Análise Samsung Galaxy S23. Os telefones não se medem aos palmos

Galaxy S23

Este telemóvel potente, elegante , compacto e com estilo faz dele um dos telefones mais procurados actualmente no mercado. Apresentando um impressionante processador Qualcomm Snapdragon 8 Gen 2 especialmente afinado pela Samsung para um desempenho e velocidade ideais, o Galaxy S23 proporciona uma experiência diferente de qualquer outro.

Está pronto para conhecer a versão base daquela que é a linha mais poderosa de 2023 até á data? Sim, estamos a falar do Samsung Galaxy S23 – a linha de topo da Samsung que está a tomar o mundo tecnológico de assalto. Este telemóvel potente, elegante , compacto e com estilo faz dele um dos telefones mais procurados actualmente no mercado.

Apresentando um impressionante processador Qualcomm Snapdragon 8 Gen 2 especialmente afinado pela Samsung para um desempenho e velocidade ideais, o Galaxy S23 proporciona uma experiência diferente de qualquer outro. Pode desfrutar de visuais nítidos no seu ecrã vibrante, áudio nítido graças às suas colunas melhoradas, e um design sólido que se sente confortável nas mãos.

O Galaxy S23 põe finalmente fim à separação entre os modelos dos EUA e da UE, uma vez que deixa cair as variantes do processador Exynos. De facto, vem com uma edição especial do Qualcomm Snapdragon 8th Generation 2 – um feito especificamente para telefones Galaxy. Sintonizado pela Samsung, oferece mais pontapé do que o Snapdragon 8ª Geração 2 padrão, que já é bastante potente.

Uma coisa de que deve estar ciente com o Galaxy S23 é das suas opções de armazenamento. O modelo de 128 GB tem um chip UFS 3.1, enquanto que qualquer outro modelo vem com tecnologia UFS 4.0 e LPDDR5X! Portanto, se estiver particularmente interessado na versão compacta, sugerimos que opte pela variante de 256 GB.

Que novidades há no Galaxy S23?

  • Snapdragon 8 Gen 2 for Galaxy
  • Melhorou o arrefecimento interno para um melhor desempenho continuado
  • Um “novo” Design ao estilo S22 Ultra.
  • Melhorias na câmara selfie
  • A bateria foi ligeiramente aumentada.

Galaxy S23 na caixa

O padrão actual é uma caixa fina com apenas o telefone e o cabo de dados no interior, bem como alguns manuais e uma ferramenta para ejetar o SIM, claro.

A caixa do Galaxy S23 é feita inteiramente de papel reciclado, uma vez que a Samsung procura tornar as suas linhas de produtos o mais ecológicas possível. O próprio Galaxy S23 é construído com 20% de plástico reciclado e 22% de vidro reciclado sempre que possível.

Análise Samsung Galaxy S23. Os telefones não se medem aos palmos 1
Galaxy S23

Destaques Galaxy S23

O Samsung Galaxy S23 é o modelo base da mais recente linha S da Samsung, repleto de características e capacidades avançadas para satisfazer as suas necessidades tecnológicas. Possui um impressionante ecrã AMOLED de 6,1″ com uma taxa de actualização de 120 Hz e 1.750 nits de brilho de pico para uma experiência de visualização imersiva. O visor também suporta uma resolução de 1080×2340 para uma visualização cristalina. No interior temos o processador Qualcomm Snapdragon 8 Gen 2 incrivelmente potente com relógio a 3,36 GHz que proporciona um excelente desempenho para executar os mais recentes jogos e aplicações sem qualquer atraso. O S23 vem com 8 GB de RAM para assegurar uma multitarefa suave e 128 GB ou 256 GB de armazenamento interno para armazenar todos os seus dados sem ter de se preocupar com restrições de espaço.

Análise Samsung Galaxy S23. Os telefones não se medem aos palmos 2

Além disso, o S23 corre One UI 5.1 baseado no Android 13 para uma interface de utilizador elegante. A experiência fotográfica também foi melhirada ao equipá-lo com uma câmara de 50 MP de largura, câmara ultra larga de 12 MP, câmara telefoto de 10 MP 3X, e disparador de 12 MP – todos emparelhados com lentes F1.8, F2.2 e F2.4 respectivamente – para que possa captar imagens deslumbrantes, independentemente do que estiver a fotografar! E se isso não for suficiente, a capacidade da bateria de 3.900 mAh permite-lhe desfrutar de mais tempo entre cargas enquanto o carregamento por cabo se mantêm a 25 W e o carregamento sem fios a 15 W. A partir de 989,90 euros, prepare-se para uma experiência de smartphone completa na forma do seu novo Galaxy S23!

Introdução

O S23 parece ser uma evolução pouco supreendente do S22. A bateria aumentou 200 mAh, o design foi um pouco retocado, e a câmara de selfie recebe agora um sensor de 12 MP sobre os 10 MP do ano passado. O módulo da câmara principal parece uma remontagem da série S22, mas desta vez temos vídeo de 8K a 30 FPS como opção (antes estava bloqueado a 24 FPS).

A Plataforma Móvel Snapdragon 8 Gen 2 paro Galaxy é uma edição especial do Snapdragon 8 Gen 2. Não só funciona a um ritmo ligeiramente superior, como também ajuda com os truques da câmara nos bastidores. A Segmentação Semântica do processador identifica inteligentemente objectos, rostos, partes do corpo, o que está em primeiro plano e o que está em segundo plano, para conseguir efeitos de pós-processamento muito mais convincentes.

Mas nem tudo é sol e arco-íris. Se optar por comprar o Galaxy S23 128 GB de nível básico, verá que está em ligeira desvantagem em relação aos seus irmãos. Este Galaxy S23 mais barato virá com um chip de armazenamento UFS 3.1 e RAM LPDDR5. Qualquer outro Galaxy S23 – seja a opção melhorada de 256 GB, ou qualquer Galaxy S23+ ou Galaxy S23 Ultra – recebe um chip UFS 4.0 e LPDDR5X de RAM muito mais rápido.

Aqui está outro incentivo para escolher a versão de armazenamento superior – fora da caixa, o sistema do Galaxy S23 já ocupa até 40 GB de armazenamento. Isto significa que se comprar o nível de entrada 128 GB, ficará rapidamente sem armazenamento. É por isso que recomendamos a opção de 256GB.

Design e Cores Galaxy S23

As cores oficiais são Cream, Phantom Black, Green (a nossa unidade de análise, Lavender e ainda podem obter cores exclusivas Graphite e Lime em Samsung.com.

Desapareceram os módulos de câmara que eram acoplados à moldura do telefone. Agora, a parte de trás é totalmente plana, com apenas os anéis metálicos protectores das lentes salientes.

Todo o aspecto da série Galaxy S23 foi homogeneizado , e todos eles se parecem com o S22 Ultra do ano passado.

A estrutura metálica na lateral é ainda na sua maioria plana, com um ligeiro arco, e a tela é totalmente plana. Não há aqui curvas de borda.

Tudo isto funciona em conjunto com um corpo a que podemos chamar compacto. Se utilizam o telefone com uma mão podemos colocar este telefone na nossa lista de sugestões.

Ecrã Galaxy S23

A Samsung está no topo com os seus ecrãs AMOLED com paineis brilhantes, vívidos, nítidos e bonitos que a empresa tem vindo a aperfeiçoar ao longo da última década. O Galaxy S23 continua esta tendência mas agora aumenta o brilho…muito mesmo. O pequeno telefone é capaz de atingir 1.750 nits de luminosidade máxima se necessário; definitivamente surpreendente para um telefone.

Vai gostar de saber:  Análise Huawei FreeClip: Os auriculares que surpreendem pela positiva

Análise Samsung Galaxy S23. Os telefones não se medem aos palmos 10

É ainda uma diagonal de 6,1 polegadas com uma relação de aspecto de cerca de 19,5:9, mantendo uma construção estreita e alta. Com uma resolução FHD de 1080 x 2340, obtemos uma relação PPI de cerca de 425; isto é bastante bom- é difícil apontar defeitos a este ecrã.

Temos ainda a funcionalidade Eye Comfort Shield que ajusta a temperatura da cor com base na hora do dia.

Câmaras Galaxy S23

Infelizmente, não há muito de novo a dizer sobre a câmara do Galaxy S23 da Samsung Continua a ser uma combinação de 50 MP principal, 12 MP ultra larga, e 10 MP telefoto, como no ano passado. Fisicamente, parecem ser as mesmas câmaras, mas o poder da 8ª Geração Snapdragon muda algumas coisas.

Análise Samsung Galaxy S23. Os telefones não se medem aos palmos 11
Galaxy S23

Achamos que o Galaxy S23 tem um HDR mais potente, e também parece fornecer cores mais realistas .

As mesmas calibrações e regras aplicam-se à câmara ultra-larga.

Modos Zoom e Retrato

Embora o Qualcomm Snapdragon 8 Gen 2 traga mais poder de processamento e IA não podemos dizer que vemos aqui quaisquer melhorias significativas. Isso deve-se sobretudo ao facto de o modo Retrato da Samsung já ser bastante bom nas versões anteriores.

Quanto ao zooming, o Galaxy S23 só pode fazer até 30x digital, e não é grande coisa. Pode dizer-se que o tem, mas provavelmente nunca o utilizará.

Selfies

O salto para um sensor de selfie de 12 MP é visível aqui com alguns detalhes impressionantes, aqui sim, um upgrade comparativamente aos 10MP do Galaxy S22.

A dinâmica é também muito bem tratada, e a Segmentação Semântica Snapdragon é também aqui aplicada para melhores retratos – este é o primeiro smartphone a utilizar a tecnologia Qualcomm no modo selfie.

Agora também podemos gravar vídeo de 8K a até 30 FPS, em vez de estarmos limitados a apenas 24 FPS. E também notámos uma melhoria considerável na estabilização, apesar de se tratar de uma actualização apenas anunciada para o Galaxy S23 Ultra.

 

Amostras

Galaxy S23 Desempenho & Benchmarks

A nova plataforma móvel Snapdragon 8 Gen 2 paro Galaxy parece muito promissora. Parece ser capaz de um desempenho de topo durante períodos mais longos – sem dúvida graças ao sistema de dissipação de calor melhorado do Galaxy S23.

Na vida real, o Galaxy S23 não desilude. Sem soluços e sem atrasos- o telefone é suave e reactivo, e tudo é executado quando solicitado. Não podemos que é um telefone para uso profissional pelo seu tamanho compacto, mas no seu interior está ao nível de qualquer dos seus irmãos maiores no que a desempenho diz respeito.

Galaxy S23 OS / Android

A última versão do Android disponível é o Android 13 e é com ele que o Galaxy S23 foi lançado. No entanto, a Samsung tende a personalizar os seus telefones Android com o elaborado One UI ; a versão mais recente é One UI 5.1.

O software da Samsung está cheio de características que alteram completamente a forma como interagimos com os atalhos de ecrã , painéis laterais para multitarefas, e integração completa com o ecossistema da Samsung através do SmartThings Hub. Para não mencionar o DeX, que pode transformar o seu telefone num Desktop, desde que tenha um monitor externo.

Análise Samsung Galaxy S23. Os telefones não se medem aos palmos 22

Vale a pena notar também que a Samsung melhorou significativamente o seu jogo de actualização de software. Novos carros-chefe vêm agora com a promessa de quatro grandes actualizações Android e cinco anos de patches de segurança. Isto significa que o Galaxy S23 pode ser lançado com o Android 13, mas acabará com o Android 17 em 2026 e receber updates de segurança até 2028. Impressionante compromisso da Samsung nos seus topos de gama.

Bateria Galaxy S23

Temos um aumento de 200 mAh na capacidade da bateria – até 3.900 mAh. Antes de experimentar sabíamos que havia dois resultados possiveís – os 200 mAh extra podiam estar lá para equilibrar as exigências de um Snapdragon 8 Gen 2 mais potente, não fazendo qualquer diferença no final. Ou, poderia funcionar em conjunto com a eficiência energética do Snapdragon 8 Gen 2 e proporcionar uma melhor duração da bateria.

O resultado é uma ligeira melhoria, pelo que parece que ambas as as hipóteses acima se confirmam. Podem contar com 12 horas de navegação constante ou 9-10 horas de utilização mista por dia.

Som Galaxy S23

Desde que a Samsung adquiriu a AKG, tem seguramente melhorado o som dos seus dispositivos móveis. O Galaxy S23, como é habitual agora, tem uma configuração estéreo com uma coluna inferior e uma superior melhoradas. Parece que a Samsung fez algumas melhorias. Os altifalantes do Galaxy S23 soam muito bem – conseguem volumes altos, mas permanecem equilibrados.

A háptica na série Galaxy é excelente, e o Galaxy S23 transmite uma sensação de feedback muito agradável.

Análise Samsung Galaxy S23. Os telefones não se medem aos palmos 23
Galaxy S23

Veredito

Parece que há muitas boas razões para actualizar para um Galaxy S23 se vier de um modelo mais antigo, como um S20. Se tiver telefones mais recentes, pode parecer que o Galaxy S23 não traz o suficiente para justificar uma actualização, e isso é mais ou menos correcto. O Galaxy S21 e o Galaxy S22 ainda são excelentes telefones, o é prova da qualidade que a Samsung alcançou nos seus modelos de topo – estes dispositivos podem permanecer relevantes por muito mais tempo do que dois anos. E isso torna mais fácil gastar quase mil euros um telefone sabendo que foi feito para durar.

84%
Os telefones não se medem aos palmos

Análise Samsung Galaxy S23

Concluindo, o Galaxy S23 é um excelente dispositivo que oferece desempenho, qualidade de som e imagem excepcionais, além de uma bateria com uma duração longa. É um dos melhores smartphones que a Samsung lançou até à data e é ideal para aqueles que querem manter-se na vanguarda da tecnologia.

  • Design
  • Ecrã
  • Bateria/Carregamento
  • Desempenho
  • Câmaras

Não importa se está actualizando a partir de um modelo mais antigo ou não, o Galaxy S23 certamente não desiludirá.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!