Apple Maps. 11 Dicas para tirar o máximo partido

Aqui estão 11 dicas e truques essenciais para usar o Apple Maps como um profissional.

Os Mapas são uma parte integrante das nossas vidas, quer estejamos a navegar numa nova cidade ou a tentar encontrar a melhor rota para trabalhar. Apple Maps é uma das mais populares aplicações de mapas disponíveis, mas pode ser complicado descobrir todas as suas características. Aqui estão 11 dicas e truques essenciais para usar o Apple Maps como um profissional.

Apple Maps. 11 Dicas para tirar o máximo partido 1

Apple Maps: 15 Dicas e truques para tirar o máximo partido dos Apple Maps

Apple Maps é relativamente recente em comparação com aplicações de navegação concorrentes, mas é uma ferramenta incrivelmente útil no arsenal do seu iPhone. Mais ainda quando está instalado de origem, e tem uma série de características que oferecem alguma privacidade.

Apple Maps. 11 Dicas para tirar o máximo partido 2

Mas o Apple Maps não se limita a navegar de A para B. Há um monte de características úteis escondidas na aplicação, algumas das quais poderá nem sequer conhecer. Funcionalidades que o ajudam a conhecer um próximo local de férias, adicionam suporte a vários serviços, e muito mais. Aqui estão algumas das melhores dicas do Apple Maps para experimentar por si próprio.

Gestos no ecrã

Apple Maps. 11 Dicas para tirar o máximo partido 3

Navegar no Apple Maps é significativamente mais fácil se souber que gestos o podem ajudar a melhor usar a aplicação. É provável que saiba que a troca numa ou noutra direcção move fisicamente a vista do mapa, mas existem outros a ter em conta. Por exemplo, beliscar com dois dedos amplia o mapa para dentro e para fora, enquanto um toque de três dedos faz surgir uma lista de destinos próximos.

Os mais notáveis são o gesto de beliscar e os gestos de orientação do mapa. Tocar no ecrã com dois dedos, e afastá-los um do outro para afastar, ou aproximá-los um do outro para aproximar. A orientação do mapa pode mudar, tocando com dois dedos, e rodando ambos em círculo. Também se pode alterar o nível de inclinação, e transformar um mapa plano 2D em modo 3D, passando para cima e para baixo com dois dedos simultaneamente.

Street View da Apple

Apple Maps. 11 Dicas para tirar o máximo partido 4

Street View é um termo intimamente ligado ao Google Maps, mas o Apple Maps também tem a sua própria versão, dublado Look Around. O princípio é essencialmente o mesmo: encontra uma localização num mapa e consegue ver como é se estivesse de facto ao nível da rua.

O seu acesso é simples. Se procurar um local, verá um quadrado no centro-esquerda com um par de binóculos. Toque nisso e uma janela pop-up leva-o para baixo até ao nível da rua. Essa janela cobre apenas metade do ecrã, mas se tocar no botão no canto superior esquerdo, irá expandi-lo para preencher toda a visualização.

Navegar com o Look Around é igualmente fácil. No modo ecrã inteiro, basta tocar no local que deseja ir e a câmara deslocar-se-á. Com a janela pop-up pode tocar num ponto no mapa e ser teleportado para lá instantaneamente.

Partilhe a sua hora prevista de chegada.

Apple Maps. 11 Dicas para tirar o máximo partido 5

Se se encontrar com alguém no seu destino, pode ser útil avisá-lo quando estiver a chegar. Como tantas outras aplicações de navegação, o Apple Maps pode facilitar a tarefa com actualizações em tempo real do tempo previsto de chegada.

Assim que tiver a navegação ativa, toque na seta no canto inferior direito e carregue em Share ETA. A aplicação irá pedir-lhe que seleccione um contacto, e uma vez escolhido alguém, verá um círculo azul a envolver a sua imagem de perfil seguida da palavra Sharing.

Quando voltar ao seu mapa, verá uma linha na parte inferior do ecrã que diz Partilhar com 1 pessoa. Vale a pena mencionar, no entanto, que a Apple Maps não deixa o contacto seguir a sua posição, mas pode parar de partilhar a qualquer momento. Em vez disso, recebem mensagens de texto com a sua ETA e actualizações se algo mudar – como se de repente houver trânsito intenso.

Encontre coisas úteis perto de si

Apple Maps. 11 Dicas para tirar o máximo partido 6

A funcionalidade “Apple Maps’ Nearby” é incrível para encontrar comodidades na sua área local – quer esteja num lugar novo ou queira sair da sua rotina normal. A sua utilização também é fácil: Toque na barra de pesquisa na parte inferior do seu ecrã, e procure a secção “Find Nearby” (Encontrar nas redondezas). Está mesmo debaixo do seu histórico de pesquisa, e se tocar em cada categoria, procurará na sua área local por essa pesquisa em particular. As opções incluem postos de gasolina, pontos de vacinação COVID-19, restaurantes, parques de estacionamento, e muito mais.

Encontre onde estacionou

Apple Maps. 11 Dicas para tirar o máximo partido 7

Pode ser difícil lembrar onde estacionou o seu carro, especialmente se estiver num parque de estacionamento particularmente gigantesco. Felizmente, o Apple Maps pode fazer este trabalho por si, desde que ligue o seu telefone ao CarPlay ou ao Bluetooth do carro enquanto conduz.

Vá a Definições & Privacidade & Serviços de Localização e certifique-se de que os Serviços de Localização estão activados. A partir daí, vá a System Services & Significant Locations e active-o – pode precisar do seu código de acesso ou identificação facial/de toque nesta fase. Finalmente, volte ao menu principal Definições e vá a Apple Maps & Show Parked Location. Sempre que o seu telefone se desligar do carro, o Apple Maps irá registar onde se encontra.

Para encontrar o seu carro, abra Maps e carregue em Search. Poderá então ver o seu carro no mapa e obter direcções, se precisar delas.

Faça um passeio tridimensional com Flyover

Apple Maps. 11 Dicas para tirar o máximo partido 8

Quer se desloque a uma nova cidade para uma viagem, ou queira a mesma experiência de férias sem sair do seu sofá, vale a pena verificar a funcionalidade Flyover da Apple Maps. Flyover abre uma vista 3D de cidades selecionadas de todo o mundo, permitindo-lhe explorá-las a partir do ar ou fazer uma viagem pré-gravada.

Procure a cidade que deseja ver, e toque no botão Flyover no menu pop-up. Toque no botão, o botão “Star Tour” no menu inferior dá-lhe uma visita virtual de helicóptero com todos os melhores pontos turísticos.

Também pode navegar no mapa aéreo 3D usando os mesmos gestos que usaria para navegar na aplicação Apple Maps, ou movendo fisicamente o seu telefone de um lado para o outro.

Habilitar extensões de terceiros

Apple Maps. 11 Dicas para tirar o máximo partido 9

Uma das características únicas do Apple Maps é a sua capacidade de integrar aplicações de terceiros como extensões. Isto significa que pode efetivamente portar funcionalidades dessas aplicações para o Apple Maps, poupando-lhe de ter de saltar entre diferentes aplicações.

Até agora, estas extensões parecem estar limitadas aos serviços como Uber ou Yelp. Mas pode ver que aplicações compatíveis estão instaladas no seu telefone, dirigindo-se a Definições & Mapas & Extensões. Cada tipo de extensão tem a sua própria categoria, e ao tocar nelas permite-lhe activar e desactivar esses serviços à sua vontade.

Envie instruções a partir do seu computador

Apple Maps. 11 Dicas para tirar o máximo partido 10

Apple Maps está disponível em dispositivos móveis e Macs. As duas plataformas estão ligadas, o que significa que pode procurar direcções no seu Mac e enviá-las para o seu telefone. Para o fazer, carregue no botão Share no topo do seu ecrã, aquele com a seta a sair do quadrado, e escolha enviar para o iPhone ou iPad.

Encontrar lugares no percurso

Apple Maps. 11 Dicas para tirar o máximo partido 10

Ir de um lugar para outro nem sempre é direto, e pode achar que precisa de parar para algo pelo caminho. Felizmente, Apple Maps dá-lhe a opção de adicionar paragens às direções existentes, sem ter de configurar a navegação a partir do zero.

A partir do seu ecrã de navegação, carregue na seta no canto inferior direito. Depois, selecione Add a Stop. Aparecerá um ecrã com seis opções: Fast food, postos de gasolina, café, estacionamento, mercearias, e bancos. Escolhendo uma, obterá então outro menu, completo com todas as diferentes opções ao longo do percurso.

Escolher um significa que a Apple Maps muda de destino, enviando-o para qualquer desvio que tenha escolhido. Quando terminar de fazer o que precisa de fazer, o seu destino original aparecerá, deixando-o continuar a sua viagem como se nada tivesse acontecido. Se mudar de ideias, pode tocar no banner azul no topo do ecrã que diz Resumir rota para [destino].

Ligar o modo “Não Perturbar”.

Apple Maps. 11 Dicas para tirar o máximo partido 12

A última coisa de que precisa quando está a conduzir é a distração de e-mails, mensagens de texto, ou chamadas telefónicas que lhe chegam. É por isso que o Apple Maps permite agora ligar automaticamente o Modo Não Perturbar quando percebe que está na estrada. As notificações continuarão a chegar, mas o seu telefone ficará em silêncio enquanto conduz.

Abra o menu do Centro de Controlo deslizando a partir do canto superior direito do seu ecrã e prima o botão Focar. Isso é entre a lanterna e os comandos de rotação automática. A partir daí, pressione Driving Focus e o iOS perguntar-lhe-á então se deseja fazer uma lista branca de contactos, que pode saltar tocando em Não Permitir Nenhum. No ecrã seguinte toque em Concluído. Agora, onde quer que esteja a conduzir, o seu telefone ficará automaticamente silencioso.

Mapas interiores

Apple Maps. 11 Dicas para tirar o máximo partido 13

Só porque está dentro de portas, não significa que o Apple Maps não o possa ajudar a deslocar-se. Certos locais, como aeroportos e centros comerciais, também têm mapas interiores – permitindo-lhe localizar lojas, casas de banho, restaurantes e tudo o mais que possa haver lá dentro.

Para aumentar o zoom para um local, encontrar o botão que diz “Look Inside” e aumentar o zoom. Pode mudar de andar premindo o botão de andar à direita, que se encontra por baixo do botão que alterna entre mapas 2D e 3D.

Partilhámos algumas dicas sobre como tirar o máximo partido dos Apple Maps. Mas queremos saber – quais são as vossas melhores dicas? Partilhe-as connosco nos comentários abaixo, e se forem boas, podemos simplesmente adicioná-las a este artigo. Entretanto, não deixe de consultar o AndroidGeek para obter todas as últimas notícias e informações tecnológicas. Obrigado por ler!

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!