Android Geek
O maior site de Android em Português

HarmonyOS irá tornar-se no quinto maior sistema operativo até 2020

No entanto, o sistema operativo não se limita a smartphones e alimentará uma variedade de dispositivos, onde se incluem produtos domésticos inteligentes.

 

No início deste ano, a Huawei lançou o seu tão esperado sistema operativo HarmonyOS como um possível substituto para o Android do Google. No entanto, o sistema operativo não se limita a smartphones e alimentará uma variedade de dispositivos, onde se incluem produtos domésticos inteligentes.

Agora, uma nova informação afirma que a participação de mercado do HarmonyOS atingirá 2% globalmente no próximo ano, tornando-se no quinto maior sistema operativo do mundo superando até o Linux. A Counterpoint aponta ainda que a parcela do HongMeng OS na China atingirá 0,1% até ao final deste ano e 5% até ao final do próximo ano.

Participação de mercado do sistema operacional

Actualmente, o Android é o sistema operativo líder mundialmente, com uma participação de mercado de 39%, e é seguido pelo Windows com 35% de participação de mercado, o iOS com 13,87% de participação de mercado e o macOS com 5,92% de participação de mercado. Actualmente, o Linux é o quinto maior sistema operativo com 0,77% de participação de mercado global.

O HarmonyOS, anunciado no início deste ano, pode suportar uma ampla gama de aplicações, onde se incluem Android, Linux e HTML5 no futuro. O novo sistema operativo usa o compilador ARK da Huawei e oferecerá suporte às linguagens de programação Kotlin, Java, Javascript, C e C ++. Também terá um Trusted Execution Environment verificado para uma melhor segurança conectada em vários dispositivos.

A empresa havia dito que começou a trabalhar no sistema operativo em 2017. Actualmente, está na versão 1.0 com a versão 2.0 agendada para lançamento no próximo ano e a versão 3.0 planeada para 2021. Também devemos ver o SO a aparecer nos PCs no próximo ano e nos fones de ouvido e VR em 2022.

O HarmonyOS já começou a chegar aos dispositivos da empresa, a começar com televisores inteligentes. O Honor Vision TV e o Smart TV da Huawei são equipados com o HarmonyOS de fábrica. No entanto, a empresa confirmou que não tem planos para lançar um smartphone equipado com este sistema operativo este ano.

Recentemente, numa entrevista com os correspondentes da Revista Fortune, o CEO da Huawei, Ren Zhengfei fez uma afirmação ousada e diz que o seu sistema operativo desenvolvido internamente seria capaz de competir com os principais rivais como o iOS da Apple dentro de um período de 2 anos.

 

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!