Android Geek
O maior site de Android em Português

Aqui está o que o Google disse MESMO sobre dispositivos Huawei, GMS e atualizações (sem clickbait!)

Para que fique claro a Google vai continuar a atualizar equipamentos Huawei, Samsung, LG etc enquanto lhe for permitido. Isto é válido para todas as marcas. Não há de momento nenhuma indicação que isto se vá alterar. 

O governo dos EUA, como sabemos, impede o Google de certificar novos dispositivos Huawei com Google Mobile Services (GMS).O Google explica agora as relações atuais actuais entre as duas empresas.

Em maio de 2019, o Departamento de Comércio dos EUA incluiu a Huawei na lista de entidades, que proíbe todas as empresas americanas de fazer negócios com a Huawei, onde se incluem o Google.

O Google afirma que, devido a essas restrições, não pode, de momento, certificar novos dispositivos Huawei com Google Mobile Services (GMS) ou permitir que aplicações do Google, onde se incluem Gmail, Maps, Youtube, Play Store e outros, venham pré instaladas nos equipamentos Huawei. Alguma novidade até agora?

Quais os dispositivos Huawei que recebem suporte do Google?

O Google está a trabalhar continuamente com a Huawei para fornecer actualizações de segurança e actualizações para aplicações e serviços do Google em dispositivos existentes lançados antes da trapalhada da Lista de Entidades dos EUA (16 de maio de 2019), e o Google continuará a fornecer atualizações enquanto for permitido.

O Google continuará a fornecer atualizações enquanto for permitido

Às vezes fico mesmo triste por ver que a motivação de algumas publicações não é informar, mas sim atrair um click, conhecido clickbait.

Para que fique claro a Google vai continuar a atualizar equipamentos Huawei, Samsung, LG etc enquanto lhe for permitido. Isto é válido para todas as marcas. Não há de momento nenhuma indicação que isto se vá alterar.

E os equipamentos que saíram sem GMS?

A Huawei também lançou novos dispositivos após ser incluída na Lista de Entidades dos EUA como o Huawei Mate 30 Pro.

Por que os novos dispositivos não suportam aplicações do Google?

O Google aponta que os novos dispositivos Huawei não terão de origem aplicações do Google devido ao certificado Play Protect, necessário para instalar a Google Play Store, Google Play Protect e aplicações principais do Google (onde se incluem Gmail, YouTube, Maps e outros).

Os novos modelos de dispositivos Huawei disponibilizados ao público após 16 de maio de 2019 não têm o Play Protect pré-instalado e por isso não podem vir de origem com aplicações Google. Alguma novidade?

E quanto a instalar manualmente de aplicações do Google?

A instalação manual das aplicações do Google apresenta os mesmos riscos que instalar qualquer aplicação de fora da Play Store, já sabiamos isso, também não é uma novidade. Sugerimos que sigam à risca os tutoriais e que executem os procedimentos por vossa conta e risco.

Qual o futuro dos smartphones da Huawei?

Tal como Huawei já disse antes, está a preparar os seus Serviços móveis da Huawei (HMS) para substituir os GMS nos mercados globais e em novos dispositivos, lançado após a proibição dos EUA.

O HMS usa os recursos de Chipset, dispositivo e nuvem da Huawei, onde se incluem um portfólio completo de serviços HMS Core e plataformas de ferramentas IDE para desenvolvimento e teste, e de base para as principais aplicações Huawei.

A ausência de GMS significa que os telefones Huawei trazem aplicações como Huawei AppGallery, Huawei Assistant e Huawei Browser, Huawei Cloud, Huawei Wallet e Huawei Video, Huawei Music e Huawei Reader.

Conclusão 

A única novidade de hoje foi que o Google faltou sobre o assunto, não há nenhuma alteração à proibição da Huawei, nem para melhor nem para pior. Não há nenhuma alteração aos métodos de instalar GMS nos equipamentos Huawei, nem para melhor nem para pior.

 

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais