Android Geek
O maior site de Android em Português

Samsung anuncia um ecrã inquebrável com certificação da Underwrites Laboratories

Samsung anuncia que irá apresentar um ecrã OLED inquebrável, inclusivo dito ecrã já tem certificação da Underwrites Laboratories

A Samsung sempre foi conhecida pela qualidade dos seus ecrãs OLED, e agora anunciou que se encontra a desenvolver um ecrã inquebrável, inclusive já tem o certificado por parte do Underwrites Laboratories (UL), que veio confirmar a sua afirmação. O conceito por trás deste ecrã, é que se trata de um ecrã OLED flexível, tal com muitos ecrãs que a Samsung já distribui para vários smartphones de hoje em dia, mas neste caso, o ecrã tem um substância na sua composição, que permite que o mesmo seja submetido a vários impactos sucessivos.

Em vez de apostarem num ecrã de vidro extremamente “duro”, Samsung opta por usar um plástico flexível.

ecrã inquebrável
Testes de resistência ao ecrã de plástico reforçado: Imagem GSMARENA

O caminho dito tradicional, seria simplesmente ter um ecrã com um vidro com uma composição mais dura e resistente, que é o que os fabricantes têm apostado até agora. Matérias como safiras sintéticas tem sido usadas no desenvolvimento de ecrãs para smartphones, e até agora esse tem sido o conceito em prática pela resistência que a safira confere, em vez do tradicional vidro presente nos smartphones. A safira é extremamente difícil de se partir quando combinada com um ecrã OLED por baixo, confere efetivamente uma certa robustez ao smartphone, mas mesmo assim, poderia se partir caso fosse stressada.

Este suposto vidro “inquebrável” da Samsung em vez de ter uma cobertura de vidro, tem uma camada de plástico fortificado, que torna o ecrã mais flexível, permitindo que o mesmo sobreviva a impactos. A Samsung indicou que este plástico fortificado é semelhante ao vidro no que toca à sua translucidez e dureza, mas com o benefício de ser flexível. Já tínhamos referido aqui que a Samsung estava a preparar um smartphone flexível, e possivelmente este ecrã poderá vir a ser incorporado em dito equipamento.

A UL efetuou vários testes ao ecrã de forma a testar a sua resistência, por exemplo submeteu o ecrã a 26 impactos sucessivos e quedas de um metro e meio, no qual o mesmo sobreviveu sem danos visíveis e totalmente operacional, mesmo quando exposto a temperaturas extremas. Apesar do plástico não se partir com tanta facilidade, o que não acontece com o vidro, simultaneamente é mais propenso a ganhar riscos ao longo do tempo com a sua utilização. A Motorola já tinha testado algo semelhante no passado e falhou.

Mas a Samsung afirma que este plástico fortificado terá mais aplicações, como o uso na indústria automóvel e militar.

Como a tecnologia ainda se encontra em fase de desenvolvimento, acreditamos que tão cedo não iremos ver estes ecrãs, por isso podem já excluir a ideia dos próximos equipamentos como o caso do Galaxy Note 9 ou Galaxy S10,  virem a ter este ecrã presente na sua construção. A Samsung igualmente referiu possíveis aplicações desta tecnologia fora do contexto dos smartphones, por exemplo: as consolas centrais de automóveis, equipamentos militares móveis, consolas de jogos, etc, sinceramente podíamos estar aqui o dia todo a falar de possíveis aplicações, porque efetivamente elas são imensas.

Seja qual for o uso a que se destina este ecrã OLED inquebrável, acreditamos que com o avançar do tempo poderá ser uma realidade em todos os smartphones, ou pelo menos nos topos de gama, voltamos a relembrar dos rumores do smartphone da Samsung que se dobra sobre ele mesmo, e que esta tecnologia poderá ser apenas mais um degrau nessa escada que a Samsung quer percorrer.

Quantos ecrãs já partiram? ou o vosso daily driver anda com um ecrã estilhado? Deixem nos comentários o que acham, a vossa opinião é importante para nós.

Ajuda-nos a chegar mais longe, partilha com os teus amigos

Obrigado pela visita!
Fonte Samsung
Através de geeky-gadgets gsmarena

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais

Ajuda-nos a chegar mais longe, partilha com os teus amigos

Obrigado pela visita!
close-link