Android Geek
O maior site de Android em Português

Quem diz é quem é: EUA apanhados a espiar ministérios dinamarqueses e indústria de defesa

As atenções estiveram (e estão) todas apontadas para a Huawei e para os alegados actos de espionagem de que os EUA tanto acusam a empresa. No entanto, parece que “Quem diz é quem é”.

Os EUA têm actuado com uma superioridade moral ilegítima e pressionado mercados e governos para acatarem sob pressão os embargos decididos pela sua administração. As atenções estiveram (e estão) todas apontadas para a Huawei e para os alegados actos de espionagem de que os EUA tanto acusam a empresa.

Quem diz é quem é: EUA apanhados a espiar ministérios dinamarqueses e indústria de defesa 1

No entanto, parece que "Quem diz é quem é". Segundo vários meios de comunicação internacionais, a televisão pública dinamarquesa DK revelou, citando fontes anónimas, que a Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSA) colaborou com os serviços de inteligência do país na espionagem dos ministérios das finanças e dos negócios estrangeiros dinamarqueses.

Quem diz é quem é: EUA apanhados a espiar ministérios dinamarqueses e indústria de defesa 2

O objetivo era reunir informações sobre o programa de aquisição de caças de combate da Dinamarca, com Washington a querer garantir a aquisição de Lockheed Martin F-35s por Copenhaga às custas das empresas de defesa europeias.

Diz-se que o serviço de inteligência dos EUA, a NSA, espiou a Saab com a ajuda dos serviços secretos dinamarqueses. Isto é dito pela Rádio Danmarks, que falou com várias fontes.

Relacionado:  Huawei Enjoy 20e deverá estrear com o Snapdragon 460

A espionagem ocorreu entre 2012 e 2014, quando a Dinamarca adquiriu novos aviões de combate e a Saab foi um dos concorrentes.

Quem tem telhados de vidro não devia atirar tantas pedras

Esta é uma questão política e de segurança internacional que não vamos aprofundar neste espaço. No entanto não deixa de ser irónico, e merecer a nossa atenção, que os EUA tenham aberto uma guerra comercial com tantas empresas chinesas, e serem apanhados de forma tão flagrante a espiar aliados, que lhes abriram as portas, para terem ganhos económicos.

Quanto mais sei de política mais gosto de smartphones.

Fonte1, Fonte2, Fonte3

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!