cof

Análise Honor 10 o gémeo falso do Huawei P20

O Honor 10 tem as dimensões de 149.6 x 71.2 x 7.7mm, o que faz dele mais pequeno que o Huawei P20. Este Honor 10 mantém o Chipset Kirin 970, como no Huawei P20, podemos dizer que está é essencialmente uma versão mais barata e alterada do Huawei P20, posicionando-se entre a gama média e gama alta.

A  Honor, a submarca de baixo custo da Huawei, anunciou o seu mais recente FlagShip: o Honor 10. Com algumas semelhanças com o Honor View 10 e com muitas parecenças com o excelente Huawei P20, o Honor 10 é um Honor que não deixa qualquer dúvida que partilha do ADN de um dos mais interessantes high-end de 2018.

Análise Honor 10 o gémeo falso do Huawei P20 image

Se é um equipamento de 2018, tinha que ter um entalhe (tinha não, que a Samsung faz telefones incríveis sem entalhe!). Como o P20,este Honor 10 também tem um acabamento de qualidade e um corpo todo em vidro. Há um sensor de impressão digital abaixo do ecrã, que é um LCD 1080p de 5,84 polegadas com uma proporção alta, a base inferior do telefone abriga uma porta USB-C e uma entrada de fone de ouvido.

Análise Honor 10 o gémeo falso do Huawei P20 image

Quase um ano depois do seu antecessor, chegou ao mercado, no passado mês de maio, o Honor 10 . Esta novidade da Huawei, que inclui um processador Kirin 970, o mesmo que equipa a família P20, promete sucesso no mercado.

Honor 10 Design

Honor 10 tem as dimensões de 149.6 x 71.2 x 7.7mm, o que faz dele mais pequeno que o Huawei P20. Este Honor 10 mantém o Chipset Kirin 970, como no Huawei P20, podemos dizer que está é essencialmente uma versão mais barata e alterada do Huawei P20, posicionando-se entre a gama média e gama alta.

Ao abrir a caixa, encontramos de imediato o equipamento muito bem acondicionado e protegido, depois uma capa protetora transparente para utilização na parte traseira do equipamento e, finalmente, o Huawei SuperCharge, que é nem mais nem menos do que o carregador, dotado de cabo USB tipo C, que ajuda, em função da sua bateria Fast Charge Li-Po 3400 mAh, o Honor a atingir 50% de bateria em apenas 24 minutos.

Análise Honor 10 o gémeo falso do Huawei P20 image

Com um aspeto moderno e atrativo, o Honor traz bem patentes as linhas e o desenho em que a marca tem apostado. Em sintonia com os P20, este equipamento apresenta-se com zonas frontal e traseira em vidro, suportadas por uma estrutura em alumínio.

A capa protetora revela-se num elemento auxiliar muito útil, pois a beleza do “espelho” perfeitamente percetível na traseira do equipamento, contrasta com alguma fragilidade e com um alto risco de, em caso de incidente, existir dano.

Se não quiserem apostar nas opções de cores mais exóticas, há sempre as opções Black e Glacier Grey mais tradicionais. A unidade que testámos é a Glacier Grey.

Análise Honor 10 o gémeo falso do Huawei P20 image
cof

Apesar de ter um ecrã muito maior, o Honor 10 não é muito maior do que o Honor 9, e fica confortavelmente na mão. Este não é um telefone grande, e é a opção perfeita para quem quer um ecrã grande, mas não consegue colocar as mãos confortavelmente num dispositivo como o iPhone 8 Plus.

Análise Honor 10 o gémeo falso do Huawei P20 image

O vidro traseiro é o outro grande destaque em termos de design, já que usa 15 camadas de vidro para obter um efeito impressionante onde os feixes de luz refletem. De acordo com a Honor, leva o dobro do tempo de fabrico que o Honor 9. O esforço extra vale a pena, já que a parte de trás do telefone parece excelente.

Há uma guarnição de metal ao longo das bordas do Honor 10 , que acrescenta a aparência premium, com um fone de ouvido de 3,5 mm e porta USB-C na parte inferior e o botão de volume / botão de energia no lado direito.

Honor 10 Hardware

O Honor 10 tem um chipset Kirin 970 acompanhado com 4 ou 6GB de RAM com 128GB de armazenamento interno, com um ecrã de 5.84 polegadas FullHD+ IPS LCD e um rácio de 18:9. A sua dupla câmara traseira consiste em dois sensores, um de 24MP e outro de 16MP, ambos com a mesma abertura focal de f/1.8. Podem esperar bastantes funcionalidades de IA tal como o Huawei P20, mas agora no Honor 10 .

Análise Honor 10 o gémeo falso do Huawei P20 image

Quando ligamos o Honor, então surgem-nos todas as características que conduzem as nossas mentes e os nossos desejos. Como referido, vem equipado com um processador Kirin 970, assente numa arquitetura octa-core em que quatros processadores, os Cortex-A73, funcionam a 2.4 Ghz, enquanto os outros quatro, Cortex-A53, têm um ciclo de relógio de 1.8 Ghz. Em termos de plataforma, as restantes características são iguais às, por exemplo, do Huawei P20 Pro. Em concreto, o processador gráfico Mali-G72 MP12, o sistema operativo Android 8.1 Oreo e a interface gráfica Emotion UI 8.1 (EMUI 8.1).

Honor 10 primeiro Boot

 

Trata-se de um equipamento Dual-SIM em que, se assim for o caso de uso, ambos os cartões podem concorrer na banda 4G. Suporta os protocolos mais antigos e, naturalmente, vem especialmente preparado para os sinais GSM, HSPA e LTE.

Mas, quando ligamos o equipamento, para além de percecionar o desempenho, uma das nossas curiosidades é aferir as capacidades. E, neste ponto, a memória e o armazenamento surgem como elementos chave. O Honor, na versão testada, tem 4GB de memória RAM, o que significa uma capacidade considerável para executar várias aplicações em concorrência com um desempenho notável e 128 GB de armazenamento que potenciam a possibilidade de tirar partido das múltiplas funcionalidades disponíveis neste smartphone e suprir a inexistência de uma slot de extensão para um cartão SD.

Depois, trata-se de um equipamento de 15 x 7 cm de dimensões frontais e com apenas 7 mm de espessura, o que se traduz num ecrã de 5.8 polegadas, em tudo equivalente ao do Huawei P20, com uma densidade de 432 pontos por polegada, uma resolução de 1080 por 2280 pixéis e uma profundidade de 16 milhões de cores num ecrã tátil capacitivo IPS e multitouch.

Honor 10 Câmeras

A sua câmara selfie tem 24MP com funcionalidade de detecção de cabelo e cara para um melhor efeito de desfoque. Tem uma compensação inteligente de luz, tal como um modo de retrato.

Análise Honor 10 o gémeo falso do Huawei P20 image
cof

O modo de retrato contém uma funcionalidade de iluminação 3D, que ajuda a compensar a pouca luz quando estamos a tirar a fotografia. A IA consegue identificar 500 cenas diferentes para selfies, e realçar várias expressões faciais. É realmente um excelente equipamento, uma grande evolução do anterior Honor 9 para este.

Análise Honor 10 o gémeo falso do Huawei P20 image

Do ponto de vista de imagem, nota para duas camaras, uma de 16 e outra de 24 megapixéis. Não estando ao nível da facilidade de camara tripla do P20 Pro, este equipamento possui características ligeiramente superiores ao P20, assegurando o mesmo tipo de funcionalidades: Geo-tagging, foco tátil, deteção de faces, HDR e panorama. Nota ainda para um flash LED cada vez mais standard nos smartphones. De igual forma, nota para a capacidade de vídeo destas camaras: traseira com alcance de 2160p@30fps e, na frontal, de 1080p@30/60fps.

Como os telefones anteriores da Huawei e Honor, o Honor 10 vem com uma câmera traseira dupla. Um sensor é monocromático de 24MP, enquanto o outro é de 16MP a cores.

Quando tiramos uma foto com a câmera traseira no modo automático, a câmera tira a mesma foto com os dois sensores e combina as imagens numa única foto com mais detalhes do que as obtidas com uma única lente.

A qualidade é ótima, e embora a câmera do Honor 10 talvez não tenha tantos recursos quanto a câmera no Huawei P20, ela faz um ótimo trabalho no modo automático.

A técnica de processamento da Honor usará inteligência artificial para melhorar automaticamente as fotos tiradas. Isso significa que o software da câmera usará algoritmos para iluminar áreas de uma foto ou alterar o foco para criar o que acredita ser o melhor resultado.

A Honor diz que o telefone pode identificar 22 cenas diferentes, incluindo vegetação ou animais de estimação, para que o telefone detecte o que estamos a fotografar e saiba como melhorar a foto.

Honor 10 Áudio

Nas primeiras interações de áudio com o equipamento é percetível uma muito boa qualidade do som. De facto, em termos práticos, face ao P20 Pro, a única característica não presente no Honor são as colunas de som stereo.

Análise Honor 10 o gémeo falso do Huawei P20 image

Em termos de interfaces de comunicações, o Honor vem dotado das mais recentes facilidades dos sistemas Wireless LAN e Bluetooth, assegurando, respetivamente, as normas 802.11ac e 4.2. Pode parecer um pormenor, mas, em nossas casas, vamos tendo equipamentos que suportam estas normas e, o que se observa, é um desempenho superior, nos equipamentos dotados a este nível, quando necessitamos de comunicar com outros dispositivos.

Honor 10 Software

O Honor 10 vem com o mais recente software Android 8.1 Oreo , mas está escondido atrás da sobreposição personalizada da Huawei, a Emotion UI 8.1.

Análise Honor 10 o gémeo falso do Huawei P20 image Análise Honor 10 o gémeo falso do Huawei P20 image

Isso significa que a interface é diferente do que encontramos em outros telefones (a menos que já tenham tido um Huawei ou Honor no passado).

Análise Honor 10 o gémeo falso do Huawei P20 image

Por exemplo, por padrão, não há uma gaveta de aplicativos no Honor 10 . Mas isto é facilmente personalizável nas definições.

A Emotion UI UI 8.1 está muito melhor do que nos dispositivos Honor de alguns anos atrás, e há muitas opções de personalização, para que possam deixar tudo ao vosso gosto.

Honor 10 Bateria

O Honor 10 tem uma bateria de 3400mAh, e traz consigo a versão Android 8.1 Oreo com a já conhecida EMUI 8.1. A Honor garante que a bateria tem um carregamento rápido de 50% em apenas 25 minutos

Nota para o facto de o protocolo USB disponível suportar apenas a norma 2.0 sobre um interface Tipo C reversível. Apesar deste condicionamento, é possível, recorrendo ao USB On-The-Go disponível no Honor, utilizar cartões SD ligados ao referido interface.

A Honor aumentou o tamanho da bateria no Honor 10 em relação ao Honor 9, de 3.200mAh para 3.400mAh. Embora isso pareça uma melhoria, vale a pena notar que o ecrã é maior, então há mais pixels para alimentar. Dito isto, como aconteceu com o Honor 9, descobrimos que o telefone  dura um dia inteiro com uma única carga. Usámos o dispositivo por duas semanas e, nesse período, encontrámos algumas ocasiões em que ele não durou o dia todo.

Fizemos nosso teste normal de bateria no Honor 10 , onde reproduzimos um vídeo em Full HD com brilho total por 90 minutos, o telefone tinha 84% de bateria no final. Essa é uma pontuação boa, mas não é fantástica.

É um pouco melhor do que o Honor 9, que acabou o teste com 83% de bateria, o que provavelmente se deve às melhorias de otimização do novo chipset.

O Honor 10 vem com carregamento rápido, e descobrimos que podem carregar totalmente o telefone em menos de duas horas. Isto é particularmente útil se precisarem carregar o equipamento para algumas algumas horas de  utilização com uma carga de meia hora ou mais.

Não há carregamento sem fio no Honor 10 , mas esse é um recurso extra que nem sempre esperamos ver neste tipo de dispositivo mais barato.

Honor 10 Benchmarks

O Honor 10 apresenta o mais recente e melhor chipset da Huawei. É nada menos que o Hisilicon Kirin 970, e é o processador que vimos dentro do Huawei P20 e P20 Pro lançados início deste ano. Não tivemos problemas de desempenho perceptíveis com o telefone e não tivemos nenhum problema com qualquer tarefa que realizámos.

A Honor anunciou o telefone com 4 GB ou RAM ou 6 GB para diferentes mercados em todo o mundo. Usámos a versão de 4 GB e não tivemos problemas, e também não esperamos que tenham problemas se comprararem esta variante.

Ao executar benchmarks no Honor 10 , descobrimos que regista uma média de 6570 multi-core no Geekbench 4. Isso é pior do que o que vimos no Honor 9 do ano passado (que marcou 6633), mas essa era a versão de 6GB de RAM.

Nós salientamos que a versão padrão do Honor 10 vem com 128GB de armazenamento. Em alguns mercados, também podem comprá-lo com 64 GB, mas recomendamos optar pela maior capacidade, pois é muito improvável que a consigam encher, mesmo com todas as fotos e vídeos e aplicações.

Vale a pena registar que não há suporte para o microSD, então não há como aumentar o armazenamento do telefone se escolherem uma variante com menor capacidade de armazenamento.

 

Honor 10 Conclusão

Resumindo, o Huawei Honor 10 é uma oferta muito tentadora do fabricante. Reúne um desenho muito atraente a um toque e usabilidade muito agradáveis. Sobressai uma resposta imediata ao estímulo provocado pelo utilizador, oferecendo uma noção clara de alto desempenho. Evidencia capacidades perfeitamente capazes de satisfazer grande parte dos utilizadores.

Sendo, em termos de preço, de uma gama abaixo relativamente ao “gémeo falso” P20, o Honor 10 surge como uma opção que os potenciais compradores podem equacionar em função do que são as suas necessidades e a suas capacidades de investimento.

Nós gostámos do Honor 10 . Agora, estamos disponíveis para saber a vossa opinião.

Até breve…

Partilhar é importante, mostra este artigo aos teus amigos!

Obrigado, ficamos a dever-te uma 😉


Fique atento à nossa página do Facebook e Twitter para obter as notícias em primeira mão.

Partilhar é importante, mostra este artigo aos teus amigos!

Obrigado, ficamos a dever-te uma ;)
close-link

Achou interessante?

Partilhe com os seus amigos