Android Geek
O maior site de Android em Português

Samsung Galaxy X é assim que será o telefone dobrável?

O Samsung Galaxy X volta a fazer furor nos cabeçalhos das notícias com mais uma alegada aparição. Desta vez são revelados mais detalhes sobre o conceito de smartphone que dobra. Sim, dobra.

O Samsung Galaxy X volta a fazer furor nos cabeçalhos das notícias com mais uma alegada aparição. O que torna o Galaxy X único, é o próprio conceito em que o smartphone assenta, estamos a falar de um equipamento que tem a capacidade de se dobrar, e não algo do estilo dos telefones “concha”. Mas sim um equipamento que se dobra por completo, corpo, ecrã,  tudo.

Samsung Galaxy X
Samsung Galaxy X conceito

Uma patente apresentada pela Samsung intitulada 'Bendable user terminal device and displaying', foi publicada no dia 5 de julho, tendo sido posteriormente apresentada aos reguladores USPTO e OMPI a 1 de março de 2018.

Apesar do conceito do projeto basear-se no design dos telefones concha que fizeram sucesso num passado longínquo, nestannova vida deste formato chegou a vez do smartphone ter uma mola que divide o equipamento em dois, temos um display dobrável a usar uma mola de lâmina que se dobra sobre um sensor. Uma vez completamente aberto temos acesso completo a todo o display. Mas assim que o dispositivo é dobrado ligeiramente, a parte inferior do display desliga cerca de 40% do total de exibição disponível, e fica apenas o uso do display superior disponível para uso. O sensor da curvatura é responsável por detectar o ângulo da curva, velocidade, estado e até mesmo o tempo.

O mecanismo de lâmina juntamente com o sensor da curvatura mantêm o ângulo de amplitude em total controlo. Mesmo que a parte inferior do ecrã se encontre inativa, os processos a correr no fundo do smartphone não são prejudicados.

Tocando na traseira do dispositivo, ativa a parte superior do display, algo semelhante a uma sistema de always-on display. Inclusive, se aplicarmos ainda mais pressão na traseira do telefone, todo o display superior é ativado. 

Conceitualmente, o projeto tem tudo para correr bem. No entanto, na prática, um smartphone capaz de se dobrar pode ser um problema, uma vez que não é apenas o display que se dobra, mas sim todo o seu corpo e respectivos componentes. Mas a Samsung parece estar um passo à frente, e inclusive estão a trabalhar numa bateria que se dobra.

O Samsung Galaxy X é esperado tratar-se de um smartphone de edição limitada, que será revelado na MWC 2019.

 

Através de gizmochina

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais