Android Geek
O maior site de Android em Português

Sony rebenta a escala com o IMX586 um sensor da Sony com 48 megapixels

Sony revela que irá apresentar apresentar um sensor fotográfico com 48 megapixels, com a capacidade de criar imagens de alta resolução mesmo em ambientes escuros.

a falar de fotografia, fica a pergunta, preferiam ter um sensor de alta resolução na câmera do vosso smartphone, ou um sensor com uma resolução mais baixa, mas com melhor capacidade de capturar luz?

Não pensem muito, pois segundo a Sony já é possível ter o melhor dos dois mundos no seu último sensor de imagem CMOS, o IMX586. Este sensor tem a maior contagem de pixels na indústria, estamos a falar de 48 megapixels. Sim, leram bem, o IMX586 consegue ter mais pixels que muitas câmeras fotográficas, tudo isso embutido num sensor de 8.0mm concebido para dispositivos móveis. Fora o seu elevado número de pixels, a Sony ainda mencionou que é possível durante filmagens em ambientes de pouca luz, a capacidade de 4 pixels se agruparem, num único de 12 de modo a capturar mais luz, criando imagens mais claras mas com muito pouco ruído.IMX586

O facto da Sony conseguir incorporar 48 pixeis no IMX586 que conta com pixeis do tamanho de 0.8 microns, criando imagens de alta resolução e ainda conseguir manter esse padrão em filmagens noturnas, é um grande marco. Apesar do filtro da Sony, “Quad Bayer” conseguir igualmente agrupar 4 pixeis num só, o tamanho final é de 1.6 microns, ligeiramente melhor que o por exemplo o Google Pixel 2 XL, que consegue ter pixeis na casa dos 1.4 microns, a ser atualmente considerado um dos melhores smartphones com resultados em filmagens noturnas.

O Quad Bayer é semelhante ao filtro “Pixel Fusion” que é usado no Huawei P20 Pro, que usa um sensor Sony de 40 megapixels – o IMX600 que igualmente tem a capacidade de agrupar 4 pixeis, de forma a criar um de 10 megapixels, que em testes conseguiu gerar um dos melhores resultados que já vimos em ambientes escuros.

Sony rebenta a escala com o IMX586 um sensor da Sony com 48 megapixels 1
Amostra de uma fotografia noturna do Huawei P20 Pro

A tecnologia de processamento de sinal da Sony, permite velocidades de output e um alcance dinâmico, pelo menos 4 vezes mais rápido, do que aos restantes produtos no mercado, por exemplo a capacidade de gravar um vídeo em 4K a 90 frames por segundo, e Full HD a uns espantosos 240 frames para aqueles slow motions muito fluidos. As primeiras imagens de amostras do sensor IMX586 poderão surgir já em setembro, mas por norma a Sony reserva os novos sensores para os seus próprios dispositivos, logo é possível que este surja no próximo equipamento da linha premium da Xperia XZ.

Partilhar é importante, mostra este artigo aos teus amigos!

Obrigado, ficamos a dever-te uma 😉
Através de engadget

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais

Partilhar é importante, mostra este artigo aos teus amigos!

Obrigado, ficamos a dever-te uma ;)
close-link