Análise Samsung Galaxy S21 5G um compacto de topo

Este ano, a Samsung está a mudar um pouco a sua estratégia e tem uma aposta muito competitiva no seu FlagShip de nível de entrada Galaxy S21 5G, com um preço inicial bem menor que o Galaxy S20 do ano passado e com um hardware competitivo.

A indústria de smartphones tem dado como certo que um verdadeiro fã de smartphones gasta dinheiro em telefones em vez de outros vícios, e isso explica os milhões de telefones topo de gama que se vendem todos os anos.

Este ano, a Samsung está a mudar um pouco a sua estratégia e tem uma aposta muito competitiva no seu FlagShip de nível de entrada Galaxy S21 5G, com um preço inicial bem menor que o Galaxy S20 do ano passado e com um hardware competitivo.

Feito à medida para estes tempos difíceis, o Galaxy S21 é mais barato que o Galaxy S20 lançado há apenas 11 meses, e traz uma atualização do software da câmara, especificações internas de topo e um sensor de impressão digital é 1,7x maior.

É a maneira da Samsung "atacar" o novo iPhone 12 mini da Apple - com o Galaxy S21 temos um FlagShip de tamanho compacto com um ecrã de 6,2 polegadas , capacidade de zoom de câmara 3x (iPhone 12 mini ou iPhone 12 não têm zoom) e uma bateria quase 80% maior.

galaxy-s21-1.jpg

 

Embora os telefones grandes pareçam ser a tendência adotada pela maioria dos fabricantes, onde se inclui a Samsung, há um nicho de utilizadores que deseja poder comprar um telefone Android de topo que possa ser facilmente manuseado com uma mão, colocado em qualquer bolso e seja poderoso o suficiente para ser considerado um Flagship.

O Galaxy S21 5G começa a partir de 879,90€ com quatro opções de cores. O telefone está disponível para pré-encomenda com ofertas de troca e de lançamento, o que pode significar até 100€ de desconto na compra.

Especificações do Samsung Galaxy S21 5G

  • Processador: Qualcomm Snapdragon 888 (EUA e Coreia) / Exynos 2100 (resto do mundo)
  • Display: 6,2 polegadas, resolução de 2400 x 1080 pixels (421PPI), AMOLED Infinity-O dinâmico com taxa de atualização adaptativa de 120 Hz
  • Sistema operativo: Android 11
  • RAM: 8GB LPDDR5
  • Armazenamento: Opções de armazenamento interno de 128 GB / 256 GB
  • Máquinas fotográficas: Telefoto f / 2.0 traseira de 64 MP com zoom óptico híbrido 3x, câmara grande angular de 12 MP f / 1.8 e câmara ultra grande angular de 12 MP f / 2.2 (campo de visão de 120 graus). câmara frontal de 10MP f / 2.2.
  • Conectividade: Wi-Fi 6E, Bluetooth 5.0 LE, GPS / Galileo / GLONASS / Beidou, NFC, UWB
  • Sensores: acelerómetro, Barómetro, sensor ultrassónico de impressão digital, giroscópio, sensor geomagnético, sensor Hall, sensor de proximidade, sensor de luz RGB
  • Resistência à poeira / água: Classificação IP68
  • Bateria: 4000 mAh não removível com carregamento sem fio rápido. PowerShare sem fio também está disponível.
  • Dimensões: 151,7 x 71,2 x 7,9 mm e 171g
  • Cores: Phantom Black, Phantom Silver, Phantom Titanium, Phantom Navy e Phantom Brown

As diferenças entre o S21 Ultra 5G de última geração e o S21 5G são o tamanho e a resolução de ecrã, as especificações da câmara, as opções de RAM / armazenamento e a capacidade da bateria.

Análise Samsung Galaxy S21 5G um compacto de topo 1

Design

O novo recurso de Design mais notável no S21 é a nova caixa de câmara Contour Cut que estende a estrutura de metal para fora do lado direito e ao redor da parte traseira. As câmaras são circundadas este artigo de estrutura de metal, proporcionando um design de conjunto de câmaras bastante exclusivo.

Análise Samsung Galaxy S21 5G um compacto de topo 2

Phantom Violet. Esta cor parece inspirar criatividade e ousadia. O acabamento é fosco, complementado por uma moldura em cobre. O relevo da câmara também é pintado na mesma cor cobre, o que é o principal ponto de destaque no design único do S21.

Cores Samsung Galaxy S21

  • Phantom Violet
  • Phantom Pink
  • Phantom White
  • Phantom Gray

A Samsung tem uma nova palete de cores em 2021, com o nome Phantom no início de cada opção. Recebi um telefone Phantom Violet para avaliar com um lindo acabamento roxo fosco na traseira, laterais em ouro rosa e caixa de câmara em ouro rosa. A parte traseira do S21 é feita de plástico, já o S21 Ultra tem um design de vidro fosco.

Análise Samsung Galaxy S21 5G um compacto de topo 3

O Galaxy S21 é uma peça de hardware deslumbrante com molduras mínimas na parte superior e inferior, sem molduras laterais e uma pequena câmara frontal centralizada. Os botões ligar / desligar / Bixby e volume estão no lado direito sem nada no lado esquerdo.

 

O novo topo de gama da Samsung tem um ecrã plano em vez de curvo, e a resolução Full HD + é a única opção, dizemos adeus ao Quad HD neste modelo.

Um detalhe de maior importância é que já não é preciso escolher entre a taxa de atualização de 120 Hz e a resolução Quad HD, como era o caso do S20, já que o Quad HD não está disponível. Para ser totalmente honesto, 1080p é uma resolução mais do que adequada para um telefone deste tamanho.

Análise Samsung Galaxy S21 5G um compacto de topo 4

A área do sensor de impressão digital no ecrã é maior na linha S21, o que significa que é mais fácil e tem menos margem de erro fazer login no vosso  telefone do que nas duas gerações anteriores de aparelhos Samsung.

Também é supostamente mais rápido reconhecer sua impressão digital, mas não sentimos esta melhoria na nossa utilização.

As únicas coisas que perdemos em comparação com o S21 Plus e S21 Ultra é a parte traseira de vidro,  as margens curvas do ecrã, resolução Quad HD e compatibilidade com S Pen.

Galaxy S21 5G- Ecrã

O ecrã Super AMOLED é obviamente impressionante e tenho certeza que ganhará o título de melhor ecrã em qualquer ecrã de smartphone em breve. A Samsung continua a melhorar a sua tecnologia de ecrã, mesmo quando parece que há pouco a melhorar, já que a Samsung define o padrão da tecnologia de ecrã em smartphones. Maior brilho, taxa de contraste melhorada e Eye Comfort Shield estão incorporados no S21.

Análise Samsung Galaxy S21 5G um compacto de topo 5

O Galaxy S21 5G‎‎ é à prova de poeira e resistente à água. O Galaxy S21 5G tem um ecrã de 6.2 polegadas, Dynamic AMOLED 2X que oferece resolução Full HD+ de 1080 x 2400 pixels, taxa de atualização de 60 a 120Hz, brilho de 1300nits, leitor de impressões digitais no ecrã e proteção Gorilla Glass 7. O Galaxy S21 oferece uma densidade de pixels de 520ppi e é verdadeiramente um prazer de usar.

Galaxy S21 5G  - Conectividade

EDITADO: O suporte para Wi-Fi 6E está incluído no S21 Ultra mas não no S21 5G, de qualquer forma não poderíamos testá-lo porque não temos acesso a uma rede 6E. É no entanto uma ótima novidade que esta conectividade se torne mainstream pois garante quase o dobro da velocidade de Wifi tradicional.

Análise Samsung Galaxy S21 5G um compacto de topo 6

Galaxy S21 5G - Software

O Samsung Galaxy S21 5G é lançado com Android 11 e Samsung One UI 3. A atualização de segurança Android é de 1º de janeiro de 2021 mas devemos receber mais atualizações antes da disponibilidade pública no final deste mês.

Análise Samsung Galaxy S21 5G um compacto de topo 7

Já usoo o One UI 3.x num Galaxy S20 Ultra há algumas semanas e estou satisfeito com a interface do utilizador. Uma coisa de que gosto particularmente é da atualização do Launcher, onde o Google Discover agora aparece como uma opção no painel esquerdo de ecrã inicial. Podem ainda mudar para o Samsung Free, mas é ótimo ver que a Samsung oferece opções aos utilizadores. No passado, desligava esse painel porque não considerava a oferta da Samsung muito atraente, agora posso usar o Google Discover.

Análise Samsung Galaxy S21 5G um compacto de topo 8

Vêm incluídas algumas aplicações Samsung, como Internet, Mensagens, Samsung Notes, Samsung Health e alguns outros, mas temos a opção de selecionar quais as aplicações queremos durante a configuração para que não seja necessário instalar todas e tenhamos mais controlo sobre o telefone do que no passado.

Galaxy S21 5G - Câmaras

Os telefones da linha Galaxy S21 apresentam um foco evidente nas capacidades de registo de vídeo e para além de um Hardware poderoso, têm um conjunto de novidades de software que possibilitam tirar o melhor partido de todas as capacidades dos equipamentos. O Galaxy S21 e Galaxy S21 Plus partilham as especificações nas suas três câmaras. Que consistem num sensor primário de 12MP, um sensor ultra-wide de 12MP e um sensor telefoto de 64MP com zoom híbrido 3x.

Análise Samsung Galaxy S21 5G um compacto de topo 9

O hardware da câmara Galaxy S21 não mudou, já que a maior atualização do sensor da Samsung aconteceu entre as gerações Galaxy S10 e S20. Este ano quem brilha é o software.

É um conjunto traseiro de lente tripla: câmara principal de 12 MP, ultra-wide de 12 MP e telefoto de 64 MP com zoom óptico híbrido 3x. Todos os três provaram ser capazes de tirar fotos excelentes no S20 (está entre os melhores telefones com câmara) e uma câmara selfie de 10MP na frente.

Análise Samsung Galaxy S21 5G um compacto de topo 10

A Samsung melhorou o modo ingle Take, que captura fotos e vídeos ao mesmo tempo - agora também pode fazer vídeo em câmara lenta - e a nova Director´s View permite gravar vlogs usando as câmaras frontal e traseira simultaneamente. Todas as câmaras - frontal e traseira - são capazes de capturar vídeo 4K a 60 quadros por segundo, e a câmara traseira principal pode fazer 8K a 24 quadros por segundo.

Relacionado:  Google está pronta para os Jogos Olímpicos Tóquio 2021

Samples Câmara Galaxy S21 5G (em casa!)

Análise Samsung Galaxy S21 5G um compacto de topo 11 Análise Samsung Galaxy S21 5G um compacto de topo 12
Análise Samsung Galaxy S21 5G um compacto de topo 13 Modo Noturno
Análise Samsung Galaxy S21 5G um compacto de topo 14 Análise Samsung Galaxy S21 5G um compacto de topo 15

 

As novidades de software incluem:

  • Directors View

Permite alternar entre qualquer câmara enquanto gravamos vídeo.

  • Unlimited Super Steady

Estabilização a 60fps

  • Vlogger View

Grava com a câmara frontal e traseira em simultâneo.

  • Multi Mic Recording

Gravar com vários microfones, até mesmo com fones de ouvido suportados, como os Galaxy Buds Pro

  • Single Take 2.0

Uma versão melhorada do muito apreciado Single Take.

  • Best Moment
  • Scene Relightinening

Galaxy S21 5G - Bateria

O Galaxy S21 5G tem uma bateria de 4.000mAh e mede 7,9 mm de espessura e pesa 171 gramas. A caixa de venda da linha S21 não conta com um carregador. Estes telefones têm suporte para carregamento rápido de 25W, e também estão equipados com carregamento sem fios e carregamento sem fios reverso.

Análise Samsung Galaxy S21 5G um compacto de topo 16

A bateria também não sofreu alterações em relação ao ano passado, com capacidade de 4.000 mAh. Há um ano atrás, isso era o suficiente para durar um dia, e havia duas opções de carregamento: Carregamento rápido de 25W da Samsung via USB-C, carregamento sem fio rápido 2.0, além de Power Share para carregar via Qi outros dispositivos (também conhecido como carregamento reverso).

Nota: A utilização dada ao S21 5G foi condicionada pelo facto de estarmos em confinamento obrigatório

Análise Samsung Galaxy S21 5G um compacto de topo 17

A única coisa que faltou este ano é a compatibilidade com os carregadores de 45 W que funcionavam com a série S20.

Estava curioso para saber que tipo de impacto teria a qualidade HD e 120 hertz na bateria. Devido aos processadores mais eficientes, atualização adaptativa e a bateria de 4000mAh, até agora, está a correr de vento em popa. Depois de um dia com vários jogos no telefone desde as 9h, tenho pouco menos da metade da bateria (41%) às 22h. Além disso, a vida útil da bateria pode melhorar visivelmente com o tempo, pois o telefone otimiza a bateria com base em como e quando o usamos. Portanto, a Samsung afirma que devemos desfrutar de uma bateria que dura o dia todo com o Galaxy S21 e, até agora, a afirmação parece ser verdadeira.

Vamos falar de carregamento. O S21 tem uma bateria de 4000 mAh que carrega no máximo com fio a 25 watts, sem fio a 15 watts e carregamento reverso a apenas 4 ½ watts. Em comparação com alguns telefones por aí, estes valores são talvez metade do podemos conseguir com outras marcas conhecidas.

Processador Série Galaxy S21

Respondendo ao poderoso Qualcomm Snapdragon 888, a Samsung lançou oficialmente o seu mais recente SoC Exynos 2100 FlagShip, que é o segundo SoC FlagShip Android com Cortex-X1 mega-core depois do Qualcomm Snapdragon 888.

Análise Samsung Galaxy S21 5G um compacto de topo 18

O Exynos 2100 usa o processo 5nm EUV da Samsung, que supostamente melhora o desempenho em 10% e reduz o consumo de energia consumo em 20% em comparação com 7nm. Sim, é este SoC que vamos ver na série Galaxy S21 na Europa.

Em termos de especificações, o SoC integrado CPU de 8 núcleos, consiste de um mega-core 2,9 GHz Cortex-X1 + três 2,8 GHz A78 + quatro 2,2 GHz A55 pequenos núcleos, dos quais a frequência X1 um pouco mais do que o Snapdragon 888 2,84 GHz. Representantes da Samsung disseram que o desempenho do CPU Exynos 2100 é 30% maior do que o seu antecessor, com um aumento de 19% no single-core e 33% no multi-core.

A GPU do Exynos 2100 é uma Mali-G78 MP14, um total de 14 núcleos, que alegadamente vai melhorar o desempenho em 40%. Teoricamente, deve ter um desempenho bom mas inferior aos 24 núcleos do Snapdragon 888 e Kirin 9000.

Análise Samsung Galaxy S21 5G um compacto de topo 19

A Samsung afirma que, desta vez, a GPU suporta a tecnologia de regulação AMIGO multi-IP, que pode otimizar o consumo de energia da CPU, GPU para estender a autonomia, mesmo sob utilização intensiva. A NPU usa 3 núcleos de IA e o poder aritmético de IA chega a uns incríveis 26 TOPS, o mesmo que o Snapdragon 888, que é uma atualização considerável.

Especificações do Samsung Exynos 2100
Especificações do Samsung Exynos 2100

O Exynos 2100 é também o primeiro Chipset 5G totalmente integrado da Samsung, com suporte para 2G, 3G, 4G e 5G Sub-6G, 5G mmWave,  velocidade de até 5.1 Gbps, com velocidade de onda milimétrica de até 7.35 Gbps, rede 4G também pode atingir o efeito 3Gbps. Em termos de recursos avançados, o Exynos 2100 tem suporte para armazenamento UFS 3.1, unidirecional até 200MP e até 6 sensores de imagem.

Experiência de utilização

Passei alguns dias dedicado ao S21. Honestamente é muito pequeno para mim, já que estou habituado a usar telefones grandes. É provável que o tamanho seja ideal para quem tem mãos menores ou quer um telefone mais portátil.

A cor Phantom Violet tem uma elegância única e fica ótima com aos apontamentos das câmaras em ouro rosa. Uma parte traseira de plástico não é o drama que muitos parecem querer fazer crer, pois é mais durável do que vidro.

O S21 tem a tecnologia de processamento de 5nm mais avançada com o que a Samsung diz ser uma CPU 20% mais rápida, GPU 35% mais rápida e processador AI mais de duas vezes mais rápido ,a  memória LPDDR4x, é incrivelmente rápida, mas tem apenas oito GB de memória e até 256 GB de armazenamento.

Uma área em que a Samsung não poupou nada foi no SoC, os telefones da série S apresentam os Exynos 2100 na Europa que é excelente e prorciona uma experiêcia de elevada qualidade em qualquer tarefa que lhe atirámos para cima, mas segundo os Benchmarks, não está ao nível das variantes com Snapdragon 888.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by AndroidGeek (@androidgeek.pt)


Este é o primeiro dispositivo a usar chipsets de última geração: Snapdragon 888 (EUA) da Qualcomm ou Exynos 2100 da Samsung (praticamente em todos os outros mercados).

O preço mais baixo do que o esperado do S21 é uma boa notícia se precisam de mais de 128 GB de armazenamento interno, pois torna o modelo de 256 GB um pouco mais acessível. Ambas as versões são combinadas com 8 GB de RAM, o que é o suficiente para executar tarefas num smartphone, e temos ainda o Samsung DeX, que pode transformar um monitor num computador desktop virtual.

O fato de não haver slot para cartão microSD na série S21 significa que provavelmente devem optar pelo modelo de 256 GB se planeiam tirar muitas fotos de 108MP e vídeo 4K ou 8K.

O S21 corre o Android 11 com a skin One UI 3.0 da Samsung, que está entre as nossas interfaces de software favoritas.

Conclusão Análise Galaxy S21 5G

 

O Galaxy S21 é uma forte e certeira aposta da Samsung para 2021 - é talvez o seu telefone mais voltado para o valor. Tem um excelente display de 6,2 polegadas, um novo software de câmara e as especificações de chipset mais recentes entre os telefones Android. É verdade que perdeu resolução, substituiu o vidro traseiro por policarbonato e elimina o armazenamento expansível via cartão microSD, mas é tudo em nome da redução drástica do preço, que nos dias de hoje não é um pormenor.

Prós

  • FlagShip compacto e com preço apelativo
  • Novo software de câmara

Contras

  • Sem microSD card slot
  • Não inclui carregador

Disponibilidade em Portugal

A partir de 29 de janeiro de 2021, o Galaxy S21 e o Galaxy S21+ estarão amplamente disponíveis nas versões para operadoras e desbloqueadas pela Samsung através da Samsung.com, operadoras e retalhistas oficiais. Ambos os dispositivos estarão disponíveis nas seguintes cores:

  • Galaxy S21: Phantom Violet, Phantom Gray, Phantom Pink e Phantom White nos modelos de 128GB e 256GB com 8GB RAM
  • Galaxy S21+: Phantom Violet, Phantom Silver e Phantom Black nos modelos de 128GB e de 256GB com 8GB RAM

Cores adicionais estarão disponíveis exclusivamente em Samsung.com, incluindo as cores Phantom Gold e Phantom Red .

O preço do Galaxy S21 está estabelecido a partir de 879,90€ e no Galaxy S21+ a partir de 1079.90€. Os consumidores podem participar na campanha de retomas de Samsung.com e obter um desconto direto de 100€. As ofertas são por tempo limitado. Aplicam-se termos e condições. Visitem o link oficial.

78%
APOSTA CERTEIRA

Galaxy S21 5G

O Galaxy S21 é uma forte e certeira aposta da Samsung para 2021 - é talvez o seu telefone mais voltado para o valor. Tem um excelente display de 6,2 polegadas, um novo software de câmara e as especificações de chipset mais recentes entre os telefones Android.

  • Design
  • Ecrã
  • Autonomia
  • Carregamento
  • Desempenho
  • Câmaras

É verdade que perdeu resolução, substituiu o vidro traseiro por policarbonato e elimina o armazenamento expansível via cartão microSD, mas é tudo em nome da redução drástica do preço, que nos dias de hoje não é um pormenor.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!