Android Geek
O maior site de Android em Português

4 usos de NFC no Android que certamente não conhecia

O NFC nos smartphones é usado para muito mais do que apenas pagar. Hoje mostramos 4 usos desconhecidos de NFC que podem ser muito úteis.

A Tecnologia NFC veio para ficar. Conforme o número de smartphones em que está disponível aumenta, surgem várias aplicações de uso diverso tais como: pagamentos móveis, emparelhar com outro telefone para partilhar arquivos, ler cartões NFC com dados armazenados etc.

4 usos de NFC no Android que certamente não conhecia 1

Estws são alguns dos usos mais conhecidos do NFC, mas há muito mais. Se querem aproveitar ao máximo essa tecnologia presente no vosso smartphone, preste. atenção, pois vamos mostrar 4 usos de NFC que a maioria certamente não conhecia.

Antes de mergulharmos nessas aplicações desconhecidas, vamos lembrar que NFC é uma tecnologia de comunicação sem fio de curto alcance e alta frequência com a qual podem transmitir informações entre dois dispositivos que possuam um Chipset NFC.

Por exemplo, se o vosso smartphone tiver NFC, podem fazer pagamentos móveis aproximando o terminal do dispositivo de carregamento.

Não precisam sequer abrir a aplicação Google Pay, Samsung Pay ou outra plataforma de pagamento móvel que usem, basta aproximar o telefone com o NFC ativado.

O pagamento móvel é a aplicação mais conhecida desta tecnologia, mas, como dissemos, existem mais. Aqui vamos descobrir 4 usos de NFC que certamente a maioria não conhecia, mas que podem ser de grande utilidade.

 

Revelamos 4 usos desconhecidos de NFC, muito úteis

Usar NFC para ligar a uma rede WiFi

Um dos usos desconhecidos do NFC é a capacidade de se ligar a uma rede WiFi sem a necessidade de senhas ou cabos.

O primeiro router compatível com essa tecnologia foi o Huawei A2, no qual o utilizador só precisa ativar o NFC e aproximar o smartphone para que se ligue à rede em alguns segundos.

Sabemos que o botão WPS do router também facilita a conexão, mas realizar o processo via NFC é mais rápido e fácil.

O inovador router fabricado pela Huawei só foi lançado em novembro de 2019, ainda há uma espera pela frente para que essa tecnologia chegue a todos os utilizadores.

No entanto, é sempre recomendado rever as funções do router que temos em casa para descobrir se ele suporta ou não a tecnologia NFC.

Em caso afirmativo, sintam-se à vontade para usá-lo para tornar a conexão ainda mais rápida.

Usar NFC para carregar acessórios móveis sem fio

o carregamento sem fio continua a sua caminhada progressiva nos smartphones que estão a ser lançados no mercado.

Relacionado:  24 Aplicações Premium Gratuitas na Play Store para nos despedirmos de outubro em grande estilo

A grande maioria dos fabricantes de smartphones opta por Tecnologia Qi para este carregamento sem fio, algo que pode mudar no futuro.

4 usos de NFC no Android que certamente não conhecia 2

Sim, um dos usos desconhecidos do NFC é o carregamento sem fio de dispositivos tecnológicos. Em maio de 2020, o NFC Forum anunciou aprovação de um padrão chamado Especificação de carregamento sem fio (WLC), que permitirá o carregamento de pequenas baterias, como pulseiras inteligentes ou fones de ouvido.

Neste momento, este padrão não é capaz de carregar baterias de smartphones, mas esta opção pode surgir no futuro.

O padrão terá que aumentar a sua capacidade de carga -agora é apenas 1W- ou desenvolver novos padrões baseados em NFC para carregar smartphones.

Usar NFC para identificação pessoal

Como usar NFC no Android

O utilizador será capaz de se identificar com o seu Android graças à tecnologia NFC

Se são um daqueles que costuma esquecer a carteira ou carta de condução em casa, a identificação pessoal por NFC será uma excelente alternativa para o utilizador.

Alguns países emitem cartões com suporte NFC, e isso tem sido usado pela Samsung para substituir cartões de identificação com o novo Galaxy S20.

Conforme relatado pelo fabricante sul-coreano, os smartphones da família Galaxy S20 terão o sistema de identificação eletrónica (eID), que irá armazenar os cartões de identificação no smartphone para que os utilizadores possam usá-los sem ter que usar um cartão físico.

Por enquanto, a Alemanha é o primeiro país a permitir armazenar seus cartões de identificação nacionais no Galaxy S20 no final de 2020.

Sem dúvida, este é um dos usos desconhecidos do NFC que pode ser mais útil para nós no futuro.

Usar NFC para abrir o carro

Algumas fabricantes também começaram a apostar na tecnologia NFC nos seus novos modelos, como Audi ou Mercedes-Benz.

A ideia é que smartphones sirvam como chaves digitais para abrir os carros usando esta tecnologia de comunicação sem fio.

4 usos de NFC no Android que certamente não conhecia 3

Assim, bastando aproximar o smartphone da porta do carro, ele abriria sem a necessidade de chave. Embora o Android ainda não tenha essa opção, os dispositivos Apple, como iPhone e Apple Watch, têm.

O sistema é chamado Apple Car Key, e já está disponível para alguns modelos BMW.

Honda, Cadillac e Volkswagen são outros fabricantes de veículos que já trabalham com tecnologia NFC para tornar a vida mais fácil para os seus clientes.

E é nisso que a maioria das aplicações NFC consiste, como vimos neste artigo, pode facilitar certas tarefas para os utilizadores.

 

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!