Samsung Galaxy S22: Tudo o que sabemos até agora sobre os FlagShip da Samsung de 2022

O Galaxy S22 promete manter o que de melhor vimos nos seus antecessores, ao mesmo tempo que melhora o desempenho e – pelo menos no caso do S22 Ultra – traz de volta algumas características que antes eram exclusivas do Galaxy Note. Aqui está tudo o que sabemos até agora sobre os próximos smartphones Samsung.

A Samsung esteve por detrás de alguns dos nossos telefones favoritos este ano, incluindo os seus últimos dobráveis e, claro, o Galaxy S21 Ultra. Se não compraram nenhum dos telefones 2021 da empresa, estão com sorte – estamos apenas a alguns meses do lançamento da sua próxima série Galaxy S22.

Samsung Galaxy S22: Tudo o que sabemos até agora sobre os FlagShip da Samsung de 2022 1

O Galaxy S22 promete manter o que de melhor vimos nos seus antecessores, ao mesmo tempo que melhora o desempenho e – pelo menos no caso do S22 Ultra – traz de volta algumas características que antes eram exclusivas do Galaxy Note. Aqui está tudo o que sabemos até agora sobre os próximos smartphones Samsung.

Tal como nos últimos lançamentos, a Samsung mantém três modelos para os seus telefones 2023: o Galaxy S22, S22+, e o S22 Ultra. Enquanto os dois primeiros aparelhos se parecem muito com as variantes atualizadas dos lançamentos deste ano, o S22 Ultra tem um design totalmente novo, o que o torna o telefone mais excitante do grupo.

Galaxy S22 Ultra

Uma rápida vista de olhos no que já sabemos do topo de gama da Samsung para 2022 deixa uma coisa clara: este é um Galaxy Note com outro nome. Com um desenho quadrado e uma ranhura dedicada à S Pen, o S22 Ultra parece quase idêntico ao Galaxy Note 20, especialmente a frente do telefone. Entretanto, o painel traseiro deixa o Layout de câmara S21 para uma superfície de vidro liso, com quatro lentes salientes.

O Design do S22 Ultra tem sido controverso desde a primeira fuga de informação, especialmente porque não houve consenso sobre como seria o módulo da câmara. Felizmente, já vimos fotos reais de um modelo de pré-produção, mais ou menos confirmando o design do topo de gama Samsung de 2022.

Com a inclusão de uma ranhura para S Pen, o S22 Ultra parece assinalar o fim da série Note. Sem um lançamento em 2021, substituído, claro, pelo Galaxy Z Fold3 equipado com S Pen, havia muitas perguntas sobre como e quando veríamos a sua reincarnação. Para quem tinha esperança num sucessor do Galaxy Note, eis a boa notícia: o S22 Ultra parece ter tudo o que se quer num novo smartphone equipado com caneta, e não terão de esperar pela data habitual de lançamento no final do Verão para o ter.

Samsung Galaxy S22: Tudo o que sabemos até agora sobre os FlagShip da Samsung de 2022 2 Samsung Galaxy S22: Tudo o que sabemos até agora sobre os FlagShip da Samsung de 2022 3 Samsung Galaxy S22: Tudo o que sabemos até agora sobre os FlagShip da Samsung de 2022 4

 

Quanto às escolhas de cor, já ouvimos falar de três até agora. Para além das habituais variantes branco e preto – a última das quais vimos em fugas recentes – a Samsung está a considerar acrescentar uma opção “vermelho escuro” à sua linha de produtos.

Galaxy S22 e S22+

Se a S Pen não for importante para vocês, os pequenos S22 e S22+ podem valer a pena. Embora não tenhamos visto quase nada destes dois telefones nos últimos meses em comparação com o seu irmão mais robustp, eles podem ser perfeitos para os utilizadores de S10 e S20 que saltaram os lançamentos deste ano.

Samsung Galaxy S22: Tudo o que sabemos até agora sobre os FlagShip da Samsung de 2022 5

Os primeiros renders do passado mês de Setembro proporcionaram a melhor visão dos telefones até ao momento, mostrando uma imagem melhorada dos seus predecessores. Ao contrário do Ultra, o S22 e o S22+ mantêm a estrutura da câmara, ajudando a proteger as lentes em ambos os telefones, caso optem por não usar capa. Os cantos arredondados e a estrutura metálica parecerão familiares a qualquer pessoa que tenha segurado um telefone recente da Samsung. Até o flash da câmara se encontra no mesmo local que no ano passado.

Samsung Galaxy S22: Tudo o que sabemos até agora sobre os FlagShip da Samsung de 2022 6

Não que haja algo de errado em reutilizar um Design com especificações melhoradas. Adorei ambos os telefones quando os analisamos no início de 2021.

Quanto às cores, esperamos actualmente quatro tonalidades a escolher: branco, preto, rosa dourado e verde. Vimos os dois últimos matizes aparecerem em rasgos iniciais, e ambos parecem excelentes como sempre.

Especificações e Câmara

Tal como a maioria dos telemóveis emblemáticos Android de 2022, a série Galaxy S22 irá usar principalmente o próximo Snapdragon 898 da Qualcomm nos EUA e na maior parte do resto do mundo. Uma variante Exynos também está a caminho, mas ao contrário de anos passados, será muito mais limitada geograficamente. Enquanto os mercados do Reino Unido e da Europa irão utilizar um Exynos 2200, as regiões asiáticas e africanas estão a mudar para Qualcomm.

Para além do Desing e do processador, não sabemos muito sobre os componentes internos de qualquer dos telefones. Mas são dispositivos Galaxy S, pelo que se pode esperar que a RAM habitual e as opções de armazenamento sejam mais que suficientes para um excelente desempenho.

Samsung Galaxy S22: Tudo o que sabemos até agora sobre os FlagShip da Samsung de 2022 7

No entanto, sabemos bastante sobre tamanhos de ecrã, câmaras e baterias. O Galaxy S22 é o mais pequeno do grupo, com o seu ecrã medindo 6,06 polegadas. Com a dimensão mais pequena vem uma bateria mais pequena; os primeiros rumores sugerem que o S22 irá reduzir a sua capacidade para uma classificação de 3,590mAh. Embora seja provavelmente anunciado a 3.700mAh, isso é uma perda considerável quando comparado com a bateria de 4.000mAh do S21.

Ainda não sabemos o tamanho exato do ecrã ou a classificação da bateria para o S22+ ou Ultra, mas esperamos que ambos sejam maiores do que o que a Samsung inclui na variante padrão. Como bónus, o Ultra pode vir a ter 45W de carregamento rápido, algo que vimos no S20 há quase dois anos atrás, antes de ser abandonado sem cerimónias na geração mais recente.

Quanto à máquina fotográfica, não esperem grandes mudanças em comparação com a série S21. Olhar para o alinhamento de lentes no S22 Ultra é como jogar encontrar as diferenças:

  • 108MP f/1.8 85° main camera
  • 12MP f/2.2 120° ultra-wide
  • 10MP f/2.4 36° 3X telephoto
  • 10MP f/4.9 36° 10X periscope

Embora as fugas confirmem que o sensor primário é uma variante melhorada da lente de 108MP utilizada no ano passado, tudo considerado, não mudou muito entre gerações para a câmara – pelo menos, não em termos de hardware. O processamento é tudo hoje em dia, e teremos de esperar para ver que ajustes de software a Samsung preparou para os seus últimos telefones, uma vez que sejam oficialmente revelados.

Apesar da câmara sob o ecrã utilizada no Galaxy Z Fold3, a série S22 manterá o habitual furo para a sua lente frontal. Parece que a resolução também não sofreu alterações, com um sensor de 10MP utilizado pelo quarto ano consecutivo.

Software

É seguro assumir que os últimos telefones da Samsung serão lançados com Android 12 e One UI 4, especialmente desde que a série S21 já recebeu uma actualização estável. Infelizmente, não temos visto nenhum truque novo ou afinação para nenhum destes dispositivos. Com a S Pen agora incorporada diretamente no chassis do S22, seria óptimo ver algumas novas ferramentas e aplicações a tirar partido de tudo o que a stylus tem para oferecer.

Samsung Galaxy S22: Tudo o que sabemos até agora sobre os FlagShip da Samsung de 2022 8

Infelizmente, teremos de continuar à espera de mais notícias sobre o software.

Data de lançamento

O alinhamento S21 do ano passado chegou mais cedo do que o habitual, com a Samsung a realizar um evento Unpacked antes do final de Janeiro. É claro que o mundo dos gadgets ainda está a ser fustigado por uma contínua escassez de chips, resultando numa oficialização ligeiramente mais tarde para a série S22.

Actualmente, esperamos que o evento S22 tenha lugar a 8 de Fevereiro de 2022. Os telefones deverão entrar na fase de pré-encomenda nesse mesmo dia e as remessas deverão chegar até 18 de Fevereiro de 2022. Esta é a data de lançamento oficial para os três telefones.

Ainda estamos a alguns meses destas datas, o que significa que qualquer coisa pode mudar entre agora e então. Mas com o Galaxy S21 FE agendado para o início de Janeiro, parece que a agenda da Samsung está mais ou menos definida para a primeira metade do próximo ano.

A Samsung impressionou-nos com a série Galaxy S21 no ano passado, e é seguro dizer que a família S22 está prestes a ser mais um excelente conjunto de telefones. Embora não haja aqui nada que pareça poder convencer imediatamente aqueles que já atualizaram de equipamento nos últimos 12 meses, mas se ainda têm um Galaxy S10, o próximo ano poderá ser a altura perfeita para comprar um novo telefone.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!