Samsung patenteia design de câmara rotativa para telefones dobráveis

Primeiramente descoberto por MySmartPrice, a patente publicada esta semana mostra a solução da Samsung para os problemas de posicionamento da câmara inerentes ao design dos telefones dobráveis.

A Samsung está a trabalhar num design de telefone dobrável com uma configuração de câmara giratória, de acordo com um novo registo de patente na WIPO. Primeiramente descoberto por MySmartPrice, a patente publicada esta semana mostra a solução da Samsung para os problemas de posicionamento da câmara inerentes ao design dos telefones dobráveis.

  • A Samsung patenteou um design peculiar de câmara giratória para telefones dobráveis.
  • O módulo gira 180 graus para frente ou para trás, dependendo da orientação do dispositivo.
  • Isso permitiria à Samsung usar um único conjunto de câmaras nos seus telefones dobráveis.

De acordo com os esquemas da patente, a haste colocada no canto superior ou na margem externa do telefone gira 180 graus para ficar de frente para o ecrã ou para a parte traseira do telefone dobrável. O corpo da câmara pode fazê-lo automaticamente através de um sensor que detecta a orientação do dispositivo. Quando dobradas, as câmaras devem apontar para trás. Quando desdobrado, a câmara deve girar em direção ao utilizador. A Samsung também demonstra que teremos controlo sobre o posicionamento da câmara através de um novo software. Portanto, esse design permitiria que o telefone dobrável fizesse selfies e fotos traseiras com o mesmo conjunto de câmaras.

Câmara giratória para telefones dobráveis: os prós e os contras

A Samsung conhece os designs de câmaras de dupla função. Recentemente, patenteou uma sistema que sai do corpo de um telefone estilo Pop Up. O Galaxy A80 também trazia um módulo flip-up que também funcionava como um conjunto principal de selfies com os sensores traseiros.

Samsung patenteia design de câmara rotativa para telefones dobráveis 1 Samsung patenteia design de câmara rotativa para telefones dobráveis 2 Samsung patenteia design de câmara rotativa para telefones dobráveis 3

Os benefícios de tal Design num equipamento dobrável também são evidentes. Por exemplo, isso permitiria à Samsung instalar apenas um conjunto principal de sensores para as funções de selfie e captura de câmara principal. O Galaxy Z Fold 2 possui uma câmara selfie, uma câmara externa e três sensores traseiros principais. Reduzir o número de câmaras pode economizar custos.

Além disso, o design também pode libertar espaço valioso para uma bateria maior ou outros componentes.

Outras empresas estão a experimentar soluções semelhantes. Por exemplo a Xiaomi têm várias patentes para câmaras rotativas, embora não seja para usar em telefones dobráveis.

O único senão, a meu ver, é que pode introduzir mais pontos de falha em potencial em dispositivos que exigem já exigem uma utilização cuidadosa. Embora a durabilidade dos telefones dobráveis ​​tenha melhorado desde o lançamento do Galaxy Fold, pode ainda ser uma preocupação para os compradores em potencial.

Tendo em conta a data de publicação da patente, a Samsung pode estar a desenvolver ativamente este design. No entanto, não está claro se algum dia o veremos estrear num futuro equipamento dobrável, pelo menos não deve estar pronto para o Galaxy Z Fold 3.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!