Android Geek
O maior site de Android em Português

Analise Huawei P20 Lite um "Lite" de peso

O novo Huawei P20 Lite é uma opção muito atraente tendo em conta o seu preço e especificações que resultam num dispositivo equilibrado e que fará a delícias de muitos utilizadores

O Huawei P20 Lite que é o irmão mais novo desta tripla da série P20, dá seguimento à linha de “Lites” da empresa chinesa e mais uma vez se apresenta como uma verdadeira dor de cabeça para a concorrência.

A série P20 da Huawei apresentada recentemente em Paris apresenta algumas das melhores opções no que a SmartPhones Android diz respeito. Esta série é composta por três equipamentos, sendo o Huawei P20 Pro o mais impressionante dos três, o Huawei P20 um verdadeiro FlagShip com capacidades fotográficas de topo e por fim o Huawei P20 Lite que é o irmão mais novo desta tripla que dá seguimento à linha de "Lites" da empresa chinesa e mais uma vez se apresenta como uma verdadeira dor de cabeça para a concorrência.

Analise Huawei P20 Lite um "Lite" de peso 1
edf

O compromisso deste Huawei P20 Lite é ser um competente e acessível média-gama, sem qualquer intenção de competir com os seus irmãos P20 nem em desempenho nem em capacidades fotográficas. O novo Huawei P20 Lite é uma opção muito atraente tendo em conta o seu preço e especificações que resultam num dispositivo equilibrado que fará a delícias de muitos utilizadores.

Vamos conhecê-lo melhor?

O ano de 2018 ficará na memória por muitas razões, mas no que a smartphones Android diz respeito é o entalhe e ecrãs sem margens que marcam as tendências do ano. A inclusão de um entalhe e de reduzir as margens em ecrãs com relação de aspecto 18:9 ou 19:9 tem como objectivo final oferecer uma experiência mais imersiva aos utilizadores aumentando o tamanho dos ecrãs, sem necessariamente aumentar o tamanho dos terminais. Esta descrição assenta a este Huawei P20 Lite que nem uma luva, pois este terminal inclui o carismático entalhe o que lhe permite uma diagonal de ecrã maior num corpo pequeno.

Huawei P20 Lite Design

O ecrã do Huawei Huawei P20 Lite mede 5.84 polegadas de diagonal, no entanto, o seu tamanho é muito aproximado a equipamentos de 5.2 polegadas que temos no mercado. É um equipamento pequeno fino e elegante com um ecrã gigante. Para põr em números esta afirmação saliento que o Huawei P20 Lite pesa apenas 150 gramas. Começa a ficar interessante? Vamos continuar.

Analise Huawei P20 Lite um "Lite" de peso 2
edf

 

O Huawei P20 Lite herda as texturas e experiência ao toque dos seus irmãos mais poderosos (e mais caros), temos uma tampa traseira quase completamente limpa, construída em vidro, com um leitor de impressões digitais centrado na traseira da mesma cor que a restante tampa traseira com um aspecto clássico e elegante.

 

Analise Huawei P20 Lite um "Lite" de peso 3
dav

A câmara está posicionada do lado esquerdo o que reforça o aspecto elegante presente em todo o terminal. O único aspecto menos agradável é o facto da traseira de vidro ser um iman de impressões digitais deixando o utilizador com duas opções: Ou coloca uma capa ou passa o dia a limpar o telefone. Compreendemos que não é possível incluir todos os extras num equipamento desta gama, mas esta questão é transversal a toda a gama P20. Um tratamento olefobico eficaz na traseira seria algo que faria certamente os clientes Huawei (mais) felizes.

Analise Huawei P20 Lite um "Lite" de peso 4
edf

 

A câmara traseira tem uma ligeira saliência, o que se afigura como mais uma excelente razão para usar uma capa neste dispositivo. O impacto prático na utilização é que quando o usamos poisado numa mesa, vamos sentir o desequilibrio pois a superficie traseira não é lisa, consequentemente a câmara fica mais sujeita a riscos pois será sempre nesse ponto que o equipamento ficará apoiado quando colocado virado para cima numa superfície.

 

As entradas de carregamento e cartão SIM estão localizadas exactamente onde esperado. Temos os botões de volume e energia posicionados do lado direito, entrada de carregameto USB C e alto-falante na base inferior e bandeja para cartão SIM e microSD pode ser encontrada no lado direito do Huawei P20 Lite.

Esta configuração é a habitual nos equipamento Huawei, como por exemplo o P10 Lite e Huawei Mate 10 Lite.

Analise Huawei P20 Lite um "Lite" de peso 5
edf

Temos no final de contas um equipamento bastante compacto que não é largo, apesar do seu ecrã ter quase 6 polegadas e segura-se perfeitamente com apenas uma mão.

Huawei P20 Lite Ecrã

5.84 polegadass e um entalhe fazem deste equipamento um membro de direito dos smartphones de tendência em 2018. Sabemos que o primeiro foi Essential Phone seguido do iPhone X e partir daí foi a loucura. São raras as marcas que não têm neste momento no seu portefólio um ou mais equipamentos com entalhe. Mas como já disse em oportunidades anteriores, esta solução acrescenta à experiência do utilizador pois permite ecrãs maiores em equipamentos do mesmo tamanho e permite ainda um experiência de visualização mais imersiva.

Analise Huawei P20 Lite um "Lite" de peso 6
edf

 

O Huawei P20 Lite tem um aproveitamente da parte frontal do dispositivo de cerca de 80,55% que é um número bastante interessante e raro nesta gama de equipamentos.

À semelhança do Huawei P20 este Huawei P20 Lite apresenta um ecrã LCD IPS com uma relação de aspecto de 19:9. Graças ao entalhe o ecrã consegue apresentar uma resolução de 2280 x 1080 pixels, um pouco mais que o FHD +, mas na prática quase o mesmo.

 

O espaço á volta do entalhe é muitas vezes usado para notificações, dependendo se a aplicação que estamos a usar está ou não optimizada para este ecrã. O sistema está obviamente perfeitamente adaptado a esta característica assim como os aplicativos da Huawei como a galeria.

Imagens não dísponiveis: "2" size="large" bgs_gallery_title="Entalhe Huawei P20 Lite" ids="101840,101839"]

O brilho deste ecrã LCD IPS tem um bom nível de brilho, isto permite a utilização do equipamento sem muitos problemas mesmo sob luz solar directa.

A representação de cores é correcta e a saturação de cores tem uma tonalidade quente, mas agradável sem estragar a representação real de das cores. No entanto isto é costumizável a gosto, podemos ir a Configurações> Display> Modo de cor e decidir entre o tom padrão, um tom quente, outro tom frio ou simplesmente decidir numa roda de cores qual a configuração perfeita para os nosso gosto. Assim, podemos personalizar ao milímetro a experiência de usar este LCD que a Huawei colocou no seu novo P20 Lite.

dav

Analise Huawei P20 Lite um "Lite" de peso 7
edf

Como já referi este ecrã tem um brilho máximo poderoso, mas não notei qualquer tipo de aquecimento excessivo. O tempo de resposta ao toque é muito bom e os ângulos de visão são bons mesmo em posições mais dfíceis.
O ecrã LCD IPS do Huawei P20 Lite não vai deixar ninguém desiludido, nem pela qualidade nem pela resolução.

Huawei P20 Lite Hardware

A Huawei não costuma dar passos maiores que as próprias pernas, são ponderados e em cada evolução que vemos num dos seus smartphones foram investidos milhões em pesquisa e desenvolvimento. Um dos segredos para a performance e autonomia dos equipamntos Huawei é o facto de a sua maioria usar chipsets feitos na casa que são construídos para que a integração Hardware e Software seja o mais perto de perfeita possível. O mais recente Kirin 970 é a prova de que a Huawei fez nesta fórmula uma aposta vencedora.

Analise Huawei P20 Lite um "Lite" de peso 8
cof

 

No Huawei P20 Litenão vamos encontrar um Kirin 970 (obviamente, dado que é reservado para os topo de gama), mas sim um Kirin 659 que já foi visto a bordo do Mate 10 Lite lançado no final do ano passado e que é novamente acompanhado por 4GB de RAM. É um processador de oito núcleos com Clock a 2,36 GHz e chega com uma GPU Mali T-830 com dois núcleos de renderização, possivelmente o seu ponto mais fraco.

Analise Huawei P20 Lite um "Lite" de peso 9

Sendo o mesmo processador do Mate 10 Lite, e tendo a mesma RAM, este Huawei P20 Lite está mais optimizado em termos de desempenho, e isto é evidente quando vemos os Benchmarks.Analise Huawei P20 Lite um "Lite" de peso 10

Quando falamos sobre o comportamento do telefone, podemos resumi-lo em três pontos principais: a utilização do telefone navegando pelo sistema, o desempenho quando executamos aplicativos pesados ​​e a execução de jogos leves e pesados.

Os resultados de Benchmark que podem ver acima traduzem na perfeição a excelente experiência de utilização que o Huawei P20 Lite proporciona. Lembramos que este é um equipamento de média gama e é com terminais do mesmo segmento que o devemos comparar. Como nas versões Lite anteriores, os Huawei posicionam-se um pouco acima dos seus concorrentes.

O Huawei P20 Lite permite uma navegação fluída nos menus e configurações de sistema, embora o processador tenha as suas limitações inerentes ao segmento a que se destina, os 4GB de RAM favorecem o conjunto e permitem uma boa experiência de utilização. A navegação é fluída , a experiência em MultiTasking é bastante positiva.

Uma das provas de que a Huawei tem investido na optimização da EMUI é o facto deste Huawei P20 Lite ter um desempenho mais fluído quando comparado com o Mate 10 Lite que apresenta sensivelmente as mesmas especificações.

Analise Huawei P20 Lite um "Lite" de peso 11
cof

As aplicações pesadas são executadas sem grandes dificuldades e abrem a uma velocidade aceitável, não tão rápido quanto o P20 Pro, mas se é isso que querem então terão que olhar para o segmento e preço acima na cadeia alimentar.

Chegamos agora áquele que pode ser considerado o calcanhar de Aquiles deste Huawei P20 Lite, o processamento gráfico. O número de núcleos da GPU são uma componente muito importante para o desempenho e este Kirin 659 tem apenas dois núcleos no que á GPU diz respeito. Dito isto, jogos mais pesados ou mais exigentes graficamente vão retornar lag e alguns percalços que os "gamers" mais exigentes não vão achar aceitável. No entanto na utilização da maioria das aplicações e jogos menos o exigentes o desempenho é imaculado.

 

Huawei P20 Lite sensor biométrico e desbloqueio Facial

O leitor de impressões digitais da Huawei continua ao mais alto nível. Rápido, sem um único erro de reconhecimento, mesmo com dedos ligeiramente molhados, e facilitando o desbloqueio do telefone sem ter que ligar o ecrã. O desbloqueio facial é muito rápido e funciona até em ângulos mais arrojados quando o equipamento está pousado numa mesa. Surpreendentemente bom!

Bloatware Huawei P20 Lite

Uma instalação limpa do Android não deve partilhar espaço com o Booking, eBay, Netflix ou Quik, o aplicativo de edição de vídeo da GoPro que aparece pré-instalado no Huawei P20 Lite. Estamos em Oreo e podemos desinstalá-los, mas o ideal é que os instalemos se quisermos e não o contrário. Consideramos esse bloatware como um defeito do P20 Lite que poderia ter sido evitado.

Analise Huawei P20 Lite um "Lite" de peso 12
edf

Huawei P20 Lite Software

A EMUI é das melhores Skins de sempre para Android, para além da aparência (da qual ou se gosta ou se odeia)  também temos configurações específicas na câmara, som, gestão de bateria e ecrã.
Quanto às possibilidades de personalização, a EMUI evolui de mãos dadas com o Android, mas mantém a essência da linha que a trouxe até aqui. Temos temas, a possibilidade de decidir o tamanho da grade de ícones na área de trabalho ou ainda a opção de agitar o ecrã para arrumar os ícones. Há também gestos no leitor de impressão digital e a capacidade de decidir quais os aplicativos que podem ser executados em exibição completa, permitindo que eles se ajustem ao 'entalhe' e mantenham os botões virtuais de navegação Android na parte inferior.

Analise Huawei P20 Lite um "Lite" de peso 13
cof

Como de costume, a Huawei tem sua própria nuvem para armazenar arquivos e configurações e podemos ativá-la a partir do próprio telefone. Seja qual for o vosso telefone antigo antes deste Huawei P20 Lite, podemos "clonar" quase na totalidade todos os dados do telefone antigo com a aplicação Phone Clone. Em resumo, o sistema do Huawei P20 Lite é bom, e permite personalizá-lo além do que o Android Stock permite, mas, em compensação, há um certo preço a pagar. Como o bloatware (desinstalável).

Huawei P20 Lite chega com a versão 8.0 do sistema operativo do Google e por cima a EMUI da Huawei que chega à versão 8.0 a mesma que o Android.

Huawei P20 Lite Autonomia

Como já referimos acima este Huawei P20 Lite é muito parecido em componentes internos a outros modelos da marca como o Huawei Mate 10 Lite. No que à bateria diz respeito o Huawei P20 Lite tem apenas 3.000mAh VS os 3.340mAh do Huawei Mate 10 Lite. De resto o processador é o mesmo a RAM é a mesma. Isto leva-nos a concluir que em teoria em termos de autonomia este P20 Lite fica a perder comparado com um modelo anterior. E na prática é isto mesmo que se verifica.

Analise Huawei P20 Lite um "Lite" de peso 14

O tempo de ecrã é uma boa métrica e podemos dizer que das 5 a 6 horas que conseguimos no Mate 10 Lite descemos para entre 3:30 e 5 horas no P20 Lite.

Isto não quer dizer que a autonomia seja má, quer dizer que não é excepcional. Por outro lado, se precisarem de carregar o vosso equipamento de urgência é bom saber que temos uma carga rápida. O P20 Lite traz consigo um sistema de carregamento de 9V / 2A que nos permite carregar totalmente o equipamento em pouco mais de 1h, e os primeiros 30 minutos de carga carregam mais da metade da bateria, desacelerando a partir desse momento.

 

Huawei P20 Lite Câmaras

A Huawei tem tornado a fotografia em Smartphone a sua imagem de marca e na verdade quando falamos em equipamentos Huawei pensamos logo em boas fotografias tiradas com telemóvel.

Analise Huawei P20 Lite um "Lite" de peso 5
edf

Quando a Huawei apresentou os seus três novos P20s, colocou-os em ordem, também em nível fotográfico. O P20 Lite não herdou a câmara tripla do modelo Pro nem o sensor a preto e branco do P20 normal, mas ficou com uma configuração de lente dupla que já vimos antes no fabricante. Uma lente para fotografias convencionais e outra para leituras de profundidade. Isto é, bokeh.

Analise Huawei P20 Lite um "Lite" de peso 3
dav

O Huawei P20 Lite tem duas lentes traseiras, uma câmara de 16 megapixels com f / 2.2 e a outra comde 2 megapixels que serve unicamente para capturar o fundo para fornecer o borrão seletivo. A câmara frontal possui uma abertura maior, f / 2.0, e também é de 16 megapixels.

As fotografias com boa luz são excelentes , o P20 Lite comporta-se muito bem com luz e sem ela. Não completamente sem luz , é claro, porque estamos a falar de um mid-range e não esperamos milagres, embora o modo para fotos noturnas seja bastante interessante.

A lente de 16 megapixels f / 2.2 deste Huawei P20 Lite acabou por ser um elemento muito surpreendente, tanto em alta como em baixa luminosidade, e tudo graças ao facto de possuir um sistema de foco por detecção de fase que faz realmente a diferença. Mesmo com algumas cenas em movimento, o P20 Lite focou bem e permitiu tirar uma foto no momento que queríamos.

A representação das cores é bastante fiel, embora ligeiramente saturada, aqui a análise dos resultados serão baseados nos gostos de cada utilizador. Não se comporta mal em situações de contrastes entre luz e sombra, com uma gama dinâmica que funciona melhor do que o que poderíamos esperar queime alguns pormenores se não for bem controlado o ponto de foco.

Também temos um modo noturno. Nem o fabricante nem o telefone especificam o que acontece quando usamos este modo. A contagem regressiva sugere que são na verdade várias fotografias tiradas consecutivamente para adicionar mais luz, em vez de em uma longa exposição, mas a verdade é que fornece mais luz do que há inicialmente na cena.

Como mencionámos, o Huawei P20 Lite vem com uma segunda lente de 2 megapixels para leituras de profundidade. Isso significa que a primeira lente captura a imagem inteira, a segunda lente separa o primeiro plano do segundo plano e o software de processamento faz o resto. Assim, podemos ter fotos  semelhantes às das câmaras profissionais, mas sem precisar deixar o aplicativo da câmara do nosso telefone. O bokeh parece ser o futuro, em vista da proliferação deste tipo de câmaras por alguns meses.Mas a fotografia desfocada do Huawei P20 Lite não termina quando captamos a imagem, também podemos modificá-la posteriormente. O P20 Lite armazena as informações completas dos sensores no próprio arquivo de imagem e as une em um JPG no momento da exportação. Isso significa que pode ser editado e que podemos escolher de um novo plano focado para decidir o nível de desfoque.

Fotos com desfoque do P20 Lite podem ser modificadas a partir da galeria, decidindo o plano focado e o nível de desfoque de fundo, isto pode ser feito na galeria e escolher uma das fotos capturadas com bokeh, que têm um ícone característico de obturador. Uma na fotografia, podemos modificá-la. Ao tocar no ecrã, podemos controlar quanto de desfoque será aplicado ao plano de fundo.

A câmara do P20 Lite aplica, por padrão, um desfoque com abertura f / 4.0. Um número menor, mais desfoque, por isso, se movermos a barra para a esquerda, aplicaremos mais desfoque e, se a movermos para a esquerda, teremos uma imagem mais nítida como um todo.

Para selfies temos modo de retrato, modo de beleza e Stickers de realidade aumentada
E, claro, há o modo de realidade aumentada. A Huawei ainda não alcançou os emojis animados de outros fabricantes nesta gama, mas isso não a impediu de adicionar efeitos ao nosso rosto quando fazemos selfies, e até mesmo quando tiramos fotos com a câmara traseira. Embora eles só sejam activados se detectarem um rosto.

Analise Huawei P20 Lite um "Lite" de peso 27
dav

Outro detalhe que o Huawei P20 Lite tem a seu favor é que nem todas as fotografias têm que ser tiradas automaticamente, também temos um Modo Profissional, se queremos ajustar cada foto ao nosso gosto e decidir cada um dos parâmetros da fotografia. Em situações complicadas, podemos usar o nosso conhecimento em fotografia (cof cof) e escolher as opções mais adequadas.

Com este Modo Profissional, acessível a partir do lado esquerdo do software da câmara, podemos decidir qual a sensibilidade ISO desejada para a fotografia, compensar a exposição para ajustar a luz à nossa vontade ou ajustar o equilíbrio de branco.

No P20 Lite temos outros modos, como o modo HDR para a câmara traseira, embora o efeito seja tão leve que dificilmente seja visível, temos ainda o modo panorâmico clássico ou os diferentes modos de vídeo.

Talvez o Huawei P20 Lite não seja um dos líderes de mercado da fotografia, mas a Huawei foi capaz de fornecer recursos interessantes, tanto de hardware quanto de software, para serem levados em conta dentro de sua categoria.

Huawei P20 Lite Som

Ãntes de darmos esta análise como concluída temos que falar sobre o som do Huawei P20 Lite. O som, aspecto que muitas vezes é ignorado, mas tem um papel fundamental nos smartphones. Na verdade os telemóveis actuais são na realidade de centros multimédia que cabem no nosso bolso e com os quais assistimos a filmes e séries, bem como ouvimos música e podcasts de todos os tipos.

Este P20 Lite tem um único alto-falante na parte inferior, um alto-falante que tem boa potência e não produz agudos demasiado estridentes quando elevamos o volume ao máximo.

Analise Huawei P20 Lite um "Lite" de peso 8
cof

A experiência com o alto-falante é boa mas com os fones de ouvido, tudo aumenta de nível.
Quanto aos fones de ouvido, que se ligam com o jack clássico, apesar deste Huawei P20 Lite  ter a porta USB C, temos uma boa experiência em volume e qualidade de som. E temos alguma ajuda do software do telefone, porque temos configurações específicas para os fones de ouvido que são ativadas quando os ligamos e que podemos modificar a partir das configurações do telefone.

A configuração específica é chamada Huawei Listen e encontramos nas configurações de som do telefone. Podemos indicar que tipo de headset estamos a usar, usar um equalizador para ajustar tudo ao nosso gosto ou ativar o 3D Audio (que desativa o equalizador) e podemos emular a situação da fonte sonora: próximo, frontal ou longe.

Em geral, o som deste Huawei P20 Lite é muito bom e é muito agradável quando vemos filmes ou séries ou apenas ouvir música. Seja pelo alto-falante ou pela porta dos fones de ouvido, o P20 Lite passa este teste com uma nota muito boa e mostra que a Huawei também está preocupada com a qualidade do som.

 

Conclusão Análise Huawei P20 Lite

A Huawei tem deslumbrado o mundo com os seus smartphones e com o seu crescimento que a posiciona cada vez mais próxima dos dois gigantes Apple e Samsung. Mas ao contrário da Apple que só tem duas opções ou Premium ou Premium. A Huawei consegue apresentar ofertas de qualidade em diversos segmentos. A prova disto é este Huawei P20 Lite que pode usar com orgulho a marca da série P20 sem embaraçar os seus irmão mais poderosos.

Já tínhamos ficado muito bem impressionados com os P8 Lite , P9 Lite, P10 Lite e Mate 10 Lite e esta opinião favorável para com os "Lites" da Huawei só saiu reforçada com este P20 Lite.

É evidente uma evolução ao nível de Design ,Som e câmaras neste equipamento, com este tipo de câmaras qualquer um pode tirar fotografias de qualidade em quase todas as situações, sem a necessidade de fazer grandes gastos. Com as suas falhas, que as têm, a câmara do P20 Lite deixa uma óptima impressão. E seu som ajuda a que a expriência multimédia seja de alta qualidade.

O Huawei P20 Lite enfrenta no entanto uma forte concorrência externa e interna como é o caso do P Smart e Mate 10 Lite. Mas é sem sombra de dúvida um terminal que devem conhecer melhor caso estejam à procura de um equipamento nesta faixa de preço.

O Huawei P20 Lite pode ser encontrado nas grandes superficies e operadores por um preço de aproximadamente 399€.

Partilhem com os vossos amigos e ajudem este projecto em Português.

Obrigado pela visita!

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais

Partilhem com os vossos amigos e ajudem este projecto em Português.

Obrigado pela visita!
close-link