Microsoft Surface Duo vs. Samsung Galaxy Z Fold 2: Qual o melhor dobrável?

A segunda geração do Galaxy Fold da Samsung oferece um painel OLED enorme e flexível, a Microsoft escolheu um caminho mais tradicional com o Surface Duo, ao oferecer dois ecrãs separados de 5,6 polegadas protegidos por vidro que formam um ecrã de 8,1 polegadas quando abertos. Mas essa não é a única razão pela qual esses dois dispositivos são diferentes.

O Microsoft Surface Duo e o Samsung Galaxy Z Fold 2 são telefones tecnicamente dobráveis, embora isso seja praticamente tudo que estes equipamentos têm em comum.

A segunda geração do Galaxy Fold da Samsung oferece um painel OLED enorme e flexível, a Microsoft escolheu um caminho mais tradicional com o Surface Duo, ao oferecer dois ecrãs separados de 5,6 polegadas protegidos por vidro que formam um ecrã de 8,1 polegadas quando abertos.

Mas essa não é a única razão pela qual esses dois dispositivos são diferentes. No seu interior, eles são alimentados por processadores diferentes, possuem baterias de tamanhos diferentes e oferecem hardware de câmara totalmente distinto. O Galaxy Z Fold 2 certamente terá algumas funcionalidades que não vamos encontrar no Surface Duo, que a Microsoft ainda recusa em classificar como um telefone.

Muitos dos detalhes sobre o Galaxy Z Fold 2 ainda estão envoltos em mistério, embora a Samsung diga que podemos esperar saber mais a 1 de setembro. Esta comparação entre o Microsoft Surface Duo e o Samsung Galaxy Z Fold 2 destaca todas as maneiras significativas em estes telefones Android diferem.

Surface Duo vs. Galaxy Z Fold 2: preço e data de lançamento

O Microsoft Surface Duo começa a ser comercializado a 10 de setembro e custa US $ 1.399 para um dispositivo com 128 GB de armazenamento e sem NFC. Podem optar por uma versão de 256 GB gastando mais $ 100, mas continuam sem NFC. Podem comprar o telefone desbloqueado, e oferecerá suporte a todas as principais redes dos EUA e Europa.

Ainda não sabemos quando o Samsung Galaxy Z Fold 2 custará, muito menos quando vamos poder comprar um. A primeira geração Samsung Galaxy Fold custava cerca de 2000€, e rumores apontam que o sucessor pode ser mais barato. Ainda assim será com certeza mais caro que o Surface Duo, que já é um telefone muito caro.

Surface Duo vs. Galaxy Z Fold 2: Especificações

Microsoft Surface Duo Samsung Galaxy Z Fold 2 (rumores)
Preço $ 1.399  $ 1.780- $ 1.980
Ecrã Dois AMOLED de 5,6 polegadas (1800×1350); 8,1 polegadas combinados OLED interior de 7,6 polegadas (120 Hz); 6.2 OLED externo
Processador Snapdragon 855 Snapdragon 865/865 Plus
RAM 6 GB 8GB-12GB
Armazenamento 128 GB, 256 GB 256 GB, 512 GB
câmaras primárias 11 MP (ƒ / 2.0) câmara principal de 12 MP ou 108 MP; 12MP ultrawide; Telefoto 64MP com zoom 3x sem perdas
câmaras adicionais N / D 10 MP frontal
Tamanho da bateria 3.577 mAh TBA
Tamanho Fechado: 5,71 x 3,67 x 0,39 polegadas; Aberto: 5,71 x 7,35 x 0,18 polegadas TBA
Peso 249 gramas TBA

Surface Duo vs. Galaxy Z Fold 2: Design e Ecrã

Microsoft Surface Duo x Samsung Galaxy Z Fold 2

Microsoft Surface Duo (Crédito da imagem: Microsoft)

Dois ecrãs são melhores do que um? A Microsoft espera que a maioria pense assim, já que o Surface Duo traz dois ecrãs PixelSense AMOLED de 5,6 polegadas envoltos em vidro reforçado, com grandes molduras acima e abaixo dos painéis. Todo o dispositivo é excepcionalmente fino – o Surface Duo mede apenas 4,8 milímetros de espessura quando estendido – o que faz dele o telefone dobrável ou Surface mais fino já construído.

Na verdade, o Galaxy Z Fold 2 também tem dois ecrãs, embora esteja melhor disfarçado. O da parte interna do dispositivo mede 7,6 polegadas FlagShip e apresenta a mesma taxa de atualização de 120 Hz que o novo Galaxy Note 20 Ultra.

Microsoft Surface Duo x Samsung Galaxy Z Fold 2

Samsung Galaxy Z Fold 2 (Crédito da imagem: Samsung)

Esse painel é protegido pelo Ultra-Thin Glass da Samsung, oferecendo mais confiabilidade em comparação com o frágil substrato de plástico usado no Galaxy Fold original, embora não tenha o mesmo tipo de rigidez e proteção que o Surface Duo oferece. Na parte externa do Galaxy Z Fold 2 está outro ecrã de 6,2 polegadas que funciona essencialmente como o de um telefone normal.

O Galaxy Z Fold 2 mede 6 mm de espessura, o que o torna um pouco mais grosso do que o Surface Duo quando dobrado. Ambos os telefones têm dobradiças elegantes: a dobradiça do Surface Duo gira 360 graus e pode parar em qualquer ponto. O Galaxy Z Fold 2 também pode parar em qualquer ponto ao longo do seu caminho, embora esteja limitado entre fechar e abrir para que o ecrã interno fique plano.

Surface Duo vs. Galaxy Z Fold 2: câmaras

Microsoft Surface Duo x Samsung Galaxy Z Fold 2

Samsung Galaxy Z Fold 2 (Crédito da imagem: Samsung)

Os fotógrafos móveis provavelmente irão para o Galaxy Z Fold 2 antes de darem ao Surface Duo qualquer consideração. Isso porque os novos dobráveis ​​da Samsung terão três lentes, uma delas provavelmente um sensor de grande contagem de megapixels, o Surface Duo tem apenas uma acima do ecrã.

Não sabemos os detalhes da configuração de câmaras do Galaxy Z Fold 2, mas os rumores apontam para que o dispositivo possa incorporar o sensor primário de 12 MP do Samsung Galaxy S20 Plus ou o sensor 108-MP utilizado pela primeira vez no Galaxy S20 Ultra e, mais recentemente, no Note 20 Ultra. Este será provavelmente complementado por câmaras ultra Wide e telefoto, com a última potencialmente a oferecer fotos de 64 MP com zoom sem perdas 3x, como nos dois modelos mais baratos do Galaxy S20.

Microsoft Surface Duo x Samsung Galaxy Z Fold 2

Microsoft Surface Duo (Crédito da imagem: Microsoft)

Quanto ao Surface Duo, não esperem nada de disruptivo. A Microsoft deixou claro que este telefone não se destina a fotógrafos amadores, com um único sensor de 11 MP, ƒ / 2.0 acima de um dos ecrãs. Isso significa que teremos que dobrar o telefone para trás se quisermos tirar uma foto de algo à nossa frente.

A Microsoft enfatiza que o sistema de lente única do Surface Duo aproveita a inteligência artificial e a fotografia computacional para realizar truques como retratos de profundidade de campo rasa e um modo dedicado de pouca luz. Dito isso, esqueçam que a qualidade ou versatilidade da câmara do Surface Duo chegue sequer perto do Galaxy Z Fold 2. Simplesmente não parece ser o foco do Surface Duo, e a folha de especificações sugere isso.

Surface Duo vs. Galaxy Z Fold 2: Desempenho

Microsoft Surface Duo x Samsung Galaxy Z Fold 2

Microsoft Surface Duo (Crédito da imagem: Microsoft)

Aqui está outra área onde se espera que o Surafce Duo e o Galaxy Z Fold 2 sejam muito diferentes. O aparelho de US $ 1.399 da Microsoft utiliza o chipset Qualcomm Snapdragon 855 do ano passado e 6 GB de RAM, O dobrável da Samsung provavelmente incorporará o mesmo Chip Snapdragon 865 Plus do Galaxy Note 20 e até o dobro da memória do dispositivo da Microsoft.

Novamente, não sabemos exatamente o que a Samsung está a planear para o Galaxy Z Fold 2, embora possamos deduzir muito da gama actual da empresa. Quer a empresa escolha a arquitetura Snapdragon 865 padrão que foi introduzida pela primeira vez no Galaxy S20, ou o 865 Plus mais rápido, o Galaxy Z Fold 2 também suportará redes 5G – algo que o utilizador certamente não encontrará no Surface Duo, que é apenas construído para ligar-se a torres 4G LTE.

Esperamos uma lacuna considerável no desempenho entre esses dois telefones. O Snapdragon 855 não está totalmente desatualizado, mas sua CPU é 20% mais lenta e a sua GPU é 25% mais lenta do que as do 865 normal. O 865 Plus adiciona ainda mais potência em cima disso, então o dispositivo da Samsung certamente irá apresentar um pouco de energia extra para workaholics e jogadores hardcore.

Surface Duo vs. Galaxy Z Fold 2: bateria

Microsoft Surface Duo x Samsung Galaxy Z Fold 2

Samsung Galaxy Z Fold 2 (Crédito da imagem: Samsung)

Com dois ecrãs, pensámos que o Surface Duo traria uma bateria absolutamente gigantesca. A Microsoft inclui apenas um pacote de energia de 3.577 mAh no seu primeiro aparelho Android, que é bem pequeno em comparação com o de 4.500 mAh dentro do Galaxy Note 20 Ultra.

Ainda não sabemos o que a Samsung planeia colocar dentro do seu dobrável novo. No entanto, o primeiro Galaxy Fold tinha uma bateria de 4.380 mAh, e esse dispositivo não tinha uma taxa de atualização de 120 Hz ou conectividade 5G que são muito exigentes em termos energéticos. Com o aumento das exigências de energia dos Flagships modernos, imaginamos que a Samsung aumentará a capacidade da bateria do Fold de segunda geração para corresponder às expectativas.

Surpreendentemente, a Samsung inclui suporte de carregamento sem fio no Galaxy Fold original e esperamos que o mesmoaaconteça também no sucessor. O Surface Duo infelizmente não deve incluir carregamento sem fio nem NFC, o que é bastante decepcionante dado o seu preço alto.

Surface Duo vs. Galaxy Z Fold 2: software e recursos especiais

Microsoft Surface Duo x Samsung Galaxy Z Fold 2

Microsoft Surface Duo (Crédito da imagem: Microsoft)

A Microsoft espera que os proprietários do Surface Duo descubram que o que falta em hardware ao telefone de ecrã duplo será compensado por um software inteligente e intuitivo. O Surface Duo foi projetado para dirigir o utilizador entre seus dois ecrãs de maneira lógica, o que o mantém ativo e a trabalhar de maneira mais inteligente.

Por exemplo, se o utilizador abrir um e-mail na aplicação Outlook do Surface Duo, ele preencherá o ecrã não utilizado com o conteúdo da mensagem que o utilizador acabou de tocar, deixando a caixa de entrada aberta no primeiro painel. E se o utilizador quiser responder, ele irá abrir espaço para um menu de escrita.

Microsoft Surface Duo x Samsung Galaxy Z Fold 2

Microsoft Surface Duo (Crédito da imagem: Microsoft)

A Microsoft diz que as APIs construídas sobre o Android no Surface Duo são inteligentes o suficiente para saber quais as aplicações e links colocar onde e quando, o que significa que os programadores de terceiros não precisam codificar propositadamente as aplicações para aproveitar as vantagens dos vários painéis do Surface Duo .

Quanto ao Galaxy Z Fold 2, a Samsung ainda não partilhou nenhum recurso específico direccionado para a produtividade. Dito isso, o primeiro Fold tinha um excelente recurso App Continuity, em que uma aplicação aberta no ecrã externo se movia para o ecrã interna para que estivesse pronta quando o utilizador abrisse o dispositivo. Imaginamos que essa ideia será transportada para o Galaxy Z Fold 2 e potencialmente melhorada.

Além do mais, com praticamente todos os Flagships da Samsung com compatibilidade com o modo DeX para uma experiência de desktop improvisada quando o utilizador precisa, esperamos ver uma nova interface DeX sem fio, introduzida com o Note 20, no próximo dobrável .

Tanto a Microsoft quanto a Samsung se comprometeram com três anos de actualizações da plataforma Android para os seus telefones, o que dá paz de espírito a quem gastar muito dinheiro num desses dispositivos.

Surface Duo vs. Galaxy Z Fold 2: conclusão

Obviamente, o Surface Duo e o Galaxy Z Fold 2 são tipos de dobráveis ​​muito diferentes – tão diferentes, na verdade, que podem atrair utilizadores totalmente diferentes.

O Surface Duo é para o público preocupado com a produtividade que pode realmente beneficiar com o design de ecrã duplo do telefone e a interface com foco em multitarefa. Também é um bom companheiro para quem usa ativamente muitos serviços da Microsoft.

O Galaxy Z Fold 2 é diferente,  com a sua tecnologia de câmara muito mais sofisticada e ecrã flexível e sem entalhes. É também para quem quer abraçar o futuro dos painéis dobráveis ​​e da tecnologia móvel como um todo. Usar um dispositivo como o Galaxy Fold ou Galaxy Z flip é uma experiência mágica, e é certamente mais chamativo do que o Surface Duo aparentemente bem construído, mas no final das contas mais tradicional.