Android Geek
O maior site de Android em Português

Análise Samsung Galaxy Note 20. Menor é melhor?

O primeiro passo para olhar para este Note 20 com o mindset correcto é pensar e refletir sobre o que desejam de um equipamento com estas características –  o Note 20 traz as vantagens da caneta S Pen que define esta série, a um preço inferior ao do Note 20 Ultra por causa da sua câmara mais modesta e ecrã e especificações não tão exuberantes.

No Galaxy Unpacked de 2020 a Samsung despejou no mercado 5 produtos que fazem crescer água na boca doe todos os fãs de tecnologia.  Estamos a falar dos únicos Galaxy Buds Live , o incrível Samsung Galaxy Tab S7 Plus, o luxuoso Galaxy Watch 3 e dois smartphones, o Note 20 Ultra e o mais modesto Galaxy Note 20. A nossa análise de hoje, foca-se no mais modesto destes dois.

Análise Samsung Galaxy Note 20. Menor é melhor? 1

 

É relativamente fácil prestar pouca atenção ao Galaxy Note 20 se o compararmos com as especificações monstruosas do Note 20 Ultra, mas descartar este modelo á partida é um erro pois tem valências únicas e um preço competitivo.

Análise Samsung Galaxy Note 20. Menor é melhor? 2

O primeiro passo para olhar para este Note 20 com o mindset correcto é pensar e refletir sobre o que desejam de um equipamento com estas características -  o Note 20 traz as vantagens da caneta S Pen que define esta série, a um preço inferior ao do Note 20 Ultra por causa da sua câmara mais modesta e ecrã e especificações não tão exuberantes.

Então, fãs da stylus, o Samsung Galaxy Note 20 é a escolha mais sensata? Vamos descobrir.

Design e Ecrã

  • Ecrã Super AMOLED de 6,7 polegadas, resolução FHD + (2400 x 1080), taxa de atualização de 60 Hz
  • Acabamentos: Mystic Grey / Mystic Green / Mystic Bronze
  • Leitor de impressão digital sob o ecrã
  • Resistência à água / poeira IP68
  • Construção traseira 'Glasstic'
  • Espessura de 8,3 mm

Embora descrito como o 'menor' Note - o ecrã tem 6,7 polegadas que é um pouco menos gigante do que as 6,9 ​​polegadas do Ultra - mas não se enganem, este não é um dispositivo pequeno. Nem deveria ser; o Note sempre foi grande, é basicamente a série que estabeleceu a aceitação de telefones maiores (ou 'phablets', para usar o termo utilizado naquela época - há nove anos atrás, quando a série Note foi lançada pela primeira vez).

Análise Samsung Galaxy Note 20. Menor é melhor? 3

Curiosamente, o Note 20 é na verdade um pouquinho mais grosso do que a versão Ultra (8,3 mm vs 8,1 mm) - mas o Ultra tem uma protuberância de câmara enorme, enquanto este Note menor é muito mais organizado e tem um design semelhante mas mais equilibrado.

Análise Samsung Galaxy Note 20. Menor é melhor? 4

A linha Note de 2020 está a tornar-se realmente 'mística' - pelo menos em termos de nomes de marketing para a paleta de cores e acabamentos. Há um Mystic Green (que ainda não vimos), Mystic Grey e Mystic Bronze. Não há nenhuma opção Mystic White ou Mystic Black, como encontramos no Ultra mais caro.

Também não há acabamento traseiro em vidro. Em vez disso, temos o que a Samsung está a chamar de "glasstic" - uma espécie plástico que parece vidro.

Análise Samsung Galaxy Note 20. Menor é melhor? 5

Na verdade temos ambos os modelos connosco e posso dizer honestamente que apesar do Note 20 Ultra ser de vidro na traseira (Gorilla Glass 7), temos que dizer que a sensação de segurar o Note 20 traz uma sensação semelhante.

Análise Samsung Galaxy Note 20. Menor é melhor? 6

O ecrã de 6,7 polegadas do Note 20 tem um tamanho adequado ao mundo dos smartphones de hoje. É Super AMOLED, os pretos são pretos e as cores destacam-se. É plano, o que vai fazer as delícias dos haters de ecrãs curvos. É muito brilhante , embora a resolução seja menor do que a do Ultra, duvidamos que alguém consiga ver imediatemente as diferenças a olho nu - em parte porque, por padrão, a série Note 20 não está definida para resolução total nas configurações. A câmara frontal está alojada num orifício no ecrã e é um pouco maior do que gostaríamos.

Análise Samsung Galaxy Note 20. Menor é melhor? 7

O que falta ao Note 20, no entanto, é um painel de taxa de atualização mais rápida. A Samsung manteve o ecrã de 60 Hz nesta variante, isto deixa o Note 20 um pouco para trás em comparação com as ofertas de 90 Hz / 120 Hz de outros Flagships. Não é um problema, porque a atualização de 120Hz não é usada em tudo o que fazemos no telefone, por exemplo a jogar, a taxa de atualização será a mesma no Note 20 e note 20 Ultra, já a fazer scroll numa rede social, sim, vão beneficiar da taxa de atualização mais alta no Note 20 Ultra.  O ideal seria este Note 20 ter um painel dinâmico de 90 Hz, o que estaria mais em sintonia com a série.

S Pen Stylus

  • Caneta integrada
  • Tempo de resposta de 47ms
  • Novos recursos de gestos e notas

Como não podia deixar de ser, na base do Note 20 está uma caneta stylus integrada, que a Samsung chama de S Pen. Este equipamento apresenta tecnologia de carga indutiva, para que nunca precisem de se preocupar com a bateria interna - o telefone trada dessa parte por nós.

Análise Samsung Galaxy Note 20. Menor é melhor? 8

A S Pen está ainda mais responsiva no Note 20, com uma latência de 47 milissegundos - o que irá provavelmente ser uma melhoria de 40 por cento em relação ao o seu antecessor. Não é tão rápido como o Note 10 Ultra que tem uma latência de 9 ms.

Análise Samsung Galaxy Note 20. Menor é melhor? 9

A S Pen do Note 20 também inclui um dos maiores truqes da linha Note: Air Gestures. Com a S Pen podem agitá-la no ar como uma varinha mágica para fazer com que o telefone execute determinadas tarefas. Ou podem pelo menos tentar - até se habituarem é normal falharem várias vezesmas basta repetir até apanhar o jeito.

Análise Samsung Galaxy Note 20. Menor é melhor? 10

Mas onde o Note 20 realmente mostra a sua força é com a aplicação Notes da Samsung. É aqui que a S Pen está como peixe na água, é aqui que a S Pen se destaca em relação ao que muitos concorrentes não conseguem fazer bem: compreensão da escrita, reconhecimento e conversão em formatos úteis. Na versão de 2020, há um auto-posicionamento para arrumar os conteúdos, um novo sistema de pastas para organização e uma parceria com a Microsoft que significa que OneNote, Outlook e muito mais têm suporte direto do Notes antes do final de 2020.

Análise Samsung Galaxy Note 20. Menor é melhor? 11

O Note 20 menor oferece óptimos recursos e controlos com a caneta - e este é o principal motivo para comprar este dispositivo em vez de qualquer outro.

Câmaras fotográficas

  • Sistema triplo de câmara traseira:
    • Principal (26 mm): 12 megapixels, abertura f / 1.8, tamanho do sensor de 1 / 1,76 pol. (Tamanho do pixel de 0,8 µm), Estabilização óptica (OIS)
    • Zoom (3x óptico; 80 mm): 64 MP, f / 2.0, 1 / 1,76 pol / 0,8 µm, OIS, zoom híbrido 30x
    • Largo (0,5x; 13 mm): 12 MP, f / 2,2, 1,4 µm
  • Cãmara frontal (26 mm): 10 MP, f / 2.2, 1,22 µm

A unidade da câmara na parte traseira do Note 20 organiza as lentes triplas de uma maneira agradável e uniforme - o que é importante numa saliência que não se projeta excessivamente, ao contrário da matriz massiva no modelo Ultra. O Note 20 tem um design mais elegante e não posso dizer que desgosto.

Análise Samsung Galaxy Note 20. Menor é melhor? 12

No entanto, o Ultra tem um zoom mais potente, maior contagem de megapixels e um melhor sistema de foco automático a laser. Mas não achamos que esta Note 20 'normal' deva ser desconsiderado como um bom smartphone para fotos.

Para começar, a lente de zoom tem um sensor de 64 megapixels, capaz de zoom óptico de 3x (ou podem estender para zoom híbrido / digital de 30x - não o algo inútil 'Space Zoom' 100x do S20 Ultra, que era demasiado e não produzia resultados satisfatórios a partir das 50x). Temos muita resolução para brincar, o que funciona bem para fins de zoom óptico e digital. Em seguida, a resolução do sensor principal, é de 12 MP, assim como a câmara grande angular separada.

Análise Samsung Galaxy Note 20. Menor é melhor? 13

Fizemos apenas uma breve experiência com este sistema de câmara, mas podemos confirmar que funciona bem em várias condições.

Hardware

  • CPU: Exynos 990, 8 GB de RAM (para a Europa) / Qualcomm Snapdragon 865+, 8 GB de RAM (para os EUA)
  • Capacidade de bateria de 4.300 mAh, carregamento rápido de 25 W
  • 256 GB de armazenamento, sem slot para cartão microSD
  • Opções 4G / 5G, conectividade Wi-Fi 6
  • Samsung Wireless DeX (desktop)

O Note 20 cumpre a sua missão de ser um smartphone bem apetrechado e está relativamente próximo das especificações do modelo Ultra. Nós na Europa, temos o SoC Exynos topo de gama da Samsung, o Exynos 990. Os 8 GB de RAM são memória RAM mais que suficiente para que não haja percalços.

A minha experiência com o Note 20 mostrou que é rápido e fluido. Carregar aplicações, fazer anotações, alternar entre ecrãs e a caneta - tudo é super fácil e fluído.

A capacidade da bateria, de 4.300mAh, é consideravelmente maior em relação ao modelo Note 10 anterior (3.500mAh) - o que é uma boa notícia, já que o Note 10 anterior não durava o suficiente. A tecnologia de carregamento rápido é similar à versão anterior da última geração - É 25W - mas isso deve ser o suficiente para a maioria dos utilizadores, mas num FlagShip de final de 2020... esperavámos mais. Só para meter um bocadinho o dedo na ferida relembro que o S20 Ultra que já tem 6 meses, tem carregamento rápido de 45w.

Como não podia deixar de ser, temos o Wireless DeX - o recurso de telefone para desktop da Samsung - que, agora é sem fio e não requer cabo para funcionar.

Enquanto todos os modelos Ultra vêm com conectividade 5G como padrão, o 'normal' Note 20 vem em opções 4G e 5G - que acreditamos, dado o panorama actual, ser a jogada certa a tomar. Em Portugal ainda não temos 5G e não é provável que chegue a todo o país com a qualidade que desejamos num futuro imediato. Neste momento um aparelho 4G faz sentido se quiserem reduzir custos.

Por falar em custos - o preço do Note 20. Ele começa em 989€ para a versão 4G e vai até 1089€ na versão 5G. Até a versão mais "barata" está próxima da barreira dos quatro dígitos, portanto não é barato, mas como as alternativas para telefones com stylus são raras, esta é a única alternativa a comprar um Note 20 Ultra se fazem questão de ter uma S Pen.

Veredito

Se estão à procura de um telefone com uma caneta integrada, então há pouco melhor do que a linha Samsung Galaxy Note 20. Claro, a traseira 'glasstic' e a falta de um ecrã de taxa de atualização mais alta são pequenas pedras no sapato em comparação com a versão Ultra, mas isoladamente e no uso diário suspeitamos que isso não será um grande incómodo para a maioria.

O Galaxy Note 20 pode não trazer nenhum novo recurso verdadeiramente matador, mas como um dispositivo que está há muito tempo como única alternativa de Smartphone com Stylus focado na produtividade,este Note 20 mantêm a tradição de mostrar pontos fortes incontornáveis.

 

72%
Digno da linha Note

Se estão à procura de um telefone com uma caneta integrada, então há pouco melhor do que a linha Samsung Galaxy Note 20. Claro, a traseira 'glasstic' e a falta de um ecrã de taxa de atualização mais alta são pequenas pedras no sapato em comparação com a versão Ultra, mas isoladamente e no uso diário suspeitamos que isso não será um grande incómodo para a maioria.

  • Design
  • Performance
  • Ecrã
  • Câmaras
  • Bateria

O Galaxy Note 20 pode não trazer nenhum novo recurso verdadeiramente matador, mas como um dispositivo que está há muito tempo como única alternativa de Smartphone com Stylus focado na produtividade,este Note 20 mantêm a tradição de mostrar pontos fortes incontornáveis.

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!