Samsung vai fabricar o Snapdragon 8 Gen 2 overclocked para o Galaxy S23

Um tweet do RGcloudS sugere que haverá duas versões diferentes do Snapdragon 8 Gen 2. A versão AB será fabricada pela Samsung Foundry utilizando o seu processo LPE de 4nm, enquanto a versão AC será produzida pela TSMC utilizando o seu modo de processo N4P.

Uma versão overclocked do mais recente e mais evoluído System-on-a-Chip (SoC) da Qualcomm, nomeadamente o Snapdragon 8 Gen 2, será apresentado alegadamente na próxima série da Samsung, Galaxy S23, que a empresa está a planear lançar. Agora, surgiu um novo rumor que afirma que a Samsung Foundry será a empresa responsável pelo fabrico desta versão melhorada do chipsets topo de gama de última geração.

Para os que desconhecem isto, a gigante tecnológica sul-coreana tradicionalmente não equipava os smartphones flagships equipados com os seus próprios chips Exynos nos Estados Unidos da América, Canadá ou China. Apesar disso, a empresa decidiu equipar com chipsets Qualcomm numa “quota global” a série de smartphones Galaxy S23 este ano. Esta decisão foi tomada em resposta a críticas relativamente a uma notável lacuna de desempenho.

Samsung vai fabricar o Snapdragon 8 Gen 2 overclocked para o Galaxy S23 1

Além disso, relatórios recentes indicaram que o Snapdragon 8 Gen 2 terá uma velocidade de clock mais alta do que os restantes modelos, o que indica que irá proporcionar um desempenho ligeiramente superior ao dos modelos atuais. Um tweet do RGcloudS sugere que haverá duas versões diferentes do Snapdragon 8 Gen 2. A versão AB será fabricada pela Samsung Foundry utilizando o seu processo LPE de 4nm, enquanto a versão AC será produzida pela TSMC utilizando o seu modo de processo N4P.

A TSMC é o fabricante de chips de contratos mais bem sucedido do mundo, com a Samsung Foundry também a ser uma concorrente significativa na mesma indústria. No que diz respeito aos próprios chips, o Snapdragon 8 Gen 2 tem um núcleo Galaxy X3 com uma velocidade de 3.32GHz, enquanto o Snapdragon 8 Gen 2 deverá contar com um núcleo Cortex X3 Prime que funciona a 3.2GHz.

Snapdragon 8 Gen 2 overclocked no Geekbench

De acordo com as informações fornecidas pelo Ice Universe, o próximo Galaxy S23 Ultra (número de modelo SM-S918B) supostamente consegue uma pontuação de 1.504 pontos e uma pontuação multi-core de 4.580 pontos num alegado teste de referência de Geekbench 5. Claro que isto está a ser feito enquanto o Android 13 está a ser utilizado. O modelo que foi avaliado tinha 8 gigabytes de memória de acesso aleatório (RAM).

Samsung vai fabricar o Snapdragon 8 Gen 2 overclocked para o Galaxy S23 2

A principal distinção entre este chip e outros chips Snapdragon 8 Gen 2 é que o núcleo Kryo Prime, que é baseado na arquitetura Cortex-X3, funciona a 3,36 GHz, em vez dos mais típicos 3,2 GHz. As frequências operacionais regulares estão a ser mantidas pelos restantes sete núcleos no chip octa-core. Desde que o Ice Universe publicou este tweet, parece que a Samsung fez outra tentativa no Geekbench com o S23 Ultra. Desta vez, conseguiu fazer uma ligeira melhoria no seu desempenho de single-core ao marcar 1530 pontos, e fez um salto significativo no seu desempenho multicore ao marcar 4779 pontos.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!