Análise Samsung Galaxy S22 Ultra. Um mix perfeito das melhores linhas Samsung

S22 Ultra

Será o Samsung Galaxy S22 Ultra a derradeira reinvenção do smartphone? De acordo com as primeiras críticas, talvez seja. Este dispositivo tem algumas características impressionantes, incluindo um grande ecrã, um processador poderoso, e muito espaço de armazenamento.

Será o Samsung Galaxy S22 Ultra a derradeira reinvenção do smartphone? De acordo com as primeiras críticas, talvez seja. Este dispositivo tem características impressionantes, incluindo um grande ecrã, um processador poderoso de 4nm, e o tão desejado regresso da S Pen. Mas será que vale a pena a etiqueta de preço elevado? Continuem a ler para saberem o que concluímos nesta análise ao Samsung Galaxy S22 Ultra.

Análise Samsung Galaxy S22 Ultra. Um mix perfeito das melhores linhas Samsung 1

Para aqueles que lamentaram a ausência da série Note da Samsung em 2021, há um novo Galaxy para vos fazer sorrir: o Samsung Galaxy S22 Ultra. Basta olhar para ele e provavelmente vão perceber, que este aparelho de alto nível parece-se muito com o Galaxy Note que não é.


A principal característica do Design do Galaxy S22 Ultra é a integração de uma stylus S Pen. É verdade: não só a caneta emblemática é compatível com o S22 Ultra, como também vem incluída e tem uma slot dedicada no corpo do smartphone – que os modelos S22 e S22+, de menor dimensão e totalmente diferentes, não possuem.

Análise Samsung Galaxy S22 Ultra. Um mix perfeito das melhores linhas Samsung 2

Será que isso faz do Galaxy S22 Ultra a derradeira reinvenção da série Note da Samsung, ou será que é um impostor dentro da linha Galaxy S?

Design Galaxy S22 Ultra

  • IP 68 resistência ao pó e às intempéries
  • Scanner de impressões digitais no ecrã
  • S Pen stylus integrada (latência de 2,8ms)
  • Cores: Preto Fantasma, Branco, Bourgogne, Verde
  • Dimensões: 77.9 x 163,3 x 8,9mm / Peso: 229g

A versão Ultra é totalmente diferente dos seus primos afastados Galaxy S22 e S22+. Em primeiro lugar, é o maior modelo dos três, o que lhe confere um painel de visualização significativamente maior. As margens do ecrã também são curvas, ao contrário dos outros modelos da gama, o que lhe confere um estilo distinto que se destaca.

Com os seus ângulos afiados e quadrados e design minimalista, o Samsung Galaxy S22 Ultra é um aparelho elegante que chama à atenção, e que certamente causará uma impressão em quem o vir. O ecrã de 6, 8 polegadas tem espaço suficiente para todos aqueles e-mails importantes ou posts nas redes sociais, não sendo também demasiado grande para que não se possa usar confortavelmente com uma mão quando necessário.

Análise Samsung Galaxy S22 Ultra. Um mix perfeito das melhores linhas Samsung 3

Em muitos aspectos, parece-se muito com o anterior Galaxy Note 20 Ultra. Ao olhar para a traseira do S22 Ultra, no entanto, o seu design traseiro e disposição das câmaras é totalmente diferente. As lentes posicionadas na parte superior são colocadas dentro do desenho do corpo em vez de serem fechadas, permitindo uma aparência mais “limpa”.

S22 Ultra Vs Note20 Ultra
S22 Ultra Vs Note20 Ultra

 

Tudo isso ajuda a configuração de câmara a integrar-se de forma mais harmoniosa com o corpo do telefone – uma crítica de muitos utilizadores quanto aos aparelhos anteriores – mas , ainda assim, não estão niveladas com o corpo, pelo que ainda se pode esperar alguma “oscilação de secretária” quando o S22 Ultra é colocado em cima de uma superfície plana.

É um arranjo de aspecto limpo que permite que o acabamento de cor preencha as posições entre as lentes. A nossa análise será à variante Phantom Black – provavelmente o menos exuberante dos quatro disponíveis – mas há também uma opção branca, verde ou Burgundy para escolher. Mas este Phantom Black é fenomenal!

Análise Samsung Galaxy S22 Ultra. Um mix perfeito das melhores linhas Samsung 4

Não é de surpreender que não exista uma entrada para auscultadores de 3,5mm no Ultra isto foi algo que a Samsung eliminou das suas linhas de topo há muito tempo.  A capacidade de armazenamento escolhida no momento da compra é o que terão para sempre, uma vez que a Samsung não incluiu uma slot para expansão de armazenamento via microSD.

Análise Samsung Galaxy S22 Ultra. Um mix perfeito das melhores linhas Samsung 5Análise Samsung Galaxy S22 Ultra. Um mix perfeito das melhores linhas Samsung 6
Análise Samsung Galaxy S22 Ultra. Um mix perfeito das melhores linhas Samsung 7Análise Samsung Galaxy S22 Ultra. Um mix perfeito das melhores linhas Samsung 8

 

Mas vamos falar do que temos, ao invés do que não temos: temos vidro Corning Gorilla Glass Victus+ e certificação IP68 de resistência ao pó e à água para aumentar ainda mais a durabilidade, para além de um alumínio reforçado.

Em suma, o design do Samsung Galaxy S22 Ultra faz-nos sentir nostálgicos sobre o Note Ultra de outrora, o que é um ponto positivo. Para além disso, o seu requinte e individualidade em torno do design das câmaras ajudam-no a destacar-se do resto da série S22.

Display Galaxy S22 Ultra

  • Painel dinâmico AMOLED 2X de 6.8 polegadas
  • Resolução QHD+ (1440 x 3080)
  • Taxa de actualização de 120Hz (adaptativa)
  • 1750 nits de luminosidade máxima
  • Design curvo

 

Quando se trata de qualidade de ecrã, o Galaxy S22 Ultra elevou a fasquia. Além dos 120hz de refresh rate que fazem com que a rolagem através dos menus e outras acções seja extremamente suave – mas há também taxas de amostragem táctil de 240Hz adaptadas para os jogadores!

Análise Samsung Galaxy S22 Ultra. Um mix perfeito das melhores linhas Samsung 9

Os displays dos modelos Galaxy S22 e S22+ apresentam-se planos – a utilização no S22 Ultra de um painel devidamente curvo confirma o desejo da Samsung de diferenciar o S22 Ultra e de o querer fazer parecer um telefone completamente diferente, como se fosse de uma série diferente. E não é?

Quando se fala de ecrãs curvos, é natural que surjam preocupações com toques acidentais e deformações de cor. Pois bem, esqueçam isso, a Samsung é realmente boa a evitar problemas de toque acidental através de software que está cada vez melhor. Além disso, tendo em conta as dimensões generosas de 6,8 polegadas, aquelas arestas mais macias são mais confortáveis de segurar de uma forma geral.

Análise Samsung Galaxy S22 Ultra. Um mix perfeito das melhores linhas Samsung 10

O ecrã do S22 Ultra é incrível,  e pode ser usado confortavelmente sejam quais forem as condições de luminosidade exterior, com um brilho máximo de 1750 nits. Isto é o mais alto que se pode encontrar em qualquer telefone, assegurando que as cores do painel AMOLED são vivas os brancos extra, brilhantes e limpos, e os negros são tão profundos e ricos quanto se pode desejar. Há também uma resolução ampla, com QHD+ que permite uma densidade de pixel que ronda os 500ppi – mais uma vez, a Samsung mostra que ninguém faz melhores ecrãs.

 

Samsung Galaxy S22 Ultra S Pen

Este Galaxy S22 Ultra tem a caneta mais suave que já experimentei, e isso porque a Samsung cozinhou a latência de 9 milisegundos a apenas 2,8 ms! Está é uma incrível melhoria de 70%, por isso os desenhos serão exuberantes com cor sem qualquer atraso ou hesitação.

Análise Samsung Galaxy S22 Ultra. Um mix perfeito das melhores linhas Samsung 20
S22 Ultra

Análise Samsung Galaxy S22 Ultra. Um mix perfeito das melhores linhas Samsung 21

Com o novo Galaxy S22, podem tomar notas e sentir como se estivessem a escrever numa folha de papel. Para além desta característica, há também a IA que torna mais fácil do que nunca prever o que a minha mão vai fazer!

Análise Samsung Galaxy S22 Ultra. Um mix perfeito das melhores linhas Samsung 22

Desempenho Galaxy S22 Ultra

A Samsung usa, na variante vendida em Portugal, o seu próprio processador Exynos 2200, para além das regiões onde é habitual (incluindo o Reino Unido e outras partes da Europa) – os EUA recebem o Snapdragon 8 Gen 1 da Qualcomm.

Acho que está na altura de enterrar de uma vez por todas essa polémica do SnapDragon Vs Exynos. Só estamos a usar a versão Exynos, portanto não as podemos comparar directamente, mas o Galaxy S22 Ultra que temos usado, faz uma excelente gestão energética , não apresentou aquecimento excessivo, apresenta invariavelmente um desempenho de alto nível e deslumbra no processamento gráfico.

Análise Samsung Galaxy S22 Ultra. Um mix perfeito das melhores linhas Samsung 23

O nosso tempo passado a folhear aplicações e a mexer na variedade de opções da S Pen – incluindo Notas, Smart Select, Screen Write, Pen Up, Translate – mostra que a skin One UI 4.1 da Samsung sobre o sistema operativo Android do Google é um grande sucesso. Funciona suavemente e a forma como a S Pen salta directamente para a acção impressiona, tal como a sua velocidade, proporcionando uma sensação realmente fluída ao interagir com o ecrã, tal como se estivéssemos a escrever em papel.

O Galaxy S22 Ultra é um dispositivo rápido e suave, apesar de ter apenas 8GB de RAM. Consegui abrir aplicações rapidamente sem quaisquer soluços ou lentidão, enquanto jogava jogos exigentes.

Autonomia e carregamento Galaxy S22 Ultra

O Galaxy S22 Ultra tem uma grande bateria de 5.000 mAH que dura mais de um dia em uso típico. Na minha experiência, com várias horas de Youtube, várias de jogo, muitas fotos e redes sociais cheguei ao final dos dias com 40% de bateria. Claro que a autonomia vai variar dependendo da tipologia de utilização de cada um. Mas o que é garantido é uma bateria generosa com uma gestão eficiente. Já lá vai o tempo em que a autonomia dos Samsung eram o seu calcanhar de Aquiles, desde o S21 que a Samsung evoluiu muito na eficiência energética dos seus smartphones e o S22 Ultra está excelente neste aspeto.

Vai gostar de saber:  Problema do "lock screen" resolvido na série Galaxy S21 / S22 da Samsung
Análise Samsung Galaxy S22 Ultra. Um mix perfeito das melhores linhas Samsung 24 Análise Samsung Galaxy S22 Ultra. Um mix perfeito das melhores linhas Samsung 25

 

Análise Samsung Galaxy S22 Ultra. Um mix perfeito das melhores linhas Samsung 26 Análise Samsung Galaxy S22 Ultra. Um mix perfeito das melhores linhas Samsung 27

 

Quando chega a hora de o carregar, o Galaxy S22 Ultra oferece 45 watts de carga, o que é superior aos 25W oferecidos pelo seu predecessor. Deverá ser capaz de atingir os 50% mais rápido do que antes e demorará cerca de 10 minutos menos se tiver acesso apenas a um carregador rápido ou cabo USB-C – mas lembrem-se que estes não estão incluídos na caixa!

Samsung Galaxy S22 Ultra software

Com o novo Galaxy S22 Ultra, podem desfrutar de todas as vossas características favoritas com uma interface simples. Bem como Android 12 – e OneUi 4.q que funciona de uma forma intuitiva que torna tudo mais fácil do que antes!

Análise Samsung Galaxy S22 Ultra. Um mix perfeito das melhores linhas Samsung 28

 

Câmaras Galaxy S22 Ultra

  • Quad rear cameras
  • Main: 108-megapixels, f/1.8 aperture, dual pixel autofocus (PDAF), optical stabilisation (OIS)
  • Wide (120 degrees): 12MP, f/2.2
  • Zoom (3x): 10MP, f/2.4, PDAF, OIS
  • Zoom (10x): 10MP, f/4.9, PDAF, OIS
  • Front-facing camera: 40MP, f/2.2

Já detalhámos o design da câmara traseira a partir de uma perspectiva visual e de layout, mas o que temos de sensores? Bem, se já é um utilizador do S21 Ultra, então a primeira leitura pode parecer decepcionante porque todos os quatro sensores de câmara fornecem a mesma resolução.

A principal diferença é que o sensor principal do S22 Ultra, com 108 megapixels, é 23 por cento maior do que o modelo anterior. Pixels maiores significam melhores propriedades de recolha de luz, o que significa uma melhor qualidade nas imagens tiradas com o sensor principal. Há também uma nova “Super Clear Glass Lens”, concebida para reduzir o Lens Flare.

Análise Samsung Galaxy S22 Ultra. Um mix perfeito das melhores linhas Samsung 29 Análise Samsung Galaxy S22 Ultra. Um mix perfeito das melhores linhas Samsung 30
Análise Samsung Galaxy S22 Ultra. Um mix perfeito das melhores linhas Samsung 31 Análise Samsung Galaxy S22 Ultra. Um mix perfeito das melhores linhas Samsung 32
Análise Samsung Galaxy S22 Ultra. Um mix perfeito das melhores linhas Samsung 33 Análise Samsung Galaxy S22 Ultra. Um mix perfeito das melhores linhas Samsung 34
Análise Samsung Galaxy S22 Ultra. Um mix perfeito das melhores linhas Samsung 35 Análise Samsung Galaxy S22 Ultra. Um mix perfeito das melhores linhas Samsung 36
Análise Samsung Galaxy S22 Ultra. Um mix perfeito das melhores linhas Samsung 37 Análise Samsung Galaxy S22 Ultra. Um mix perfeito das melhores linhas Samsung 38

Onde a Samsung está interessada em destacar os avanços da série S22 está no software que é gerido por IA. Há um mapa de profundidade estéreo para melhorar o efeito Bokeh. Há a captura em bruto de 16 bits com a aplicação câmara Expert Raw para editar os ficheiros (que podem ser abertos em vários outros programas de software). O enquadramento automático detecta rostos e faz zoom in, ajustando-se à medida que mais pessoas entrarem no enquadramento, inclusive na captura de vídeo. Há até um modo de Retrato de Animal de Estimação actualizado, mais uma vez com melhor desfocagem de fundo.

O grande apelo da câmara do S22 Ultra é ter tudo arrumado e desenhado de forma simples e bem integrado. Claro, existem vários modos e configurações Pro para explorar, mas se não quiserem mexer em tais coisas podem simplesmente mergulhar na aplicação, beliscar para fazer zoom com facilidade e conseguir óptimos resultados. Há estabilização óptica nos locais certos, focagem automática decente, e um modo nocturno que é ativado automaticamente conforme necessário, sem necessidade de pensar.

Claro, os resultados podem em alguns casos se  semelhantes ao anterior S21 Ultra, mas ainda assim os resultados com o S22 Ultra são genericamente superiores.

Com o novo sistema de câmaras Samsung, conseguimos tirar fotografias mesmo na escuridão com tecnologia adaptável de pixels que combina 9 pixels num só. Tem também processamento AI de alta resolução e captação multiquadro 4x mais rápida!

Benchmarks Galaxy S22 Ultra

O Galaxy S22 Ultra apresenta um chipset Exynos 2200 que tem gerado muita expectativa e curiosidade. Não temos nada a apontar ao desempenho e gestão energética da nossa unidade de análise. O Galaxy S22 Ultra com Exynos 2200 mostrou-se excelente e capaz em todos os desafios que lhe colocámos.

Análise Samsung Galaxy S22 Ultra. Um mix perfeito das melhores linhas Samsung 39

Mas para aqueles que os números de Benchmark são importantes aqui ficam alguns testes de referência.

 

No teste Extreme Wildlife 3DMark, orientado para simular cargas de trabalho de desempenho sustentado o Exynos 2200 consegue uma pontuação de 2206 que o coloca a meio do top ten Android.

Quanto ao teste Antutu Benchmark o Galaxy S22 Ultra fez nas minhas mãos uma pontuação de 830711 o que faz dele um dos melhores Android, mas longe da 1ª posição.

 

Análise Samsung Galaxy S22 Ultra. Um mix perfeito das melhores linhas Samsung 40 Análise Samsung Galaxy S22 Ultra. Um mix perfeito das melhores linhas Samsung 41

 

Nos testes GeekBench a tendência mantêm-se, resultados sólidos , mas longe das pontuações exuberantes de outros equipamentos.

Análise Samsung Galaxy S22 Ultra. Um mix perfeito das melhores linhas Samsung 42 Análise Samsung Galaxy S22 Ultra. Um mix perfeito das melhores linhas Samsung 43

Análise Samsung Galaxy S22 Ultra. Um mix perfeito das melhores linhas Samsung 44

Veredito

O Samsung Galaxy S22 Ultra é obviamente diferente dos outros modelos S22 na medida em que integra uma stylus S Pen e tem um estilo visual diferente.

Muitas pessoas verão isso como positivo, especialmente se vão usar a caneta, mas outras poderão ficar convencidas apenas por ter um ecrã de maiores dimensões e o apelo visual de um Design curvo e nunca usarão as capacidades da S Pen em nenhum momento. Portanto, não é necessariamente o dispositivo para todos.

Análise Samsung Galaxy S22 Ultra. Um mix perfeito das melhores linhas Samsung 45

Dito isto, pensamos que o Design – com uma redução na protuberância da lente – é uma evolução visual muito bem conseguida. Enquanto outras características chave – tais como as melhorias pontuais da câmara principal, mais alguns modos de disparo – mostram que esta não é uma reinvenção completa da série, é sim, um refinamento bem planeado.

O Ultra é totalmente diferente dos restantes elementos da série S22, integrando uma S Pen. Muitas características são, também, melhorias do que vimos no S21 Ultra, somando as partes este aparelho é um sério candidato a melhor de 2022.

Especificações Galaxy S22 Ultra

Ecrã

  • 6.8” Edge QHD+
  • Dynamic AMOLED 2X
  • Taxa de atualização Super Smooth 120Hz (1~120Hz)
  • Taxa de Resposta ao Toque de 240Hz no modo Jogo
  • Vision Booster
  • Eye Comfort – Proteção contra luz azul baseada em IA

Segurança

  • Impressão Digital Ultrasónica

Dimensões e Peso

  • 77.9 X 163.x3 X 8.9mm, 229g

Câmaras

  • 12MP Ultra Grande Angular – F2.2, FOV 120˚
  • 108 MP Grande Angular – Dual Pixel AF, F1.8, FOV 85˚
  • 10MP Teleobjetiva
  • 3x Optical Zoom, F2.4, FOV 36˚
  • 10MP Teleobjetiva – 10x Optical Zoom, F4.9, FOV 11˚
  • 40MP Câmara Frontal – F2.2, FOV 80˚

Processador

  • Processador Avançado de 4nm Exynos 2200

Memória

  • 12GB + 1TB
  • 12GB + 512GB
  • 12GB + 256GB
  • 8GB + 128GB

Bateria

  • 5,000mAh

Carregamento

  • Até to 45W com fios
  • 15W Wireless
  • Wireless PowerShare
  • USB-IF

SO

  • Android 12 – One UI 4.1

Rede e Conectividade

  • 5G, LTE, Wi-Fi 6E, Wi-Fi Direct Bluetooth® v 5.2

Pagamentos

  • Samsung Pay com NFC (ainda não disponível em Portugal)

Sensores

  • Sensor de Impressão Digital Ultrassónico, Acelerómetro, barómetro, sensor giroscópio, sensor geomagnético, sensor Hall, Sensor de proximidade, sensor de luz ambiente

Resistência à água

  • IP68

Disponibilidade e Preços Samsung Galaxy S22 Ultra em Portugal

Os mais recentes smartphones estarão disponíveis para pré-encomenda no nosso mercado a partir de 9 de Fevereiro. O Galaxy S22 Ultra estará à venda a partir de 25 de Fevereiro, com os restantes modelos da série a partir de 11 de Março.

Análise Samsung Galaxy S22 Ultra. Um mix perfeito das melhores linhas Samsung 46

O Galaxy S22 Ultra estará disponível nas seguintes cores e com as seguintes opções de memória:

Galaxy S22 Ultra: Phantom Black (Preto Fantasma), Phantom White (Branco Fantasma), Verde e Borgonha, em modelos de 128GB, 256GB, 512GB, e 1TB com 8GB e 12GB de RAM.

 

 

92%
Um mix perfeito das melhores linhas Samsung

Análise Samsung Galaxy S22 Ultra.

O Samsung Galaxy S22 Ultra é obviamente um equipamento que vai ser o centro das atenções em 2022. Tudo foi melhorado em relação ao anterior modelo da linha Galaxy S e agora temos também a reencarnação do ADN Galaxy Note com a inclusão de uma S Pen melhorada que transforma a experiência de utilização

  • Design
  • Performance
  • Ecrã
  • Som
  • S Pen

O Ultra é totalmente diferente dos restantes elementos da série S22. Este é um Galaxy Note S ou um Snote. É um sério candidato a melhor de 2022. E ainda estamos em fevereiro.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!