Análise Nokia 3 : A Finlandesa está de volta e com bons argumentos

A Nokia está de volta, e com ela novos telefones Android que estão literalmente a voar das prateleiras. A HMD Global, está a usar a marca Nokia para trazer três novos telefones para o mercado, bem como uma reedição do famoso e muito querido Nokia 3310.

Nokia 3
Análise Nokia 3 : A Finlandesa está de volta e com bons argumentos 1

Esta análise foca-se no Nokia 3, o mais barato da nova gama de smartphones. Que é um excelente exemplo de que a Nokia está viva e de saúde.

NOKIA 3: PREÇO E DISPONIBILIDADE

O Nokia 3 é o telefone mais barato da nova gama Nokia Android, com um preço de 139€. Já se encontra  à venda nas grandes superfícies.

Como o preço mostra, este é um equipamento de gama de entrada que vai trazer muita dor de cabeça aos concorrentes nesta gama. Vamos descobrir porquê.

 

NOKIA 3: DESIGN & CONSTRUÇÃO

O Nokia 3 tem um ecrã de vidro Gorilla Glass de 5 polegadas, suavemente esculpido, alojado num corpo de policarbonato puro e compacto com uma moldura de alumínio arredondado que lhe dá um aspecto muito mais premium que o seu preço.

Nokia 3
Análise Nokia 3 : A Finlandesa está de volta e com bons argumentos 2

O ecrã HD de 5 polegadas pode revelar-se perfeito para aqueles que não são fâs de equipamentos que não caibam nas mãos (e nos bolsos) , o tamanho do Nokia 3 permite que seguremos o telefone confortavelmente na palma da mão e a maioria das pessoas conseguirá usa-lo com uma só mão sem dificuldades em alcançar todos os pontos do ecrã.

Nokia 3
Análise Nokia 3 : A Finlandesa está de volta e com bons argumentos 3

O Nokia 3 está disponível em Azul Temperado, Prata, Preto Matte ou Cobre e tem 8,48 mm de espessura. Há uma saliência na câmara, mas nós adorámos a simetria da câmara, do flash e do logotipo da Nokia na parte traseira do dispositivo, mais uma vez o aspecto do terminal está muito acima do preço pedido por ele.

NOKIA 3: HARDWARE, CARACTERÍSTICAS E ESPECIFICAÇÕES

O Ecrã de 5 polegadas do Nokia 3 tem uma resolução de 1280 x 720 pixels, como o Nokia 5. Depois de alguns dias a utiliza-lo a conclusão é que é brilhante e razoavelmente nítido, é Nokia.

Nokia 3
Análise Nokia 3 : A Finlandesa está de volta e com bons argumentos 4

Dentro do Nokia 3, o processador é um quad-core a 1.3GHz MediaTek MTK 6737 combinado com 2 GB de RAM, o que é claramente gama de entrada, de modo que, não esperem uma rapidez de execução estonteante deste aparelho. Ele corre a maioria das aplicações sem muitos problemas, instalámos uma quantidade considerável de aplicações e o Nokia 3 portou-se à altura, ainda que com algum lag nas aplicações mais pesadas.

Relacionado:  TCL prestes a incluir uma câmara sob um ecrã de 6,67 polegadas

Há 16 GB de memória de armazenamento incorporada com suporte para expansão até 128 GB graças ao slot para cartão MicroSD.

NOKIA 3: CÂMERAS

Ambas as câmaras do Nokia 3 são 8Mp, o que não é fantástico e marca a diferença entre este terminal e os seus irmãos Nokia 5 e Nokia 6 (13Mp e 16Mp, respectivamente).

Nokia 3
Análise Nokia 3 : A Finlandesa está de volta e com bons argumentos 5

É bom o suficiente para as foto ocasionais, mas se dependerem dele como câmara principal vão ficar desiludidos com os resultados. A câmara traseira tem flash LED, e ambas têm foco automático. Com boas condições de luminosidade podem esperar resultados bastante satisfatórios como podem ver abaixo:

NOKIA 3 : BATERIA

A bateria não removível e é de 2.650mAh, dá para um dia completo, isto só é possível pois nem o ecrã nem o processador puxam demasiado pelo equipamento. O resultado é que mesmo com uma bateria que podemos considerar de tamanho reduzido, o equipamento apresenta uma autonomia satisfatória.

NOKIA 3: SOFTWARE

O Nokia 3 corre um Nougat "Puro" Android 7.0 deliciosamente simples, completo com o Assistente do Google e sem qualquer extravagância que complique o que é bom de origem.

 

Não há bloatware e nenhuma duplicação de aplicações com que se preocuparem, muito importante salientar que esta decisão estratégica da NOKIA e HMD de apresentar os equipamentos com Android "Puro" permite que os utilizadores tenham garantidas atualizações de software regularmente. Os fãs do stock Android certamente adorarão a abordagem do Nokia 3 ao software.

NOKIA 3: BENCHMARKS

Especificações do Nokia 3:

  • Ecrã de 5,2 / 5,3 polegadas com resolução HD (1280×720)
  • Qualcomm Snapdragon 425 – Processador Quad Core a 1.4 GHz
  • GPU Adreno 308
  • 2 GB de RAM
  • 16GB de Armazenamento interno
  • Android 7.0 Nougat
  • Câmara traseira de 13MPx
  • Câmara frontal de 5MPx

VEREDICTO

Ficámos verdadeiramente entusiasmados com o Nokia 3, considerando o fato de que é um equipamento que custa cerca de 139€. Consideramos que será um vencedor nesta gama. Dificilmente encontrarão em loja física um equipamento com estas características a este preço e ainda para mais com a marca NOKIA.

Para quem não precisa de um equipamento que seja um "Ferrari" e cujo orçamento seja modesto, sugerimos que olhem com atenção para este NOKIA 3. Vão gostar.

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!