Android Geek
O maior site de Android em Português

Análise Huawei Mate 20 Lite | O novo rei da gama média

No passado mês de Setembro a Huawei lançou o Huawei Mate 20 Lite. Este smartphone apresenta-se como a ser um equipamento de gama média e uma alternativa mais barata aos topos de gama da empresa.

No passado mês de Setembro a Huawei lançou o Huawei Mate 20 Lite. Este smartphone apresenta-se como um equipamento de gama média e uma alternativa mais barata aos topos de gama da empresa.

Nesta análise ao Huawei Mate 20 Lite vão perceber porque a fabricante chinesa realça a capacidade fotográfica, o ecrã e a autonomia do Mate 20 Lite como os seus principais diferenciadores no feroz mercado de intermediários. Durante duas semanas tivemos a oportunidade de testar uma unidade para te dar a conhecer este telefone e ajudar a decidir se de facto vale a pena.

Design

Com o Mate 20 Lite, a Huawei dá continuidade à linguagem de design que iniciou com a gama P20 e o resultado é muito agradável. O smartphone é composto por dois painéis de vidro envolvidos por uma moldura de metal arredondada que lhe confere um aspecto luxuoso. A verdade é que do ponto de vista estético o Mate 20 Lite pode facilmente ser confundido com um smartphone topo de gama. Este equipamento vem em três cores: Preto, Azul Safira e Platinum Gold.

Apesar do seu tamanho considerável, é surpreendentemente fácil de manusear. Isto deve-se ao facto de ser muito leve (172g) e extremamente fino (7.6mm). Além disso, a sua estreita moldura (bezels) e formato alongado fazem do Mate 20 Lite um aparelho bastante ergonómico, a ser até possível realizar várias tarefas com apenas uma mão. No entanto é altamente recomendado o uso de uma capa de protecção pois a traseira de vidro faz com que o telefone se torne muito escorregadio e um íman de impressões digitais.

Por falar em impressões digitais, como tem sido habitual nos aparelhos da marca, o sensor biométrico está colocado na traseira, logo abaixo do módulo de dupla câmara cujas lentes estão  salientes cerca de 1mm. Embora não seja ideal, acaba por não atrapalhar a utilização do telemóvel. À volta das câmaras e do sensor de ID está um sombreado formado por várias ri