Análise preliminar Vivo X80 Pro 5G: primeiras impressões do “monstro” da vivo!

Durante o evento, pudemos testar o vivo X80 Pro 5G e trouxemos uma unidade na mala para uma análise completa que poderão ler nas próximas semanas. A seguir, vamos contar-vos as nossas primeiras impressões sobre o novo topo de gama da empresa chinesa.

Ontem, o fabricante chinês vivo realizou um evento em Berlim onde apresentou o seu novo ponta de lança no segmento Premium, o vivo X80 Pro 5G. Nós estivemos lá e agradecemos desde já á vivo Portugal pela oportunidade de conhecer melhor a parceria Zeiss e vivo e de termos a oportunidade de experimentar e partilhar com os nossos leitores tudo o que o Vivo X80 Pro 5G tem para oferecer.

Análise preliminar Vivo X80 Pro 5G: primeiras impressões do "monstro" da vivo! 1

Durante o evento, pudemos testar o vivo X80 Pro 5G e trouxemos uma unidade na mala para uma análise completa que poderão ler nas próximas semanas. A seguir, vamos contar-vos as nossas primeiras impressões sobre o novo topo de gama da empresa chinesa.

Vivo X80 Pro 5G tem as seguintes especificações e características técnicas:

  • Dimensões e peso: 164,57 x 75,3 x 9,1 mm; 219 g
  • Ecrã : 6.78 polegadas AMOLED E5 Ultra Vision
  • Resolução e tecnologia: QHD+ (3,200 x 1,440 pixels); 20:9; 120 Hz taxa de actualização
  • Processador: Qualcomm Snapdragon 8 Gen 1
  • RAM8/12 GB LPDDR5x
  • Armazenamento o256/512 GB UFS 3.1
  • Sistema operativo Android 12 com Funtouch OS
  • Câmara traseira 50 MP (wide) f/1.75, 48 MP (ultrawide) f/2.2, 12 MP (portrait) f/1.98, 8 MP (periscope telephoto) f/3.4; lentes Zeiss, T* coating, zoom óptico 5X, duplo flash LED
  • Câmara frontal 32 MP (wide) f/2.45
  • Bateria 4.700 mAh , carga rápida 80 W, carga sem fios de 50 W
  • Outros: 5G, Wifi 6, Bluetooth 5.3, GPS, NFC, altifalante duplo stereo,certificação IP68, USB Tipo C
  • Preços desde 1.299 euros

Um design incrível e um ecrã de alta qualidade

A primeira coisa que se destaca sobre o vivo X80 Pro 5G é o seu design; um aspecto em que o seu grande módulo de câmara traseira, criado em colaboração com ZEISS, tem uma palavra a dizer. Este módulo de câmara é feito de cerâmica e é protegido com um vidro anti-reflexo criado com a tecnologia ZEISS T* Coating.

Análise preliminar Vivo X80 Pro 5G: primeiras impressões do "monstro" da vivo! 2

A sensação na mão é tão boa como a sua aparência, uma vez que desde o primeiro momento em que pegamos no vivo X80 Pro 5G, notamos a sua grande qualidade de construção e a sua grande ergonomia; uma vez que, apesar de ser um terminal grande, não se torna desconfortável de manusear com uma mão.

Um dos pontos fortes do vivo X80 Pro 5G é o seu grande ecrã AMOLED curvo de 6,78 polegadas com uma resolução WQHD+ de 3.200 x 1.440 pixels e uma taxa de actualização variável de 120 hertz que nos dá uma experiência realmente fluida, especialmente quando navegamos em meios de comunicação social como o Instagram ou o Twitter. A este respeito, devemos notar que o vivo X80 Pro 5G tem uma função que é responsável por ajustar automaticamente a taxa de actualização do ecrã de acordo com o uso que se faz do terminal, algo que melhora a autonomia do mesmo.

Análise preliminar Vivo X80 Pro 5G: primeiras impressões do "monstro" da vivo! 3

Finalmente, devemos também notar que este terminal é certificado IP68 para resistência à água e ao pó.

Este é o aspecto do módulo de câmara do vivo X80 Pro 5G.

Desempenho olímpico

Concentrando-se no seu desempenho, a empresa chinesa optou sabiamente, pelo mais poderoso processador Qualcomm até à data, o Snapdragon 8 Gen 1, pelo menos até à estreia do seu sucessor, um Snapdragon 8+ Gen 1, de que falámos recentemente.

Análise preliminar Vivo X80 Pro 5G: primeiras impressões do "monstro" da vivo! 4

Na versão que pudemos testar, este poderoso chipset é acompanhado por uma memória RAM, tipo LPDDR5X, de 12 GB e por uma memória interna de 256 GB do tipo UFS 3.1.

Durante o tempo em que fomos capazes de testar o vivo X80 Pro 5G, não notámos qualquer tipo de atraso ou lentidão ao passar pelos menus dos terminais ou multitarefas. Um aspecto a destacar nesta secção é o grande trabalho realizado pela marca chinesa na última versão da sua camada de personalização, Funtouch OS, baseada no Android 12, uma vez que nos proporciona uma experiência de utilizador realmente satisfatória.

Câmaras “Pro” que surpreendem

Embora ainda não tenhamos sido capazes de testar exaustivamente a câmara do vivo X80 Pro 5G, já podemos dizer que está ao nível (melhor..?) do resto dos terminais de topo de gama de 2022.

O vivo X80 Pro 5G está equipado com um módulo de câmara quadrada traseira constituído por um sensor principal de 50 megapixéis com uma abertura f/1,57, um sensor ultra-angular de 48 megapixéis com uma abertura f/2,2 e um ângulo de visão de 114°, um sensor de retrato de 12 megapixéis com uma abertura f/1,85 e estabilização Gimball de 50 milímetros, e um macro sensor de 8 megapixéis com uma abertura f/3,4, zoom óptico de 5x e zoom digital até 60x.

Análise preliminar Vivo X80 Pro 5G: primeiras impressões do "monstro" da vivo! 5

Quanto à sua câmara selfie, o vivo X80 Pro 5G está equipado com um sensor de 32 megapixels com uma abertura focal de f/2,4.

Após os testes que pudemos realizar com as câmaras X80 Pro 5G ao vivo, podemos afirmar que não decepcionam, pois permitem-nos tirar fotografias com grande qualidade e nitidez e com cores muito vivas e naturais. Neste ponto devemos destacar tanto o modo retrato como o modo noturno, pois ambos nos proporcionam resultados realmente satisfatórios; o modo cinematográfico de gravação de vídeo com efeito desfocado que nos permite dar os nossos primeiros passos como cineastas também é digno de nota e foi algo que surpreendeu todos os jornalistas no evento.

Para que possam ver a câmara do vivo X80 Pro 5G em ação, aqui está uma galeria de fotografias tiradas com o novo vivo.

Vivo X80 Pro 5G: Primeiras impressões

O vivo X80 Pro 5G é a grande aposta da empresa chinesa para 2022 no segmento high-end. Ainda é tudo muito recente e a nossa experiência com o vivo X80 Pro 5G é de apenas algumas horas, mas neste período de tempo sentimos que temos um verdadeiro campeão em mãos e que não fica a dever nada a ofertas como Galaxy S22 Ultra, Oppo Find X5 Pro ou Huawei P50 Pro.

As minhas primeiras impressões sobre o vivo X80 Pro 5G são realmente positivas. Acredito que o novo topo de gama da vivo pode ser um dos grandes destaques da gama premium este ano. É capaz de lutar de igual para igual com os Galaxy S22, o Xiaomi 12, ou Oppo Find X5. O que não é surpreendente ,mas que é importante salientar, é que o vivo X80 Pro 5G tem um preço a condizer com os seus adversários, ou seja, 1299€ em Portugal..

Não percam a nossa análise completa nas próximas semanas em androidgeek.pt

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!