Android Geek
O maior site de Android em Português

Como visualizar e excluir o histórico de conversas com o Google Assistant

Por causa disso, é cada vez mais comum que façamos perguntas de todos os tipos ao Google Assistant, ao telefone ou num alto-falante.

O Google Assistant tornou-se uma parte vital dos nossos telefones Android. O Google Assistant vem a ganhar funções e a sua presença também se expandiu graças a dispositivos como o Google Home.

Por causa disso, é cada vez mais comum que façamos perguntas de todos os tipos ao Google Assistant, ao telefone ou num alto-falante. Embora nestas semanas tenha havido muita controvérsia sobre estas questões, com as gravações de conversas ou pesquisas que fazemos no Google Assistant no Android ou num dispositivo doméstico do Google. Felizmente, podemos aceder a este arquivo a qualquer momento de uma maneira simples.

Conforme revelado há algumas semanas atrás o Google armazena as conversas que os utilizadores têm com o Google Assistant. Isso era algo já conhecido pela maioria, ainda que se pensarmos no assunto, seja algo desconfortável de saber. Um dos grandes problemas foi que a empresa contratou pessoal para ouvir essas conversas. Foi alegado que era para melhorar o funcionamento do Google Assistant, mas não é algo que tenha sido bem recebido pelo público em geral. O que podemos fazer é aceder a esse histórico e perceber exactamente o que está o Google a guardar sobre as nossas pesquisas.

Histórico de conversas com o Google Assistant

Assistente do Google De momento, usamos o comando «OK, Google», o que significa que se o Google Assistant estiver ativado no telefone, começa a gravar a conversa, que será armazenada no nosso histórico. Embora, nesta opção, não encontremos as conversas completas, mas podemos aceder aos comandos que damos ao Google Assistant e as perguntas que fizemos.

O Google permite aceder a este histórico a qualquer momento, onde podemos consultar as perguntas ou comandos que usámos no passado. Além disso, existe a possibilidade de excluir esses dados. Nós explicamos como aceder e como excluir esses dados abaixo.

Aceder ao histórico

 

O histórico de conversas com o Google Assistant faz parte da atividade da conta do Google. Portanto, só teremos que aceder a página da minha atividade, neste link. Aqui o utilizador encontra todas as acções que foram realizadas a partir desta conta, nas várias aplicações e serviços que o Google oferece atualmente.

Como ver o histórico do Google Assistant?

Vão ter que usar filtros para isso. Embora isso seja algo realmente simples,  permite ver esse histórico em questão em apenas alguns segundos. O que temos a fazer é o seguinte:

  • Clique em Filtrar por data e produto.
  • Na secção Filtrar por produto do Google, desmarquem todas as opções.
  • Cliquem na opção de voz e áudio.
  • Pressionem o botão de pesquisa.

A história de todos os comandos, conversas ou perguntas que fizemos ao Google Assistant será mostrada no ecrã. Estes registos estão classificados por data, sendo os mais recentes os mostrados primeiro. Temos mesmo a possibilidade de reproduzi-los, ao clicar no botão play e, em ouviremos a nossa voz.

Como excluir o histórico

Pode haver entradas nesse histórico do Google Assistant que desejem excluir. Ou podem querer excluir completamente o histórico. O Google fornece as duas opções aos utilizadores, para que possamos ter essas pesquisas, perguntas ou comandos removidos da atividade da nossa conta. Se é isso que querem, a maneira de operar é simples. Em primeiro lugar, temos a possibilidade de excluir registos por data ou seja, podemos eliminar todas as pesquisas que realizamos numa data específica, geralmente num dia específico. Se quisermos fazê-lo, os passos a seguir são:

  • Encontrar a data das pesquiasa que deseja excluir no histórico.
  • Clique nos três pontos verticais à direita.
  • Clique na opção de exclusão.
  • O registo é excluído.

 

Se desejarmos remover todo o log de conversas com o Google Assistant também é possível. Ele pressupõe que todas as pesquias que fizemos são excluídas, além dos arquivos de áudio nos quais podemos ouvir nossa própria voz. Para muitos utilizadores, esta é a opção desejada, para UMA maior privacidade na sua conta. Os passos que temos que seguir são:

  • Ir ao topo da página de pesquisa.
  • Certifique-se de que somente os resultados do filtro «voz e áudio» são exibidos
  • Clique nos três pontos verticais ao lado da barra de pesquisa superior.
  • Clique na opção para excluir os resultados.
  • Uma janela de aviso aparecerá e diz que todos os dados serão apagados.
  • Clique em aceitar.
  • Excluir histórico.

Desta forma, esse histórico será completamente excluído. Assim, as nossas conversas com o Google Assistant são excluídas e não estarão mais vísiveis na nossa conta. Embora quando usarmos o Google Assistant novamente, novos registos serão criados com as pesquisas que fizemos.

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais