Android Geek
O maior site de Android em Português

Análise Huawei FreeBuds Pro: a melhor experiência áudio no teu smartphone (e não só!)

Cada fabricante agora tem a sua própria versão de fones de ouvido sem fio. Os Huawei FreeBuds Pro são os sucessores dos Fones de ouvido FreeBuds 3 que foram lançados há exatamente um ano.

Em vez de um evento de lançamento da IFA, a Huawei aproveitou a sua Conferência de programadores anual chamada HDC 2020 para lançar alguns novos produtos, onde se incluem os FreeBuds Pro, Watch GT 2 Pro e mais uns quantos produtos que merecem a vossa atenção

A Apple mostrou aos seus concorrentes que os fones TWS podem ser uma galinha dos ovos de ouro se forem de qualidade e se superarem as expectativas que temos habitualmente deste tipo de gadgets. Cada fabricante agora tem a sua própria versão de fones de ouvido sem fio.

Análise Huawei FreeBuds Pro: a melhor experiência áudio no teu smartphone (e não só!) 1

 

Os Huawei FreeBuds Pro são os sucessores dos Fones de ouvido FreeBuds 3 que foram lançados há exatamente um ano. Assim como dissemos na nossa análise no ano passado, as semelhanças da oferta da Huawei, em termos de Design, com os AirPods Pro é evidente. Mas há muito mais do que as aparências mostram.

Análise Huawei FreeBuds Pro: a melhor experiência áudio no teu smartphone (e não só!) 2

Se são utilizadores de um smartphone Android, nem vale a pena considerar opções de outro ecossistema. Os FreeBuds Pro podem ser uma opção atraente graças à integração mais estreita com o smartphone Android.

Design e Hardware

Não vamos tecer grandes elogios ao design, é muito parecido com o que já vimos antes, mas, para ser completamente honesto, o hardware é único.

Os FreeBuds Pro têm uma cabeça volumosa e um design de haste quadrada. Eles parecem uma combinação impressionante de estilos com um resultado muito satisfatório. A unidade que estamos a analisar é na cor branca, mas existe ainda a opção em preto e uma versão exclusiva num acabamento metálico “Silver Frost”.

A caixa de transporte tem um tamanho mais reduzido comparativamente aos Freebuds 3 e mantêm a capacidade de carregamento sem fio e cabe bem em qualquer bolso. Obviamente cumpre a sua função de recarregar os Freebuds Pro como seria de esperar.

Análise Huawei FreeBuds Pro: a melhor experiência áudio no teu smartphone (e não só!) 3

A imitação é a forma mais sincera de elogio, e o formato do fone de ouvido é verdadeiramente semelhante ao dos AirPods Pro. Eu não queria estar a mencionar tantas vezes o produto da Apple, mas as semelhanças são evidentes.

O design à prova de vento elimina orifícios de captação de som para mitigar a interferência de ruído. Isso significa que os utilizadores deixam de ser incomodados por ruídos externos, mesmo ao caminhar, correr ou andar de bicicleta. A sua usabilidade significa que, com quase nenhum esforço, podem ativar o cancelamento de ruído ativo, ajustar o volume, atender chamadas, pressionar play e pause , saltar músicas usando apenas os fones de ouvido HUAWEI FreeBuds Pro. Os gestos são muito intuitivos - basta deslizar ou tocar numa área específica para aceder aos controlos. Além disso, os HUAWEI FreeBuds Pro analisam e podem detectar com precisão os hábitos do utilizador para minimizar toques falsos.

 

Cancelamento de ruído

Agora vamos entrar nos detalhes que fazem dos Freebuds Pro únicos e uma excelente opção no que a fones de ouvido TWS diz respeito. O maior super poder dos Huawei FreeBuds Pro é o cancelamento de ruído, que traz melhorias significativas quando comparado com a versão anterior. Existem quatro níveis distintos para escolher: Dinâmico, Acolhedor, Geral e Ultra. O “Modo Dinâmico” é definido como padrão quando ativado pela primeira vez. Este modo não vos vai surpreender de imediato, mas ao alterar as configurações na aplicação AI Life, vão notar a diferença na redução do ruído de fundo.

Análise Huawei FreeBuds Pro: a melhor experiência áudio no teu smartphone (e não só!) 4

Os engenheiros de áudio da Huawei adicionaram uma suspensão dinâmica personalizada entre a coluna e o driver dinâmico nos HUAWEI FreeBuds Pro. Emulando uma técnica usada pelos principais fabricantes de Hi-Fi, esta estabiliza o sistema acústico de todo o fone de ouvido, reduzindo as vibrações para fornecer um som claro e nítido. A excelência de som dos HUAWEI FreeBuds Pro é complementada pelo Ajuste Dinâmico de EQ, um novo recurso que usa dados do microfone de ouvido para otimizar automaticamente o som para o tipo de ouvido específico do utilizador.

Análise Huawei FreeBuds Pro: a melhor experiência áudio no teu smartphone (e não só!) 5

O modo “Acolhedor” é usado para locais com pouco ruído e parece funcionar também de forma eficiente. O modo “Geral” reduz o ruído de fundo o suficiente para os meus níveis de conforto, mas a opção “Ultra” leva as coisas ainda mais longe. Viajar de transportes em sossego ou estar a tentar trabalhar numa sala de cheia de colegas ruidosos são problemas que o modo Ultra dos Freebuds Pro resolve com mestria.

Quando em público , descobri que o modo “Geral” era o suficiente quando em parques ou espaços públicos. Eu imagino que um restaurante movimentado exigiria o modo “Ultra” para ajudar a diminuir o som que atrapalha as nossas experiências auditivas.

Análise Huawei FreeBuds Pro: a melhor experiência áudio no teu smartphone (e não só!) 6

Estes fones TWS Freebuds Pro são verdadeiramente fantásticos, mas não os queremos, nem podemos, comparar com ofertas de fones fechados que elevam as coisas a outro nível. Dito isto, neste segmento são excelentes e as diferenças para os Freebuds 3 são notórias.

Qualidade de som

Como habitual quando experimento fones de ouvido com cancelamento de ruído, a sensação de estar “fechado”  torna-se um pouco desconfortável por longos períodos de tempo. Portanto, para máximo conforto sugiro que ativem o cancelamento de ruído quando acharem necessário e não por padrão. Mas os fones são vossos e os ouvidos também, portanto, façam como for melhor para vocês.

Análise Huawei FreeBuds Pro: a melhor experiência áudio no teu smartphone (e não só!) 7

A experiência de áudio com os drivers dinâmicos de 11 mm é “nítida”. Com bom isolamento, o perfil de som tem muitas nuances, com médios amplos e graves em que não falta potência. Ao ouvir faixas com foco no vocal, há detalhes reais com excelente separação entre o áudio de fundo e os vocais principais.

As partes instrumentais das faixas também não parecem vazias ou excessivamente fechadas com o ANC habilitado. O perfil de som adapta-se à maioria dos géneros de música. Os Huawei FreeBuds Pro têm como objectivo oferecer um ótimo som “para o dia a dia” e cumprem esse objectivo com eficácia. Devo dizer que a qualidade do som é um avanço muito significativo em relação aos Huawei FreeBuds 3, lançados no ano passado e dos quais gostámos muito.

Muito provavelmente devido ao Chipset de áudio Kirin A1, a latência ao ver vídeos não tem sido um problema. O design da haste também significa que nos fazemos ouvir com clareza durante chamadas e que conseguimos usar o Google Assistant no smartphone sem qualquer dificuldade.

O chipset é considerado o primeiro Chipset wearable Bluetooth 5.1 e Bluetooth Low Energy 5.1 do mundo. O primeiro lote de dispositivos equipados com este processador inclui os Freebuds 3 e Huawei Watch GT2. Como dito, a empresa chinesa afirma que o Kirin A1 é o primeiro Chipset para Wearables que suporta dispositivos de áudio sem fio e relógios inteligentes e é certificado pelos padrões Bluetooth 5.1 e Bluetooth Low Energy (BLE) 5.1. Huawei Kirin A1Com 4,3 x 4,4 mm, o chipset é integrado à unidade de processamento Bluetooth, que corresponde à unidade de processamento do áudio, processador de aplicações com baixíssima potência e unidade independente de gestão de energia . É menor que os Kirin 990s e os Chipsets H1 da Apple, lançados recentemente, com desempenho 30% maior e consumo de energia 50% menor que os AirPods da Apple. O Chipset pode emitir áudio de ultra-alta definição Bluetooth (BT-UHD) até 2.3Mbps para a melhor qualidade de som. Também pode fornecer a mais rápida velocidade de transmissão Bluetooth em tempo real, até 6,5 Mbps.

Existe a tecnologia de transmissão síncrona de canal duplo Kirin AI que resolve o problema de atrasos e desconexão de fones de ouvido causados ​​por interferências de sinal Bluetooth .

Acústica 360 com Sonic Escapes

A Huawei está tão confiante nos seus Huawei Freebuds Pro que criou experiências personalizadas Sonic Escape que permitem que o utilizador mergulhe em três ambientes sonoros com grande qualidade e detalhes. Desta forma, os ouvintes podem viajar virtualmente, através do som, em diferentes aventuras que vão da selva ao mar, as experiências Sonic Escapes exploram três lugares completamente diferentes: um frenético souk em Marracos, as ruas ensolaradas de Kingston, na Jamaica, ou o som vibrante e característico do México. Assim, os ouvintes podem desfrutar de conteúdo de entretenimento inovador, enquanto se desconectam do mundo e fazem uma pausa, sem interrupções ou sons indesejados.

Podem descobrir as três experiências de audição do Sonic Escapes da Huawei visitando a página www.sonic-escapes.com ou simplesmente ao instalar a aplicação Huawei Music na loja de aplicações HUAWEI AppGallery.

Conforto e ajuste

Quando usados, os FreeBuds Pro da Huawei ficam absolutamente perfeitos, não sei se são os fones de ouvido mais confortáveis ​​que já usei, mas tendo em conta que na caixa temos 3 pares de pontas de silicone, tenho a certeza que todos os utilizadores se sentirão confortáveis com os Freebuds Pro. Quanto ao ajuste, eu não sou muito de correrias, mas treino em ginásio com alguma intensidade e os FreeBuds Pro nunca me caíram nos diversos treinos em que os usei.

Análise Huawei FreeBuds Pro: a melhor experiência áudio no teu smartphone (e não só!) 8

O conforto na utilização dos fones é uma questão pessoal, mas se quiserem a ajuda da IA da Huawei para perceber se os fones estão bem ajustados têm uma opção na App AI Life que analisa o encaixe dos fones e pode dar indicação que precisam experimentar um outro tamanho das pontas de silicone.

Controlos

Os controlos de toque são muito mais completos que o que tínhamos nos Freebuds 3, mas podem carecer de alguma curva de aprendizagem.

Podem personalizar todos os controlos dentro da aplicação AI Life no vosso dispositivo. Este é o centro de quase todos os novos acessórios e dispositivos inteligentes da Huawei. É bastante intuitivo e fácil de entender.

Análise Huawei FreeBuds Pro: a melhor experiência áudio no teu smartphone (e não só!) 9

A Huawei está muito empenhada em melhorar e criar novas funcionalidades de integração entre dispositivos e os FreeBuds Pro confirmam este trabalho.
Um teste prático é estar a consumir multimedia num tablet Huawei (Matepad T8) e a ouvir o audio com os FreeBuds Pro. Ao receber uma chamada no smartphone consigo atender nos FreeBuds Pro , ele passa automaticamente a conexão para o telefone. Quando a chamada termina os Freebuds passam a conexão novamente para o tablet, sem interrupções. Só perfeito.

Bateria

Esta é uma área que me surpreendeu agradavelmente com os FreeBuds Pro. Cada fone de ouvido possui uma bateria de 52,5 mAh, que é suficiente para durar algumas horas sem morrer. No total, no espaço de uma semana, usei os FreeBuds Pro cerca de 20 horas no total com a capa e os fones de ouvido antes de precisar de os carregar. Usei os fones maioritariamente com o cancelamento de ruído ativado.

Análise Huawei FreeBuds Pro: a melhor experiência áudio no teu smartphone (e não só!) 10

Ter o carregamento sem fio é quase essencial para mim no que diz respeito a fones de ouvido e, felizmente, os Huawei FreeBuds Pro não precisam de fios para carregar.

Veredito

Não há dúvidas, se estiverem à procura de um par de fones de ouvido que ofereçam um cancelamento de ruído impressionante e com uma aplicação para gerir as funções e recursos, os Huawei FreeBuds Pro podem ser uma perspetiva atraente.

A empresa chinesa tem mostrado o resultado dos seus investimentos no seu amplo ecossistema de dispositivos, e esta é uma área em que a Huawei oferece opções atraentes e acessíveis que, embora tenham um toque de "Apple", são fáceis de recomendar.

Selo de recomendação AndroidGeek

Análise Huawei FreeBuds Pro: a melhor experiência áudio no teu smartphone (e não só!) 11

Escolha AndroidGeek

O produto / serviço analisado neste artigo mostra-se excelente na relação qualidade preço. Uma análise com a Designação "Escolha AndroidGeek" é a garantia que o produto/serviço em questão tem a melhor relação Valor VS Benefício.  
 

 

83%
Fenomenal!

Melhor experiência Áudio com um smartphone

Não há dúvidas, se estiverem à procura por um par de fones de ouvido que ofereçam um cancelamento de ruído impressionante e com uma aplicação para gerir as funções e recursos, os Huawei FreeBuds Pro podem ser uma perspetiva atraente.

A empresa chinesa tem mostrado o resultado dos seus investimentos no seu amplo ecossistema de dispositivos, e esta é uma área em que a Huawei oferece opções atraentes e acessíveis que, embora tenham um toque de "Apple", são fáceis de recomendar.

  • Design
  • Som
  • Autonomia
  • Ergonomia
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!