Android Geek
O maior site de Android em Português

SPC Zion AIR Pro os Airpod espanhois

Aliados a uma autonomia melhorada, os Zion Air Pro prometem horas de música para os seus utilizadores, conforto e liberdade para ouvirem o vosso som em qualquer lugar.

Os auriculares Zion AIR Pro são a última novidade da espanhola SPC, vindo assim reforçar o catálogo de produtos áudio da marca. Estes auriculares in-ear têm um novo design minimalista (para a marca) e elegante, bem como as recentes tecnologias de áudio.

Aliados a uma autonomia melhorada, os Zion Air Pro prometem horas de música para os seus utilizadores, conforto e liberdade para ouvirem o seu som em qualquer lugar.

Mas será que cumprem o que prometem?

Bem só há uma forma de sabermos. Sigam-nos enquanto deixamos aqui a nossa análise e opinião sobre este auriculares “True Wireless” (sem fios).

Zion AIR Pro
Zion AIR Pro auriculares True Wireless

Quando a Apple removeu a entrada de áudio Jack do iPhone em 2016, muitos de nós entrámos num estado, compreensivelmente de pânico.

Como é que vamos utilizar os nossos preciosos auriculares ? 

Saltando para o presente 2020, hoje, é praticamente um coisa normal, a falta desta entrada nos nossos telefones, pelo menos em equipamentos premium. Mas graças a uma grande oferta de opções de auriculares sem fios que usam Bluetooth para se conectar aos nossos equipamentos, gradualmente esse medo foi desaparecendo.

A verdade é que estes, são indiscutivelmente mais convenientes do que os irmãos, mais tradicionais, com fio.

Zion AIR Pro
Liberdade sem fios por detrás!

A empresa SPC especializada no desenvolvimento de produtos eletrónicos de consumo, vem assim reforçar o seu compromisso com os auriculares True Wireless e adiciona duas novas referências à sua família Zion.

Os Zion AIR Pro e os Zion AIR, vêm enaltecer o catálogo de áudio e reforçar o compromisso da marca, em apresentar produtos de gamas superiores.

Mas hoje vamos falar da versão Pro, estes destacam-se pela excelente qualidade de som e pela redução do barulho ambiente nas chamadas, além de serem compatíveis com os principais assistentes de voz, entre outras funcionalidades.

Especificações dos Zion AIR Pro 

  • Bluetooth 5.0
  • Perfis: HSP, HFP, A2DP, AVRCP e AAC.
  • Assistente de voz.
  • Sincronização automática.
  • Controle por toque.
  • IPX5.
  • Alcance máximo 10m.
  • Carregamento ultra-rápido

O que vem na caixa

Apesar de serem comercializados como um produto mais premium, a caixa não representa isso. Comparativamente aos SPC Ebon Go que também já aqui analisamos, a caixa desse modelo era mais "interessante" e diferente.

Mas o que interessa é o conteúdo e não o invólucro, ignorando este pormenor superficial.

Abrindo a caixa, no seu interior temos:

  • O estojo de carregamento
  • Os dois auriculares Zion AIR Pro
  • Mais 2 pares de borrachas de diferentes tamanhos
  • Mini cabo: micro Tipo-C
  • Manual de instruções e guia rápido
  • Autocolantes SPC 

Características que se destacam

Zion AIR Pro, foram concebidos para aqueles utilizadores mais exigentes, que procuram um design elegante com desempenho superior.

Estes auriculares prometem oferecer uma melhor experiência sonora com um design “renovado” e ainda têm redução do barulho ambiente, mas calma...

SPC Zion AIR Pro os Airpod espanhois 6

 

Os Zion AIR Pro prometem renovar o design da família Zion, reformulando as suas linhas exteriores, bem como o hardware e as configurações de som.

Comecemos, estes auriculares vêm com a tecnologia Bluetooth 5.0, o que permite maior rapidez e qualidade de som, com uma melhor gestão energética para os vossos periféricos.

Mal abrimos a caixa e tiramos os Zion AIR Pro, estes sincronizam imediatamente com o vosso equipamento, simples não!

SPC Zion AIR Pro os Airpod espanhois 7

Para além disso podemos contar com controlos multimédia através de gestos: com por exemplo pedir ajuda aos vossos assistente pessoais favoritos: Siri ou o Assistente do Google, através de um único gesto longo (2s), ou simplesmente ignorar aquela chamada chata do vosso chefe, enquanto estão a ouvir a vossa lista de músicas favoritas no Spotify .

Mas voltando às chamadas, se realmente tiverem que atender ou fazer aquele conferência ZOOM, já não precisam de se preocupar com o barulho de fundo.

Já que uma das novidades presentes neste Zion AIR Pro é a redução do ruído ambiente durante as chamadas, tudo graças ao chip Airoha 1536 que melhora a qualidade do som. 

E se quiserem ir dar aquela corrida a ouvir aquela Jam poderosa, não têm se de preocupar com o suor ou a água, já que os AIR Pro vêm certificação IPX5.

 

Design minimalista mas não no conforto

Ao contrário dos outros elementos da família Zion e dos Ebon Go que já testamos, a SPC abordou um design mais conhecido do público em geral com os Zion AIR Pro.

SPC Zion AIR Pro os Airpod espanhois 10
Aquele cotonete... branco mais famoso

 

Quando tive a oportunidade de testar o modelo Ebon Go, inicialmente gostei muito da linha mais desportiva. Apesar de com o tempo se terem tornado desconfortáveis, e  as borrachas começaram a ganhar folga.

Admito que estava curioso por experimentar este novo design, apesar da minha opinião, de serem mais uma cópia dos airpod da Apple. Mas a verdade, é que são muitas as marcas que estão a seguir esta linha, como o caso dos FreeBuds 3i da Huawei.

Logo deveria haver algum fundamento para a escolha desta linha ?

Com tecnologia True Wireless, eles prometem oferecer a maior liberdade e comodidade, com um peso de apenas 4 gramas (cada auricular), são os auriculares muito leves, permitindo que os possamos levar e usar em qualquer lado com o máximo de comodidade, esquecendo mesmo que os temos colocados.

Inicialmente quando os coloquei apercebi-me do seu conforto, mas com alguma relutância sobre se iriam, manter-se no seu lugar, quando fosse realizar alguma atividade mais extenuante.  

SPC Zion AIR Pro os Airpod espanhois 13

E apesar dos meus receios fiquei bastante surpreso, já que os Zion AIR Pro se mantiveram no seu lugar, mesmo durante os meus treinos fosse: A correr, na bicicleta ou ginásio, os auriculares não saíram do sítio e ainda sobreviveram aos litros de suor.

 

Um pormenor importante de realçar é a facilidade como podemos interagir diretamente com os auriculares, e aceder aos comandos por gestos.

Interação com gestos

Ao contrário dos Ebon Go onde era necessário aplicar alguma pressão nos botões físicos, havia alturas que essa pressão era incómoda.

O processo com os Zion AIR Pro é simples graças ao seu sistema de gestos, confiável e funcional mesmo com gotas de suor, já que estas não interferem com o sistema.

Um pormenor importante de realçar é que ambos os auriculares estão preparados para receber gestos, logo sejamos canhotos ou destros, não será um problema.

Com um toque longo de 2s podemos ativar o nosso assistente pessoal, com um simples toque podemos iniciar ou parar a nossa música e dois toques podemos avançar para a música seguinte. 

Mas caso recebamos uma chamada podemos com um toque atender ou longo toque terminar a mesma. 

Mas o que apreciei mais foi o seu conforto, ao ponto que inclusive depois de um treino entrei na banheira ainda com eles, porque esqueci-me que ainda os tinha colocados. E mesmo com um jato de água do chuveiro, estes continuam a funcionar.

Mas não recomendo que tomem banho com eles, apesar da certificação IPX5.

 

Qualidade de som

Se há ponto importante é este, afinal de contas quando compramos uns auriculares queremos é ouvir música e, portanto, não podem falhar neste departamento.

Segundo a SPC houve um investimento significativo, o driver de  6mm de diâmetro construídos em titânio e polietileno que, combinados com o chipset e a cavidade auditiva do dispositivo, oferecem uma experiência na qual todos os detalhes são percebidos.

Eles podem reproduzir uma ampla frequência de sons que vai dos 20Hz a 20000Hz, com graves, médios e agudos. 

O que permite que possam ouvir claramente os sons de cada instrumento e todos os pequenos pormenores. No caso dos Zion AIR Pro não temos cancelamento de som ativo, mas sim passivo.

Segundo a SPC os Zion AIR Pro, vêm com redução de som externo enquanto atendemos chamadas. Durante o tempo que os utilizei honestamente achei o cancelamento passivo bastante decente e mais que suficiente para a maioria dos utilizadores, mas...

Cancelamento de som durante as chamadas

Os Zion AIR Pro com o processador Airoha 1536, oferecem segundo a marca - “tecnologia de redução de barulho de fundo”. Dita aplicação implementada quando recebemos uma chamada. 

Mas durante o tempo que os utilizei, achei o resultado um pouco irregular, ao ponto que eu achava que a minha voz era abafada, e os remetentes das chamadas tinham alguma dificuldade em ouvir-me.

Por outro lado eu conseguia ouvir perfeitamente as pessoas do outro lado sem barulho de fundo, curioso.

 

Autonomia de luxo

Outra área que é importante, principalmente se nos estamos a referir a wearables, como em todos os dispositivos deste género, o estojo oferece mais do que apenas um local para armazenar os auriculares, mas também carrega o dispositivo.

 

A SPC manteve a mesma linha de design presente no primeiro modelo Zion, uma caixa ligeiramente maior (80x33x30 mm) que por exemplo o modelo Ebon Go, mas igualmente discreta.

E  apesar do tamanho relativamente pequeno, a quantidade de energia extra que oferece é surpreendente com uma Bateria de 420 mAh.

Temos 4 leds que nos indicam a sua percentagem e o seu carregamento é através de uma porta  USB C para facilitar o carregamento, algo positivo e incomum nos equipamento desta gama de preço.

SPC Zion AIR Pro os Airpod espanhois 18

Relativamente à autonomia total, os Zion AIR Pro têm uma autonomia total de 16 horas e 5 horas de reprodução sem interrupções por carga. 

O seu estojo também oferece carregamento ultra-rápido: com apenas 5 minutos, pode ter 30 minutos de autonomia.

 

Conclusão

Gostei bastante dos Zion AIR Pro, de forma alguma estão no mesmo patamar que por exemplo: Airpods da Apple, Galaxy Buds ou Freebuds da Huawei.

No entanto, este novo modelo da espanhola SPC revela trabalho da marca em querer melhorar os seus produtos. E digo isto baseado na minha última experiência com os Ebon Go, que já tinha gostado, mas infelizmente no departamento do conforto, ainda havia alguma arestas “literalmente” por limar.

 

Resumindo para o preço que estes auriculares são comercializados, aliados às suas características e versatilidades dos auriculares, uma vez que podem ser utilizados em diferentes cenários

SPC Zion AIR Pro os Airpod espanhois 19

Para além de oferecerem outras melhorias como a autonomia e sincronização sem elevar muito o preço.

Uma vez que os Zion AIR Pro, tem um custo de retalho de 59.90€ na loja da SPC que continua a ser uma opção muito mais barata comparativamente a outros nomes acima mencionados.

 

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!