Android Geek
O maior site de Android em Português

Huawei P30 Pro vs Mate 20 Pro: A câmara melhor vale a pena?

O Mate 20 Pro tem quase os mesmos recursos que o P30 Pro, excepto na câmara que é mais avançada na versão P. Vale a pena dar mais por uma câmara melhor?

O Huawei P30 Pro é o rei da fotografia de 2019 (até agora). Com quatro câmaras e um enorme arsenal de recursos avançados, é chamativo o suficiente para fazer esquecer o outro FlagShip da Huawei, o de seis meses Mate 20 pro.

O Mate 20 Pro tem quase os mesmos recursos que o P30 Pro, excepto a câmara que é mais avançada no smartphone da Série P. No papel, o telefone mais novo deveria ganhar confortavelmente, mas o Mate 20 Pro pode ser a melhor escolha para a maioria das pessoas devido a um simples motivo: é mais barato.

Huawei P30 Pro

Vamos começar a nossa comparação Huawei P30 Pro vs Mate 20 Pro

O Mate 20 Pro e P30 Pro são os smartphones da Huawei mais recentes e mais bem equipados. Lançado a cada outono, os telefones da série Mate
tendem a oferecer o melhor desempenho e a mais recente tecnologia da Huawei.

Efetivamente, o Mate é a resposta da Huawei aos Galaxy Note. A série P, pela sua vez, é projetada para combater a linha Galaxy S, com uum forte foco na fotografia. Os telefones da série P são tipicamente construídos na mesma plataforma do Mate anterior.

Design

Os telefones da série P costumavam ser menores que os Mates, mas a tendência para ecrãs cada vez maiores diminuiu a diferença que existia. Este ano, o P30 Pro eclipsou o tamanho do Mate 20 Pro.

DxOMark Huawei Mate 20 Pro

O P30 Pro é um milímetro mais largo que o Mate 20 Pro, e osuutilizadores vão sentir isso. Eu acho o Mate 20 Pro mais fácil de segurar e manusear. As suas margens superior e inferior são agradavelmente afuniladas. A parte inferior do P30 Pro é muito mais plana, por isso não fica tão confortável na mão.

O Mate
20 Pro fica melhor na mão, mas o P30 Pro parece mais bonito

Ambos os telefones apresentam entalhes, mas não poderiam ser mais diferentes. O Mate 20 Pro tem um entalhe largo e cheio de sensores. O P30 Pro segue o caminho minimalista e é uma melhoria, na minha opinião. Visualmente, o pequeno ponto de "gota de água" é menos intrusivo e não atrapalha muito a barra de status. Todos os ícones estão no seu lugar “habitual”, o que não é o caso no Mate 20 Pro é a sua mais limitada barra de status.

huawei p30 pro vs huawei mate 20 pro lado a lado entalhe close-up

O P30 Pro e o Mate 20 Pro apresentam ambos semelhanças com smartphones Galaxy , graças às margens curvas do ecrã, mas não há como confundi-los com qualquer outro telefone se olharmos para os módulos de câmara grandes e chamativos nas suas traseiras.

Conforme já disse o Mate 20 Pro fica melhor na mão, mas o P30 Pro é mais bonito, muito devido às suas impressionantes opções de cores. A mais impressionante é o Breathing Crystal, mas também gostei muito do modelo Aurora . O mais escuro Twilight no Mate
20 Pro É bonito, mas talvez não tão moderno.

Mais uma nota sobre usabilidade: o botão de energia e o volume estão um pouco juntos demais no Mate 20 Pro, resultando em toques acidentais. A Huawei resolveu esse pequeno problema no P30 Pro.

Ecrãs

P30 Pro

  • OLED de 6,47 polegadas
  • Full HD + 2,340 x 1,080 pixels

Mate 20 Pro

  • OLED de 6,39 polegadas
  • Quad HD + 3,120 x 1,440 pixels

Os ecrãs no Huawei P30 Pro e Mate 20 Pro são aproximadamente do mesmo tamanho, mas o Mate apresenta maior resolução. Isso de acordo com a folha de especificações; na vida real, o Mate 20 Pro é normalmente usado em Full HD + para economizar a bateria. Essa é a mesma resolução do P30 Pro, é necessário observar bem de perto para ver a diferença de nitidez entre os dois.

huawei p30 pro vs huawei mate 20 pro lado a lado entalhes

Eu notei uma diferença no equilíbrio de cores dos dois painéis. O ecrã do Mate 20 Pro é um pouco mais quente e amarelado do que o do P30 Pro. podem ajustar os ecrãs de ambos os telefones ao gosto a partir das configurações do ecrã.

O sensor de impressões digitais no display Mate 20 Pro é imprevisível. Funciona corretamente cerca de 70% do tempo. No P30 Pro, o sensor é colocado na parte inferior do ecrã e também é um pouco maior e mais rápido. Eu achei que fosse mais confiável, mas ainda assim não é tão confiável quanto um leitor padrão. O Mate
20 Pro marca um ponto aqui graças ao seu sistema de desbloqueio facial baseado em laser. É mais rápido e mais confiável do que a versão que usa apenas a câmara do P30 Pro. Também é mais seguro: não podem enganar o desbloqueio facial do Mate 20 Pro com uma foto do proprietário, como pode acontecer com o P30 Pro.

Performance

P30 Pro

  • HiSilicon Kirin 980
  • octa-core: 2 x 2,6 GHz, 2 x 1,92 GHz, 4 x 1,8 GHz
  • GPU Mali-G76
  • 128/256 / 512GB de armazenamento
  • 6 GB / 8 GB de RAM

Mate
20 Pro

  • HiSilicon Kirin 980
  • octa-core: 2 x 2,6 GHz, 2 x 1,92 GHz, 4 x 1,8 GHz
  • GPU Mali-G76
  • 128/256 / 512GB de armazenamento
  • 6 GB / 8 GB de RAM

Não há nenhuma diferença real no desempenho ao comparar o Huawei P30 Pro com o Huawei Mate 20 pro. Isso não é surpresa: ambos os telefones possuem o mesmo processador e memória e um software muito similar. São dos mais modernos dispositivos high-end e raramente têm problemas de desempenho.

Nos benchmarks, o P30 Pro passa para a frente do Mate 20 Pro, possivelmente devido ao seu novo sistema de arquivos, que deve acelerar os tempos de carregamento de aplicações e as velocidades de transferência de dados. Nos testes do , por exemplo, o Huawei Mate
20 Pro completou o percurso em 2m: 01s, comparado com os 1m: 45s do P30 Pro.

No AnTuTu, o Mate 20 Pro faz cerca de 280.000 pontos, comparado a 290.000 do P30 Pro. Performances respeitáveis, embora não seja algo que marque a diferença entre ambos.

Bateria

P30 Pro

  • 4,200 mAh
  • Carregamento rápido 40W
  • Carregamento sem fio rápido de 15W

Mate
20 Pro

  • 4,200 mAh
  • Carregamento rápido 40W
  • Carregamento sem fio rápido de 15W

A duração da bateria é excelente tanto no Huawei P30 Pro como no Mate
20 pro. Com os dois, temos de 7 a 9 horas de tempo de ecrã. Na minha experiência, eu consigo um tempo de ecrã um pouco melhor no P30 Pro, embora possa