Android Geek
O maior site de Android em Português

Análise Nokia 1 com Android 8.1 Go Edition

O Nokia 1 é um equipamento com o sistema operativo Android Oreo ™ (edição Go), para dispositivos com 1 GB de RAM, o Nokia 1 oferece um valor extraordinário e uma experiência excepcional

Já não há qualquer tipo de pudor em dizer que o regresso da Nokia foi um estrondoso sucesso. Embora saibamos que um ano bom não é garantia de continuidade, a estratégia que a HMD aplicou à Nokia tem convencido os consumidores e mercados e tudo indica que estejam para ficar.

Uma parte significativa deste plano ambicioso da HDM e Nokia é disponibilizar um telefone Android para cada faixa de preço. O Nokia 8 e o Nokia 7 Plus são os que encontramos no topo da oferta, com os seus processadores Snapdragon e pelo menos 4 GB de RAM. Na gama média a Nokia oferece aparelhos como o Nokia 3 e o Nokia 5, com menos RAM e processadores de baixo desempenho, mas com detalhes muito interessantes como ecrãs HD de 720p e Corning Gorilla Glass. A estratégia de nomenclatura da Nokia é simples, mas eficaz. Quanto maior o número, melhor o dispositivo. No final desta cadeia alimentar encontramos o Nokia 1, a aposta da empresa num smartphone Android ultra-acessível.

Análise Nokia 1 com Android 8.1 Go Edition image
bsh

Estamos a falar de um equipamento com o sistema operativo Android Oreo  (edição Go), uma versão do Android otimizada para dispositivos com 1 GB de RAM ou menos, o Nokia 1 oferece um valor extraordinário e uma experiência excepcional que inclui a maior parte das funcionalidades que se pode esperar de um smartphone de qualidade.

Nokia 1 Design

O Nokia 1 é pequeno. Ele tem um ecrã de 4,5 polegadas e um tamanho de corpo a combinar. Para manter os custos baixos, o Nokia 1 precisa ser fácil de construir e, como tal, não tenta oferecer molduras ultra-finas ou economizar muito espaço. Tudo é de plástico. A tampa traseira é removível e a Nokia vende uma linha de capas Xpress-on de diversas cores que nos leva por momentos aos gloriosos tempos dos Nokia 3310. Sob a tampa, temos uma bateria substituível, dois slots nano-SIM e um slot para cartão microSD.

Análise Nokia 1 com Android 8.1 Go Edition image
dav

O botão de energia e o controlo de volume estão à direita do dispositivo e fazem parte da tampa do Xpress-on. O Nokia 1 tem uma entrada de fone de ouvido de 3,5 mm na parte superior e uma porta Micro-USB na parte inferior. Na parte de trás encontramos a câmera e flash, juntamente com um alto-falante. Acima do ecrã temos a câmera frontal, um sensor de luz e o fone de ouvido do telefone. Na base frontal está o microfone.

O design é simples e limpo. Plástico, mas bem construído.

Nokia 1 Ecrã

O Nokia 1 vem com um display de 480 x 854 de 4,5 polegadas. Isso faz com que o telefone pareça algo saído do passado, quando todos os telefones tinham essa resolução de ecrã. A Nokia, para manter os custos baixos precisa que o Nokia 1 seja fácil de montar, portanto, não foram usadas técnicas de fabricação elaboradas. Como tal, o Nokia 1 tem uma relação ecrã-corpo de 60 por cento. O display é suficientemente brilhante – é bomem ambientes fechados, funciona bem ao ar livre, mas sob luz do sol torna-se mais complicado de utilizar, mas ainda assim é utilizável.

Análise Nokia 1 com Android 8.1 Go Edition image
bsh

O telefone usa um display LCD IPS, por isso tem bons ângulos de visão e reprodução de cores razoável. Infelizmente, o Nokia 1 não usa nenhum tipo de vidro temperado. Acho que consegui chegar ao final destas duas semanas em que utilizei o equipamentos com poucos ou nenhuns riscos significativos, mas isto não se deveu à resistência do ecrã, mas si ao cuidado que tive com ele.

O ecrã cumpre bem a sua função, não compete obviamente com equipamentos mais caros, mas não vai desapontar quem pretende um equipamento nesta faixa de preço.

Nokia 1 Hardware e desempenho

O Nokia 1 vem com um MediaTek MT6737M, que é um processador Cortex-A53 quad-core que corre a 1.1GHz. É ainda equipado com uma GPU Mali-T720 e 1GB de RAM. Apesar do Cortex-A53 ser um processador de 64 bits, o Nokia 1 parece rodar uma versão de 32 bits do Android.

Análise Nokia 1 com Android 8.1 Go Edition image
dav

Podíamos fazer uma bateria de testes de Benchmark , mas estes iriam apenas revelar aquilo que já sabemos antes de os fazer, o Nokia 1 posiciona-se na parte inferior da tabela de Benchmarks, mas também na do preço. É o equilibrio entre estes dois pontos que pode fazer a diferença. E na verdade o equipamento não apresenta um desempenho demasiado lento, se mantiverem as expectativas adequadas ao valor a que o equipamento  é vendido, não vão ficar desiludidos. No entanto apesar de ter uma versão mais leve de Android Oreo  (edição Go) o único GB de RAM não vai permitir um MultiTasking eficaz.

A unidade de análise Nokia 1 vem com 8 GB de armazenamento interno, metade dos quais é usada pelo sistema operativo Android e pelos aplicativos pré-instalados. Isso significa que temos cerca de 4 GB de espaço livre para aplicativos, músicas e fotos. Felizmente podemos adicionar armazenamento adicional através do slot para cartão microSD, que suporta capacidades de até 128GB. O Android Go é particularmente adequado para usar armazenamento adicional e facilita bastante a transferência de aplicativos e dados para o cartão SD.

O telefone suporta 2G, 3G e 4G LTE numa grande variedade de frequências, dependendo da vossa localização. Eu testei o modelo europeu, que também é dual-SIM. Permite usar 4G em qualquer slot, mas depois de definirem qual o SIM que vão usar para dados, o outro será colocado em modo 2G GSM, mesmo que seja compatível com 4G. Isto é normal em telefones dual SIM, mas vale a pena deixar a nota. Com o Nokia 1 é possível usar dois cartões SIM e um cartão microSD todos ao mesmo tempo!

Nokia 1 Audio

A coluna embutida neste Nokia 1 é estridente e carece de profundidade. A reprodução de som com fones de o uvido é razoável, mas falta-lhe um pouco de clareza e é fraca nos tons mais baixos.

Análise Nokia 1 com Android 8.1 Go Edition image
mde

Há também uma opção “BesLoudness” para a coluna externa. Não estou totalmente certo do que se pretende alcançar. Depois de ligar e desligar esta opção algumas vezes, não notei diferenças significativas entre os dois modos.

Nokia 1 Autonomia

O Nokia 1 tem uma bateria removível de 2.150mAh, que durar para todo o dia. Para atividades como navegar na web, vera vídeos, fazer chamadas e jogar jogos 3D, poderão conseguir entre seis e sete horas de tempo de ecrã. Em tarefas menos exigentes, como navegação web, ele pode chegar a até sete ou oito horas.

O telefone não suporta nenhum tipo de carregamento rápido. O carregamento de 10 a 100 por cento leva três horas e 45 minutos. Os últimos 20% levam uma hora.

Na embalagem temos o Nokia 1, afones de ouvido (do tipo de plástico sem pontas de borracha ou espuma), um carregador de 1A e um cabo micro-USB.

Nokia 1 Software

O Nokia 1 corre o Android 8.1 Oreo (edição Go). É uma experiência Android com acesso a aplicativos e serviços do Google, como a Play Store, o Gmail e o YouTube. A edição Go é uma versão especial do Android ajustada para funcionar bem em dispositivos com caracetrísticas mais modestas. Há também versões Go dos principais aplicativos, como o Gmail, o Assistente e o Google Maps. Isto é o que permite com apenas 8GB de memoria interna ainda termos 4GB de armazenamento interno livre para os nossos dados. Para referência, o Samsung Galaxy Note 8 usa 11 GB de armazenamento interno apenas para Android e aplicativos pré-instalados!

Análise Nokia 1 com Android 8.1 Go Edition image
dav

Há também um foco na economia de dados. Muitas pessoas que compram telefones de baixo custo também têm planos de dados limitados. Por exemplo, podem ativar os recursos de economia de dados do Google Chrome, que direccionarão o tráfego da Internet por meio dos servidores do Google para compactação antes de serem enviados ao vosso dispositivo. O Files Go também tem uma maneira de partilhar arquivos com Wi-Fi através de um serviço ponto-a-ponto.

A versão integrada da Google Play Store também foi ajustada para destacar as versões Go dos aplicativos, oferecendo ainda todo o catálogo de aplicativos. A versão pré-instalada do Gmail é Gmail Go, mas conseguem encontrar e fazer o download da versão padrão do Gmail, se desejarem.

Quando inserimos um novo cartão microSD, o Android Go oferece a opção de o usar como “armazenamento portátil”, o que significa que podemos retirá-lo do telefone e usá-lo com outro telefone ou computador para transferir arquivos. Mas também podemos usá-lo como “armazenamento interno”, o que significa que ele será reformatado e funcionará somente neste  dispositivo.

A opção de “armazenamento interno” permite mover aplicativos e dados para o cartão SD como se fosse parte do armazenamento interno normal. Isto deve resolver o problema de ter apenas 4 GB de espaço livre.

 

Nokia 1 Câmera

5MP na traseira, 2MP na frente. Podemos parar por aqui. Ao lerem as especificações e tendo em conta o preço, quase que não é preciso adivinhar que os resultados não serão extraordinários, mas ainda assim é um equipamento capaz no quesito fotográfico.

Análise Nokia 1 com Android 8.1 Go Edition image
dav

O aplicativo de câmera incluído é simples, mas totalmente funcional. Permite tirar fotos e gravar vídeos com limite de 720p HD. O aplicativo não inclui muitos modos especiais, mas oferece uma opção de panorama e alguns controlos manuais rudimentares. No geral, é apenas um aplicativo básico de câmera do tipo apontar e clicar.

 

Nokia 1 Conclusão

O Nokia 1 é um smartphone Android barato, e como em muitos casos temos o que pagamos. Se tiverem mais alguns € para gastar sugiro que vejam o Nokia 3. Se o vosso orçamento não se estende até aqui, o Nokia 1 é uma boa escolha nesta faixa de preço. O dispositivo é definitivamente utilizável; Podem consultar o vosso e-mail, usar redes sociais e até mesmo jogar.

Mesmo por pouco mais de 100€ é importante lembrar as limitações do telefone. O ecrã é pequeno e com baixa resolução. O processador tem um desempenho limitado. As câmeras apresentam resultados fracos. O Nokia 1 é provavelmente o melhor smartphone de baixo custo mas por um pouco mais de dinheiro conseguem outros dispositivos Nokia (ou não) com melhores especificações e desempenho.

 

Partilhar é importante, mostra este artigo aos teus amigos!

Obrigado, ficamos a dever-te uma 😉


Fique atento à nossa página do Facebook e Twitter para obter as notícias em primeira mão.

Partilhar é importante, mostra este artigo aos teus amigos!

Obrigado, ficamos a dever-te uma ;)
close-link