Vale a pena trocar um OnePlus 9 Pro por um OnePlus 10 Pro?

Mas, como é que se compara contra o smartphone principal do ano passado, o OnePlus 9 Pro? Vale a pena trocar?

Hoje (11 de Janeiro de 2022), o esperado OnePlus 10 Pro foi finalmente lançado na China. Esta é a mais recente estrela da companhia e é a variante mais poderosa da nova série OnePlus 10. Mas, como é que se compara contra o smartphone principal do ano passado, o OnePlus 9 Pro? Vale a pena trocar? Vamos descobrir.

OnePlus 10 Pro VS OnePlus 9 Pro

 

Design e Display

Com o lançamento do OnePlus 10 Pro, a empresa fez uma grande mudança em termos de design. Enquanto o 9 Pro também apresentou uma evolução sobre a série 8, o design traseiro do OnePlus 10 Pro é um pouco diferente e é controverso. Alguns preferem o novo módulo de câmara grande, enquanto outros não. Mas se estão à procura de um smartphone que se destaque entre os dois, o 10 Pro tem mais impacto no design. Por falar no ecrã, ambos os modelos têm um painel AMOLED de 6.7 polegadas com a mesma resolução. Ambos também usam tecnologia LTPO com taxa de actualização adaptável até 120Hz, mas o último modelo chega com a segunda geração de painel LTPO flexível. Por isso, o ecrã não será  um fator determinante quando se considera uma actualização.

OnePlus 10 Pro Green

Especificações & Software

Em termos de especificações, os smartphones são bastante semelhantes, especialmente no que diz respeito ao armazenamento. Os OnePlus 10 Pro e 9 Pro estão disponíveis em 8GB ou 12GB de RAM e até 256GB de armazenamento interno. O primeiro apresenta o último chip Snapdragon 8 Gen 1 da Qualcomm; o segundo recorre ao último Snapdragon 888 SoC. O novo chip é cerca de 20% mais rápido e 30% mais eficiente em termos de potência em relação ao modelo mais antigo, enquanto que a sua GPU é muito mais poderosa do que a última geração. Por isso, se querem  ter o último e mais rápido dispositivo todos os anos, a actualização parece viável. Embora, o Snapdragon 888 continue a ser um processador de primeira linha que consegue lidar com as mesmas tarefas que o 8 Gen 1 sem qualquer problema. O único aspecto que pode afastar alguns do upgrade é o ColorOS 12.1 no OnePlus 10 Pro, uma vez que muitos preferem o Android Stock como o OxygenOS. Entretanto, os jogadores podem preferir a GPU melhorada no novo chipset.

Vai gostar de saber:  OnePlus detalha a câmara Hasselblad de segunda geração do OnePlus 10 Pro

OnePlus 10 Pro

Câmaras

Para além das mudanças assinaladas nos módulos da câmara entre os dois telefones, o número de sensores também é diferente. O OnePlus 9 Pro traz uma configuração de câmara quadrupla enquanto o 10 Pro possui apenas três sensores na parte de trás. A câmara principal em ambos os telefones é exactamente a mesma, por isso pode não haver uma grande evolução na fotografia. A lente ultra grande angular de 50 megapixels e a teleobjectiva de 8 megapixels também estão de regresso e são bastante semelhantes no papel. No entanto, os mais recentes sensores do aparelho são também afinados pela Hasselblad com funcionalidades como Hasselblad Natural Color Optimization 2.0, XPan Mode, e muito mais. Apenas uma comparação real pode dizer que tipo de actualizações o novo telefone oferece neste departamento.

Vale a pena trocar um OnePlus 9 Pro por um OnePlus 10 Pro? 1

Bateria

O OnePlus 10 Pro é alimentado por uma bateria maior de 5,000mAh enquanto o 9 Pro é alimentado por uma bateria de 4,500mAh. Embora o modelo mais recente suporte até 80W de carga rápida com fios SuperVOOC e 50W de carga rápida sem fios AirVOOC, enquanto o modelo anterior suporta carga Warp Charge de 65W e carga sem fios de 50W chamada Warp Charge 50 Wireless. Por outras palavras, o OnePlus 10 Pro irá carregar mais rapidamente e provavelmente durará mais tempo devido ao seu processador mais eficiente.

OnePlus 10 Pro

Preço

O OnePlus 10 Pro começa por 4,699 Yuan (cerca de 737 dólares americanos). Entretanto, o OnePlus 9 Pro começou a partir de um preço mais elevado de 4,999 Yuan (cerca de 766 Dólares Americanos). Assim, dada a opção entre os dois aos seus preços de lançamento, o modelo mais recente oferece obviamente um melhor valor considerando que possui hardware de ponta e  receberá actualizações durante mais um ano dado que acabou de ser lançado.

Vale a pena trocar um OnePlus 9 Pro por um OnePlus 10 Pro? 2

Veredito

No papel, o OnePlus 10 Pro parece não oferecer uma evolução suficiente para fazer com que valha a pena. Portanto, se já têm o OnePlus 9 Pro, não podemos aconselhar uma troca apenas com estas alterações incrementais. Mas, se tiverem outro modelo de smartphone OnePlus mais antigo como o da série 8, o 10 Pro pode ser a melhor opção.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!
Deixe um comentário