Android Geek
O maior site de Android em Português

Análise Nokia 5 o pequeno e pouco determinado equipamento da Nokia

O Nokia 5 é um de três equipamentos da Nokia que tenho em minha posse para fazer analises mais detalhadas. Entre os três equipamentos que possuo em mãos, Nokia 5, Nokia 6 e Nokia 8, este é sem duvida nenhuma o mais pequeno, no real sentido da palavra. Uma vez que possuo os três equipamentos em mãos, isso permite-me que consiga fazer algumas comparações entre eles, e assim fornecer-vos uma informação mais precisa.

Análise Nokia 5 o pequeno e pouco determinado equipamento da Nokia image

Dos três, o Nokia 5 é o equipamento mais “fraco”. Não é que seja um mau telefone, mas o seu irmão, Nokia 6, não custa muito mais, e consegue ter hardware mais condizente e eficaz, apesar de achar que o design do Nokia 5 vai mais de encontro com aquilo que gosto num smartphone. É um smartphone com ótima aparência tendo em conta o seu preço, com o seu corpo todo em metal, proporcionando um acabamento premium que facilmente se confunde com um dispositivo mais caro.

O ecrã HD de 5,2 polegadas é nítido e claro, embora as cores não sejam especialmente vibrantes. A inclusão de um scanner de impressão digital na parte frontal do aparelho é uma grande vantagem, adicionando uma camada extra de segurança e uma forma fácil de desbloquear o telefone.

Gostaria de ter visto a HMD Global ter colocado nele uma bateria maior, pois com o uso moderado temos facilmente bateria para um dia de uso com uma única carga, mas se formos adeptos de jogos ou de reprodução de vídeo, então a coisa fica feia.
A câmara traseira na teoria é ótima, mas na prática, as imagens tendem a parecer chatas e com pouca clareza, mesmo a própria aplicação da câmara é lenta. No entanto, o desempenho lento estende-se ao dispositivo em si mesmo, e não só à câmara.

Análise Nokia 5: Design

A forma compacta do Nokia 5 é algo que pode influenciar os potenciais compradores deste equipamento, pessoalmente gosto muito mais deste, do que do Nokia 6. Possui um design mais ergonómico, com as bordas curvas, que faz com que seja muito confortável na palma da mão, e chegamos a qualquer ponto do ecrã com o polegar.
Criado a partir de um único bloco de alumínio de série 6000, o Nokia 5 possui uma construção surpreendentemente premium para um telefone de gama média baixa, tendo mesmo um aspeto premium, que é a mais valida deste dispositivo.

Outro bónus do Nokia 5 é a presença de um scanner de impressão digital logo abaixo do ecrã, que também funciona como um botão Home. Os leitores de impressões digitais tendem a ser reservados para os dispositivos mais práticos, por isso é bom ver a tecnologia que filtra as camadas e especialmente para um dispositivo tão barato como o Nokia 5.
Ele está disponível nas cores cobre, preto, prata e azul, mas o que recebemos para a nossa analise, é a variante prata.

O ecrã com a resolução HD é brilhante e claro, proporcionando um bom nível de detalhes para imagens e texto. Podemos ler e-mails confortavelmente, assistir vídeos e desfrutar de sessões de jogos no seu pequeno ecrã de 5,2 polegadas sem qualquer problema. No entanto, não é excessivamente vibrante quando se trata de reprodução de cores, e se colocar este painel LCD ao lado de um ecrã AMOLED, facilmente verifica que é realmente aborrecido. No entanto, estamos perante um dispositivo de gama média baixa, por isso não era mais do que isso que podíamos esperar.
Não podia deixar de referir que é impossível ver o que quer que seja neste ecrã, quando o mesmo está exposto à luz solar. Mesmo em dias com menos claridade, não é fácil ver o que vai passando no ecrã.

Análise Nokia 5: Bateria

O Nokia 5 vem com uma bateria de 3000mAh, que para quem faz o uso moderado do equipamento, e não corre muitas aplicações 3D, então deve ser mais que suficiente para um dia inteiro com uma única carga. No entanto é altamente improvável que consiga manter o Nokia 5, longe do carregador por mais de um dia. Apesar deste ter sido o equipamento que melhor se aguentou em standby. Sem mexer nele, consegui que a sua bateria tivesse durado mais de 6 dias, mas parado, um smartphone não serve para nada.

Análise Nokia 5 o pequeno e pouco determinado equipamento da Nokia image

Se gosta de usar o seu telefone para transmitir música e jogos, o Nokia 5 dificilmente durará um dia inteiro sem pedir o carregador. Com um uso diário moderado, com 2 horas de transmissão de Spotify, uma hora a jogar, redes sociais, e-mails, mensagens e algumas chamadas, antes de chegar a casa o telefone apresenta a notificação de bateria baixa. Carreguei a bateria ao máximo liguei o Netflix via Wifi, com o brilho do ecrã no máximo, e assisti ao filme do Death Note, que tem apróximadamente 84 minutos, e quando o filme acabou, tinha menos de 60% de bateria, 59% para ser mais preciso. Embora seja improvável que assista a um filme com o brilho no máximo, é uma boa indicação de quão rápido o Nokia 5 acaba com a bateria. Fiz o mesmo teste no Nokia 6 (ao mesmo tempo), e ele acabou o filme e tinha 78% de bateria.

O telefone é carregado através de uma porta micro USB, que está na base do aparelho, mas sem qualquer tipo de carregamento rápido. Isso significa que o Nokia 5 leva algum tempo a carregar completamente a bateria.

 

Análise Nokia 5: Câmara

Como era de esperar, o Nokia 5, conta com duas câmaras, uma frontal e uma traseira. A câmara traseira possui um sensor de 13MP, que no papel é muito promissora, mas na prática é lenta e nem sempre produz boas imagens, alias, raras foram as vezes que consegui obter uma imagem limpa.

Mesmo com o modo HDR (High Dynamic Range) ativado, ainda encontramos imagens um pouco escuras, e com falta de detalhe. Se for um utilizador com paciência e deixar a aplicação carregar e focar bem o quer fotografar, é capaz de conseguir obter algumas fotos decentes, se a iluminação for boa. Em português mais direto, o Nokia 5 está longe de oferecer uma boa experiência fotográfica.

Não há nenhum modo manual ou profissional para nos fornecer o controlo das configurações, como a velocidade do obturador e o equilíbrio de branco. Mas tendo em conta à faixa do equipamento, isso não é surpresa.

A aplicação em si é simples de funcionar. Existe uma grande botão de obturador centralizado, enquanto as configurações rápidas na parte superior do ecrã permite alternar entre as câmaras frontal e traseira e alternar as configurações de flash, timer e HDR.

Análise Nokia 5 o pequeno e pouco determinado equipamento da Nokia image

Também pode usar as teclas de volume para tirar fotos, o que às vezes é muito mais fácil do que usar o ecrã, especialmente quando se trata de selfies. E já que falamos em selfies, o seu sensor frontal é de 8MP e é boa o suficiente para fotos no Snapchat e Instagram. Além disso, temos um modo de beleza incorporado.

Análise Nokia 5: Desempenho

O Nokia 5 não é o mestre do desempenho, nem foi com esse intuito que  telefone foi colocado no mercado.

Ele executa a versão mais recente do sistema operativo móvel da Google, o Android 7.1.1 Nougat, o que significa que está totalmente atualizado e, sem uma interface pesada. Os proprietários deste telefone não devem ter de esperar muito para obter a atualização do Android Oreo, já que ela já foi prometida. E uma vez que ele disponibiliza o Android num estado puro, as modificações necessárias para o update são quase nulas. E neste ponto, adoro a Nokia.

O pacote padrão de aplicações da Google está pré-instalado, e é isso. Não há qualquer bloatware adicional instalado, que nos permite ter um telefone limpo para instalar as aplicações e jogos que desejamos e necessitamos

No seu interior, o Nokia 5 vem com Snapdragon 430, da Qualcomm, e 2GB de RAM, o normal para a faixa de preço do equipamento.Em termos de desempenho, isso oferece … bem precisará de ser paciente.

Apesar de até na instalação de aplicações este equipamento ser lento, na verdade é que no tempo em que tive o equipamento em minha pose, não encontrei qualquer aplicação ou jogo que não pudesse ser executado. Obviamente que depois o desempenho muitas vezes (grande parte das vezes) deixa a desejar. Jogos em 3D mais pesados, nem com paciência lá vai, tornando a experiência de jogo um pouco má, para não chamar horrível.

Executei as aplicações do Geekbench 4 e do Antutu no telefone, e os resultados são estes:

E isso significa que no dia-a-dia o Nokia 5 é perfeitamente capaz de trata de navegação na web, mensagens, redes sociais e e-mails sem qualquer tipo de problemas, e embora precise ser paciente se tiver vontade de correr algumas aplicações ou jogos mais intensivos, a verdade é que este telefone vai ao seu próprio ritmo, e consegue executar a grande maioria das aplicações.

O sensor de impressão digital geralmente responde bem, e responde sempre quando solicitado.

Há um grande fator sobre o Nokia 5 que precisamos abordar, a questão do armazenamento interno do aparelho. Temos 16GB de espaço interno, mas só sobram 7,5GB para serem efetivamente usados pelo utilizador. É muito fácil de encher esse 7,5GB. Felizmente o Nokia 5 vem com uma slot para cartões microSD, uma segunda bandeja à esquerda do aparelho, abaixo da usada pelo nanoSIM. Uma vez inserindo o cartão o dispositivo reconhece esse armazenamento como fazendo parte do armazenamento interno, em vez de um recurso externo, o que torna a gravação de dados no cartão mais fácil e rápida. Em suma, se comprar o Nokia 5, certifique-se de investir num cartão microSD de pelo menos 16GB, e acredite que não pesa assim tanto no orçamento.

Análise Nokia 5: Conclusão

Apesar das muitas criticas que fiz ao aparelho, e que pode ler acima, na verdade, o Nokia 5 cumpre com aquilo que foi proposto. É um dispositivo para aqueles que gostam de telefones mais compactos e leves. O seu desempenho é mais que suficiente para aqueles que simplesmente necessitam de um smartphone para aceder a emails, web, redes sociais e até mesmo para alguns jogos menos exigentes. Pessoalmente adoro  seu design e é aí que este equipamento ganha pontos.

Análise Nokia 5 o pequeno e pouco determinado equipamento da Nokia image

Para aplicações mais pesadas, mantenha-se afastado deste equipamento, pois os nervos podem não aguentar. E pelos mesmos motivos, mantenha-se afastado se é amante de fotografia. Tirar uma fotografia daquele momento que acontece sem estarmos à espera, não vai ser fácil, e mesmo que consiga tirar  o registo desse momento com relativa velocidade, a qualidade vai certamente deixar a desejar.

Fique atento à nossa página do Facebook e Twitter para obter as notícias em primeira mão.

Comentários estão fechados.