Terceiro OnePlus Nord 2 que explode revela um sério “BatteryGate”

As expectativas eram elevadas, após a OnePlus ter conseguido alcançar resultados de vendas impressionantes com o Nord no ano passado.

O OnePlus Nord 2 5G foi posto à venda em finais de Julho de 2021. As expectativas eram elevadas, após a OnePlus ter conseguido alcançar resultados de vendas impressionantes com o Nord no ano passado. O novo modelo oferece boas especificações, a um preço aceitável. Contudo, há algo de estranho a acontecer com o mais recente smartphone OnePlus. Desde o seu lançamento há dois meses, três utilizadores relataram incidentes de explosões dos seus equipamentos.

O terceiro incidente teve lugar na Índia – tal como nos dois casos anteriores. Gaurav Gulati via Twitter diz que o seu novíssimo OnePlus Nord 2 se incendiou espontaneamente após o que explodiu.

Os editores da LetsGoDigital contactaram o Sr. Gulati para saberem como este incidente teria ocorrido. Segundo o próprio, o Sr. Gulati levava consigo o seu novo telefone, no bolso de um casaco. O telefone não estava no carregador, no momento em que pegou fogo.

Na quarta-feira de manhã, 8 de Setembro de 2021, o Sr. Gulati chegou ao trabalho – ele é advogado e trabalha no tribunal em Nova Deli, Índia. O Sr. Gulati sentiu o seu casaco a aquecer, depois do que o tirou rapidamente. Foi então que descobriu que o Nord 2, que estava no seu bolso interior, estava a arder. Seguiu-se uma explosão pouco depois de ele ter tirado o casaco.

A explosão foi acompanhada de muito fumo. As fotografias mostram que deve ter sido uma explosão e tanto. Não só o smartphone está completamente destruído, o mesmo acontece com a roupa que o Sr. Gulati estava a usar na altura do incidente.

Foto cortesia da LetsGoDigital
Foto cortesia da LetsGoDigital

 

Ao contrário dos dois casos anteriores, o Sr. Gulati saiu ferido do incidente. Ele sofreu várias queimaduras, à volta da anca – onde o smartphone OnePlus estava no seu bolso. Tem também sofrido de problemas respiratórios desde o incidente, causados pelo fumo gerado durante a explosão. Devido à enorme explosão, a sua audição foi afectada, bem como a sua visão.

O incidente teve um tal impacto no Sr. Gulati que o deixou com um trauma, pelo qual está atualmente a ser tratado a conselho do seu médico.

“Sinto-me como se tivesse andado com a minha certidão de óbito (Nord 2) no bolso. Estou extremamente feliz por estar vivo”, relatou Gulati à LetsGoDigital.

Uma história infeliz que infelizmente também nos pode acontecer porque este caso não é uma história isolada. No mês passado,vimos um caso semelhante. O Nord 2 5G não estava ligado ao carregador, mas incendiou-se e explodiu espontaneamente.

Na altura, o OnePlus Nord 2 era transportado numa mala, e a bateria do Nord 2 pegou fogo durante um passeio de bicicleta. Imagens deste incidente estão também disponíveis. A OnePlus investigou o assunto e compensou a pessoa afectada pelo mesmo. No entanto, desde então, a empresa não tem estado disposta a fazer qualquer tipo de comentário. Para além de dizer que a causa era devida a factores externos, não teria sido devido ao processo de fabrico e/ou ao produto OnePlus.

Vai gostar de saber:  Samsung Galaxy A51 já recebe atualização de segurança de janeiro 2022

Menos de duas semanas mais tarde, seguiu-se um segundo incidente. Contudo, não há fotografias deste incidente, razão pela qual a OnePlus não quer tratar desta queixa. Apesar do facto de o proprietário do telefone ter uma boa explicação para este facto. Ele tinha dado o telefone ao seu pai, que estava longe de casa na altura do incidente, por causa do seu trabalho. O seu pai não teria pensado nisso / não teria sido capaz de tirar fotografias do incidente.

Terceiro OnePlus Nord 2 que explode revela um sério "BatteryGate" 1

Portanto, este é já o terceiro incidente num período de apenas 5 semanas. Desta vez trata-se de um advogado, que obviamente tem as ligações necessárias dentro do sistema judicial para dar seguimento a uma queixa formal. O Sr. Gulati já apresentou queixa à polícia na Índia e está a planear iniciar um processo judicial contra o OnePlus.

Entretanto, o Sr. Gulati também contactou o departamento de apoio do OnePlus. No entanto, o fabricante chinês de smartphones é insensível às queixas relatadas, segundo Gulati.

OnePlus não quer comentar o caso até ter o telefone nas suas mãos. Gulati, contudo, indica que não poderão enviar o telemóvel queimado enquanto a investigação policial estiver em curso.

Desaconselhamos vivamente a compra do OnePlus Nord 2. A empresa parece estar a levar a sério os problemas que surgiram, pelo que há uma possibilidade real de que esta questão se volte a colocar. Isto faz com que a situação seja extremamente perigosa e incerta.

Especialmente porque o smartphone não estava no carregador em pelo menos dois dos três casos. O OnePlus Nord 2 estava simplesmente a ser transportado e nem sequer estava a ser utilizado. Portanto, parece que o dispositivo simplesmente fica demasiado quente sem razão aparente.

 

TIMELINE

 

 

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!