Android Geek
O maior site de Android em Português

Qual a cor de Wallpaper que faz maravilhas pela bateria?

Por mais mAh que a bateria tenha, tudo o que pudermos fazer para prolongar a sua autonomia é de aproveitar, e o que temos para vos propor é simplesmente mudar o vosso Wallpaper.

Dia após dia a tecnologia móvel dá passos largos para se tornar cada vez mais uma parte imprescindível dos nossos dias.. das nossas vidas.

Apesar dos smartphones já conseguirem substituir os nossos Desktops e Laptops em muitas das tarefas que realizamos,  há algo que não tem acompanhado a evolução destes poderosos equipamentos. Sim, estamos a falar da bateria.

Qual a cor de Wallpaper que faz maravilhas pela bateria? 1

Quantos de nós já desesperámos por ficar sem bateria a meio do dia e procurámos a todo o custo recarregar o nosso fiel companheiro?

É verdade que uma das boas práticas antes de adquirir um smartphone é analisar com atenção as suas características, nomeadamente no que respeita à autonomia, mas depois de adquirirmos o dispositivo por mais mAh que a bateria tenha, tudo o que pudermos fazer para prolongar a sua autonomia é de aproveitar, e o que temos para vos propor é simplesmente mudar o vosso Wallpaper.

Todos sabemos que existem inúmeras coisas que podemos fazer para prolongar a autonomia dos nossos equipamentos, tais como: desligar opções de conectividade que não sejam necessárias, usar modos de poupança de energia etc.

Relativamente à sugestão de hoje de mudar o Wallpaper para um de cor escura,a questão que se coloca é.. Isso vai melhorar a autonomia? E aplica-se a qualquer tipo de ecrã? As respostas são Sim e Não.

A razão pela qual usar um Wallpaper preto não irásignificar melhorias na autonomia de todos é porque existem dois tipos de ecrãs usados na grande maioria dos smartphones LCD (Liquid Crystal Display) , e  AMOLED (Active Matrix Organic Light Emitting Diode) , estes dois tipos de ecrã lidam com a cor de uma forma muito diferente.

Enquanto que  a tecnologia AMOLED é a mais moderna e mais eficiente (à excepção da OLED), a tecnologia LCD é a mais comum e que se encontra presente num maior número de equipamentos devido a custos e antiguidade dos equipamentos em circulação. Quanto mais preto estiver presente num ecrã AMOLED mais energia se poupará. De forma geral os ecrãs funcionam emitindo várias tonalidades de cor através de um Pixel. Cada Pixel é composto por Sub- Pixeis que filtram a luz através de uma das três cores primárias vermelho, verde e azul (alguns fabricantes usam mais do que três Sub-Pixeis). A quantidade de luz que passa por estes filtros determina a cor da luz emitida por cada Pixel. Ao contrário dos ecrãs LCD que necessitam de uma luz LED (Light Emitting Diode)  que atravessa cada um dos Sub-Pixeis, os Pixeis que compõem os ecrãs AMOLED são a sua própria fonte de luz, na verdade quando um ecrã AMOLED apresenta a cor preta está na verdade desligado, portanto se usarmos um Walpaper de cor preta num equipamento de ecrã AMOLED estamos a poupar imensa energia e isto irá reflectir-se na autonomia do nosso equipamento.

Quando falamos dos ecrãs LCD  a resposta vai ser surpreendente, pois a cor mais eficiente é o branco.. Sim o branco! Isto porque conforme já explicámos na tecnologia LCD a cor emitida é filtrada pelos Sub-Pixeis e Pixeis, e no caso da cor branca este filtro deixa de ser necessário.

 

 

 

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais