Análise Google Stadia. A "Netflix" para Gamers

Há ,no entanto, males que vêm por bem e esses mercados “early adopters” acabaram por servir de Beta Testers para que o serviço Google Stadia evoluísse e chegasse com a qualidade que desejamos a Portugal. Ah, é verdade. O Google Stadia chega hoje à Portugal

Há alguns meses que vemos com alguma "inveja" o mercado dos EUA e Reino Unido a disfrutar do serviço Google Stadia enquanto em Portugal ficámos a ver navios. Há ,no entanto, males que vêm por bem e esses mercados "early adopters" acabaram por servir de Beta Testers para que o serviço Google Stadia evoluísse e chegasse com a qualidade que desejamos a Portugal. Ah, é verdade. O Google Stadia chega hoje à Portugal!

Houve dezenas de pequenas atualizações desde o lançamento. Uma das mais importantes é que  agora há uma versão Base que não requer uma assinatura mensal. Basta ter um endereço Gmail e uma conexão de Internet rápida o suficiente e podem jogar no Google Stadia. Em Portugal!

Análise Google Stadia. A "Netflix" para Gamers 1

A convite da Google estamos a testar o Stadia nos últimos dias e estamos preparados para  partilhar convosco a nossa experiência.

Google Stadia - Desempenho

Do ponto de vista técnico, o Stadia é impressionante. Há algo de muito satisfatório em jogar com gráficos extremamente detalhados em máquinas que até com o Chrome se engasgam.

Com a conexão certa com a Internet, os jogos têm um aspecto incrível. Os jogos que testámos parecem tão bons quanto as versões Xbox One X ou PS4 Pro.

 

Sniper Elite no Google Stadia

É importante ter em mente que o Stadia faz Streaming dos jogos e portanto a velocidade e qualidade de ligação é de extrema importância , portanto se usarem uma ligação por ethernet terão sempre melhores resultados do que por Wifi.

De momento ainda não há comandos Stadia disponíveis em Portugal, pelo que os testes que conduzimos foram com smartphones (Galaxy S20 Ultra e Pixel 2 XL ) e laptop (i5 8th Gen, 8GB de RAM e GPU MX250 ).

Na verdade, em cerca de uma dúzia de horas de teste, aconteceram algumas quedas de qualidade e uma breve falha de imagem, e cada uma delas recuperou numa questão de segundos. Se estiverem muito longe do router vai ser mais díficil jogar no Google Stadia.

Estou bastante impressionado com o desempenho do Stadia, a oferta de streaming de jogos da Google faz um ótimo trabalho em imagens construídas digitalmente e cores HDR como as vibrantes paisagens infernais de Doom Eternal. É importante notar que nos jogos que testamos, o serviço de streaming do Google não oferece uma imagem 4K verdadeira. Muitos títulos são renderizados em 1080p nativo com upscaling para 4K e o Doom Eternal oferece 1800p com up-sample para 2160p em ecrãs 4K. Não há uma lista de jogos com imagem 4K, e mesmo o Shadow of the Tomb Raider - um dos únicos jogos a correr em 4K nativo - só pode fazê-lo a 30fps.

Análise Google Stadia. A "Netflix" para Gamers 2

Atualmente, o Google garante a todos os utilizadores apenas 1080p, isto para para combater o aumento de carga causada pelo COVID-19, mas é difícil encontrar uma resposta direta sobre quais os jogos com suporte a 4K antes de os comprar.

Na verdade a qualidade visual depende muito mais da velocidade da internet do que da assinatura Pro. Basta dizer que, se o objetivo for fidelidade visual pura, o PC ainda é o rei.

Ainda assim, estamos impressionados com a forma como o Stadia é capaz de atingir 60 frames por segundo em jogos (como o já mencionado Doom Eternal). Isso tem um efeito tangível não apenas na aparência do jogo, mas também na jogabilidade.

E, claro, muito importante: é preciso uma rede muito estável com velocidades de internet pelo menos moderadamente rápidas. No entanto, em Lisboa em rede 4G consigo jogar em qualquer lado no meu Galaxy S20 Ultra, mas não recomendo jogar em redes móveis e já explico porquê.

Google Stadia - Latência

O Google Stadia faz um ótimo trabalho ao minimizar a latência que acompanha os serviços de streaming de jogos. Dito isso, a latência não é inexistente, pois há um pequeno atraso perceptível, mas irrisório.

Salientamos , no entanto, que a latência no Stadia pode variar muito. Essas variações podem ser causadas por outro dispositivo na rede, interferências de rádio, latência do Google ou qualquer outro fator.

Os efeitos da latência e como já percebemos, pode mudar muito, dependendo de qual o jogo que estão a jogar.

Segundo relatos de outros reviewers, com o comando Stadia oficial, a latência é mais baixa. Isto é explicado pela maneira como o Google configurou o Stadia para “latência negativa”, o que faz com que os jogos rodem a mais de 60 fps. O sistema também foi projetado para prever quase tudo que o utilizador possa fazer e prepara as animações do jogo antes mesmo de apertarmos um botão.

O sistema "pré-jogo" do Google, não atrapalha a experiência e é apenas uma curiosidade que estou a partilhar da forma como funciona. Em nenhum momento senti que o jogo fazia o meu personagem disparar contra soldados alemães no Sniper Elite antes de carregar no botão.

Análise Google Stadia. A "Netflix" para Gamers 3

Outros controladores que não têm rádio Wi-Fi integrado para comunicar diretamente com os servidores do Stadia apresentam um atraso um pouco maior, mas estamos a falar apenas de mais alguns milissegundos.

Estava ansioso para jogar Stadia na minha TV, mas a verdade é que sem o comando Stadia isto é impossível. Mas assim que for possível partilho a minha experiência por aqui.

 

Google Stadia - Uso de largura de banda

Se a vossa subscrição de Internet tem limites de dados, convém evitar o Stadia. Em apenas cinco minutos, vi o Hitman usar algo entre 833 MB e 1,2 GB de largura de banda. Em 30 minutos, o meu uso de largura de banda aumentou para 6,2 GB e, para 9,5 GB após uma hora de jogo.

São muitos dados. Numa única hora, teremos feito download de dados suficientes para ter o pacote completo da maioria dos jogos existentes. Após algumas sessões de jogo de uma hora, podem consumir dados suficientes para o Download de Red Dead Redemption 2 na sua totalidade. Isto numa rede móvel vai arrasar o vosso pacote de dados.

NBA 2K21 Google Stadia
NBA 2K21 Google Stadia

Um jogo menor e menos intensivo graficamente como o Kine usou 373 MB após cinco minutos, o que é muito menos do que a quantidade de dados que outros jogos exigem. Após 30 minutos, o Kine usou um total de 1,7 GB durante o streaming do jogo para o meu telefone.

Em comparação com o streaming de um filme 4K HDR, a fome de largura de banda do Stadia é quase a mesma, senão mais leve, do que assistir John Wick: Capítulo 3 - Parabellum em 4K HDR. Mas a principal diferença é que, ao transmitir um filme, ele acabará por carregar completamente no  cache - provavelmente depois de 10 a 30 minutos.

Relacionado:  Dados de 100 milhões de utilizadores do Android foram expostos por causa destas 4 aplicações

Com o streaming do jogo, o uso da largura de banda não pára, variando constantemente dependendo do nível de detalhes do ambiente, da iluminação, do número de inimigos no ecrã. Preparem-se para estar a consumir constantemente dados, portanto a recomendação é: joguem por Wi-Fi.

Atualmente, o Google Stadia permite que se jogue de algumas maneiras diferentes.

Em telefones Android compatíveis, as únicas coisas de que precisam é a aplicação Stadia, que pode ser instalada da Play Store. Podem usar os comandos tateis ou usar um DualShock 4, comando Xbox One ou qualquer controlador que possa se ligar por Bluetooth.

Ou podem usar um controlador Stadia, mas inexplicavelmente é o único controlador que precisa de uma conexão USB-C com fio ao telefone.

Para jogar num laptop ou PC, tudo que o precisam é do navegador Chrome e uma conta Stadia. Podem jogar com o mouse e o teclado, o que o torna a maneira mais fácil de jogar. O DualShock 4, Xbox One ou controlo Nintendo Switch Pro também funcionam perfeitamente. Infelizmente, o controlador Stadia do Google não é capaz de se ligar sem fio, mas pode se ligar através de USB.

Por último, para jogar na TV, precisam de um Chromecast Ultra e do controlador Stadia. No lançamento, apenas as unidades Chromecast Ultra enviadas com o Stadia eram compatíveis com o serviço, mas em dezembro o Google lançou uma atualização que permite que unidades do Chromecast Ultra mais antigas funcionem com o Stadia.

Unidades mais antigas do Chromecast ainda não são compatíveis e provavelmente não serão atualizadas, pois não oferecem suporte a conteúdo 4K HDR.

Análise Google Stadia. A "Netflix" para Gamers 4

Mais importante, precisam de uma conexão rápida à Internet. Para streaming de 1080p, é preciso uma conexão com a Internet de pelo menos 20 Mbps de Download. O streaming de 4K HDR requer no mínimo 35Mbps para a melhor experiência.

Google Stadia - Interface

A interface do Google Stadia é muito simples. desde já tenha feito login antes, tudo o que o utilizador precisa fazer é navegar até Stadia.com no Chrome, e um ecrã de resumo aparece com o último jogo que o utilizador jogou. É fantástico como podemos retomar o jogo em qualquer PC ou telefone (desde que estejamos ligados na nossa conta Stadia) . Há um botão Home e Store à esquerda e um botão de amigos e perfil à direita. Há também um botão “Controladores”.

Análise Google Stadia. A "Netflix" para Gamers 5

Ao fazer scroll para baixo vemos uma lista dos jogos que compramos, com a capacidade de jogar rapidamente com apenas dois cliques. (E sim, carregar jogos é fenomenalmente rápido.)

A página da Loja é igualmente simples. Temos uma grade de jogos disponíveis para compra (o que agora podem fazer no navegador), exibida em categorias. A primeira categoria é “Stadia Pro Games”, que é terrivelmente confusa para os utilizadores do Base, que podem ficar confusos se esses jogos funcionarão com o conjunto base. Funcionam. O objetivo da coleção é indicar quais jogos os assinantes do Pro podem ter gratuitamente - embora não haja uma maneira intuitiva de saber isso.

Análise Google Stadia. A "Netflix" para Gamers 6

Estas páginas são surpreendentemente simples e agradáveis ​​de navegar - especialmente quando comparadas com a loja repleta de anúncios da PlayStation.

A interface do Stadia preservou um dos seus recursos mais interessantes: Podem começar a jogar num dispositivo e retomar instantaneamente de onde estava em outra plataforma. Digamos que estão a jogar no telefone quando recebem a temida notificação de 20% da bateria. Podem abrir o laptop, fazer login no Stadia e pronto. contanto que o jogo ainda esteja aberto no seu telefone, ele é instantaneamente transferido para o laptop. Isso não é apenas mágico, mas também o futuro dos jogos.

Google Stadia - Controlador

O controlador Stadia tem um formato semelhante e quase o mesmo peso de um controlador Nintendo Switch Pro misturado com o layout de um controlador DualShock 4 e os botões de um controlador Xbox One. Não tivemos ainda a oportunidade de testar este gadget, mas temos a certeza que tornará a já boa experiência, ainda melhor.

Análise Google Stadia. A "Netflix" para Gamers 7

A boa notícia é que se não quiserem usar o controlador Stadia, o serviço de streaming de jogos do Google funciona perfeitamente com um comando Xbox, PS4 ou outros controladores de terceiros. Mesmo sem o rádio Wi-Fi integrado do controlador oficial.

Também podem usar o mouse e o teclado, embora a latência seja um pouco mais perceptível. Os periféricos para PC são conhecidos pela precisão - movimentos 1: 1 do mouse e eliminação da latência têm sido os princípios básicos desse mercado e ecossistema há anos - e essa precisão torna a latência do Stadia extremamente evidente. Comparativamente, um controlador disfarça parte dessa latência melhor do que uma configuração de teclado e mouse.

Google Stadia - Biblioteca de jogos

A biblioteca de jogos do Stadia é, infelizmente, o calcanhar de Aquiles da plataforma. É verdade que só chegou hoje a Portugal mas a oferta ainda é reduzida.

Análise Google Stadia. A "Netflix" para Gamers 8 Análise Google Stadia. A "Netflix" para Gamers 9 Análise Google Stadia. A "Netflix" para Gamers 10 Análise Google Stadia. A "Netflix" para Gamers 11

 

Embora existam alguns grandes sucessos confirmados como Cyberpunk 2077 e Baldur's Gate III, a lista é curta. 

Preço e Disponibilidade Google Stadia em Portugal. É HOJE!

Todos os novos utilizadores do Stadia podem também ter acesso a um mês grátis do Stadia Pro, o serviço premium de subscrição que inclui diversos jogos gratuitos prontos para serem reivindicados e começar a jogar. Cada jogo reivindicado no Stadia Pro será vosso enquanto continuarem como membro e mais jogos gratuitos serão adicionados todos os meses. Após o mês grátis podem manter a subscrição do Stadia Pro por €9.99 por mês e podem desistir a qualquer momento. 

Podem comprar mais jogos através da loja Stadia. Quer esteja à espera para andar pelas ruas de Night City em Cyberpunk 2077 ou queira tornar-se um guerreiro viking à procura de conquistas em Assassin's Creed Valhalla há sempre algo para todos.

Subscrevam o Stadia no YouTube, Twitter, Facebook e Instagram e acompanhem todas as novidades e atualizações.

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!