Análise Huawei P50 Pocket (Premium Edition). O Dobrável que é mesmo Premium

Então, o Huawei P50 Pocket é o que lhe convém em relação a outros concorrentes? Eis a nossa análise do Huawei P50 Pocket Premium Edition.

O Huawei P50 Pocket é o mais recente smartphone dobrável do gigante tecnológico chinês, com um design em forma de concha. Assemelha-se à série Samsung Z Flip, mas pode ser facilmente distinguido pelo seu design e especificações.

Então, o Huawei P50 Pocket é o ideal para vocês em relação a outros concorrentes? Eis a nossa Análise ao Huawei P50 Pocket Premium Edition.

É provável que os telefones dobráveis só se tornem verdadeiramente mainstream quando a Apple entrar na tendência (e rumores fiáveis dizem que a Apple está a trabalhar num), mas 2022 irá certamente fazer mais progressos para tornar os telefones dobráveis uma visão mais comum no mundo real. A Honor, uma ex subsidiária da Huawei já lançou o seu primeiro telefone dobrável de 2022, e a Huawei rapidamente se seguiu com um novo telefone próprio. Xiaomi, Oppo, Motorola e Samsung também têm ou terão mais dobráveis alinhados este ano, e os rumores dizem que a Vivo também. Em suma, todas as marcas de telefones ou lançaram ou planeiam lançar um telefone dobrável.

Mas voltemos agora ao tema desta análise, e concentremo-nos no lançamento atual: o Huawei P50 Pocket. Ao contrário das três primeiras ofertas dobráveis da Huawei, que eram grandes dobráveis em forma de livro, o P50 Pocket assume um factor de forma clamshell, o que significa que é uma laje retangular “de tamanho normal” com um ponto de dobra horizontal que depois se torna um dispositivo pequeno, em forma de quadrado.

Análise Huawei P50 Pocket (Premium Edition). O Dobrável que é mesmo Premium 1

O Design do Huawei P50 Pocket é único. Pode ver-se pela sua brilhante colaboração com a designer da Huawei Couture Iris Van Herpen.

A sua textura bem curva no seu corpo grita Luxo. Ajuda-o a destacar-se da multidão e exala a sua individualidade e classe.

Análise Huawei P50 Pocket (Premium Edition). O Dobrável que é mesmo Premium 2

Hardware

Quando o Huawei P50 Pocket é desdobrado, assemelha-se a um típico smartphone, apenas mais fino, com 7,2mm. O seu ecrã de 6,9 polegadas é um pouco maior do que quase qualquer telefone recente, mas tem uma relação de aspeto alongado de 21:9 que o impede de ser demasiado pesado. O ecrã é excelente, com uma resolução quad HD e uma taxa de atualização de 120Hz. Também exibe um vinco mais discreto no ponto de dobragem, que é algo que os telefones dobráveis da Samsung ainda não conseguiram. O truque para tornar o vinco muito menos visível não é novo, uma vez que Huawei, Oppo, e Motorola já utilizaram tecnologia semelhante em aparelhos anteriores: Existe uma pequena cavidade em forma de gota de água dentro da dobradiça na qual o ecrã se dobra. Isto faz com que a dobra seja menos dura, que é a causa do vinco profundo nas dobradiças da Samsung.

Análise Huawei P50 Pocket (Premium Edition). O Dobrável que é mesmo Premium 3

A sua parte de trás tem dois grandes círculos negros. Um círculo aloja um sistema de câmara com lente tripla, e o outro aloja um visor circular com cerca de 1 polegada de diâmetro. O ecrã é utilizado principalmente quando o telefone é dobrado, para que os utilizadores possam verificar a hora ou data sem necessidade de abrir o dispositivo de cada vez.

Análise Huawei P50 Pocket (Premium Edition). O Dobrável que é mesmo Premium 4

O P50 Pocket up mede aproximadamente 3,4 polegadas por 2,9 polegadas. O dispositivo é muito fino desdobrado, mesmo quando dobrado, a espessura total ainda é de apenas 15,2mm, ou cerca de 0,59 polegadas.

Análise Huawei P50 Pocket (Premium Edition). O Dobrável que é mesmo Premium 5

Esta é a outra área que a Huawei se posiciona em vantagem em relação à Samsung: o P50 Pocket pode dobrar completamente plano, sem o espaçamento visto noa dobráveis da Samsung. No entanto, isto também não é novidade, uma vez que o último dobrável da Huawei já alcançou o feito de uma dobradiça que se dobra completamente plana.

A novidade aqui é que a dobradiça pode ficar meio dobrada, por isso o P50 Pocket permite ser colocado em forma de L em forma de computador portátil. Este é um truque pioneiro dos dispositivos da Samsung, e permite que o P50 Pocket fique efetivamente direito por si só (metade dele, de qualquer forma), para que possa registar vídeos sem mãos, selfies, ou qualquer outra coisa.

Análise Huawei P50 Pocket (Premium Edition). O Dobrável que é mesmo Premium 6

A construção é de primeira qualidade. A dobradiça parece robusta, o motor de vibração é preciso, e o P50 Pocket tem um sistema de altifalantes estéreo de grande qualidade. A bateria de 4.000 mAh e o chip Snapdragon 888 são ambos componentes de qualidade também. A Huawei está a posicionar o P50 Pocket como um acessório de moda tanto como um gadget – o telefone foi primeiramente mostrado não numa conferência técnica ou num evento, mas numa sessão fotográfica Harper’s Bazaar de edição chinesa.

A traseira tem uma textura hexagonal subtil que é suposto assemelhar-se a diamantes. Este modelo apresenta padrões intrincados concebidos pela designer holandesa de alta costura Iris Van Herpen.

Análise Huawei P50 Pocket (Premium Edition). O Dobrável que é mesmo Premium 7

Especificações do visor e duração da bateria

Ao contrário da atual série Samsung Z Flip, Huawei conta com três câmaras e um ecrã OLED externo que tem uma taxa de actualização de até 60 Hz. Pode também verificar as notificações, receber chamadas, navegar convenientemente na sua música sem ter que abrir o Huawei P50 Pocket.

Análise Huawei P50 Pocket (Premium Edition). O Dobrável que é mesmo Premium 8

É bastante útil, diria eu, porque o que acontece com os clamshells ou outros telefones dobrados é que, como utilizador, vamos preocupar-nos em partir o ecrã com a constante abertura e fecho do telefone. Quer dizer, é um gadget caro, por isso o ecrã OLED externo ajuda realmente a aliviar algum do stress.

Análise Huawei P50 Pocket (Premium Edition). O Dobrável que é mesmo Premium 9

Localizados no lado direito do dispositivo estão o botao de volume e o botão de energia, que duplica como sensor de impressões digitais. Na parte inferior encontra-se uma porta de carregamento USB tipo C – o habitual.

Ao abrir o Huawei P50 Pocket, será saudado com um ecrã OLED de 6,9 polegadas que tem uma taxa de actualização de até 120 Hz. Tem 442 ppi, que deve ser suficientemente brilhante para ser utilizado sob luz solar direta.

Análise Huawei P50 Pocket (Premium Edition). O Dobrável que é mesmo Premium 10

Os seus órgãos internos compreendem um Snapdragon 888 4G com uma Adreno 660 GPU, 12 GB RAM e um armazenamento interno de 512 GB. Não há surpresa em termos do seu Sistema Operativo, EMUI 12 e sim, está a utilizar a AppGallery em oposição ao Google Play.

Análise Huawei P50 Pocket (Premium Edition). O Dobrável que é mesmo Premium 11

O que as especificações traduzem é essencialmente que o Huawei P50 Pocket é um dispositivo rápido e fluído com uma boa quantidade de armazenamento. Tive zero problemas em fazer tudo o que faço com qualquer outro telefone, se querem saber.

Análise Huawei P50 Pocket (Premium Edition). O Dobrável que é mesmo Premium 12

O Huawei P50 Pocket tem uma bateria de 4.000 mAh, que é bastante generosa, e durou-me um dia inteiro com 15% de bateria de reserva. Estou também muito impressionado como os engenheiros da Huawei conseguiram encaixar uma grande bateria com alta capacidade num factor de forma pequeno como o Pocket. Grande trabalho!

Vai gostar de saber:  Análise Xiaomi 14. Mais que um telefone, uma afirmação

Análise Huawei P50 Pocket (Premium Edition). O Dobrável que é mesmo Premium 13

Software

Na China, o Huawei P50 Pocket funciona com HarmonyOS, enquanto na Europa e outras partes da Ásia, funciona com EMUI (Emotion UI). O primeiro é o muito publicitado software autodesenvolvido da Huawei, enquanto o segundo é a skin de software da Huawei baseada no Android. O HarmonyOS foi concebido para ser à prova de futuro, uma vez que pode ser facilmente adaptado a uma grande variedade de dispositivos, bem como uma conectividade mais fácil entre estes dispositivos. Mas num gadget relativamente simples e de pequena escala como um telefone, o HarmonyOS não difere muito do EMUI. Na sua maior parte, o P50 Pocket comporta-se como outros telefones Huawei sempre se comportaram. As animações são rápidas e reativas, existem características úteis como a capacidade de abrir uma aplicação numa pequena janela flutuante (em vez de ocupar todo o ecrã para que possa fazer mais do que uma coisa de cada vez), e a fácil conectividade com outros dispositivos Huawei, tais como auscultadores ou altifalantes.

Análise Huawei P50 Pocket (Premium Edition). O Dobrável que é mesmo Premium 10

Neste momento, a maioria das pessoas deve estar ciente de que o P50 Pocket não pode executar algumas das principais aplicações Google (aquelas que fazem parte do pacote de serviços móveis Google) devido às sanções em curso dos EUA. A Huawei tem trabalhado muito para contornar este problema nos últimos anos, e o P50 Pocket faz o melhor trabalho que pode. Por exemplo, a própria loja de aplicações da Huawei, a AppGallery, continua a adicionar grandes aplicações à plataforma. Neste momento, a maioria das aplicações bancárias da Europa estão disponíveis na AppGallery da Huawei. Para aplicações norte-americanas não disponíveis na plataforma oficial da Huawei, a Huawei construiu um motor de busca, Petal Search, que direciona os utilizadores para a fonte mais fiável possível para descarregar estas aplicações. Algumas delas, como o Facebook, serão obtidas diretamente do Facebook.com. Outras, como o Twitter, serão descarregadas de sites de terceiros de confiança, como o APK Mirror.

Mesmo as principais aplicações Google que foram “proibidas” de funcionar em telefones Huawei podem ser usadas com funcionalidade limitada. O YouTube, por exemplo, pode ser visualizado em qualquer navegador web, indo a youtube.com. O Gmail e o Google Calendar funcionam através de uma aplicação de correio de terceiros, como o Microsoft Outlook.

Se depender muito das aplicações Google, esta situação não é ideal, mas pode funcionar – funciona para mim. Mas há também aqueles que podem não estar tão ligados às aplicações Google, e para este grupo, não haverá muitos problemas de todo.

Há um ditado chinês que diz “好马不吃回头草”. Isto significa “Um bom cavalo não vai comer a mesma erva duas vezes”. A Huawei já afirmou que não vai voltar a incluir a Google Play Store nos seus equipamentos.

Performance

O Huawei P50 Pocket é um dispositivo muito divertido de usar, graças ao seu pequeno e único fator de forma. Gosto de colocar o telefone em modo flex durante as refeições a solo ou sessões de trabalho, para poder acompanhar as notificações do meu telefone ou ler artigos sem precisar de segurar o telefone.

O chip Snapdragon 888 é mais do que suficientemente potente para executar qualquer aplicação e a bateria de 4.000 mAh pode alimentar o dispositivo durante todo o dia. Mas as surpresas do P50 Pocket são o seu desempenho principal de câmara; ele supera muitos dispositivos da sua classe.

Análise Huawei P50 Pocket (Premium Edition). O Dobrável que é mesmo Premium 15

Os telefones dobráveis, na sua maioria, tiveram de comprometer na fotografia, provavelmente devido à natureza complicada de um corpo dobrável. Os telemóveis dobráveis da Samsung têm um sistema de câmara visivelmente inferior em comparação com os principais equipamentos da empresa, embora isso possa mudar. O mesmo se pode dizer dos dobráveis Oppo e Xiaomi. Mas o P50 Pocket da Huawei não sofre deste problema – pelo menos não com a câmara principal. A câmara de 40 megapixels aqui é tão boa como a excelente câmara principal do Huawei P50 Pro. Capta cores brilhantes com uma gama dinâmica soberba, particularmente à noite.

Câmaras

Poderíamos dizer que o P50 Pocket tem um sistema de câmara com uma unidade principal Quad Bayer e um ultrawide convencional. Além disso, a sua principal característica para mostrar aos amigos é o o Teste de Protecção Solar – também emprega uma unidade de 32MP no ecrã interior.

Exemplo de modo de proteção Solar Huawei P50 Pocket Premium Edition
Exemplo de teste de proteção Solar Huawei P50 Pocket Premium Edition

 

A câmara exterior tem uma luz UV incorporada que permite alguns outros truques, desta vez envolvendo a câmara principal. Não há etiquetas Leica em lado nenhum neste telefone, para grande desilusão dos fãs do fabricante alemão de lentes. Supomos que a cooperação entre as duas empresas abrange apenas o P50 Pro.

O Huawei P50 Pocket tem três câmaras traseiras. Há uma câmara de 40 MP (f1.8), uma de 13 MP (f2.2), e uma de 32 MP (f1.8). O que a Câmara True-Chroma e Ultra Spectrum significa é que a qualidade da imagem terá uma maior clareza e visibilidade da luz com excelente cor e replicação realista.

Em suma, são ótimas câmaras, excelente qualidade de imagem. Basta olhar para as cores – não filtradas. As cores são ótimas, e posso apenas dizer que as imagens tiradas à noite não são menos impressionantes.

Análise Huawei P50 Pocket (Premium Edition). O Dobrável que é mesmo Premium 16

As câmaras traseiras do Huawei P50 Pocket não têm a função de zoom óptico; utilizam opções de zoom digital que podem ir até 5x. Recomendo que vão até a 2x se precisarem realmente de aumentar o zoom. O zoom de 5x retorna resultados algo desfocados.

Na frente, o P50 Pocket traz uma câmara de grande angular de 10,7 MP com uma abertura de f2,2. Não sou fã de selfies de frente, mas consigo ver o grande ângulo a ser útil para muitas pessoas no dia a dia. Quanto a selfies de baixa luminosidade, penso que há mais trabalho a fazer.

Pensamentos finais

Embora não tenha analisado um smartphone Huawei há já algum tempo, estou encantado por a marca continuar a ultrapassar constantemente os limites para oferecer mais aos seus clientes. Continua a ser a mesma Huawei de que aprendemos a gostar.

O Huawei P50 Pocket tem um belo design, excelentes especificações que durarão bastante tempo, grandes câmaras que trarão sorrisos sabendo que a qualidade das imagens é garantida. São estas inovações tangíveis que a Huawei incorporou no P50 Pocket que permitem aos seus fãs ter paz de espírito e confiança num equipamento dobrável.

Preços, disponibilidade e promoções

Em Portugal, o P50 Pocket está a ser disponibilizado na versão premium em dourado, com 12 GB de RAM e 512 GB de armazenamento. Custa €1699,99 e chegou às lojas no dia 10 de fevereiro.

82%
Awesome
  • Design
  • Câmaras
  • Bateria/Autonomia
  • Ecrã
  • Software
Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!