iOS 16 Lançado com novo ecrã de bloqueio e várias novidades

A grande mudança que vem com o iOS 16 é o ecrã de bloqueio. A empresa introduz a sua maior actualização de sempre para o ecrã de bloqueio em iPhones e iPads. O novo ecrã de bloqueio permitirá aos utilizadores personalizar a forma como a data e a hora são apresentadas.

Como anteriormente previsto, a Apple levou para a WWDC 2022 uma keynote para revelar as novidades, para os seus dispositivos iDevices. A empresa revelou o iOS 16 e as variantes iPadOS 16 com muitas características novas e uma revisão significativa para o ecrã de bloqueio. O primeiro dia da conferência centrada no desenvolvimento apresentou também o watchOS 9, macOS Ventura. Além disso, o palco serviu para a empresa revelar o novo CPU M2 da Apple utilizando a arquitectura ARM. No entanto, este artigo centra-se no iOS 16 e em tudo o que este traz para os utilizadores de iPhone e iPad. A empresa conseguiu manter a maioria das características em segredo até agora, à excepção de algumas pequenas fugas de informação aqui e ali.

Ecrã de bloqueio totalmente novo

A grande mudança que vem com o iOS 16 é o ecrã de bloqueio. A empresa introduz a sua maior actualização de sempre para o ecrã de bloqueio em iPhones e iPads. O novo ecrã de bloqueio permitirá aos utilizadores personalizar a forma como a data e a hora são apresentadas. Cada pequeno elemento pode ser personalizado, pode definir cores diferentes com tonalidades distintas, e fotos diferentes, e pode mesmo adicionar widgets aos novos ecrãs de bloqueio. Não importa se estão a utilizar uma fotografia, papel de parede estático, ou qualquer um dos novos papéis de parede ao vivo. O ecrã de bloqueio oferece um nível profundo de personalização. E a personalização não era uma das suas características principais no passado.

iOS 16 Lançado com novo ecrã de bloqueio e várias novidades 1

No passado, o Android suportava widgets no ecrã de bloqueio, mas esta funcionalidade foi eliminada. Agora, o iOS traz esta funcionalidade elegante que permite aos utilizadores personalizar o seu ecrã de bloqueio do iPhone ou iPad com os seus widgets favoritos ou mais essenciais. Os widgets irão aparecer abaixo da data e hora. Para dar lugar a isso, as notificações são agora mais discretas. Estarão disponíveis na parte inferior do ecrã. Por conseguinte, não bloqueiam uma fotografia que tenha colocado como papel de parede. A funcionalidade também suporta Photo Shuffle, o que lhe permite baralhar as fotografias pré-selecionadas. Pode também selecionar as fotografias automaticamente se assim o desejar.

iOS 16 Lançado com novo ecrã de bloqueio e várias novidades 2

Existe uma nova API de Live Activities que permite notificações mais condensadas com actualizações em tempo real. Pode, por exemplo, mostrar a pontuação dos jogos ou o rastreio dos alimentos que pediu através de uma aplicação. Infelizmente, não há sinal de uma funcionalidade de AOD na WWDC. No entanto, há rumores de que virá como uma funcionalidade exclusiva da série iPhone 14 Pro. Talvez só seja mostrado quando o dispositivo for lançado.

Nova funcionalidade Focus no ecrã de bloqueio

iOS 16 Lançado com novo ecrã de bloqueio e várias novidades 3

A nova funcionalidade Focus dá agora lugar ao ecrã de bloqueio. Permite ao utilizador escolher o foco desejado diretamente do ecrã de bloqueio e alterar quais as aplicações que podem mostrar notificações. O aspecto da IU, e uma vez passado o ecrã de bloqueio, o mesmo foco irá aparecer no ecrã de início.

Novas atualizações para Mensagens

iOS 16 Lançado com novo ecrã de bloqueio e várias novidades 4

O iOS 16 introduz também três novas funcionalidades para as Mensagens. Pode agora editar uma mensagem, e até mesmo anular o envio de uma mensagem (a Apple deu-lhe um nome extravagante de Undo Send). Pode marcar as conversas como não lidas. Há um novo modo Dictation com alguns minutos de tempo de antena. Já não necessita de uma ligação de dados. Pode também alternar entre ditar e escrever com o teclado. Há reconhecimento automático de emoji, pontuação automática, e total apoio Siri.

Live Text

Esta também recebe uma actualização e permite copiar texto a partir de fotografias. Funcionará mesmo com vídeos sem qualquer incómodo.

Apple Wallet

iOS 16 Lançado com novo ecrã de bloqueio e várias novidades 5

A Apple Wallet foi uma das maiores funcionalidades dentro do iOS 15. A Apple tem trabalhado arduamente para colocar a Wallet como a predefinida para pagamentos, documentos, etc. Agora, com a aplicação iOS 16, poderá aceder à Wallet para o verificar. Poderá partilhar apenas informações essenciais. Além disso, é agora possível partilhar chaves virtuais através da Carteira para Mensagens, ou aplicações específicas de terceiros.

Apple Pay Later

iOS 16 Lançado com novo ecrã de bloqueio e várias novidades 6

O novo Apple Pay Later permite ao utilizador dividir uma compra para pagamentos iguais durante até seis semanas. É uma característica interessante, especialmente nestes tempos de inflação. Existe também o Apple Pay Order Tracking que irá guardar recibos detalhados na Wallet e mostrar informações de seguimento de encomendas.

Novas funcionalidades para fotos partilhadas do iCloud

iOS 16 Lançado com novo ecrã de bloqueio e várias novidades 7

Existe uma nova Biblioteca de Fotografia Partilhada iCloud. Será possível criar uma biblioteca iCloud separada para até seis pessoas para adicionar fotografias das suas bibliotecas. Também é possível partilhar fotos com base numa data de início ou pessoas nas fotos.

Apple Maps para iOS 16

A Apple está mais uma vez a melhorar o Apple Maps. Não é uma grande surpresa uma vez que a empresa quer ter um ecossistema sólido sem depender do Google. O novo Apple Maps acrescenta suporte para mais 11 países. A lista inclui novos lugares como França, Suíça, e Nova Zelândia.

iOS 16 Lançado com novo ecrã de bloqueio e várias novidades 8

A aplicação também recebe uma rotina em várias etapas. Permite-lhe somar até 15 paragens para uma viagem. As experiências da cidade mostrarão uma versão em 3D de Las Vegas. Outras seis cidades também recebem apoio 3D, como Miami, Chicago, e Sydney. O novo visual apresentará digitalizações 3D, elevação, e navegação em trânsito.

Próxima geração de Apple Carplay

A Apple está a introduzir uma nova geração de Carplay. Chegará a alguns carros selecionados no final de 2023. Recebe um grande redesenho e funcionará em todos os ecrãs disponíveis num carro, incluindo o ecrã do condutor. Por conseguinte, necessita de muitos ecrãs inteligentes.

iOS 16 Lançado com novo ecrã de bloqueio e várias novidades 9

Permite ao Carplay ler e mostrar informações importantes tais como velocidade, RPM, combustível, e níveis de temperatura. Permitirá também uma personalização total em todos os ecrãs. Curiosamente, esta característica parece a Apple a preparar o caminho para os seus futuros carros eléctricos e inteligentes.

Data de lançamento e disponibilidade iOS 16

Há muitas outras características que vêm com o iOS 16, tais como novas personalizações memoji, novas melhorias para o sistema global e etc. A pré-visualização do desenvolvimento do iOS já está disponível para os membros do Programa Developer. O beta público, por outro lado, chegará aos utilizadores do iOS beta no próximo mês. A Apple planeia lançar a versão completa do iOS 16 em Setembro. A nova série iPhone 14 irá certamente trazer o iOS 16 diretamente na caixa.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!