15 características Samsung que irão mudar a forma como utiliza o seu telefone

Neste post do blog, partilharemos quinze das nossas características Samsung ocultas favoritas. Desde transformar o seu telefone num telecomando universal até utilizá-lo como lupa, estas dicas tornarão a utilização do seu aparelho Samsung mais fácil do que nunca.

Os aparelhos Samsung são conhecidos pelo seu design elegante e características inovadoras. Mas mesmo os utilizadores mais experientes em tecnologia podem não saber de todas as características ocultas que o seu telefone tem para oferecer. Neste post do blog, partilharemos quinze das nossas características Samsung ocultas favoritas. Desde transformar o seu telefone num telecomando universal até utilizá-lo como lupa, estas dicas tornarão a utilização do seu aparelho Samsung mais fácil do que nunca. Por isso, continue a ler para saber mais!

Se estiver a utilizar um Samsung Galaxy S22, Z Fold 3, ou um dos outros melhores telemóveis Samsung, os smartphones Galaxy contêm toda uma série de características de “tucked-away” das quais pode não ter tido conhecimento.

Desde ser capaz de tomar selfies dizendo apenas “Cheese” até ser capaz de deslizar a palma da mão através do ecrã para captar uma imagem de ecrã, existem muitas pequenas características fixes que tornam a utilização dos telefones Samsung um pouco mais divertida.

Embora muitas destas características não estejam realmente “escondidas”, pode não ter tido conhecimento da sua existência. E mesmo que se conheça uma Galáxia, é provável que haja pelo menos um destes truques que não conhecia.

Portanto, aqui está um guia das 15 características escondidas da Samsung que irão (esperemos) mudar a forma como utiliza o seu telefone.

15 características Samsung escondidas que irão mudar a forma como utiliza o seu telefone

1. Tirar selfies com gestos ou voz

Quer gostemos quer não, os selfies fazem agora parte da vida quotidiana. E quer tire 50 delas por dia ou, como eu, uma por ano no Natal, os telemóveis Samsung têm uma forma fixe de fazer selfies muito mais versátil.

15 características Samsung que irão mudar a forma como utiliza o seu telefone 1

Para activar os gestos de selfie na sua Galáxia, abra a aplicação da câmara e depois toque na engrenagem de ajuste no canto superior esquerdo. Percorra até ao fundo e toque em “Métodos de disparo” A seguir, toque nos comandos de voz ao lado de “Comandos de voz” e “Mostrar palma da mão”

Agora, pode activar o obturador dizendo “sorrir,” “queijo,” ou “capturar” Para tirar uma fotografia ou gravar um vídeo usando gestos, basta segurar a palma da mão para a câmara virada para a frente, ou dizer “gravar vídeo”

2. Personalizar praticamente tudo com a aplicação Good Lock

Se é o tipo de pessoa que gosta de mexer, a aplicação Good Lock é feita para si. Esta aplicação de primeira mão da Samsung permite-lhe alterar praticamente tudo no seu aparelho, desde os ícones na sua barra de tarefas até à aparência do seu relógio sempre ligado. Pense nisto como o seu próprio criador de ROM personalizado – excepto um que não anula a sua garantia.

15 características Samsung que irão mudar a forma como utiliza o seu telefone 2

Pode descarregar o Good Lock da GalaxyStore, embora não esteja disponível em todas as regiões, infelizmente. Gostamos tanto desta aplicação, que a recomendamos como a primeira aplicação que deverá instalar no vosso telemóvel Samsung Galaxy.

3. Use gestos exactamente como os quer

A Samsung já lhe permite trocar a opção de navegação tradicional de três botões no fundo do ecrã em favor do sistema de gesto mais moderno. Mas se achar esses gestos demasiado limitantes, a One Hand Operation + app da Samsung permite-lhe personalizar completamente a forma como os gestos funcionam no seu telefone – incluindo a sua desactivação total.

Utilizo-o pessoalmente para colocar os meus gestos de cada lado do ecrã – pode deslizar para dentro para voltar, para baixo e diagonal para ir para o ecrã inicial, e para cima e diagonal para ver aplicações recentes. Acho muito mais fácil simplesmente deslizar dos lados do gigantesco ecrã no meu Z Fold 3, em vez de ter de contorcer a minha mão para o fundo do ecrã.

No entanto, esta aplicação é tão versátil que lhe permite desencadear praticamente qualquer acção com um gesto. Por exemplo, um deslize diagonal do topo do ecrã poderia lançar a tocha, saltar para a faixa de música seguinte, ou mesmo abrir um touchpad virtual.

4. Correr duas instâncias do Whatsapp Messenger e Telegram

Com muitos telemóveis Samsung que hoje em dia vêm com capacidades Dual-SIM, a funcionalidade Dual Messenger da Samsung vem realmente a calhar se não quiser carregar dois telemóveis consigo. Esta funcionalidade basicamente cria um clone das aplicações de mensagens mais populares, colocando uma cópia separada no seu telefone que lhe permite entrar no mesmo com uma conta diferente da principal.

15 características Samsung que irão mudar a forma como utiliza o seu telefone 3

Para usar o Dual Messenger, abra Definições e desloque-se para as funcionalidades Avançadas. Em seguida, desloque-se para o fundo e toque em Dual Messenger. Pode seleccionar a aplicação que deseja clonar, depois a cópia aparecerá na gaveta da sua aplicação. Fixe, hey?

5. Mantenha os seus ficheiros seguros com a Secure Folder

Sabia que os telefones Samsung têm o seu próprio cofre secreto, conhecido como Pasta Segura? É uma espécie de segundo espaço onde pode mover ficheiros ou aplicações do seu espaço telefónico “principal”, ou simplesmente utilizá-lo como a sua própria área privada.

15 características Samsung que irão mudar a forma como utiliza o seu telefone 4

Para configurar a Pasta Segura, vá a Definições e desça para Biometria e Segurança, depois desça novamente para encontrar a Pasta Segura. Basta tocar em Concordo, iniciar sessão com a sua conta Google ou Samsung e depois configurar como deseja que a sua Pasta Segura seja protegida. A aplicação Pasta Segura aparecerá então na sua gaveta da aplicação. Uma vez configurado, pode descarregar aplicações exclusivamente para a Pasta Segura, uma vez que é tratada como um espaço separado.

Pode ser uma boa ideia transferir todas as suas aplicações bancárias para a Pasta Segura, pois isto acrescentaria uma camada extra de segurança no caso do seu telefone ser deixado sem vigilância. Também poderia usá-lo para guardar aquelas coisas secretas que ficaria embaraçado para os outros verem – como uma cópia do Candy Crush, no meu caso.

6. Acelerar as coisas, removendo as animações

Há outra forma de acelerar o seu telefone ou tablet Android, ajustando as opções no menu de desenvolvimento do Android, a Samsung tem algo semelhante incorporado directamente no sistema operativo. Pode desligar as animações do seu dispositivo, tais como quando abre ou fecha aplicações, o que o faz parecer mais rápido no uso diário.

15 características Samsung que irão mudar a forma como utiliza o seu telefone 5

Vale a pena verificar esta opção se estiver à procura de um aumento de velocidade; faz uma enorme diferença. No entanto, pode afectar a forma como algumas aplicações funcionam, por isso, felizmente, é fácil voltar atrás se notar algum problema.

Para activar esta funcionalidade, abra Definições e desloque-se para a Acessibilidade. Toque em Melhoramentos de Visibilidade. De seguida, toque na alternância Remover animações para activar a funcionalidade. Se notar que isto causa problemas, pode facilmente desligá-la novamente da mesma forma.

7. Coloque mais aplicações no seu ecrã inicial ou na gaveta da aplicações

Se achar que precisa de mais espaço no seu ecrã de entrada ou na gaveta da aplicação, pode facilmente aumentar a quantidade de aplicações que aí pode apertar. Basta abrir o menu de definições do ecrã inicial apertando com dois dedos no ecrã inicial, depois tocar em Definições. A seguir, toque em Grelha do ecrã inicial ou Grelha do ecrã da aplicação e redimensione-as como achar conveniente.

8. Bloqueie a disposição do seu ecrã inicial

Se estiver sempre a deslocar acidentalmente os ícones cuidadosamente dispostos no seu ecrã inicial, há uma maneira fácil de pôr fim a isto: feche o ecrã inicial. Isto significa que não poderá remover ou mover qualquer uma das aplicações até o desbloquear novamente.

Para o fazer, abrir o menu Home screen settings, apertando com dois dedos no Home screen e depois tocando em Settings. Agora, toque no botão de alternância do ecrã inicial de bloqueio para activar esta função. Se quiser desbloqueá-la novamente, basta tocar no botão de comutação.

9. Swipe para telefonar ou enviar mensagens

Embora esta característica faça parte da One UI há anos, é surpreendente quantas pessoas conheço que não saibam sobre ela. Além disso, é uma daquelas coisas que só se percebe a sua utilidade quando não se tem – algo que descobri durante o meu tempo usando um Pixel 6 Pro.

Pode deslizar para a esquerda num contacto na sua lista de contactos ou numa lista recente para lhes enviar uma mensagem, ou deslizar para a direita para lhes telefonar. Isto é algo tão simples mas tão intuitivo, que todos os smartphones o devem ter.

10. Fazer a câmara ou ecrã piscar com novas notificações

Escondido no menu Definições está a capacidade de obter o flash ou visor da sua câmara para iluminar sempre que recebe uma notificação ou o seu alarme soa. Esta funcionalidade é perfeita se não conseguir ver o seu telefone ou não quiser que ele vibre, por qualquer razão.

Para o activar, vá para Definições, Acessibilidade, depois toque em Definições avançadas. A seguir, toque em Notificação Flash. Pode tocar na alternância por cada definição para a ligar ou desligar, e até escolher que aplicações se aplica e que cor gostaria que o ecrã ficasse intermitente.

11. Tocar duas vezes para ligar e desligar o ecrã

Se quiser abrir ou fechar o seu telefone rapidamente sem ter de premir a tecla de alimentação, pode simplesmente tocar duas vezes no ecrã para o acordar ou desligar. Isto é particularmente útil se as suas mãos estiverem molhadas, ou se for como eu e for demasiado preguiçoso para levantar o telefone da mesa de cabeceira para verificar as suas notificações de manhã.

Para activar isto, ir para Configurações, características avançadas, depois Moções e gestos. Toque nos comandos basculantes por Double tap para ligar o ecrã e Double tap para desligar o ecrã para os ligar. Também pode alternar Lift para acordar, o que liga o seu ecrã quando levanta o telefone.

12. Silencie as chamadas recebidas ou os alarmes, virando o seu telefone.

Farto do seu alarme tendo a audácia de o tentar acordar como solicitado? Se não quiseres andar às voltas no escuro para tentar silenciá-lo, podes simplesmente virar o teu telefone ou colocar a tua mão sobre o ecrã para silenciar o alarme. Isto também funciona com as chamadas recebidas, silenciando-as em vez de as cancelar.

15 características Samsung que irão mudar a forma como utiliza o seu telefone 6

Para ligar esta funcionalidade, vá para Definições, Funções avançadas e depois Moções e Gestos. Agora, toque no botão de Alternar por Mudo com Gestos para activá-lo.

13. Melhorar as videochamadas com efeitos de fundo

Não é apenas o Zoom que lhe permite desfocar o seu ambiente ou escolher um cenário exótico. A funcionalidade de efeitos de videochamada da Samsung permite-lhe fazer nativamente as coisas que eram anteriormente a reserva de aplicações de videochamada dedicadas, aplicando efeitos de fundo às chamadas no Duo, Messenger, Meet, WhatsApp, e muito mais.

Para activar esta funcionalidade, vá a Definições, Funções avançadas, e depois toque no botão de alternar por efeitos de videochamada. Agora, se tocar nas palavras Efeitos de videochamada, verá uma série de opções, incluindo a possibilidade de escolher a cor de fundo predefinida ou escolher uma imagem para o seu fundo.

Assim que fizer uma videochamada, notará um novo ícone no canto superior direito. Toque no ícone para ver as suas opções de fundo na chamada, bem como a capacidade de melhorar o microfone para uma melhor qualidade de som.

14. Use a sua palma da mão para tirar uma fotografia do ecrã

Esta é outra daquelas características que fazem parte dos telefones Galaxy desde sempre, mas que muitas pessoas desconhecem. Embora seja fácil tirar uma fotografia do ecrã de um telemóvel Samsung usando a combinação habitual de botão de baixo volume + potência, há uma forma muito mais intuitiva de o fazer – premindo e segurando o botão de energia e depois deslizando a palma da mão através do ecrã.

Para ligar esta função, vá a Definições, Funções avançadas e depois a Moções e Gestos. Agora, toque no botão de alternar por Palm Swipe para Capturar.

Para o testar, basta colocar a mão de cada lado do visor e deslizar para dentro. Se nunca soube desta característica, perguntar-se-á o que terá feito sem ela.

15. Aceda a todas as suas definições rápidas com um deslize.

Os telefones Samsung contêm uma lista de comutadores práticos no painel Quick Settings , tais como a capacidade de ligar ou desligar rapidamente Wi-Fi ou Bluetooth, ou activar o modo de voo. E embora possa organizar esta secção para colocar os seus cinco favoritos no topo, há tantos lá dentro que é normalmente mais fácil expandir todo o painel.

Normalmente, isto envolve deslizar para baixo do topo do ecrã duas vezes seguidas. No entanto, é possível aceder imediatamente ao menu completo de definições rápidas, deslizando para baixo uma vez com dois dedos. Esta é na verdade uma característica que faz parte do Android há muito tempo, embora não seja amplamente conhecida.

Espero que agora tenha aprendido pelo menos uma coisa nova sobre o seu telemóvel Samsung Galaxy. Quer aprender ainda mais? Verifique como transformar o seu Galaxy S22 numa luz de notificação, como encontrar o seu telemóvel Samsung, ou como verificar o estado da bateria do Android.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!