Android Geek
O maior site de Android em Português

Huawei P30 Pro vs Mate 20 Pro: A câmara melhor vale a pena?

Huawei P30 Pro

O Mate 20 Pro tem quase os mesmos recursos que o P30 Pro, excepto na câmara que é mais avançada na versão P. Vale a pena dar mais por uma câmara melhor?

O Huawei P30 Pro é o rei da fotografia de 2019 (até agora). Com quatro câmaras e um enorme arsenal de recursos avançados, é chamativo o suficiente para fazer esquecer o outro FlagShip da Huawei, o de seis meses Mate 20 pro.

O Mate 20 Pro tem quase os mesmos recursos que o P30 Pro, excepto a câmara que é mais avançada no smartphone da Série P. No papel, o telefone mais novo deveria ganhar confortavelmente, mas o Mate 20 Pro pode ser a melhor escolha para a maioria das pessoas devido a um simples motivo: é mais barato.

Huawei P30 Pro vs Mate 20 Pro: A câmara melhor vale a pena? 1
Huawei P30 Pro

Vamos começar a nossa comparação Huawei P30 Pro vs Mate 20 Pro

O Mate 20 Pro e P30 Pro são os smartphones da Huawei mais recentes e mais bem equipados. Lançado a cada outono, os telefones da série Mate
tendem a oferecer o melhor desempenho e a mais recente tecnologia da Huawei.

Huawei P30 Pro vs Mate 20 Pro: A câmara melhor vale a pena? 2

Efetivamente, o Mate é a resposta da Huawei aos Galaxy Note. A série P, pela sua vez, é projetada para combater a linha Galaxy S, com uum forte foco na fotografia. Os telefones da série P são tipicamente construídos na mesma plataforma do Mate anterior.

Design

Os telefones da série P costumavam ser menores que os Mates, mas a tendência para ecrãs cada vez maiores diminuiu a diferença que existia. Este ano, o P30 Pro eclipsou o tamanho do Mate 20 Pro.

DxOMark Huawei Mate 20 Pro

O P30 Pro é um milímetro mais largo que o Mate 20 Pro, e osuutilizadores vão sentir isso. Eu acho o Mate 20 Pro mais fácil de segurar e manusear. As suas margens superior e inferior são agradavelmente afuniladas. A parte inferior do P30 Pro é muito mais plana, por isso não fica tão confortável na mão.

Huawei P30 Pro vs Mate 20 Pro: A câmara melhor vale a pena? 3

O Mate
20 Pro fica melhor na mão, mas o P30 Pro parece mais bonito

Ambos os telefones apresentam entalhes, mas não poderiam ser mais diferentes. O Mate 20 Pro tem um entalhe largo e cheio de sensores. O P30 Pro segue o caminho minimalista e é uma melhoria, na minha opinião. Visualmente, o pequeno ponto de "gota de água" é menos intrusivo e não atrapalha muito a barra de status. Todos os ícones estão no seu lugar “habitual”, o que não é o caso no Mate 20 Pro é a sua mais limitada barra de status.

huawei p30 pro vs huawei mate 20 pro lado a lado entalhe close-up

O P30 Pro e o Mate 20 Pro apresentam ambos semelhanças com smartphones Galaxy , graças às margens curvas do ecrã, mas não há como confundi-los com qualquer outro telefone se olharmos para os módulos de câmara grandes e chamativos nas suas traseiras.

Conforme já disse o Mate 20 Pro fica melhor na mão, mas o P30 Pro é mais bonito, muito devido às suas impressionantes opções de cores. A mais impressionante é o Breathing Crystal, mas também gostei muito do modelo Aurora . O mais escuro Twilight no Mate
20 Pro É bonito, mas talvez não tão moderno.

Mais uma nota sobre usabilidade: o botão de energia e o volume estão um pouco juntos demais no Mate 20 Pro, resultando em toques acidentais. A Huawei resolveu esse pequeno problema no P30 Pro.

Ecrãs

P30 Pro

  • OLED de 6,47 polegadas
  • Full HD + 2,340 x 1,080 pixels

Mate 20 Pro

  • OLED de 6,39 polegadas
  • Quad HD + 3,120 x 1,440 pixels

Os ecrãs no Huawei P30 Pro e Mate 20 Pro são aproximadamente do mesmo tamanho, mas o Mate apresenta maior resolução. Isso de acordo com a folha de especificações; na vida real, o Mate 20 Pro é normalmente usado em Full HD + para economizar a bateria. Essa é a mesma resolução do P30 Pro, é necessário observar bem de perto para ver a diferença de nitidez entre os dois.

huawei p30 pro vs huawei mate 20 pro lado a lado entalhes

Eu notei uma diferença no equilíbrio de cores dos dois painéis. O ecrã do Mate 20 Pro é um pouco mais quente e amarelado do que o do P30 Pro. podem ajustar os ecrãs de ambos os telefones ao gosto a partir das configurações do ecrã.

O sensor de impressões digitais no display Mate 20 Pro é imprevisível. Funciona corretamente cerca de 70% do tempo. No P30 Pro, o sensor é colocado na parte inferior do ecrã e também é um pouco maior e mais rápido. Eu achei que fosse mais confiável, mas ainda assim não é tão confiável quanto um leitor padrão. O Mate
20 Pro marca um ponto aqui graças ao seu sistema de desbloqueio facial baseado em laser. É mais rápido e mais confiável do que a versão que usa apenas a câmara do P30 Pro. Também é mais seguro: não podem enganar o desbloqueio facial do Mate 20 Pro com uma foto do proprietário, como pode acontecer com o P30 Pro.

Performance

P30 Pro

  • HiSilicon Kirin 980
  • octa-core: 2 x 2,6 GHz, 2 x 1,92 GHz, 4 x 1,8 GHz
  • GPU Mali-G76
  • 128/256 / 512GB de armazenamento
  • 6 GB / 8 GB de RAM

Mate
20 Pro

  • HiSilicon Kirin 980
  • octa-core: 2 x 2,6 GHz, 2 x 1,92 GHz, 4 x 1,8 GHz
  • GPU Mali-G76
  • 128/256 / 512GB de armazenamento
  • 6 GB / 8 GB de RAM

Não há nenhuma diferença real no desempenho ao comparar o Huawei P30 Pro com o Huawei Mate 20 pro. Isso não é surpresa: ambos os telefones possuem o mesmo processador e memória e um software muito similar. São dos mais modernos dispositivos high-end e raramente têm problemas de desempenho.

Nos benchmarks, o P30 Pro passa para a frente do Mate 20 Pro, possivelmente devido ao seu novo sistema de arquivos, que deve acelerar os tempos de carregamento de aplicações e as velocidades de transferência de dados. Nos testes do , por exemplo, o Huawei Mate
20 Pro completou o percurso em 2m: 01s, comparado com os 1m: 45s do P30 Pro.

No AnTuTu, o Mate 20 Pro faz cerca de 280.000 pontos, comparado a 290.000 do P30 Pro. Performances respeitáveis, embora não seja algo que marque a diferença entre ambos.

Bateria

P30 Pro

  • 4,200 mAh
  • Carregamento rápido 40W
  • Carregamento sem fio rápido de 15W

Mate
20 Pro

  • 4,200 mAh
  • Carregamento rápido 40W
  • Carregamento sem fio rápido de 15W

A duração da bateria é excelente tanto no Huawei P30 Pro como no Mate
20 pro. Com os dois, temos de 7 a 9 horas de tempo de ecrã. Na minha experiência, eu consigo um tempo de ecrã um pouco melhor no P30 Pro, embora possa ter a ver apenas com com o meu uso.

A duração da bateria é excelente tanto no Huawei P3o Pro como no Mate
20 pro.

Os dois telefones têm baterias de tamanho idêntico e as mesmas funcionalidades. O destaque é, sem dúvida, o carregamento muito rápido. com o carregador e o cabo fornecidos, podem carregar a bateria em até 70% em apenas 30 minutos. É verdadeiramente impressionante.

 

Ambos os telefones têm carregamento sem fio reverso, o que pode ser útil em situações de emergência ou quando precisam carregar pequenos dispositivos como fones de ouvido sem fio ou smartwatches. Funciona com qualquer dispositivo habilitado para Qi, mas é muito lento. Não confiem nele para algo crítico.

Câmara

P30 Pro

  • 40MP f/ 1,6 padrão
  • 20MP f/2,2 de largura
  • Teleobjetiva 8MP f / 3.4 com zoom óptico de 5X
  • Sensor de tempo de voo

MATE 20 Pro

  • 40MP f/ 1,8 padrão
  • 20MP f/2,2 de largura
  • Teleobjetiva 8MP f / 2.4 com zoom óptico de 3X

O P30 Pro é o telefone com a melhor câmara de 2019, mas não descartem o Mate
20 Pro. Tem muitos dos mesmos recursos e a qualidade da imagem é muito boa.

Tanto o P30 Pro como o Mate
20 Pro vêm com um sensor de 40MP (pixel-binned) padrão, uma câmara de 20MP ultra-larga e uma câmara telefoto de 8MP. O básico é o mesmo, o P30 Pro é superior graças ao melhor zoom óptico e desempenho superior em pouca luz.

 

Onde o Mate 20 Pro é capaz de zoom óptico de 3X, o P30 Pro vai até 5X zoom óptico (e até 10X zoom sem perdas). A capacidade de nos aproximar-mos tanto do assunto traz uma maior liberdade criativa - não só podemos capturar mais detalhes, como enquadrar o assunto de formas que não são possíveis sem o zoom óptico. O zoom profundo é possível graças ao uso do P30 Pro de um design estilo periscópio que gira a luz em direção a um conjunto de lentes escondidas dentro do corpo do telefone.

O P30 Pro também é o melhor telefone se tirarem muitas fotos com pouca luz. O telefone tem um sensor RYYB muito sensível à luz (em comparação com o sensor RGGB convencional no Mate
20 Pro), maior abertura e melhor ótica. Graças a esses recursos, o P30 Pro quase pode ver no escuro. podem ter resultados semelhantes com o Mate 20 Pro no Modo Noturno. No entanto, o P30 Pro oferece melhores fotos e é mais fácil de usar, já que não precisa mudar para o modo noturno dedicado para ter bons resultados.

Outra diferença importante entre as duas câmaras está no modo retrato. O P30 Pro possui um sensor Time-of-Flight, que permite medir a distância dos objetos na cena. Isso resulta num efeito bokeh progressivo mais natural comparado ao Mate 20 pro. Isso aplica-se às câmaras na parte de trás - não há sensor de tempo de vôo na frente.

Ambos estes modelos apresentam câmaras extremamente versáteis que oferecem mais formas de expressar a nossa criatividade do que qualquer outro telefone disponível.

Se são um utilizador "normal", os dois irão chegar bem, mas se realmente querem a melhor câmara, o P30 Pro é claramente a primeira opção.

Software

Apesar de uma alteração no número da versão do EMUI 9 para o EMUI 9.1, o sistema operativo do P30 Pro permanece praticamente inalterado em comparação com o Mate 20 pro. Há algumas diferenças que devemos mencionar: o Always-on Display agora mostra notificações de aplicações de terceiros, não apenas de chamadas e mensagens; e o Google Assistant agora é mais fácil de aceder pressionando e segurando o botão de energia. A Huawei também adicionou algumas integrações com produtos de terceiros no P30 Pro, como a capacidade de abrir e iniciar o vosso Audi com o telefone (o Audi é vendido separadamente).

Huawei P30 Pro vs Mate 20 Pro: A câmara melhor vale a pena? 4

Além das pequenas alterações no P30 Pro, o EMUI é o mesmo de sempre: repleto de recursos, personalizável e um pouco confuso.

O P30 Pro é o melhor telefone e mais completo, por pouco.

Especificações

Huawei P30 Pro Huawei Mate
20 Pro
Exibição Display OLED de 6,47 pol. Com curvatura dupla
Proporção de 19,5: 9
Resolução 2,340 x 1,080
398ppi
Display OLED de 6,39 polegadas
Proporção de 19,5: 9
Resolução 3,120 x 1,440
538ppi
Processador Kirin 980 Kirin 980
RAM 6 GB / 8 GB 6 GB / 8 GB
Armazenamento 128 GB / 256 GB / 512 GB
Expansão do cartão de memória Nano
128 GB / 256 GB / 512 GB
Expansão do cartão de memória Nano
Bateria 4,200 mAh
40W Supercharge
Carga sem fio de 15W
Carregamento sem fio reverso
4,200 mAh
40W Supercharge
Carga sem fio de 15W
Carregamento sem fio reverso
câmaras Parte traseira:
40MP 27mm f / 1.6 (sensor RYB)
20MP 16mm f / 2.2 Ultrawide
Prisma de periscópio óptico 5MP 5x 125mm f / 3.4
câmara Huawei TOF (tempo de voo)Frente:
32 MP f / 2.0
Parte traseira:
40MP 27mm f / 1.8 (sensor RGB)
20MP 16 mm f / 2,2
8MP 3x óptico 80mm f / 2.4Frente:
24MP f / 2.0
Classificação IP IP68 IP68
Audio Sem entrada para fone de ouvido Sem entrada para fone de ouvido
Segurança Impressão digital no display Impressão digital no display
Programas EMUI 9.1, baseado na Android 9 Pie EMUI 9, baseado no Android 9 Pie

Valor pelo dinheiro

Não é novidade que, o telefone mais recente sai por cima nesta comparação do Huawei P30 Pro vs Mate 20 pro. Dito isto, o Mate 20 Pro recuperadda desvantagem quando o preço entra em consideração.

O Huawei P30 Pro custa neste momento cerca de 1019€ enquanto já é possível conseguir um Mate 20 Pro por menos uma centena de euros.

A. Diferença de preço pode ser o suficiente para equipar o Mate 20 Pro com vários capas ou talvez comprar um Huawei Watch GT ou um par de fones de ouvido sem fio.

 

Huawei P30 Pro vs Mate
20 Pro: veredicto

O Huawei P30 Pro e Mate 20 Pro são dos principais telefones premium e estão equipados com as mais recentes tecnologias. Eles rivalizam com os melhores produtos da Apple, Google e Samsung.

O P30 Pro é o melhor telefone por uma pequena margem. Comprem-no se quiserem a melhor câmara num smartphone ou simplesmente se querem a melhor e mais recente tecnologia móvel. O Mate 20 Pro está um passo atrás quando se trata da câmara, mas é indiscutivelmente mais atractivo, graças ao seu preço mais baixo. Vocês decidem .

Que telefone escolheriam entre Huawei P30 Pro e Huawei Mate 20 Pro?

Qual é o melhor negócio?

 

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais