Mercado de smartphones só irá recuperar no segundo semestre de 2023, segundo a Qualcomm

O declínio pode ser atribuído a uma série de fatores diferentes. Um vice-presidente sénior da Qualcomm afirmou que a inflação é o principal fator por detrás do crescimento lento da maioria dos mercados eletrónicos.

O mercado da electrónica de consumo, que inclui um grande número de produtos, como os dispositivos móveis, está atualmente a sofrer um declínio, que não é propriamente um segredo bem guardado. O mercado está a ter um desempenho muito fraco e há uma desaceleração nas vendas de telemóveis. Obviamente, isto tem a ver com mais do que apenas os telefones. Afeta toda a área da electrónica de consumo na sua totalidade.

O declínio pode ser atribuído a uma série de fatores diferentes. Um vice-presidente sénior da Qualcomm afirmou que a inflação é o principal fator por detrás do crescimento lento da maioria dos mercados eletrónicos. Obviamente, o segmento de mercado é impactado negativamente por outros fatores também, como um atraso no stock. Só no segundo semestre de 2023, na sua estimativa, é que o mercado começa a dar sinais de melhoria. Este é o mínimo absoluto, e não podemos ignorar o pior cenário possível.

Mercado de smartphones só irá recuperar no segundo semestre de 2023, segundo a Qualcomm 1

Além disso, afirma que a Qualcomm deve transformar-se numa empresa de internet. É necessário incentivar o desenvolvimento de outras capacidades. O objetivo a longo prazo da empresa é aumentar a sua quota de mercado em uma variedade de verticais, tais como computadores pessoais, realidade virtual e carros sem condutor. O objetivo deste esforço é também fazer destes aspetos o seu foco. Neste momento, a contribuição mais significativa para as receitas da empresa provém da venda de chips Snapdragon. Isto inclui o sistema móvel em chips (SoCs) bem como os modems Snapdragon que foram vendidos a vários OEMs. A empresa no seu conjunto sofrerá na consequência do declínio deste segmento específico.

No próximo ano, o Qualcomm Snapdragon 8 Gen 2 será o produto principal do mercado.

A Qualcomm concluiu recentemente a sua conferência anual, que teve lugar no início desta semana. Durante o evento, o Snapdragon 8 Gen 2 com muitas melhorias foi revelado pela marca. Não é construído usando o processo de 3nm, mas sim uma versão melhorada da arquitetura 4nm. A empresa compromete-se a redefinir o que os consumidores podem esperar das suas experiências em dispositivos móveis.

Mercado de smartphones só irá recuperar no segundo semestre de 2023, segundo a Qualcomm 2
Agora, a empresa divulgou alguns detalhes chave sobre o próximo smartphone antes do anúncio de lançamento. Aparentemente, o próximo porta-estandarte Oppo Find X irá apresentar a nova plataforma móvel da Qualcomm.

A nova unidade central de processamento traz consigo Ray-Tracing e suporte Wi-Fi 7 incorporados. Em dezembro será lançado os primeiros smartphones equipados com tecnologia SD 8 Gen 2. Além disso, a série Galaxy S23 irá ser enviada com uma variante exclusiva do cartão SD 8 Gen 2, mas as especificações exatas desta variante ainda não são conhecidas.

Para além da indústria de telemóveis, a Qualcomm está a aumentar o seu foco no mercado de computadores pessoais baseado em ARM. A empresa está a fazer investimentos contínuos na série SD 8cx, de forma a oferecer uma alternativa ao chips Apple M. Além disso, este ano assistiu-se ao lançamento da primeira consola portátil equipada com um SD 8gx, que é um tipo de processador de jogos.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!
Através de em chinês