Samsung revela oficialmente o primeiro ecrã OLED de 240Hz para portáteis

Recordamos que o portátil Razer Blade 15 que chegou ao mercado no início de Maio utiliza o primeiro ecrã OLED 240Hz. Parece agora que este ecrã é da Samsung. Segundo relatórios, o ecrã OLED no novo Razer Blade 15 traz maior brilho e cores mais saturadas. Vem também com um atraso de resposta de 1ms e um brilho típico de 400nits.

A Samsung revelou o primeiro painel OLED para computador portátil do mundo com uma taxa de actualização de 240Hz no evento International Display Week 2022. Este dispositivo é adequado para portáteis de jogos de gama alta.

Recordamos que o portátil Razer Blade 15 que chegou ao mercado no início de Maio utiliza o primeiro ecrã OLED 240Hz. Parece agora que este ecrã é da Samsung. Segundo relatórios, o ecrã OLED no novo Razer Blade 15 traz maior brilho e cores mais saturadas. Vem também com um atraso de resposta de 1ms e um brilho típico de 400nits. Além disso, este ecrã apresenta uma gama de cores 100% DCI-P3, bem como uma resolução QHD (2560 x 1440).

Samsung revela oficialmente o primeiro ecrã OLED de 240Hz para portáteis 1

O novo Razer Blade 15 OLED será posto à venda no quarto trimestre, ao preço de $3499,99. Isto significa que o ecrã Samsung poderá ser amplamente utilizado noutras marcas de computadores portáteis até ao final deste ano ou no início do próximo.

No entanto, não há informação sobre os modelos ou marcas que irão utilizar este ecrã. Mas, uma vez que haverá alguns portáteis de jogos no próximo ano, esperamos que alguns destes modelos venham com este ecrã. A partir de agora, este é o único portátil que suporta um ecrã OLED de 240Hz.

Samsung revela oficialmente o primeiro ecrã OLED de 240Hz para portáteis 2

Samsung lança expansor de RAM de 512GB PCIE 5.0

Hoje, a Samsung anunciou também o desenvolvimento do seu primeiro expansor de memória DRAM (CXL, Compute Express Link) de 512GB. Este dispositivo irá alcançar uma maior capacidade de memória e uma menor latência nos sistemas de TI. Anteriormente, a Samsung revelou o seu primeiro protótipo de CXL DRAM com um controlador Field Programmable Gate Array (FPGA) em Maio de 2021. O novo CXL DRAM utiliza um circuito integrado específico de aplicação (ASIC) controlador CXL. E também embala 512GB de DDR5 DRAM pela primeira vez.

Vai gostar de saber:  Novo anúncio arrepiante da Apple: um mini filme de terror para assustar utilizadores Android

Os dados oficiais mostram que em comparação com os produtos CXL anteriores da Samsung, a nova capacidade de memória CXL DRAM é 4 vezes superior e a latência do sistema é um quinto. A Samsung afirma que o CXL DRAM de 512GB será o seu primeiro dispositivo de memória a suportar a interface PCIe 5.0, usando o factor de forma EDSFF (E3.S).

Samsung revela oficialmente o primeiro ecrã OLED de 240Hz para portáteis 3

Isto é especialmente adequado para a próxima geração de servidores empresariais e centros de dados de alta capacidade. Ainda este mês, a Samsung anunciará também uma versão actualizada do seu Kit de Desenvolvimento de Memória Escalável (SMDK) de código aberto.

De acordo com relatórios, a partir do terceiro trimestre deste ano, a Samsung planeia fornecer 512GB de amostras CXL DRAM a clientes e parceiros para avaliação e testes conjuntos. Há também planos para preparar a comercialização deste produto CXL DRAM. Isto irá acontecer com o lançamento da plataforma de servidor da próxima geração.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!