Android Geek
O maior site de Android em Português

Análise ASUS ZenFone 5

Depois de há alguns dias termos lançado as nossas primeiras impressões, eis que surgiu a hora de lançar a nossa análise do ASUS ZenFone 5.

Há quatro anos a Asus lançou a sua primeira versão do Zenfone 5, um telefone que ajudou a empresa a se posicionar no mercado de smartphones, disponibilizando especificações capazes a um preço acessível. O tempo foi passando, a empresa foi lançando equipamentos, e ao mesmo tempo foi perdendo o seu ímpeto. Querendo voltar à rota que lhe levou ao sucesso, a empresa lançou recentemente a nova série ZenFone 5, e o novo ASUS ZenFone 5 é o equipamento de gama média desse série que promete deliciar os amantes da marca. E hoje, fica aqui a nossa análise ao ASUS ZenFone 5.

Análise ASUS ZenFone 5 1

Análise ASUS ZenFone 5 – Design

A Asus sempre foi conhecida por criar smartphones emblemáticos desde a introdução do Zenfone 3, e o Zenfone 5 continua essa tendência. A primeira coisa que se nota quando olhamos para este equipamentos, é a sua estranha semelhança com o iPhone X. A posição das câmaras traseiras, o entalhe no ecrã não enganam, e certamente que o telefone da Apple, pelo menos, surgiu de inspiração para a criação deste equipamento.

Na frente, temos um ecrã 19:9 com 6,2 polegadas e com a resolução FullHD + com 2246 x 1080 pixeis, devidamente protegido pela Corning Gorilla Glass. Na parte superior do ecrã, temos o entalhe que conta com a câmara frontal de 8MP com abertura f/2.0, o altifalante, o LED de notificação e os sensores necessários.
À esquerda, temos o slot híbrido da bandeja SIM e à direita os botões power e de volume. A parte superior tem o microfone secundário, enquanto que na parte inferior estão a porta USB do tipo C, o altifalante, microfone principal e uma porta de áudio de 3,5 mm. Já no painel traseiro, temos as duplas câmaras salientes, o flash LED e o scanner de impressões digitais.

O Zenfone 5 é um dispositivo fino, leve e elegante. É fácil de segurar graças às suas bordas curvas e moldura bem dimensionada. Falando do chassi, nós temos que dar os parabéns à ASUS por ter conseguido colocar um ecrã de 6,2 polegadas num corpo tão pequeno, alem da solidez do mesmo, com uma aura elegante e premium.

A resolução é boa para o seu tamanho e tem boa reprodução de cores, precisão e ângulos de visão. Por padrão, o ZenFone 5 usa o modo de cor “Ampla gama de cores”, que melhora a cor, embora muitas vezes pareça ser muito artificial. No entanto isso pode ser configurado para ‘Padrão’ ou personalizá-lo ao seu gosto. Ele também possui um recurso de temperatura de cor automática assistida por AI, que se ajusta a certas tarefas ou à iluminação do ambiente.

No geral, é um ecrã muito agradável de se ver e fornece ao utilizadores uma boa visualização e experiência de jogo.

Análise ASUS ZenFone 5 – Câmara

O Zenfone 5 chega equipado com duas câmaras traseiras de 12MP + 8MP e uma câmara frontal de 8MP com abertura f / 2.0. O sensor traseiro secundário é grande angular com um campo de visão de 120 graus, enquanto a câmara traseira principal é na realidade um sensor Sony IMX363 com uma abertura de f/1.8. Para se manter fiel à sua alegação de “telefone inteligente”, a ASUS equipou o Zenfone 5 com a fotografia AI.

De forma pura e dura, adorei as câmaras deste dispositivo, elas possuem detecção de Cena AI, aprendizagem de foto AI, modo retrato em tempo real e embelezamento em tempo real. Quanto aos recursos, as câmaras traseiras têm efeito beleza, efeito de profundidade, super resolução, panorama, Auto, Pro, animação GIF, câmara lenta, etc, alem de um excelente conjunto de filtros. A câmara frontal, por outro lado, tem menos opções, mas ainda assim conta com o modo Beauty, GIF, Auto, Selfie Panorama e um conjunto de filtros.

O sensor principal de 12MP é muito interessante, as suas fotos saem com bons detalhes, reprodução de cores, e com precisão e nitidez. A exposição automática também se ajusta muito bem. O desempenho com pouca luz também é recomendável, já que foi capaz de iluminar a cena e manter a foto limpa e sem ruído, e muito graças à estabilização de imagem de 4 eixos. O mesmo não pode ser dito para o sensor angular de 8MP, já que as fotografias, apesar de serem boas em detalhe, conta com algum ruido, mesmo em condições de boa luz. As cores também não são assim tão fortes. Mas o conjunto surpreendeu-me muito, e pela positiva.

Quanto à câmara frontal, simplesmente cumpre, mas longe de ser má. As selfies têm algum detalhes e o embelezamento fornece a quantidade certa de ajuste. Maximizar manualmente as opções de beleza faz com que as mudanças pareçam artificialmente estranhas, embora ainda em níveis aceitáveis.
Quando se trata de vídeo, a câmara principal do ZenFone 5 pode gravar em até 4K a 30fps. A qualidade é nítida, com cores precisas e bom contraste. A trepidação da câmara é evidente, embora em menor grau graças à estabilização de 3 eixos. A câmara secundária, por outro lado, só pode gravar a resolução de até 2160 x 1080 a 30fps.

Análise ASUS ZenFone 5 – Software

Sobre o Android Oreo, e Asus colocou a nova ZenUI 5.0, que é das melhores UI que a fabricantes já teve. Estamos perante um software perto da versão stock do sistema operativo móvel da Google, e isso para mim é algo que realmente me satisfaz.
Ao contrário das versões anteriores do ZenUI, esta nova versão já quase não conta com bloatware, e a maioria das aplicações são da Google, com apenas algumas da ASUS, como o Mobile Manager, o Selfie Master e o Themes. Ao todo, ficamos com 52 GB de espaço utilizável dos 64 GB, que podem ser expandidos via cartão microSD ou USB OTG.

Mais uma vez, foi a escolha acertada da Asus, que finalmente começou a perceber que os utilizadores dispensam o bloatware, e quando assim o é, ficam toda a gente satisfeita.

Análise ASUS ZenFone 5 – Desempenho

O Zenfone 5 é alimentado por um chip da Qualcomm, o Snapdragon 636, que possui um processador octa-core e o GPU Adreno 509. Ele é acompanhado por 4GB de RAM e 64GB de armazenamento interno. Os recursos de segurança biométrica com o scanner de impressões digitais e o desbloqueio facial são rápidos e responsivos. A multitarefa também não é um problema graças aos seus 4GB de RAM. Os jogos também não são um problema, já que consegui executar o PUBG Mobile com altas configurações gráficas altas e, ainda assim consegui manter uma alta taxa de frames. No entanto, foi notório o aquecimento na parte traseira superior do telefone durante a execução do jogo, mas não fica quente o suficiente para causar desconforto.

O telefone conta com um recurso chamado AI Boost, que podemos ativar ou desativar através do menu de atalho rápido. Com AI Boost, o telefone reserva os seus recursos para um melhor desempenho, o que é ótimo para jogos. Usando o recurso durante a execução do AnTuTu, o ZenFone 5 conseguiu obter mais 12 mil pontos, do que com essa opção desligada. No entanto, notei que o consumo energético com essa funcionalidade ativada, é mais elevado.

Análise ASUS ZenFone 5 – Bateria

Equipado com uma bateria de 3.300mAh, o Zenfone 5, tem uma boa capacidade se comparado com os seus concorrentes directos. A autonomia é excelente, e facilmente se consegue um dia inteiro de carga, mesmo para os utilizadores um pouco mais exigentes.
No melhor dia de todos, conseguiu um pouco mais de 5 horas de ecrã, mas com uso intenso e com aplicações que consomem realmente muito bateria, já que requerem muito do hardware. E esse valor, considero muito bom, uma vez que estamos perante um telefone de gama média.

A duração da bateria pode ser ampliada, usando o PowerMaster, que pode gerir aplicações de inicialização automática, oferece opções de economia de bateria e quatro modos de bateria. E apesar de não a ter usado, acredito que fará bem o seu papel, e poderá ajudar aqueles utilizadores que vão ficar realmente muito tempo longe do carregador.
E já que falamos do carregador, o carregamento, leva cerca de duas horas e utiliza um recurso chamado Smart Charging, que ativa o carregamento rápido durante o dia ou durante o uso, mas durante a noite, ele diminui a velocidade de carregamento. Ou seja, um carregamento inteligente, e importante para preservar a vida útil da bateria.

Análise ASUS ZenFone 5 – Conclusão

Este Asus Zenfone 5 (ZE620KL), é realmente um dos melhores telefones da Asus que tive oportunidade de experimentar. O seu acabamento digno de um smartphone de topo, especificações técnicas muito equilibradas e que satisfaz as necessidades da grande maioria dos utilizadores, e o facto de possuir uma das melhores câmaras em smartphones deste segmento, faz com que considere um excelente smartphone. O seu ecrã também é excelente.

Análise ASUS ZenFone 5 12

Não é um telefone de topo, mas o seu conjunto, e durante os 10 dias em que andei diariamente com ele, fez-me esquecer que existiam telefones de topo.



Fique atento à nossa página do Facebook e Twitter para obter as notícias em primeira mão.

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais