiquem com algumas amostras do que podem esperar das câmeras do Y80:

Bateria

A autonomia é cada vez mais um ponto importante, no que toca à tecnologia móvel. Afinal de contas quanto menos tivermos que carregar o nosso telefone, mais o podemos usar. E numa sociedade sempre a correr de um lado para outro, isso é essencial.

Ninguém tem tempo para carregamentos, mais fios e powerbanks.

A Wiko tem apostado em equipamentos com baterias cada vez maiores. No caso do Y80 temos uma bateria de 4000mAh, isso com o processador UNISOC SC9863A que tem com consumo enérgico mais baixo, com todas as otimizações do Android.

Temos autonomia para dois de uso médio, apesar de não ter carregamento rápido, que nesta faixa de preço não é surpreendente.

Com o Y80 podem ficar descansados quando saírem de casa, mesmo com 50% de bateria, pois deve chegar para o dia todo, mas usem o telefone com moderação.

Conclusão

Bem, antes de nos debruçarmos, temos que nos lembrar que este telefone custa apenas 130 euros. Logo não podemos esperar a melhor tecnologia por trás desta máquina.

Aopergunta chave é : pelo valor, podemos encontrar algo semelhante ou melhor?

Bem, com 130 euros temos um telefone com a versão Android P stock, um ecrã de 5.99 polegadas, 4000mAh de bateria e memoria expansível. Mas ficamos com uma construção em plástico 2GB de RAM e um processador de gama de entrada.

Logo, que alternativas podemos ter? Bem infelizmente para a Wiko, existem opções nesta gama preços mais atrativas. Temos o caso do Xiaomi Redmi 7 que tem as mesmas características gerais, mas oferece um processador melhor e um sensor de impressões digitais. Bem como duas versões de RAM, sendo que a sua versão com 2GB é mais barata, igualando o preço ao Y80 com os 3GB.

Por outro lado, também temos outra empresa chinesa, mas com mais cuidado na sua construção e componentes, a Huawei, e a nova versão do Y5 2019. Que apesar de ter menos bateria, temos um ecrã melhor, um processador otimizado para o software e hardware do telefone.

Para além, que por trás, temos uma empresa com mais nome do mercado e bem estabelecida, logo mais atualizações e garantias. Apesar da guerra política para que está em curso.

Por isso a decisão não é fácil, mas é bom saber que existem alternativas e concorrência, pois promove um crescimento saudável das empresas, e a Wiko é prova disso com a evolução dos seus produtos, e nós como consumidores agradecemos.

Pontos Positivos do Y80

  • Android Pie Stock
  • Bateria de 4000mAh
  • Ecrã grande

Pontos Negativos do Y80

  • Ausência de sensor biométrico
  • Desbloqueio facial lento
  • Pouca RAM

 

 

 

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais