Steam disponível em Chromebook – Saibam como e quais são suportados

A empresa também está a fornecer detalhes sobre o hardware suportado, jogos que devem funcionar e bugs que devem esperar encontrar. Para começar, vão precisar de um dispositivo suportado, e é apenas pouco mais de meia dúzia de Chromebooks.

Há uma semana, a Google anunciou de forma surpreendente que o Steam estava a chegar aos Chromebooks num formato de teste alfa muito precoce – mas além de uma menção a isto durante o keynote da Games Developer Summit da empresa, não havia mais detalhes. Dado o interesse algo surpreendente em torno do mesmo, a Google está agora a tornar as coisas um pouco mais oficiais, ao lançar instruções sobre como colocar o Steam a funcionar no Chrome OS. A empresa também está a fornecer detalhes sobre o hardware suportado, jogos que devem funcionar e bugs que devem esperar encontrar.

Steam disponível em Chromebook - Saibam como e quais são suportados 1

Para começar, vão precisar de um dispositivo suportado, e é apenas pouco mais de meia dúzia de Chromebooks. A Google diz que vai precisar de um dispositivo com processadores Intel Iris Xe Graphics, processadores Core i5 ou i7 de 11ª geração e pelo menos 8GB de RAM. A Google disse especificamente que as configurações com um processador Intel i3 ou 4GB de RAM não são suportadas. Para esta versão alfa, apenas os seguintes dispositivos são suportados:

  • Acer Chromebook 514 (CB514-1W)
  • Acer Chromebook 515 (CB515-1W)
  • Acer Chromebook Spin 713 (CP713-3W)
  • ASUS Chromebook Flip CX5 (CX5500)
  • ASUS Chromebook CX9 (CX9400)
  • HP Pro c640 G2 Chromebook
  • Lenovo 5i-14 Chromebook

Partindo do princípio que já tiveram luz verde para o hardware, a Google diz que agora vão ter de mudar o Chromebook para o canal Dev, e avisa desde já que NÃO devem fazê-lo com hardware que usem para uso diário. A partir daí, terá de ativar uma bandeira específica no Chrome, bem como escrever alguns comandos no terminal Crosh do Chrome OS. O Google diz que podem encontrar guias completas aqui.

Uma vez instalado o Steam, há um grupo surpreendentemente grande de jogos que a Google tentou e sugere que os testadores também os experimentem. Sem surpresas, inclui muitos títulos da Valve como Portal 2, Dota 2, Team Fortress 2 e Half-Life 2. Outros jogos que o Google sugere tentar incluem Celeste, The Witcher 3: Wild Hunt (i7 e 16GB de RAM necessários para este, com gráficos definidos para médio ou inferior), Hades, Cuphead, TEKKEN 7, Fallout 4 e muito mais.

Steam disponível em Chromebook - Saibam como e quais são suportados 2

 

A Google refere que o Steam irá por defeito instalar e executar uma versão Linux do vosso jogo selecionado, assumindo que está disponível (razão pela qual tantos jogos da Valve são suportados aqui). Mas a ferramenta de compatibilidade Steam Play significa que também podes experimentar outros jogos; aproveitem o software Proton que permite que alguns jogos baseados no Windows corram no Linux. Claro que não há garantias de que isto funcione, mas vale a pena tentar se houver um título em particular que queiram experimentar no Chrome OS.

A própria diz que “não há garantias de que isto funcione” resume muito bem o estado de espírito do blog da Google. A empresa esforçou-se muito para referir que este é um lançamento alfa; entre a natureza menos estável do canal Dev em geral e o estatuto alfa do Steam, a Google diz que “tudo pode dar errado” e que “vão encontrar falhas, percas de desempenho e bugs nunca antes vistos”.

Portanto, este não é exatamente um lançamento para os fracos de coração – mas a boa notícia é que é extremamente fácil reverter o Chrome OS para o seu estado original, e a maioria das suas configurações e preferências são mantidas na nuvem. Se tiverem um dos poucos Chromebooks suportados e quiserem dar-lhe uma oportunidade, podem fazê-lo agora, mas certifiquem-se de que fizeram o back-up de quaisquer ficheiros locais no vosso dispositivo antes de se lançarem nesta aventura.

Se alguns dos leitores forem tentar esta pequena loucura/aventura, contem-nos como correu nos comentários abaixo, e qual a vossa opinião.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!