Android Geek
O maior site de Android em Português

É possível usar o Android sem aplicações e serviços do Google

É algo que para muitos parece algo estranho, mas está a ganhar cada vez mais seguidores.

Google e Android são dois conceitos que andam de mãos dadas, praticamente inseparável para a maioria de nós. Embora cada vez mais utilizadores procurem fazer uso do sistema operativo sem a presença dos serviços e aplicações da empresa americana. É algo que para muitos parece algo estranho, mas está a ganhar cada vez mais seguidores.

É realmente possível usar o Android sem o Google?

muitos aspectos a ter em conta, além de ser necessário fazer algumas alterações no telefone, mas é algo possível. Aqui, mostramos o que precisam fazer para usar o sistema operativo sem a influência da empresa americana.

 

Remover aplicações do Google no Android

O modo escuro chega ao Google, Discover e Assistente de pesquisaNum telefone Android, encontramos um grande número de aplicações do Google instaladas por padrão (Maps, Gmail, etc.). Como o objectivo, neste caso, não é usar nada da empresa, teremos que desinstalar essas aplicações no telefone. Apesar de serem aplicações do sistema, não é algo simples.  Este é o primeiro passo a seguir. Mas se removermos todas essas aplicações do Google do telefone, teremos que procurar alternativas.

Desde alternativas à aplicação de email, ou outras aplicações, como mapas, e até tradutor. Em resumo, todas as aplicações da empresa americana que removemos do telefone e para as quais precisamos de um substituto.

Navegador e Motor de busca

Extensões do Google Chrome no seu celular com o navegador Kiwi Há alguns meses que, forçado pela UE, o Google oferece aos utilizadores alternativas ao seu navegador Chrome, além do seu motor de pesquisa. Como neste caso, o que queremos é parar de usar as aplicações e serviços da empresa americana, precisamos use um navegador alternativo, além de outro motor de busca. Tudo isso para evitar a necessidade de utilizar os serviços da empresa, que recolhe muitos dados dessa maneira. As opções neste caso são muitas, com navegadores como Mozilla, entre outros. Se estiverem à procura de uma opção particularmente segura e privada, O Navegador Tor pode ser instalado no Android,. Também precisam escolher um motor de busca, para o qual também há várias opções para escolher. De facto, muitos navegadores têm motores de busca alternativos ao Google. Portanto, é fácil encontrar um que permita navegar de uma maneira confortável, segura e privada, sem precisarem depender da empresa americana. A escolha depende das preferências de cada um.

Não use o Google Play Services

Como baixar aplicativos do Google Play sem usar o Google Play Outro aspecto que devemos considerar é que ao instalar aplicações, usamos normalmente a Play Store, ou seja, a loja oficial que o Google criou para utilizadores no Android. Se não quiserem usar esta loja, porque dessa forma a empresa saberá quais as aplicações que estão a ser instaladas, devem parar de usar a Play Store. Em seguida, teremos que procurar outras lojas de aplicações para usar no dispositivo,  podemos aceder a partir do dispositivo para instalar essas aplicações. Por sorte, existem várias lojas alternativas à Play Store, nas quais teremos acesso a uma ampla seleção de aplicações. São opções que permitirão que continuem com um telefone Android e continuar a instalar todos os tipos de jogos ou aplicações no dispositivo.

Além disso, muitos telefones têm as suas próprias lojas de aplicações instaladas por padrão, marcas como Samsung ou Huawei são alguns exemplos. Esta é outra opção a ser usada para instalar aplicações no dispositivo sem usar a Google Play Store. Embora nesse tipo de loja a seleção de aplicações seja geralmente mais limitada, é possível instalar muitas aplicações bastante interessantes.

Actualizações

É possível usar o Android sem aplicações e serviços do Google 1 Outro aspecto que devemos considerar são As actualizações do sistema e patches de segurança. O Google é tecnicamente responsável por essas actualizações, novas versões do Android e patches de segurança são lançados para os telefones de tempos em tempos. Quem quiser cortar todos os tipos de vínculos com a empresa de Mountain View, terá que desistir das actualizações neste caso. Normalmente, as actualizações são lançadas via OTA,  é apenas uma questão de esperar recebê-lo no telefone. podem configurar a atualização para ser instalada apenas via Wi-Fi ou desabilitar esta opção para impedir que ele seja atualizado automaticamente. O mesmo pode ser feito com os patches de segurança, que também são do Google. Embora isso seja algo que possa gerar problemas no dispositivo, e ficar assim exposto a vulnerabilidades ou fique sem as novidades que as novas versões do Android trazem.

 

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!